Home » Eu Já Passei » Thiago = Vencedor!

Meu nome é Thiago Helton M. Ribeiro, tenho 23 anos e tenho uma história de muita superação para contar para os amigos do EVP.

Quando eu tinha 17 anos meu pai já me alertava que eu deveria prestar concursos públicos, para não correr risco de ser vítima da instabilidade do serviço privado como aconteceu com ele no passado. No começo eu não colocava muita fé na ideia, mas considerando que estava saindo do ensino médio e não teria condições de pagar uma faculdade, acabei embarcando nessa de concurso público. Foi ai que meu pai começou a me inscrever em vários concursos aqui em Belo Horizonte, destes que ofereciam cargos de nível médio, e comecei atirar pra todo lado. Logo quando fiz 18 anos, em 2006, quando concluí o ensino médio, passei no concurso do IBGE em 23º para assistente administrativo no censo de 2007. Era um cargo temporário, mas foi uma grata surpresa, não esperava passar tão rápido. Comecei a ter meu próprio dinheiro para comprar materiais, pagar um cursinho e prosseguir na jornada de concursos públicos.

Eu continuei prestando diversos concursos, em todas áreas, e ainda sem foco, pois precisava passar em outro concurso antes que acabasse o censo de 2007. Deus abriu outra porta e, em julho daquele ano, fui nomeado no concurso da MGS,  uma empresa pública que presta serviços ao poder executivo do estado de MG. Embora não tivesse um bom salário, e nem estava ocupando um cargo que me desse a sonhada estabilidade, eu já tinha um emprego garantido na administração indireta e mais tranquilidade para estudar e sair em busca de um cargo melhor.

Foi ai que entre vários concursos, biblioteca e cursinho, no início de 2008 eu já havia amadurecido minha visão para as carreiras públicas e resolvi focar os estudos na área jurídica, pois percebi que os conteúdos programáticos são semelhantes, e oferecem bons rendimentos para os servidores com nível médio, e era notável minha melhora, passando entre os excedentes e melhorando minha classificação, era só perseverar na fila que eu ia conseguir.

Mas neste ano de 2008, eu não imaginava a batalha que estava para começar na minha vida. Quando eu estava super focado nos estudos, agora focado numa carreira de tribunais, foi na manhã de 20 de novembro de 2008, às 6:40h quando eu saia para trabalhar na SEDESE/MG onde eu estava lotado pela MGS, fui atropelado por um carro em frente a minha casa, um grave acidente que me deixou tetraplégico até o momento.

Foram 54 dias no leito de uma UTI, respirando por aparelhos, perdi todos os movimentos do pescoço para baixo. Mas Deus começava ali a operar um milagre na minha vida. Alguns meses de fisioterapia fui me reabilitando, recuperei alguns movimentos e mesmo numa cadeira de rodas, agora com adaptações para escrita e digitação nas mãos resolvi retomar minha jornada de concurseiro. O físico podia estar abalado, mas psicologicamente Deus me capacitava para prosseguir.

Após 1 ano e 9 meses de interrupção, decidi retomar os estudos, mas ai surgiram novas dificuldades como, por exemplo, a dificuldade para um cadeirante encontrar cursinhos com acessibilidade sem falar nos autos gastos que agora eu tinha com a minha saúde. Foi que me lembrei que eu tinha cadastro no site do EuVouPassar que antes do acidente eu já utilizava como material complementar. Assumi o compromisso de me dedicar com aquilo que eu tinha em mãos, bons livros, algumas apostilas, internet e o EVP que trouxe qualidade e mais motivação sem eu sair do meu quarto, se tornando nesse momento um dos meus principais recursos!

No final de 2009 resolvi fazer o concurso do TRT 3ª, o meu primeiro concurso após após o acidente, fui eliminado. Mas fiquei extremamente feliz pois consegui fazer a prova sozinho, dispensando o fiscal que ia me ajudar a marcar o gabarito, inclusive! E no natal daquele ano saiu o tão esperado edital do TJMG 1ª instância, daí eu determinei É ESSE!

