Home » News » Marinha oferta 50 vagas para curso de formação de aquaviários

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Instrução Almirante Braz Aguiar (Ciaba), abriu processo seletivo com oferta de 50 vagas para o curso de formação de aquaviários. São 25 chances para moço de máquinas e outras 25 para moço de convés. O edital parcial foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (21/2), na página 16 da terceira seção.

Para participar, o candidato deve ter nível fundamental completo e ser maior de 18 anos. É necessário, também, possuir indicação de empresa de navegação. Candidatas grávidas não serão aceitas no certame. Interessados podem se inscrever dos duas 4 a 19 de março, pelo site www.ciaba.mar.mil.br. A taxa é de R$ 8. Os candidatos serão submetidos a provas no dia 7 de abril.

Fonte: Correio Web

Saiba mais no SOS Concurseiro

20 Comments

  1. moises rodrigues figueiredo disse:

    e preciso ter curso de navegação para ingressar na marinha mercante?
    ou so pode ingressar atraves de empresas?

    • Redação EVP disse:

      Boa tarde, sugerimos que você busque mais informações junto ao órgão responsável pelo concurso. Obrigado

  2. Ana Patricia disse:

    Boa tarde, gostaria muito de uma ajuda, bem, eu tenho 31 anos e acabei de me formar em técnica de enfermagem, como eu faço para fazer parte da marinha como técnica de enfermagem??, por favor, me ajudem, sabe Ne?!, já estou nos trinta…

    • samuel barbosa disse:

      Olá Ana Patrícia, com esta idade você só pode ingressar agora como Sargento Técnico Temporário, onde o período de serviço militar não poderá ultrapassar 8 anos. Você não poderá ter mais que cinco anos de tempo de serviço em órgãos públicos. Essa regra vale tanto para Marinha quanto para o Exército e Aeronáutica. Sugiro que fique dando sempre uma olhada nos sites das forças armadas, recentemente abriram vagas para algumas regiões do exército e vagas para o corpo técnico temporário da marinha, esse concurso, da marinha, já não está mais no prazo de inscrição, infelizmente.
      Para a Marinha, você poderá tentar ingressar na marinha mercante onde não existe limite de idade para os cargos CFAQ – I . C e CFAQ – I . M. Estes são cursos de formação de aquaviários para moço de convés e máquinas. Está com previsão para Setembro/ 2015.

  3. Tiago cruz disse:

    Boa tarde!
    Meu nome é Tiago,tenho 30 anos e sou eletricista formado pelo senai.
    Gostaria de saber se posso fazer algum curso na area de eletrica para trabalhar em embarcacoes ou mesmo na Petrobras.

    • samuel barbosa disse:

      Tiago, para concurso da Petrobras ou Sargento Técnico Temporário das forças armadas você terá que possuir um curso técnico reconhecido pelo MEC e que dê possibilidades de você retirar o CREA.

  4. valmir disse:

    Boa tarde , gostaria de saber onde que vai ser a prova , pois sou marinheiro fluvia de conves e stou embarcado a mais de 2 anos. O meu problema é q minha empresa é fluvial como eu faço para fazer a isncrição , pelo fato de ñ ter uma empresa maritima. eu preciso muito cambar minha CIR.

    • BOAZ CARDOSO SILVA disse:

      Para 2014, qual a próxima data para inscrições pra moço de convés? é quantas são durante o ano? obrigado.

  5. steluz saraiva disse:

    o meu sonho e fazer esse curso mas nao tenho condiçoes. de pagar passage de manaus p belem.
    mi ajude por favor eu preciso realizar mru sonho

  6. steluz saraiva disse:

    eu sinto e quero realizar esse curso

  7. steluz saraiva disse:

    moro em manaus como posso realizar esse sonho

  8. Petterson alves disse:

    Estou querendo fazer essa prova ..como tenho q proceder?

  9. Edinilson Junior disse:

    Ficou cada vez mais complicado fazer a inscrição no CIABA, pois existe muitas regiões que não tem embarcações deste porte para se conseguir carta de recomendação, esta foi uma maneira de excluir concorrentes que tivesse alguma oportunidade.

  10. Arildo soares disse:

    Oque seria esta carta de apresentação amigo como consigo

  11. caio ferreira cezar disse:

    Quando vai ter para moço de convéz 2015 ?

  12. rosangela jardim disse:

    fazer o curso aguaviário

  13. sergio antonio de lima disse:

    queria saber sé tenho possibilidade d fazer essa prova ,pois trabalho a 3anois e oito meses em uma empresa terceirizada na Petrobras já embarco em navios e plataforma flutuantes tenho os curso cer e cess , cbsp e outros . E queria saber sé tem limite de idade

  14. mario kemps disse:

    Como faze para se torna cozicnheiro taifeiro

  15. Glaucio disse:

    Poxa eu sou de Itacuruba tem capitania aqui mas por calza da corrupção foi proibido e agora pra ter uma oportunidade de fazer o curso acabou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *