Home » Eu Já Passei » Mariana 4 x 0 Concursos Públicos

Meu nome é Mariana Carvalho Machado, tenho 24 anos, nasci em Cruz das Almas, recôncavo baiano e moro atualmente em Salvador-BA. Sou enfermeira de formação, graduada em setembro de 2010 pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atualmente faço Residência em Saúde da Família pela UNEB (um tipo de pós-graduação caracterizada como ensino em serviço, onde os residentes realizam estágio-trabalho nos serviços de saúde e recebem uma bolsa-auxílio por isso).

Agora, vou contar minhas experiências:

Descobri o EuVouPassar através de minha irmã que vem estudando para concursos. Ela criou uma conta no site e nós compartilhamos as aulas. Passei a assistir as aulas de português…

Em meados de julho de 2010 fiz o concurso para enfermeiro da Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF), no qual fiquei na 4ª colocação na prova objetiva e na 40ª após a prova de títulos e no resultado final, entretanto eram somente 9 vagas. Não tinha sido dessa vez ainda…

Uma semana depois, fiz a prova para enfermeiro da prefeitura de Camaçari-BA na qual fiquei na 21ª colocação no resultado final. Eram somente 11 vagas, bati na trave de novo!

Em setembro de 2010, em meio a formatura, fiz a prova para a residência, a qual disponibilizava somente 3 vagas na área que eu queria. Não desanimei apesar da concorrência de 170 candidatos para cada vaga. Após realizar a prova, devido ao meu desempenho, acreditei que não seria aprovada… Porém quando o resultado saiu, foi uma surpresa: EU PASSEI!!! Nesta experiência o EVP foi de grande ajuda pra mim, relembrei tudo o que precisava da lígua portuguesa através das aulas do prof. Rodrigo e do prof. Marcelo Bernardo! CONSIDEREI ESTA, MINHA PRIMEIRA GRANDE VITÓRIA!

Mas a residência não era meu objetivo principal já que tem um prazo de duração limitado de dois anos e NÃO se constitui como serviço público. Assim que me formei, percebi que na minha profissão o melhor caminho era o serviço público que me daria a estabilidade e segurança que eu queria ao contrário do serviço privado, sendo assim, continuei de olho nos editais de concursos!

Em meados do mês de maio, a prefeitura de Camaçari convocou 20 enfermeiros, como eu sou a 21ª, minhas chances de convocação são enormes  ( concurso ainda está válido)!! CONSIDEREI ESTA, MINHA SEGUNDA GRANDE VITÓRIA!

Inspirada em um colega aprovado, resolvi inscrever-me no concurso federal para ingressar na carreira militar, como enfermeira, na Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx).

A prova foi bem difícil e, por se tratar de um concurso nacional, de grande concorrência (309 candidatos por vaga) no qual também achei que não fui muito bem, após a correção do gabarito, pensei que nem classificada eu seria. Foram disponibilizadas 05 vagas para enfermeiros em todo o Brasil! Não acreditei quando saiu o resultado da prova, EU HAVIA FICADO EM SÉTIMA!! Apesar de não ficar classificada dentro do número de vagas, fiquei muito feliz e esperançosa já que as possibilidades de convocação são grandes! Realizei com êxito as outras etapas do concurso e atualmente aguardo a “ligação” para possível convocação.

Esta foi MINHA TERCEIRA GRANDE VITÓRIA da qual o EVP participou ativamente. Assisti as aulas de gramática do prof. Marcelo e as de Espanhol da profa. Marise Zappa. Aqui, só senti falta de algumas aulas de história e geografia…

MINHA QUARTA E MAIOR VITÓRIA, acabou de ser divulgada: http://www.gestaopublica.salvador.ba.gov.br/concurso/arquivos/resultado_final_sms.pdf . Ao mesmo tempo que estudava para o concurso do exército, também estudava para o da Prefeitura Municipal de Salvador, para o qual eu optei por uma das 192 vagas para enfermeiro do Programa de Saúde da Família, com concorrência de 60 candidatos para cada vaga, aproximadamente. E, finalmente, APROVADA NA 14ª COLOCAÇÃO, aguardo homologação e convocação. Assim, logo logo serei FUNCIONÁRIA PÚBLICA e o melhor, fazendo o que gosto!!!

Assisti as aulas do EVP dos profs. Marcelo Bernardo, Leite Jr. e João Antônio para o concurso de Salvador…

Não foi fácil, estudei muito e em muitos momentos desanimei, estive cansada, mas não desesperei. No final das contas perseverei no meu objetivo e deixei que somente ele guiasse minhas ações. Construí um cronograma semanal de estudos que seguia com disciplina. Além disso, o apoio das pessoas que amo também foi essencial nas minhas vitórias!

Em resumo: hoje, aguardo provável convocação de Camaçari, possibilidade de convocação pelo exército e CERTEZA de convocação pela Prefeitura de Salvador (basta a administração pública do município homologar o resultado).

Considero-me uma enfermeira de sucesso, realizada e muito feliz com meus êxitos!

À equipe EVP eu só tenho que parabenizar e agradecer, em especial aos professores Marcelo Bernardo, Marize Zappa, João Antônio e Leite Júnior! O site é excelente, muito organizado e com professores de grande qualidade.

Aos colegas concurseiros, persistam em seus objetivos, não desanimem quando não obtiverem sucesso em algum concurso. Saibam que assim como aconteceu comigo, Deus sabe o que faz e se a pessoa se esforça, se sacrifica e estuda direitinho, seu cargo público estará reservado!

P.s.: Minha irmã que apresentou-me ao site já é funcionária pública, mas busca um cargo melhor e continua seguindo firme o EVP. Também tenho outra irmã que usa ativamente o EVP, além de meu noivo! A qualidade do trabalho do EVP contagia as pessoas! rsrs

 

Abraços à todos e sucesso sempre!

Mari.

1 Comment

  1. katia disse:

    Ola Mariana,
    Parabens pela vitória…
    Gostaria de saber como voce estudou a parte especifica de enfermagem?
    Pq nao encontro materiais especificios para concursos pra area de enfermagem…

    Att; Kátia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login