Home » News » RO: Médicos pedem concurso público e segurança

Paschoalim afirma que a falta de acesso da população aos serviços médicos básicos nos programas de saúde da família tem sobrecarregado as UPAS “gerando inúmeros conflitos”.

A realização de concurso público e a implantação de instrumentos de segurança para os profissionais lotados nas unidades de saúde foram alguns dos temas abordados na reunião entre Willian Paschoalim, presidente do Sindicato Médico de Rondônia, e Macário Barros, Secretário Municipal de Saúde de Porto Velho.

No encontro o Simero apresentou uma pauta de reivindicações com demandas a serem sanadas no setor de saúde do município ao titular da pasta. O secretário Macário foi bastante receptivo às questões apresentados pelo sindicato representante da categoria médica do Estado.

Willian Paschoalim ressaltou a necessidade de a prefeitura abrir concurso público para contratação de um número maior de médicos para as unidades da rede básica de Porto Velho. Paschoalim afirma que a falta de acesso da população aos serviços médicos básicos nos programas de saúde da família tem sobrecarregado as UPAS “gerando inúmeros conflitos”.

Outro aspecto reivindicado pelo Simero é a falta de segurança aos servidores que trabalham  nas unidades da prefeitura. São cada vez mais comuns conflitos entre pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. Como sugestão, o sindicato entende que é necessário rever os contratos com as empresas de segurança privada. Essas empresas,  por sua vez, alegam que prestam somente segurança patrimonial. “Existe algum patrimônio mais valioso que o próprio servidor público?”, indagou.

No encontro com o secretário Macário, o presidente do Simero também sugeriu que a prefeitura faça parceria com a Polícia Militar para instalação de bases da corporação próximas as Unidades de Pronto Atendimento além de câmeras de monitoramento. De acordo com Paschoalim, é importante oferecer mais segurança aos usuários do sistema público e aos profissionais de medicina, além de coibir ações de vândalos nessas unidades.

Diante das propostas apresentadas o secretário de saúde Macário Barros, que também é médico atuante, mostrou sensibilidade com as questões necessárias para melhoria do atendimento a população e melhores condições de trabalho aos médicos.  Macário afirmou que em breve vai apresentar soluções.

Fonte: Tudo Rondônia

Saiba mais no SOS Concurseiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *