menu

Especialista ensina método para obter sucesso em concursos

Os concursos públicos que serão mais cobiçados em 2014


Áreas judiciária e de segurança pública são destaque nos concursos públicos deste ano. Receita Federal também tem seleção muito esperada segundo especialistas.

Tudo indica que 2014 será agitado para os concurseiros. “Vai ser um ano similar a 2013 em termos de oferta de vagas em concursos públicos”, diz Marcelo Hugo da Rocha, autor da Saraiva e coordenador-geral do curso Retorno Jurídico.

Uma prova disso é o número de vagas previstas no projeto de lei orçamentária da União: ao todo, 50 mil oportunidades, segundo Alexandre Lopes, sócio do Curso Maxx.

De acordo com ele, carreiras ligadas a área judiciária e de segurança pública são as oportunidades que devem aparecer em maior número. “O Estado está sendo aparelhado para atender as demandas do seu próprio crescimento e há também demandas específicas”.

Confira as apostas de três especialistas em relação aos concursos públicos previstos que serão mais cobiçados (e disputados) neste ano:

1.Polícia Federal
Em fevereiro, candidatos disputam 566 oportunidades administrativas na Polícia Federal. O concurso encerrou inscrições no dia 23 de dezembro. “Mas ainda há previsão para concurso de agente, escrivão e delegado”, diz o professor de técnicas de estudo da Central de Concursos, Adalberto Pinto.

Alexandre Lopes, sócio do Curso Maxx, e Marcelo Hugo da Rocha, autor da saraiva e coordenador-geral do curso Retorno Jurídico também citam o concurso previsto da Polícia Federal, como um dos mais cobiçados.

A PF aguarda autorização para 600 vagas de agente, 450 oportunidades para escrivão e 150 para delegado. Salário de escrivão chega a 5,5 mil reais e para delegado é de mais de 14 mil reais.

2. Polícias Civis
O ano de 2014 também têm boas oportunidades nas policias civis. “O grande viés dos concursos de 2014 fica com a área de segurança pública”, diz Alexandre Lopes, sócio do curso Maxx. Estão previstos concursos com 517 oportunidades no Distrito Federal, 850 vagas no Rio de Janeiro e 367 vagas em Tocantins.

No DF e em Tocantins serão selecionados delegados. Trezentos no Distrito Federal e 97 em Tocantins. “As carreiras de delegado têm sido fortalecidas com a busca de remuneração próxima a delegados da PF. Ainda não são todos os estados que remuneram bem mas esta é uma tendência”, diz Lopes.

Em São Paulo, até o dia 24 de janeiro estão abertas as inscrições para o concurso público que vai selecionar 129 delegados. A remuneração é de 8.038,99 para jornada de 40 horas, já incluso o adicional de insalubridade de 522,97 reais. Informações e inscrições para o concurso de SP: site da Vunesp

3. Defensorias públicas
Alexandre Lopes, do curso Maxx, e o professor e autor Marcelo Hugo da Rocha destacam as previsões de concursos para defensores públicos. “O entendimento da sociedade no que diz respeito à luta por direitos e proteção tem ampliado a demanda por profissionais nas defensorias. O movimento de melhora da remuneração é nítido ao longo dos últimos 10 anos”, diz Lopes.

Estão previstos concursos nas defensorias dos estados do Amapá, Distrito Federal e Rio de Janeiro. Devem surgir oportunidades para defensores e também para analistas e técnicos. Marcelo Hugo da Rocha também diz que a previsão de concurso no Rio Grande Sul está agitando os concurseiros da área jurídica. E segundo ele, a Defensoria Pública da União e de Goiás também devem abrir oportunidades.

4. Tribunais regionais (do trabalho e eleitorais)
Destaque para o Tribunal Regional do Trabalho, da 2ª região, que abriu 329 oportunidades nos cargos de técnico e analista.As inscrições vão até sexta-feria, dia 17 de janeiro no site da Fundação Carlos Chagas . Os salários variam de 5.345,03 a 9.898,20 reais. Atualmente o TRT da 2ª região conta com projeto de lei para a criação de 2 mil vagas. Caso aprovado, as oportunidades poderão ser utilizadas para remanescentes deste concurso.

O Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, na Paraíba, também deve fazer concurso público neste ano para preencher 25 vagas em cargos de nível médio e superior.

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas e o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia também têm previsão de concursos para nível médio e superior. No AM estão previstas 40 oportunidades e em Rondônia,11.

5. Tribunais de Justiça
Boas oportunidades devem surgir em estados da região Nordeste. Os Tribunais de Justiça do Ceará, Piauí e Sergipe têm concursos públicos previstos. No Ceará serão selecionais 238 servidores e 93 juízes substitutos.

O Piauí concentra o maior número de vagas. São mais de mil oportunidades para juízes e demais servidores. E, em Sergipe, haverá oportunidades para técnico judiciário e também para analista.

6. Receita Federal
“Receita Federal, na área fiscal, apresenta as carreiras mais cobiçadas no serviço público e tem previsão de concurso para 2014”, diz Alexandre Lopes. Segundo ele, entre os concursos que exigem nível superior em qualquer área de formação este é o mais atraente, em termos de salário.

“É concurso para mil vagas, as empresas preparatórias de carreiras fiscais estão trabalhando em cima desta previsão”, diz o professor e autor Marcelo Hugo da Rocha, lembrando que a última seleção ocorreu em 2012.

A previsão, diz o professor da Central de Concursos, é que o concurso de auditor e analista tributário da Receita seja um dos mais cobiçados deste ano já que os salários variam entre 7 mil e 14 mil reais.

7. Ministério do Trabalho e Emprego
Ao todo estão previstas 1.365 oportunidades no ministério do Trabalho e Emprego. Para auditor fiscal do trabalho, o cargo mais cobiçado pelos concurseiros de nível superior, estão previstas 500 vagas e o salário é de mais de 14 mil reais.

Além disso, há 35 oportunidades para contadores e outras 415 para agente administrativo, cargo de nível médio. Para este concurso as inscrições começam na quarta-feira dia 15 de janeiro e vão até o dia 3 de fevereiro. As remunerações são de 2.573,22 reais para agente e de 3.981,43 reais para contadores. No site do Cespe, ogranizador do concurso, há mais informações.

8. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Entre os concursos de ministérios federais, o professor e autor Marcelo Hugo da Rocha diz que um dos destaques é a seleção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Embora o prazo para a publicação se estenda até o dia 17 de março, o edital deve sair ainda neste mês e serão 796 oportunidades. A organizadora escolhida é a Consulplan.

O  salário mais atraente é o de fiscal agropecuário. São 232 vagas divididas entre graduados em agronomia (81), veterinária (119), química (20) e farmácia (12). Salário é de 11.904,69 reais.

Há também  50 oportunidades para agente de atividades agropecuárias, 100 vagas para agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal, 110 vagas para agente administrativo. Há 25 vagas para administradores, 2 oportunidades para bibliotecários, 6 vagas para contador, 3 para engenheiro, 4 para economias e 2 para psicólogo, entre outras.

9. Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)
Alexandre Lopes, sócio do curso Maxx, também destaca as seleções previstas nas agências reguladoras e, neste âmbito, o concurso da Anac é um dos mais esperados. A previsão é que sejam selecionados técnicos administrativos, técnicos de regulação de aviação que são cargos de nível médio. Para quem tem nível superior a expectativa é para as oportunidades para especialista em regulação de aviação e analista administrativo.

10. Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq)
Outra agência reguladora que deve abrir oportunidades é a Agência Nacional de Transporte Aquaviário ( Antaq). Devem ser oferecidas mais 200 oportunidades para cargos de nível médio e superior.

O último concurso da Antaq aconteceu em 2009. Os salários são atraentes. Para quem tem nível superior, as vagas são para especialista em regulação de serviços de transportes aquaviários e analistas administrativos, com vencimentos de até 10,3 mil reais.

Os cargos de técnico em regulação de serviços de transportes aquaviários e de técnico administrativo têm salários na casa dos 5 mil reais.

Fonte: Exame
Saiba mais no SOS Concurseiro.com.br

5 comments

  1. Anderson

    O salário do agente e escrivão da PF é R$7,8 mil!

    Posted on 15 de janeiro de 2014
  2. Fábio Luthenberg

    Interessante. A grande maioria exige o curso de Direito.

    Posted on 16 de janeiro de 2014
  3. felipe

    Escrivao da pf pode chegar a 7500 . Favor corrigir.

    Posted on 17 de janeiro de 2014
  4. Charles

    O da PF para cargo de de agente basta ter um curso tecnólogo em qualquer área.

    Posted on 13 de fevereiro de 2014
  5. Snatiago

    Alguém tem notícia de um possível concurso pro TRT-CE agora em 2014???

    Posted on 23 de abril de 2014

Leave your reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Go to top