Home » Dicas EVP » Quais as deficiências são aceitas nos concursos públicos?

É necessário que os portadores de deficiência conheçam a legislação que regulamenta a questão dos concursos, entre elas encontram-se o artigo 37, inciso VIII da Constituição, a Lei 7.853/1999 e os Decretos 5.296/2004 e 3.298/1999. Para quem tem visão monocular é importante que se tenha conhecimento do tema que é objeto de uma súmula (377) do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que consagrou o direito de concorrer como deficiente ao candidato com visão monocular, que depois de várias decisões nesse sentido, ficou consignado que “o portador de visão monocular tem direito de concorrer, em concurso público, às vagas reservadas aos deficientes“.

O candidato deve conhecer a Lei Complementar 840/2011, que instituiu o Regime Jurídico único dos servidores do Governo do Distrito Federal (GDF). No artigo 12, a lei determina que “o edital de concurso público tem de reservar 20% das vagas para serem preenchidas por pessoas com deficiência, desprezada a parte decimal” e que “a deficiência e a compatibilidade para as atribuições do cargo serão verificadas antes da posse, garantido recurso em caso de decisão denegatória, com suspensão da contagem de prazo para a posse“.

Além de conhecer a legislação para concorrer dentro das cotas para deficientes em concursos públicos não é o bastante, pois o candidato a uma vaga deverá conhecer à lista de documentos requeridos para comprovar a deficiência. Para conhecer a lista é necessário que se leia com muita atenção aos editais de concursos, além disso vale a dica de providenciar os documentos o quanto antes para não ter problemas com prazos.

Confira mais no vídeo:

Postagem similar

116 Comments

  1. klesyo disse:

    boa noite, gostaria de saber se eu me enquadro como deficiente físico para prestar concurso publico. a minha deficiência é: o dedo indicador do lado esq. não fecha, decorrente de um acidente com faca que ocasionou o corte do nervo.

    • hudson disse:

      tenho poliomelite , com ausencia da musculatura da coxa direita, (não tenho força), deformidade nos pés (pé de papagaio) , dores , causando lesões, por excesso de movimento, debaixo dos dedões , devido não ter apoio de calcanhar, torsão no tornozelo esquerdo, por ser deslocado (“bobo” “solto”), sou considerado deficiente fisico e em qual grau ….

    • Beta disse:

      Bom dia! Você obteve resposta? Seu caso é considerado deficiência? Tenho um problema semelhante ao seu.

    • Maria auxiliadora disse:

      Boa noite tenho fibromialgia e faço educação física posso fazer um concurso publico e exercer com essa deficiência, cinto fraquezas mais o exercício constante tem me ajudado embora não consegui me livrar das crises isso é considerado uma deficiência ? tenho o diagnostico de fibromialgia cronica. obrigada

  2. luana disse:

    Resumindo esse video Pacientes Renais cronicos podem ou não prestar concurso publicos com vagas para Deficientes Fisicos???

  3. Ana Paula disse:

    Gostaria de saber se artrose é considerada deficiência para um concurso publico?

  4. luiz fabiano disse:

    Eu nao tenho a metade do indicador esquerdo,posso prestar concurso para deficientes?

  5. Nina disse:

    Ceratocone é considerado deficiência?

  6. marta de oliveira disse:

    Sou Deficiente, e quando prestei o meu primeiro concurso, nao sabia desta condição de participar concorrendo a vagas para pessoas especiais, então prestei na lista normal, fui aprovada e quando do exame medico nao fui aprovada por ser portadora de deficiencia, entrei com um MS para rever e nao consegui assumir, desde então so participo das vagas destinada as pessoas com necessidades especiais, fui aprovada em 3 lugar no tribunal de Justiça de São Paulo estou muito feliz, mas fica ai a dica, quando forem fazer o exame medico levem os atestados comprovando sua deficiencia.

    • Angel disse:

      Ola Marta, vc pode me dar mais esclarecimentos sobre o que aconteceu com vc? qual é sua deficiencia?

    • tallita disse:

      Prezada Marta
      Interresante seu depoimento!!
      Sou deficiente auditiva, e tento vários concursos, o ultimo que fiz concorrir pela vaga normal, pq vagas de deficientes é pouco! A minha dúvida é que pode o deficiente concorrer vagas pela ampla geral?
      Obrigada

      • marcelo lima disse:

        bom gostaria de saber se a pessoa que tem um tipo de deficiência pode concorrer a vagas de concursos como ´pessoa normal ou se tenho que entrar como deficiente no meu caso tenho visão monocular e vou participar do concurso para escrevente do TJ.

      • Vanuzia disse:

        Também prestei para vaga normal e recebi INAPTO, pois tenho perda auditiva superior a 40 nos dois ouvidos, mas não me considerava deficiente, pois escutava bem.Ainda posso recorrer da decisão, será que tenho chance?

      • CLOVIS CORREIA LIMA JUNIOR disse:

        Deficiência auditiva parcial (50% no ouvido direito e 40% no ouvido esquerdo) é enquadrável na cotas para deficientes em concurso público?

    • simone disse:

      Que tipo de deficiência vc tem kart que não foi aprovada no exame médico?

  7. Luiz disse:

    Sofri um acidente de carro e meu braço esquerdo ficou parcialmente limitado(cotovelo – não fecho nem abro totalmente o braço), gostaria de saber se me enquadro como deficiente para prestar concurso público.

    Obrigado

  8. Adriana Maria disse:

    Oi! estatura baixa é considerada deficiencia? obg…

  9. adilson claudino disse:

    perdi o dedo do meio o indicador nao mexe eo polegar nao dobra posso me enquadrar como deficiente para prestar concursos publicos

  10. Cleusa Rocha disse:

    Bom dia. Tenho Glaucoma no dois olhos, mas devido a uma úveit perdi a visão esquerda, hoje trabalho como pesquisadora autônoma no IBOP , gostaria de saber se Glaucoma se encaixa como deficiente para prestar concurso público.
    Obrigada.

  11. tadeu br disse:

    minha esposa sofreu um acidente com moto a 3 anos atrás e tem uma peça de metal no tornozelo e nove parafusos, ela tem direito a participar das cotas como deficiente?

  12. marcio diniz disse:

    sou epilético. posso participar das cotas de deficiencia física?

  13. pedro Ranniê disse:

    tenho uma diplopia ocular, vejo dois, problema adquirido por meio de um acidente de carro, portanto me enquadro nas vagas reservadas aos deficiente, obrigado pela atenção

  14. RHAILA disse:

    Olá… possuo somente um rim, quando criança me machuquei e os médicos tiraram o outro rim. Posso concorrer a vaga destinada a deficiente em concurso publico?

    • Marcos disse:

      Oi…RHAILA Também tenho somente 01 rim, pelo mesmo motivo que o seu, acidentei e tiraram o outro rim
      recebeu resposta…se sim qual foi…
      att-marcos

  15. robeto disse:

    ola so enxergo do olho direito gostaria de saber se posso concorrer a vaga destinadas a pessoas com deficiencia

  16. DIVINA APARECIDA DE JESUS CURSINO RIBEIRO disse:

    Boa noite,
    Gostaria de saber se estatura baixa (1,47) e escoliose de 20 graus são considerados deficiencias para participar de concurso publico.

  17. DIVINA APARECIDA RIBEIRO disse:

    Baixa estatura e escoliose são deficiencias para concurso da policia federal?

    • Jessica disse:

      Tenho escoliose em 10° e leve transtorno bipolar, posso ingressar no concurso público em vaga normal, ou para deficientes ou não posso participar de um concurso público?

  18. Cláudia disse:

    Há 5 meses descobri que estou com escoliose e perda da cartilagem do joelho em último grau, IV. Sou professora do Estado e isso limita minhas atividades, já que ficar em pé gera incômodo, dor e cansaço. Penso em fazer outro concurso como deficiente, mas não sei se isso seria suficiente para me enquadrar nessa condição.

  19. Neuza disse:

    Tinha uma hérnia de disco que me levou ao desgaste total irreversível, sendo submetida a uma cirurgia para enxerto e uma prótese com quatro parafusos (artrodese S1L5) e hoje essa parte da minha coluna é fixa, reduzindo muito meus movimentos não consigo ficar muito tempo sentada nem muito tempo em pé.Eu pergunto: Posso me inscrever em concurso como deficiente?

  20. Taianara disse:

    Boa noite!

    Sofri um acidente de moto há 10 anos, fiquei sem o movimento do pé direito, gostaria de saber se posso participar das vagas para deficientes? Para participar do concurso no edital tem que constar vagas para deficientes, e se não constar o que fazer?

  21. David disse:

    Sou portador de TDAH e de DPAC, posso me enquadrar? Já vi decisão do supremo em liminar concedendo para um candidato no concurso para a Procuradoria da República. Alguém tem alguma informação relevante?

  22. Nadja Lima da Silva disse:

    Eu gostaria de saber se irei conseguir entrar como deficiente no TRTCampinas que fiquei em 11 para tecnico como PNE e no TRTSP fiquei me 20 como tecnico para PNE e em Analista Adm 56 em PNE. Eu enviei meu laudo do INCA, pois tenho CID 50, neoplasia maligna da mama esquerda. Retirada total da mama esquerda devido ao cancer de mama. Eu tive o esvaziamento axilar ipsilateral. Tenho impotencia funcional do membro superior esquerdo. Contra indicado atividades laborais q necessitem de movimentos repetitivos correndo o risco desenvolver linfedema. Sera que o TRT aceitara minha deficiencia?

    • Maria Alcinéa Andrião Trotta disse:

      Olá,
      gostaria de saber se o seu laudo foi aceito como portadora de deficiência no concurso do TRT.
      Estou na mesma situação que você e gostaria de fazer um concurso público como PNE.
      Desde já,
      agradeço.
      Boa noite.

  23. Sabrina disse:

    Possui surdez unilateral de 100%. Me enquadro?

  24. francisco disse:

    Aos quatorze anos passei por uma cirurgia, e perdi um órgão, será que posso me candidatar em concurso público como deficiente?

  25. ROSE disse:

    Tenho fusão congênita da L3 L4 (metade da minha coluna é grudada), posso concorrer vagas de deficiente.
    Já fiquei um anos encostada no INSS, por causa da coluna.

  26. kleber disse:

    por causa de uma doença chamada purpura trombocitopenica idiopatica precisei retirar o baço, posso concorrer a uma vaga como PNE?

  27. Sandro Melo disse:

    Tenho o pé torto congênito, e consequentemente um pé um pouco maior que o outro, sendo assim, posso ser considerado deficiente?

    • Diego disse:

      Eu também nasci com o pé torto congênito. Todavia, a deformidade foi corrida. Mas convivo com dores e limitações, não posso sobrecarregá-lo demais. Tenho a mesma dúvida do Sandro Melo. Alguém consegue ajudar???

  28. Reginaldo disse:

    Possuo as válvulas do meu coração lesionadas (de leve a modera) devido a uma febre reumática. Tomo benzetacil de 21 a 21 dias. Não posso fazer esforço físico como pegar peso, correr, jogar futebol etc. Porque pode ocasionar um aumento do coração ou até mesmo a morte em decorrência desse esforço.
    Pergunto se posso concorrer as vagas reservadas a deficientes físicos?

  29. Carvalho disse:

    Visão subnormal monocular CID10 H14 com laudo médico é considerada doença para concursos?

  30. fabainy monteiro disse:

    Tenho linfedema congênita,posso prestar concurso em , nas vagas de cotas?

  31. FABIANE disse:

    Olá! Sou monocular, tenho nem 10% da visão esquerda e na direita 90% sou considerada deficiente visual para prestar concurso publico no estado do Paraná?

  32. Taylane disse:

    Tenho Lupús, e muitas dores nas articulações posso fazer parte dessas cotas?

  33. maria disse:

    Quando criança fui portadora de artrite reumatoide juvenil, onde fiquei com sequelas nos dedos das mãos , principalmente a direita, e calcificação nos dois punhos, o que me impedem a movimentação normal. Gostaria de saber se me enquadro como deficiente fisíco p/ concursos públicos.

  34. cristina de melo hamana disse:

    Minha pergunta é a seguinte nasci com problema congenito no coração BAV Total Congenito e sou portadora de marcapasso cardiaco, eu posso me inscrever no concurso publico pne.(como portador de deficiencia?)
    Obrigado
    Cristina

    • Moises aguiar disse:

      Boa noite
      tenho escoliose dorsal,tenho apenas um rim os dois se formando em um só , e possuo cerotocone no olho esquerdo.
      posso participar de concurso para vaga de deficiente.

  35. Tania disse:

    Bom dia, fiz um tratamento de hanseníase mas fiquei com sequelas, minha mão ficou parcialmente sem sensibilidade um dos meus dedos deformado devido a um dos nervo do meu braço ter sido atingido pela doença. Gostaria de saber se devido a isso mim enquadro como deficiente física para concurso publico e se não são todos os cargos que posso que posso prestar concurso devido ao tipo de deficiência.

  36. Priscila disse:

    Bom dia estou pesquisando mas não encontro resposta se me enquadro em deficiência no caso de concurso publico. Tenho retinopatia diabética, faço tratamento porem de tempo em tempo minha visão fica comprometida. Algumas pessoas dizem q me enquadro outras acreditam que não, e não encontro essa resposta em lugar algum. Será que vc poderia me informar?

  37. sabrina banhara disse:

    ola, sou professora e agora fazendo a inscrição de um processo seletivo, fiquei pensando quais as deficiências validas para os concursos. sofro de epilepsia e tenho psoriase, isto me enquadraria como deficiente?obrigada.

  38. Marcelo disse:

    bom dia, quando era criança sofri um acidente, e cortei o tendão de um dos dedos da mão, ficando este sem mobilidade ,Quero saber se posso prestar concurso para vagas destinadas à deficiente fisico.

  39. Marcel disse:

    Olá,sou portador de neurite optica e ceratocone, tenho 15% de visão e atualmente estou aposentado por invalidez, será q me enquadro nas vagas para deficientes

  40. simone disse:

    Tenho um braço mais curto que outro. Devido ter quebrado. Posso entrar na cota de deficiência.?

  41. bruno vasques disse:

    Boa Tarde.

    Sofri um acidente de moto no qual perdi parcialmente o movimento do pé e do dedão, tenho uma haste e 3 parafusos.
    Poderia concorrer a vaga de deficiente em algum concurso?

  42. junior breder disse:

    ola boa tarde sou portado de neurofibrimatóse uma doença que da nódulos pelo nervos e assim causando muita dor perda de força mas tenho laudo medico como e uma doença que entre 100 mil um e portador pois e uma doença alemã mas essa doença não tem cura e de tempo e tempo faço uma pequena cirurgia para retirada desses nódulos ao qual doi muito não posso trabalhar em serviços pesado pois força o nervo e quasa muita dor pois essa doença não afeta meu piscicologico

  43. Izabela Santos disse:

    Olá,

    Sou portadora de esclerose múltipla, faço uso do betaferon, posso concorrer a uma vaga como deficiente?

    Grata,

    izabela

    • MARIA LUCIA disse:

      Não tenho o rim esquerdo, já nasci assim, gostaria de saber se posso concorrer em concurso público para vagas de especiais e como devo fazer ou somente procurar o especialista (urologista) para fornecer o CDI e enviar A BANCA.

      Desde já agradeço.

  44. Luciana Pimenta Cruz disse:

    QUANDO EU NASCI TINHA UM PROBLEMA NO RIM AI ELE NÃO SE FORMOU AI TIVE QUE FAZER UMA CIRURGIA PRA TIRAR ELE,AI NÃO TENHO UM RIM ISSO É COMO SER UMA PESSOA DEFICIENTE?

  45. Jamel Haddad Lincoln Vilela disse:

    Sou portadora de Insuficiência Renal Crônica – CID N 180, gostaria de saber se entro na cota para concursos como deficiente.
    Obrigada.

  46. carmem pinheiro disse:

    por causa de um acidente de carro, precisei retirar o baço, posso concorrer a uma vaga como PNE em concurso publico?

  47. anderson disse:

    Bom dia,eu sou daltônico e gostaria de saber se posso concorrer nos concursos com deficientes, pois informam que discromatopsia reprova, desde já, grato ?

    • Juliano de Oliveira disse:

      Sofri um acidente e meu braço esquerdo ficou parcialmente limitado(cotovelo – não fecho nem abro totalmente o braço), gostaria de saber se me enquadro como deficiente para prestar concurso público.

      Obrigado.

  48. Rosimeire frança da sailva disse:

    Sou portadora de perda auditiva não reversível na orelha direita,O CID É ( H 905) gostaria de saber se por esse CID sou considerada defCIiente auditivo, e se preciso Homologar o laudo médico para poder ter esse direito?

  49. Rosimeire frança da sailva disse:

    Tenho perda de audição na orelha direita CID H 905 e na orelha esquerda CID H 908 gostaria d e saber se por esse CID sou considerada deficiente fisíco, e se é preciso homologar o Laudo Médico para ter esse direito?

  50. eder disse:

    Bom dia!!!!!
    Também não entendo as pessoas me veem como uma pessoa normal…..
    Mas quando me alistei perdi o emprego no qual estava como estagiário por faltar, devido as obrigações militares no ultimo exame no qual era o da visão fui reprovado por não enxergar bem com o olho esquerdo ( visão monocular ) no final das contas fiquei sem o emprego…..
    Fui casado com umas policial militar no qual sem óculos ela enxerga bem menos que eu, mas ela é apta para a profissão e eu não…..entrei em contato com a Brigada Militar eles alegaram que se meu outro olho fosse ferido não conseguiria dar um tiro…..perguntei ao policial se minha esposa perdesse os óculos e ele não soube me responder …
    Grato…..

  51. geymson disse:

    Tenho um dedo indicador da mao direita quebrado, a só a metade do dedo, posso fazer concurso, como deficiente fisico?

  52. ELEN RAFAEL VITORIANO _ disse:

    Sou portadora de deformidade de madelung bilateral (tenho um braço levemente menor que o outro). Alguém sabe me dizer se isso se enquadra em deficiência física para fins de concurso?

  53. deivison almeida disse:

    eu sou cardico posso plesta comcuso de deficiencia?

  54. Marco disse:

    Boa tarde . Tenho displasia fibrosa CID Q78.1
    Além disto tenho e hernias de disco L1 que limita bastante.

    As duas acimas podem ser consideradas deficiençia para concurso públicos

  55. manoel elmano diniz ferreira disse:

    ola boa tarde eu sou deficiente auditivo mas usso aparelho i fala quase nomal como eu posso faze concursos eu quero faze concorsos quero trabalhar tem estudo esino futamental

  56. Rosangela Da Silva Rodrigues disse:

    Olá! Tenho 25 anos, e á mais ou menos 10 sofri um acidente e quebrei minha perna direita,hoje sinto muitas dores nas costas e nas pernas, e diariamente choques na coluna , entao procurei um médio e fiz alguns exames e detectou que eu estou com uma perna maior que a outra, e por incrivel que pareça a maior é justamente a que já quebrei. sao 0,7 cm maior que a outra,gostaria de saber se me encaixo como portadora de deficiencia, para prestar concurso público? Desde já Obrigada.

  57. Harrison disse:

    olá, gostaria de saber como devo proceder em concursos públicos. estudo para prestar concurso para a polícia federal, só que no exame físico, exige-se barra supinada, mas eu não possuo o movimento supinado em um dos braços, nao sinto dor, inclusive já fui atleta.(karate), mas desde pequeno, não consigo girar o braço. tenho muito força nos braço e consigo fazer barra pronada perfeitamente.

  58. Bruno Rolim disse:

    Olá!
    Eu tenho uma perca profunda(quase 100%) auditiva mas somente uma orelha,sendo que a outra é normal quanto a essa.
    Já notei em alguns editais a discriminação do grau deficiente em 40% ambidestro para concorrência destas vagas.
    Gostaria de saber se posso concorrer.
    Obrigado!

  59. Bambam disse:

    olá.
    uma pessoa portador de TOC (transtorno obsessivo compulsivo) tambem concorre as vagas destinadas a portadores de deficiência pode se tratar de deficiência mental?
    ate mais..

  60. LUCAS disse:

    OLÁ, TENHO PROTESE COMPLETA DO QUADRIL ESQUERDO (FÊMUR E ACETÁBULO) E CERTA DEFORMIDADE DO LADO DIREITO, GOSTARIA DE SABER SE POSSO CONCORRER A VAGAS PARA DEFICIENTES. OBRIGADO.

