Home » Eu Já Passei » Eu Já Passei l Confira o depoimento da concurseira Gislene Ferreira

Olá concurseiros! Hoje contaremos a história da Gislene Ferreira Santana Ramos de São Joaquim da Barra interior de São Paulo.

Confira nossa entrevista:

Há quanto tempo você estava na batalha em concursos públicos? 

Comecei a estudar em julho de 2011, mas sempre sozinha com apostilas.
Como e quando surgiu a ideia de virar servidor público?

Trabalhei por 19 anos em uma única empresa. Quis me desligar desse último trabalho em junho de 2011, ficar por um ou dois anos descansando, mas ao mesmo tempo tentando visualizar o que fazer da vida. Estava muito a fim de mudar, mas sem saber exatamente para o quê mudar. Tinha consciência de estar muito focada naquele trabalho e sem tempo de enxergar outras oportunidades. Durante aqueles anos dedicados àquela empresa nem ao menos ficava sabendo dos concursos que abriam. Os poucos que soube, prestei, mas sem obter êxito, já que faltava dedicação aos estudos. Fazia apenas pela esperança de uma oportunidade nova. Não passava claro, sem estudo não passa, daí fixava mais ainda no antigo trabalho.

Você deve ter passado por várias dificuldades quais foram elas?

Não diria dificuldade, mas tinha esquecido que já estava com 40 anos.Só me dei conta disso quando comecei a olhar esses anúncios de oportunidades de emprego. Olhava, recebia indicações de amigos, mas sempre por aquilo que me interessava tinha algo que me fazia nem tentar, pois, além da idade, tinha ficado meio parada no tempo, não tinha feito nenhuma especialização, nenhum curso de língua estrangeira, nada. E concorrer com a moçada recém-formada, “cheia” de pós, mestrados, doutorados, para empregos em que o salário inicial nem tão bom assim era, nem tentava. Percebi de cara que se enviasse currículo, seria apenas mais um. Então, reconheci minha condição já de antemão, mas sinceramente, sem me achar menos competente, voltei meu potencial para onde teoricamente essas coisas não seriam a chave, no caso, concursos. Mesmo tendo o curso superior, o básico, mas tinha, comecei a prestar também os de ensino médio. Encarei tudo com um recomeço mesmo. Só queria algo novo pra fazer e que fosse prazeroso reiniciar.
E, ainda bem que havia me esquecido disso tudo: idade falta de especializações, etc., senão estaria presa a um trabalho que já não me satisfazia. Isso sim teria sido acomodação.
Além deste concurso que você passou quantos outros você prestou?

Prestei:
* Executivo Público, da Secretaria da Educação, em 14/08/2011. Fiquei em 8º lugar, mas eram apenas 2 vagas no edital, e aqui, por ser cidade muito pequena, até hoje não tivemos novas chamadas.

* Oficial Administrativo também da Secretaria da Educação em 21/08/ 2011, fiquei em 1º lugar, mas perdi a nomeação, não acompanhei como devia, e perdi. Tudo coisa de iniciante.

* Encarregado de Compras da Prefeitura aqui da cidade em 29/01/2012, passei em 2º lugar, mas até hoje nem o 1º foi chamado.

* Agente de Fiscalização Financeira – TCE-SP em 12/02/2012 – esse foi o mais importante e com grau de dificuldade maior. Não passei. Nessa época se já conhecesse o EVP com certeza teria passado.

* Técnico Judiciário do TRE-SP em 18/03/2012. Concurso importante em que consegui ficar habilitada, mas na classificação 3.441, ou seja, muito longe do número de vagas e possíveis convocados.

* Técnico Judiciário do TST em 16/09/2012. Outro concurso importante em que consegui ficar habilitada, na classificação 4.884, também muito longe do número de vagas e possíveis convocados.

Mas, como foram mais de 70 mil candidatos me senti muito vitoriosa, e foi quando percebi que já estava mesmo virando concurseira. Foi também a partir de então que percebi o quanto o EVP estava sendo importante na minha preparação para bons concursos, concorridos e que realmente valeriam a pena.

Como você se sentiu quando bateu na trave em outros concursos?

Senti que me faltava foco, já que tinha encontrado o curso ideal, o EVP. O que estava acontecendo era que eu começava a estudar quando o edital já estava na praça, e estava prestando tudo que aparecia, sem direcionamento. Quando estava conhecendo, por exemplo, Auditoria, necessária para o TCE, já passava a necessitar Direito Eleitoral, em seguida Direito do Trabalho, assim ficaria difícil.

Qual a importância do EVP na sua conquista?

Em maio de 2012, curiosa e coincidentemente no dia do meu aniversário, dia 6, me matriculei no EVP. Hoje não me recordo qual caminho, qual busca me levou ao site. Engraçado isso. Porém, tenho convicção de que sem as aulas do site não teria conseguido assimilar vários assuntos tão fora da minha área, de maneira tão rápida. Por exemplo, nunca tinha visto Processo Civil. Nunca não. Até já tinha lido os artigos, em 2007 quando prestei TJ-SP e não fiquei dentro da nota de corte para a segunda fase. Mas estudar com o Thiago Coelho do EVP, nossa, não tem como não aprender! Ele é fera. Ensina numa sequencia tão lógica, tão didática, que não dá para perder uma aula. Cativante demais.
Matemática com Thiago Pacífico. Nossa, meu ensino médio ficou lá no século passado. Diga-me, onde conseguiria um professor particular desse gabarito, pagando 40 reais por mês? O Thiago parece que pega na minha mão e (re) ensina do zero. Sem achar que a gente já viu antes e tem obrigação de saber para apenas repassar pelo conteúdo. Não, ele até avisa, “quem já estiver num mais avançado, tenha paciência, passe adiante na aula porque estou aqui pensando também em quem esqueceu tudo” algo assim, claro que com suas próprias palavras, mas realmente foi essencial pra eu ter agilidade na hora prova e acertar as 4 questões. Todos sabemos que matemática fazia parte do trio de matérias que mais valia ponto. Podia te derrubar ou fazer passar. E o EVP, o Thiago Pacífico me fizeram passar. Atualidades com Alex Mendes. Outra matéria que fazia parte do trio mais valioso nas notas. Quem estuda para concurso fica meio alienado e acho até que nem deveriam cobrar atualidades. Mas, encontrar um conteúdo tão bem explicado quanto pelo professor Alex, sinceramente, só no EVP. Pesquisar atualidades na internet é fácil. Mas é tudo muito pulverizado, muito da mesma coisa. No EVP o Alex conta tudo historicamente e nos faz entender a raiz do problema em questão, o que faz a gente ligar os assuntos e “matar” uma questão rapidamente e com mais segurança. Resultado: acertei as 4, também do trio mais valioso. Não posso deixar de comentar as aulas do professor Leandro Bortoleto. Direito Administrativo, mais especificamente as Normas e o Estatuto dos Servidores. Ótimo professor. Ensinou artigo por artigo. Gravei tudo, e ouvia até no celular, quando não podia estar em casa no note. Quisera ter tido mais tempo que os três meses antes da prova! Tiraria 10. Pretensiosa! Aliás, por falar e pretensão, se eu não tivesse vacilado em uma questão de informática minha nota subiria para 9,316 e eu sentiria o gostinho do primeiro lugar.

Agora que passou quais os planos para o futuro?

Pretendo ser nomeada e assumir.
Passei em 3º lugar com a nota 9,038 e como foram divulgadas 10 vagas, bem provável que isso ocorra. Penso que Escrevente do TJ-SP poderá ser apenas o primeiro passo de uma carreira interessante e possível para mim.

Continuarei sendo aluna do EVP.

Atualmente estou fazendo os cursos de Contabilidade da Germana, Raciocínio Lógico do PH, Auditoria do Lucas, e continuando o de Matemática. Mas tem muitos outros que vou fazer ainda, Constitucional, Contabilidade Pública, Orçamento Público, por exemplo.
Se der tudo certo, pretendo cursar uma faculdade de Direito, me tornar bacharel, visando continuidade na carreira, já que estarei entrando nessa área, e para isso também contarei com o EVP.

Neste concurso que você passou com quantas pessoas você concorreu?

Na 6ª Região, 40ª CJ foram 1.505 inscritos

Lembra-se da relação candidato/vaga? Quando ele aconteceu?

