Home » Outras Notícias » As fórmulas de como passar em Concurso Público

Certamente, todo candidato à carreira pública ao avaliar esse meio levou em consideração logo de primeiro plano os bons salários e a estabilidade. Só não imaginava o tamanho da dedicação que seria preciso para conquistar um cargo.

A descoberta de como lidar com a relação candidato/vaga, lidar com as dificuldades de memorização, superar o cansaço, manter-se disciplinado e suportar horas estudando vira o maior desafio: Como se manter motivado? Qual o melhor método de estudos? Como se livrar daqueles vícios que roubam a concentração?

E por mais que saiba as respostas ainda enfrenta a insegurança e o receio do fracasso buscando socorro através de livros de autoajuda – que são funcionais e realmente agregam desde que se tenha consciência de que passar mais horas buscando respostas deixe de ser válido ao desperdiçar todo o seu tempo.

Desconheço pessoas que não passaram pelas mesmas aflições e dificuldades, e tiveram que trabalhar que suportar, se autoavaliar e custosamente por para funcionar diversas maneiras de estudos. Provavelmente enquanto alguns passam a maior parte do tempo reclamando e se preocupando em acabarem com o desânimo, os outros estão estudando.

Não consigo aceitar pessoas que nos impõem paradigmas. Nem todos os padrões são aplicáveis a todos. Cada um deve adaptar a sua rotina àquilo que lhe é servível e traga resultados objetivos. O maior problema é se impor a metas dos outros. Não somos iguais. A maioria não deve ser modelo, pois é a minoria que realmente faz acontecer.

Pensem comigo: Se você contar um segredo capital a um amigo e ele te trair o que fará? Consequentemente se afastará dele; Se o percurso que faz até o seu trabalho tiver um buraco o que fará? Desviará, não é mesmo? Então é simples, e de fácil compreensão quando algo dá errado, ou sentimos o perigo iminente o dever de se esquivar.

O primeiro passo é entender que “o seu maior concorrente é você mesmo”. Sempre reforço isso, apesar de estarmos enjoados de ler essa máxima em diversos textos motivacionais, não tem por onde fugir é fundamental ler, absorver dicas e bons relatos de pessoas que se superaram, e aceitar humildemente os seus pontos fracos e por em prática a busca do equilíbrio necessário que o faça movimentar e se adaptar as novas rotinas funcionais.

E a propósito o uso de redes sociais, o messenger, o som alto do vizinho ao lado, a falta de apoio, a falta de dinheiro, a falta de tempo não são a essência do problema. Barulho a gente resolve estudando com um fone no ouvido. Falta de dinheiro a gente resolve pedindo ajuda, garimpando materiais gratuitos, ou indo às bibliotecas. Quanto à falta de tempo, é estratégia dos vencedores dar um jeito de correr atrás do tempo, aproveitando todo e qualquer espaço. O tempo não escolhe, corre igualmente a todos.

Enquanto não jogar a toalha sempre é momento de recomeçar e reavaliar suas estratégias e real objetivo. Algumas perguntas as suas dúvidas são fáceis de compreender: Quem é o vilão? Quem está no comando? A resposta: você. Fórmulas e receitas milagrosas de como passar em concurso público terão aos montes, contudo a mensagem fundamental de todo e qualquer texto motivacional – é acreditar que é capaz de ultrapassar os próprios limites se realmente estiver disposto a praticar de maneira contínua o que busca algumas paradas durante o percurso serão necessárias para resgatar novos fôlegos e pacientemente em momento oportuno terá suas metas alcançadas. Cresça com as dificuldades, busque guardar e aprender a aprimorar o que tem de melhor. Arrisque-se, errando ou acertado: aprenda com eles. Absorva as boas dicas, os bons conselhos e os bons exemplos e técnicas, e os adapte conforme a sua real necessidade e rotina.

Mais ação. Menos reclamação.

Liberte-se e mergulhe de corpo e alma em busca dos seus sonhos.

Boa sorte.

Catia Pipoca
Acompanhe também outros textos e dicas através:

Facebook: Catia Pipoca
Blog: http://catia-pipoca.blogspot.com.br/

 

6 Comments

  1. Marcio Moraes disse:

    Alguém poderia me enformar contatos de prof.de Biologia, Química e Física preciso com urgência para dar aulas e principalmente se já da aulas em cursos preparatório para concursos de perito da policia civil ou federal. Urgente

  2. anonimo disse:

    muito bom esse texto Catia.

  3. Herlane Castro disse:

    Oi pessoal boa noite!

    Tem alguma notícia sobre o concurso da GMF FORTALEZA ?

    Boa sorte a todos.

  4. Mirian disse:

    Maravilhoso, faz despertar ..

  5. Wellington Vinicius disse:

    Boa Noite sou totalmente despreparado, preciso do inicio de todas as materias o EVP, dá esse suporte, ex queria testar INSS , eles ensinam o que vai cair ? todas as materias enfim é minha dúvida
    Vou precisar pesquisar em outros lugares pra suprir a necessidade da minha falta de conhecimento?

    • Redação EVP disse:

      No EVP você encontra todo o material necessário, em vídeo-aula, para sua aprovação. Por apenas R$ 50.00/mensais você tem acesso a todo o conteúdo do site e pode baixar quantas aulas quiser. Para se tornar um aluno VIP, basta acessar http://www.euvoupassar e clicar em “Quero ser aluno VIP”! Bons Estudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login