  61. Adriane Belter disse:

    olá!! Gostaria de saber se me encaixo como deficiente pois tenho ambutacao total do dedo pé direito…
    Aguardo retorno

  62. ANTONIO afonso lolegi disse:

    sou transplantado duplo de figado e rins não consigo trabalhar,o inss retirou o meu beneficio é o medico perito disse que queria mais doenças ,para me dar o beneficio ,isso ocorreu em sp na agencia da vila mariana.

  63. miriele disse:

    ola, tenho um desvio n coluna gostaria de saber se posso entrar com cota para deficientes em concursos?

  64. Celso Ricardo disse:

    Ola,tenho perca de100%da audição esquerda,inreversivel com lado e tudo gostaria se posso concorrer com deficiente?
    Obrigado!!!!!

  65. JAILSON RODRIGUES DE LIMA disse:

    GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO CONCORRER A UMA VAGA DE EFICCIENTE FISICO POIS EU TENHO TENDINITE NOS OMBROS ,

  66. tabhata disse:

    Tenho perda auditiva bilateral,posso me enquadrar nas vagas de deficiente físico.

  67. Edna Alves disse:

    Tenho artrite reumatoide a uns 15 anos.Graças a Deus não tenho sequelas pois faço tratamento com uma reumatologista. Porem tenho dores nas articulações que me são constantes me impossibilitando de fazer exercícios físicos como fazer caminhada, exercícios em academia são limitados. Pretendo me escrever para concurso publica para delegada como deficiente pois os exercícios da segunda etapa do concurso e impossível fazer devido as limitações da artrite reumatoide.
    Tenho possibilidades de me incluir como deficiente !!!!!!!!!!!

  68. Emanuel Alves dos Santos disse:

    Bom dia, gostaria de saber se sou deficiente pois nasci com meu braço direito torto, e ele é menor que o esquerdo ao qual é normal. Fora que não tenho o osso radio no lugar é uma cartilagem, e por causa dele ser menos forçando para que ninguém percebesse eu forcei o mesmo e acabei ficando também com meu ombro esquerdo torto (caído pouca coisa em diagonal). Gostaria de saber se posso por que sou deficiente ou ter a carteirinha declarando ser deficiente pois isso só acontece por má formação ainda no útero da minha mãe???

    Obs: Se quiserem posso mandar ma foto do meu braço!

  69. Raquel disse:

    Tenho psoriase palmar limitando as atividades em determinados períodos períodos . Posso prestar concurso publico p pne?

  70. Robson Viana disse:

    Boa tarde. Peso encarecidamente q me ajudem estou sem saber o q fazer tenho osteonecrose um degaste na cabeça do femur devido a esta doença minha perna ficou mais fina q a outra e também ficou menor,uns 4cm perdi parte do movimento da perna na parte de cima do femur queria saber se me enquadro na cota de deficiente em concursos publicos. para q possa ter um emprego melhor. Me ajudem por favor. Me respondam envie para o meu email. É esse [email protected]

  71. Sasha dos Santos Mourão disse:

    Sou formada em bacharelado de farmácia .Cortei nervos, tendão e capsula articular dos dedos da mão esquerda(indicador e médio )Segundo um laudo da pericial de Goiânia tenho perda de força de 50% me limitando de executar certas tarefas na área de manipulação e análise de laboratório.Esse laudo serve como comprovante pra concorrer uma vaga como deficiente ou preciso do laudo do especialista na área?

  72. Francisco disse:

    olá tenho um implante na coluna cervical por conta de uma ernia de disco posso concorrer a vagas pra deficiente pois aparti de agora tenho algumas limitações físicas….

  73. Dani disse:

    ceratone é considerada deficiência?

  74. Fabiana disse:

    Olá…. tenho transtornos comportamentais do CID 10 F 41.2 me encaixo no perfil para concurso público?

  75. carla disse:

    quem tem apnéia do sono pode fazer o concurso na vaga de PNE?/

  76. carla disse:

    quem tem apnéia do sono pode fazer um concurso na vaga de PNE?/

  77. Ana disse:

    Olá!
    Quem tem escoliose é considerado deficiente físico? E quem já fez a cirurgia da escoliose e, após esta, ficou com a coluna alinhada regularmente mas tem todos os pinos e tals, é considerado deficiente legalmente?

  78. francisca dantas disse:

    tive um infarto agudo miocárdio (IAM CDI 125.8) gostaria de saber se tenho direito de fazer concurso publico na cota de necessidades especiais? por favor sou muito grata a sua resposta

  79. Cadu disse:

    Boa noite!

    Sou monocular e daltônico comprovado em laudo, tenho direito à ingressar como deficiente em cargos publico?

    Obrigado!

  80. Marcos disse:

    Amigos, tenho encurtamento congênito da perna direita em relação à esquerda em 22mm, o que me faz ter que usar palmilhas rígidas de 15mm diuturnamente, ainda assim como efeito compensatório, já que o desnível é maior, provocando dores de coluna, desconforto e outras dificuldades com calçados em geral.

    Meu caso se aplica a deficiente no concurso, em caso de levar a escanometria comprovando o desnível já bastaria?

  81. Gabriel Miranda Pereira disse:

    uma pessoa portador de TOC (transtorno obsessivo compulsivo) tem direito de concorrer às vagas destinadas a portadores de deficiência pode se tratar de deficiência mental?

  82. josias disse:

    boa noite sou paciente transplantado, fiz transplante de rins posso concorrer em concurso em vaga de deficiente fisico tenho duvida nessa questão.

  83. Cristina disse:

    Gostaria de saber se eu por ex: sofri um acidente e fraturei o punho em vários lugares, perdi 60 por cento dos movimentos consegui inclusive um auxílio acidente junto ao inss por conta da limitação, posso concorrer à vaga de deficiente físicos???

  84. Maria Lidia Fernandes Patez disse:

    Boa tarde, gostaria de saber se eu me enquadro como deficiente físico para prestar concurso publico. A minha deficiência é: Coluna escoliose congênita.

  85. FABRICIO QUEROZ DINIZ disse:

    Faço concurso e queria saber se posso entrar como deficiente, pois tenho transtorno bipolar.

  86. ana disse:

    Tenho ataxia cerebelar hereditária. Posso prestar concurso como deficiente?

  87. Alê disse:

    Olá, sou esquizencéfalo, tenho a audição do lado direito totalmente afetada, membros: mão, pés, pernas, visão…
    tudo reduzido menores do lado direito, leciono no estado de são paulo a mais de 10 anos, cargo efetivo, não possuo carteira de df ou qualquer outra coisa , somente meus exames que comprovem tal deficiencia, quero meus direitos como deficiente,pois quero prestar outro concurso, por onde começar, sendo que me tratei na AACD, e para me tornar professor, nada foi questionado, muito menos relatado, a nivel institucional o que faço? Agradeço desde já…

  88. michele disse:

    Olá gostaria de saber se tenho o direito de disputar concurso como deficiente,tenho escoliose de terceiro grau,com um encurtamento na perna direita ,meu problema ja está bem agravado ,o meu corpo está deformado por conta deste problema posso concorrer como deficiente?tenho direito a aposentadoria?

  89. michele disse:

    Olá gostaria de saber se tenho o direito de disputar concurso como deficiente,tenho escoliose de terceiro grau,com um encurtamento na perna direita ,meu problema ja está bem agravado ,o meu corpo está deformado por conta deste problema posso concorrer como
    deficiente?tenho direito a aposentadoria?

  90. Lucilene Belizário Quaresma disse:

    Tenho escoliose gostaria de saber se posso concorrer em concurso nas vagas para portadores de deficiências, pois não posso fazer alguns movimentos porque sinto muitas dores.

  91. Júnio disse:

    Retirei um rim devido ao um câncer maligno, gostaria de saber se nos processos de seleção para empregos eu me enquadraria como deficiente físico.

  92. Camila disse:

    Tenho anemia perniciosa que causou uma lesão na medula, os médicos ainda não sabem o que essa lesão causou para sempre. Cheguei a usar andador, mas agora consigo andar com ajuda de alguém. Me enquadro como deficiente? Estou afastada, posso fazer concurso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Login