A relação foi de 150,5 candidatos por vaga. As inscrições foram abertas no dia 04/09/2012, fizemos a prova dia 02/12/2012.

Finalizando

Bom, para finalizar digo o seguinte: a concorrência em concursos públicos hoje em dia está tão grande e por tantos motivos, que estar aqui contando que foi com o EVP que consegui o que queria e que é com o EVP que vou conseguir o que mais quiser nessa área, seria como dar munição ao inimigo mas fiquei tão grata a esse site, a essa equipe tão especial, que a vontade é mesmo de contar pra todos, divulgar, indicar a quem possa interessar por concursos, e também aos demais estudantes. É conteúdo demais!

O EVP, é mais que um site de aulas para concursos públicos. É uma verdadeira Universidade, sem precisar sair de casa.

Só tem gente fera, cada um em sua área.Pessoas que nem precisariam estar ali, passando horas em frente a uma câmera, gravando conteúdos tão completos, buscando dividir seu conhecimento com pessoas que nem conhecem, e nem imaginam quanta diferença estão fazendo na vida de tantos outros estudantes como eu.

Obrigada, obrigada e obrigada. Sempre.

 

Postagem similar

49 Comments

  1. Paulo Renato disse:

    Parabéns, Gislene por essa sua conquista pessoal!!! E creio de todo o coração que isso será só a “pontinha do iceberg” de coisas boas que chegarão na sua vida. É isso aí, faça mais cursos aqui mesmo. Esses R$ 40,00 rendem absurdo aqui….paz, bem a você e sua família!

    • gislene disse:

      Obrigada Paulo! Vamos continuar na luta, com essa parceria do EVP, é tudo de bom! Que venham novas conquistas!
      Abraço.

  2. Liziane disse:

    Muito bom saber disso Gislene. Tem tanto curso, cursinho, cursão que a gente fica sem saber no que apostar as fichas. Espero que eu também conquiste um lugar no serviço público. Parabéns pela conquista!

    • gislene disse:

      É verdade Liziane, o mercado está cheio e isso, como quase tudo na vida, tem o lado bom e o lado ruim. Quando a gente encontra uma indicação de sucesso já é meio caminho né?!
      Com sua dedicação e o EVP vc vai conseguir!
      Obrigada!
      Abraço.

  3. Magda Guedes disse:

    Eu me vi no seu comentário a idade, o preparo, estou igual a você iniciei em 2011 abril fico sempre dentro das habilitações mais longe das vagas unilab 32º para 7 vagas,UFC,TRF,BB,me desespero muito ,pois tenho pressa em ver algum resultado positivo, acho que me perco quando vejo muitos editais e saio correndo e sempre fico habilitada e fora do nº de vagas.:O site EVP é tudo de bom ,mas as vezes bate o desespero e vendo seu depoimento vejo que estou no caminho falta só um ajuste para ficar no ponto.

    • gislene disse:

      Magda Guedes , a gente se desespera mesmo, é normal. Queremos logo que chegue nossa vez. Mas, com o tempo a gente vai ajustando e descobrindo o que é que está dando certo, e quando menos espera, chega a nossa vez.
      Foco e perseverança!

  4. Roberta disse:

    Outra história que nos motiva! Parabéns Gislane! Nos conte tb como é a sua rotina de estudos, quantas horas estuda…..

    • gislene disse:

      Oi Roberta, Obrigada!
      Minha rotina de estudos para esse do TJ especificamente foi bem pesada. Todos os dias, domingo a domingo.
      Fiz do EVP uma sala de aula, ou melhor, era como se fosse meu trabalho, não podia faltar, tinha hora de entrar e de sair, assumi o compromisso de estudar de 10 a 12 horas por dia.
      Quando não estava na frente do PC, estava com os fones, ouvindo as aulas.
      Mas para quem está trabalhando e não pode dedicar tantas horas por dia, vale separar um tempo e cumprir um cronograma, evitando dedicar mais horas à materias que gosta, correndo o risco de deixar outras importantes de lado. Um simples planejamento basta, desde que cumpra, é claro…rss

  5. cicero mateus de andrade disse:

    Parabéns, menina! Achei demais sua história, sua perseverança e sempre acreditando. Voce falou tudo, aqui no EVP é muito conhecimento, carinho e amizade por só R$ 40 reais. Sou vip já uns 05 anos e muito contente com essa familia.

    • gislene disse:

      Obrigada Cicero! Tbm ficarei com o EVP até sabe Deus quando….já que sempre estamos querendo mais e mais….
      Realmente, se tornam nossa família!

      O sucesso do EVP será o nosso também.

  6. Alexandre disse:

    Parabéns e aproveite o embalo para continuar firme nos estudos, pois algo de muito bom está reservado para quem persevera.
    Salve o EVP!!!

  7. Ana Carla disse:

    Parabéns pela conquista, Gislene! Perseverança, foco e muito estudo são as receitas do sucesso! Parabéns também ao EVP!

  8. Carlos Augusto disse:

    Show e continue com essa vontade de vencer sempre!

  9. Jandira disse:

    Parabéns Gislene!
    Sua história só reforça os meus objetivos e de todos que estão almejando uma vida profissional mais estável e rendável.

  10. Luciana disse:

    Parabéns Roberta! Boa sorte na busca de seus sonhos!

  11. Luiza disse:

    Parabéns Gislene! Sucesso nessa nova etapa da sua vida!

  12. siane disse:

    Parabéns Gislene ! Sua aprovação foi bem rápida para um edital de 3 meses. Estou batendo na trave também, espero em Deus q logo logo esteja qui com meu depoimento .

    Queria saber de vc o seguinte :

    você fez resumo ?
    Respondeu muitos exercícios ?
    Ou ficou apenas vendo as aulas ?

    Obrigada, por nos ajudar a vigorar as forças com seu lindo depoimento. Nunca é tarde para lutarmos por nossos objetivos , tudo de bommm !!!! Um abração !!!

    • gislene disse:

      muito obrigada Siane!
      Respondendo às suas questões….:
      Sim, faço resumos e sempre complemento com provas anteriores, muitas, muitas mesmo.
      E todos os exercícios disponibilizados nos PDFs do EVP eu tento resolver sozinha e somente depois eu vejo a explicação do professor, isso me ajuda a fixar a matéria.
      Também leio os artigos das leis, gravo no celular, arquivinhos de no máximo 3 minutos, com os artigos que couberem nesses 3 minutos. Daí, qdo estou fazendo outras atividades e posso usar o fone, eu escuto exaustivamente. É como se estivesse apendendo uma música. E fixa.
      Abraço.

  13. Gislene disse:

    Parabéns Gi,

    você nem imagina o quanto você me incentivou, não bastasse termos o mesmo nome, minha história

    é muito parecida com a sua. Trabalhei durante 23 anos em uma mesma empresa e como você parei no

    tempo. Mas agora tenho certeza que é possível sim mudarmos nossa história. Muito obrigada.

  14. Fernanda disse:

    Parabéns!! Continue na luta que logo vc conquistará outros objetivos maiores!!

    Eu também passei nesse concurso (38º na capital), e assino embaixo quando diz que Processo Civil só foi possível graças ao professor Thiago! Definitivamente as aulas dele foram determinantes para essa vitória! O EVP é um ótimo instrumento de estudos e, agora que conquistei esse cargo, continuo estudando com as aulas do EVP pra um salto maior, pra Receita Federal!! E tenho certeza de que vou conseguir!

    • gislene disse:

      É isso mesmo Fernanda. Aulas geniais. Eu também vou continuar a estudar para estar preparada para o TCE. Parabéns pela sua conquista e seremos colegas de TJ então.
      Abraço.

  15. ROGERIO disse:

    parabéns estou começando a trlhar por esse caminho

  16. Márcia disse:

    Parabéns Gislene…lindo demais ler exemplos de determinação como o seu! Sinceramente estou emocionada por você… e com o EVP, sempre!!

  17. Evans Hossel disse:

    Parabéns.Fez por merecer.Espero em pouco tempo dar meu testemunho de aprovação aqui também.Que Deus nos abençoe.

    • gislene disse:

      Obrigada Evans. Com certeza, espero em breve poder ler seu depoimento de campeão! Siga em frente que chega. Abraço.

  18. Cristiano Pereira disse:

    Meu caso é parecido com o seu tenho 37 anos é a idade é um fator, tenho Administração formado há 13 anos atrás com o Ensino Médio do Século passado. Preciso entrar no EVP e assistir as aulas e me filiar.

    • gislene disse:

      Sim Cristino, é um fator, mas que nunca seja um real problema…..é só adaptar à realidade, tem campo pra todo mundo que queira jogar! Entre para a turma de alunos do EVP, reserve um tempo para os estudos, pois todo ano temos muitos editais legais. Se possível, escolha uma função base, e trilhe nesse caminho até chegar!
      Abraço e boa sorte.

  19. Sidney disse:

    Parabéns, Gislene, pela conquista. Comecei a estudar pelo EVP há 3 meses e busquei matérias direcionadas ao concurso icms sp. Não consegui atingir os pontos necessários de cada prova, mas posso dizer com segurança que respondi muitas questões que aprendi com os mestres deste site, Pretendo fazer, na íntegra, os cursos de Português, economia, constitucional, administrativo, matemática, tributário, raciocínio crítico e lógico, além de contabilidade de custos e avançada. É o menor investimento em aprendizado que se tem notícia.

    • gislene disse:

      É isso mesmo Sidney.
      Nunca vi tanta matéria importante, todas com ótimos mestres. A cada prova você sentirá que evoluiu, o ideal é fazer os cursos completos, estudar todos os dias, nem que seja por 1 hora.

  20. Denys disse:

    Parabéns Gislene!

    Somos quase “vizinhos” (moro em Uberaba-MG) e é muito motivador ver o sucesso de várias pessoas que, com o auxílio deste projeto maravilhoso que é o EVP, estão conseguindo mudar a sua própria história.

    • gislene disse:

      Obrigada!
      É mesmo Denys, Uberaba é bem perto daqui! Apesar disso, estive aí apenas uma vez. Gostei da cidade.
      EVP grande parceiro!

  21. Paiva disse:

    Parabéns, Gislene. Concordo com cada palavra sua sobre “idade” e EVP, sei a alegria que sintimos quando somos aprovados em concurso público. Contei com a ajuda da maioria dos professores do EVP para minha aprovação em 2010. Moro no Acre e desde 2009, sou aluna VIP EVP, pretendo, igual a vc, ir bem mais longe. Com a ajuda de Deus e do EVP, sei que irei, pois muitas matérias que vejo aqui, no site, não vi na faculdade.
    São professores excelentes, motivadores, dinâmicos e atualizados.
    Parabéns a vc e aos professores do EVP.

    • gislene disse:

      Obrigada Paiva
      Está vendo só o alcance disso? estamos a extremos do mapa e desfrutando dos mesmos benefícios do EVP…
      Abraço e boa sorte

  22. claudio disse:

    Parabéns !! Estou me espelhando em pessoas como você para conseguir o meu alvo também.

  23. Luci Icuma disse:

    Gislene,
    parabéns!
    Tenha a certeza de conseguir concretizar seus sonhos, nunca pare de estudar!
    Que Deus a abençoe, felicidades!

    Luci

  24. Ademar Volpini (manga) disse:

    Parabéns Gislene… você merece… e concurso é bem complicado hein…é para poucos … rs… see you later ;) !!

  25. marguinha disse:

    Olá gislane, tem alguma dica de livros para Direito penal para concursos, e tb Direito processual penal para cocnursos, eu incluir essa duas materias para estudar para tribunal e área de segurança, mas irei tentar nivel médio, o único tentarei nivel superior é PRF e PF..,

    estudo pelas materias comuns..

  26. Matildo disse:

    Gislene, sua história é fantástica e inspiradora. Parabéns pela conquista, tenho pesquisado bastante sobre cursos on-line para poder estudar sem sair de casa e assim ganhar tempo e estou certo de que o EVP é e escola certa para isso, depois de ter lido alguns depoimentos e agora o seu (sua entrevista) vou virar aluno VIP. SUCESSO pra vc.

    Matildo.

  27. alexandra disse:

    gislene parabens pela sua vitoria. voce estudou somente pelo evp ou tambem atraves de livros?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Login