Planejei, coloquei toda minha força, foram 6 meses até a prova, o site do EVP participou de todo esse processo, com destaque para o professor Marcelo Bernardo de Português que sem saber me ajudou muito! Mas como diz a palavra do Senhor, toda as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, e um outro professor aqui de BH ficou sabendo da minha história e consegui uma bolsa presencial para o preparatório do TJMG no curso PROLABORE, tenho que citá-lo sempre ao contar minha história, pois é o único aqui na capital mineira que oferece 100% de acessibilidade em estrutura física aos colegas deficientes e me possibilitou chegar no dia da prova em grau de competição com qualquer outro candidato bem preparado.

E foi assim, com muita fé em Deus, muito esforço e  disciplina, consegui subir meu nível de aproveitamento dia após dia e nesse TJMG passei em 3º lugar. Fui nomeado em 2011 e hoje sou servidor efetivo na comarca de Belo Horizonte. Ainda não estou satisfeito, quero e sei que posso ir mais longe, mas o TJ nesse momento me trouxe qualidade de vida, a tranquilidade de uma carreira estável, e trabalho no Fórum apenas 6h por dia, perto de casa e do campus da PUC MINAS onde estou cursando a faculdade direito.

Não parei por ai, ainda ligado no EVP fiz uma boa prova do MPU em 2010, neste fiquei em 8º lugar dentre os deficientes no estado de MG, resultado que me motivou muito a continuar no mesmo ritmo, agora em busca de uma carreira federal, e vou chegar lá!

Tem sido assim, Deus tem me restaurado cada dia, e não paro de lutar, minha jornada está apenas no começo e a “saga continua”…

Tenho um vídeo no youtube com a história da minha reabilitação http://www.youtube.com/watch?v=Eobktkx7nyM

Tenho também o twitter para quem quiser acompanhar https://twitter.com/thiagohelton

PS: Não parem nunca com o EVP vocês não fazem ideia da importância do site na vida dos colegas que dependem de estudar em casa… PARABÉNS!

 

Um forte abraço!

8 Comments

  1. wellington andrade disse:

    É como você falou Thiago. Tudo coopera para aquele que ama a DEUS.

  2. Rafael Oliveira disse:

    Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o Thiago na época em que ele trabalhava na MGS (eu também trabalhava lá) e tenho que dizer que se trata de um cara incrível e de grande coração. Minha filha nasceu bem próximo da época do acidente dele e a mãe da minha filha também foi vítima de um atropelamento quando estava com 6 meses de gravidez (minha filha nasceu no dia dia 28/10/2008), logo me identifiquei muito com a história de superação do Thiago.

    Hoje graças a Deus minha filha está bem, uma criança super saudável de 4 aninhos, mas nunca me esquecerei de quando conheci o Thiago e via como ele era estudioso e me inspirou a seguir em frente.

    Torço muito para que ele alcance todos os seus objetivos. E eu continuo aqui na luta dos concursos, me espelhando nele e em outros vencedores, além é claro de contar com a ajuda do EVP!

    Abração a equipe do site e ao guerreiro Thiago Helton!

  3. Everton Noronha disse:

    Que história heimn Thiago?

    Esse Deus ao qual servimos é demais!!!
    É só o começo…

  4. Vanize Guimarães disse:

    Grande Thiago… Sem dúvida um cara guerreiro e que foi muito importante na minha luta para aprovação. Parabéns Ti por ser essa pessoa sensacional.

  5. Adriana disse:

    Thiago Deus continue te abençoando,você me inspirou a prosseguir…
    não vou dessistir que Deus nos fortaleça sempre.

  6. Ana Flávia disse:

    Não costumo muito comentar os depoimentos, mas a sua história merece. Parabéns..
    Deus te abençoe e que os planos d’Ele, que sei que são maravilhosos, se concretizem todos em sua vida !

  7. Filipe Alves disse:

    Thiago,

    Que o Senhor continue abençoando cada dia mais!! Muito obrigado por compartilhar sua historia de perseverança, mas principalmente sua fé. E o você é uma verdadeiro milagre de Deus!!! Que estas vitórias sejam a primeira de muitas outras que o Senhor derramara na sua vida!!!

    Muito Obrigado por ser um testemunho vivo!!!

  8. Dias disse:

    SEN-SA-CIO-NAL a sua história! só isso a dizer. Parabéns. Mantenha sempre essa humildade em dar créditos a Deus e parabéns pelo seu esforço! abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *