Home » Eu Já Passei » Eu Já Passei l Confira o depoimento do concurseiro Valério Júnior

Antes de começar, já previno: a minha história não é de um primeiro colocado. Ninguém vai encontrar aqui uma história de alguém que tinha 16 horas livres pra estudar por dia e fazia 95% de todas as provas. A história é de um dos últimos colocados…

Meu nome é Valério Hilário, tenho 26 anos, nasci em Juiz de Fora (MG), atualmente moro em Brasília (há cerca de 1 mês), sou Bacharel em Sistemas de Informação e sou Analista de Comércio Exterior(ACE) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) desde o dia 27 de fevereiro de 2013.

Comecei os estudos para concursos em julho de 2008 (tenho até hoje um caderno desde aquela data com todas as horas líquidas de estudo. Considero uma boa dica você anotar pra ver o que já fez). Por influência do meu irmão e de alguns amigos, já que não ia “me dar bem” na área de TI ou mesmo na iniciativa privada em geral. O começo foi igual ao de todo concurseiro: fazendo muita coisa errada. Estudava por apostilas, achava que ia passar com 1 semana de estudo, estava com pressa, e por aí vai.

Conheci o Eu Vou Passar (EVP), salvo engano, já em 2008. Como ganhava pouco na época não tinha grandes condições de investir nos materiais mais caros e conhecidos. Fazer um cursinho em Juiz de Fora também era inviável, já que trabalhava durante o dia e tinha a faculdade à noite (e um curso lá era extremamente caro. É uma cidade considerada “concurseira”, a meu ver). O EVP era tudo o que eu precisava. Ter aulas com professores como João Antônio e Sylvio Motta (entre tantos outros grandes mestres) a preço de banana (desculpem a expressão, mas o EVP continua com um preço ínfimo pelo que oferece, e tomara que continue sempre assim) era até difícil de acreditar.
Agora falando sobre dificuldades: foram inúmeras, assim como a de todos que escolhem esse caminho. É uma luta diária, quase impossível de esquecer ou pensar em outra coisa. Tudo é concurso, é tempo de estudo. É deixar de estudar um pouco e achar que o mundo acabou. É a falta de grana, é a bagunça de algumas bancas (e não só as “pequenas”). As mais conhecidas também fizeram muitas e muitas “lenhas” nesses mais de 4 anos de luta. É notícia de poucos concursos no ano seguinte (e todo fim de ano sai uma dessas), é a ansiedade, é a batida na trave na hora do resultado. Essa última considero a pior parte. É um sentimento de “joguei tudo fora”. Começar de novo para o próximo concurso sempre foi difícil depois dessas derrotas. Como trabalhava o dia todo, precisava levantar bem cedo pra poder estudar. Fazia o que em geral as pessoas não fazem pra ter algo que poucos têm, o espírito sempre deve ser esse. É só apanhando que a gente consegue boas coisas. Dava uma tristeza enorme em tantas viagens que fiz com outros concurseiros pra Belo Horizonte, ir fazer alguma prova quando diziam que estudavam o dia todo, pois tinham tempo livre, quando via pessoas que considerava mais inteligentes que eu, quando nas conversas, era nítida uma preparação melhor. Tudo superado na base do esforço contínuo. Fiz 15 concursos nesse tempo todo. “Passei” efetivamente em 6 deles (Atendente Comercial dos Correios, Técnico Administrativo da Prefeitura de Juiz de Fora, Assistente Técnico-Administrativo do Ministério da Fazenda (cargo que exerci por 3,5 anos), Técnico do TRT-MG, Analista Tributário da Receita Federal e Analista de Comércio Exterior). Cada um desses 15 teve a sua particularidade, a sua história individual, o seu drama.

Para o cargo de ACE, por exemplo, foram 82,6 candidatos por vaga no grupo que fiz. Resolvi fazer o concurso, pois Comércio Internacional foi a disciplina que mais me identifiquei ao longo do tempo. Só me dei conta que seria possível quando vi o resultado da primeira fase: estava em 49º (de 109). Para a fase discursiva eu não contei, mas quando fui ver a pilha de redações que escrevi na minha gaveta fiquei até assustado. Todavia, fui muito mal, tive uma das piores notas. Ainda tinha a fase de títulos, em que também caí várias posições. Veio o Curso de Formação, e ainda caí mais posições. Fui quase o último colocado do meu grupo, mas feliz, pois o subsídio é idêntico ao do primeiro colocado. A lição que tirei é que um dia bom (o da primeira prova) me “salvou” no resto das etapas. E como foram longas…
Método de estudos: acho que a grande “sacada” dessa história toda que tive foi a continuidade. Sempre coloquei nos meus pensamentos que tinha que estudar todos os dias, nem que fosse por meia hora. E por essa continuidade eu fiz algo que sempre foi de encontro ao que os livros sobre concursos dizem: sou totalmente contra você “perder” finais de semana e feriados em virtude do estudo. Nunca deixei de ir a uma festa de família no natal ou carnaval por que tinha que estudar. Eu “simplesmente” acordava mais cedo (tantas vezes levantando às 5 da manhã em pleno domingo…), estudava o tempo que julgava necessário e ia tentar esfriar a mente. Outra atitude que sempre pratiquei foi o estudo “em partes”. Fazia meia hora de cada matéria, e partia pra outra. Tiro curtíssimo pra não “enjoar”. Minha meta inicial era estudar 3 horas por dia assim, e quando passei para ACE conseguia chegar a 5 ~ 6 horas.
A participação do EVP nessa caminhada foi mais que fundamental. Todos os concursos que prestei tive ajuda daqui. É evidente que não usava só o material do EVP (a própria filosofia do projeto diz isso), mas certamente foi minha fonte principal de conhecimento. Um exemplo legal que serve como dica: como deixam a gente baixar as aulas, eu usava um software pra acelerar o vídeo e assistia as aulas na velocidade 2.0, por exemplo. Assisti ao curso completo do Ricardo Vale de Comércio Internacional umas 6 vezes na preparação pra ACE usando esse método. Foram inúmeros descontos que o site ofereceu nos parceiros, foram vários “macetes” que aprendi com os professores daqui, são tantas coisas boas que sinceramente a minha história teria sido outra se não tivesse conhecido esse fantástico lugar. Devo um agradecimento a todos que contribuem para o site: vocês talvez não tenham noção de como me ajudaram e continuam ajudando tanta gente. “Tiro o chapéu” pra vocês.

Agora que a primeira parte da batalha terminou, pretendo me dedicar ao cargo, achar o meu lugar dentro da Secretaria de Comércio Exterior e futuramente poder ajudar outros concurseiros. Não sei se dando aula, pois não acho que tenha didática pra isso, mas de alguma forma poder contribuir.

Despeço-me agradecendo mais uma vez a João Antônio e toda a equipe de professores e outros funcionários, aos meus pais que tanto batalharam por mim e que me sinto orgulhoso de ser filho, à minha noiva que me “aturou” e me ajudou nesse tempo todo e aos amigos próximos que também acreditaram. Um abraço a todos que leram o texto até o final, e tenham fé sempre: aqui vos escreve alguém “normal”, que teve pouco tempo e dinheiro pra estudar, que teve obrigações e que muitas vezes também pensou em desistir. Mas o esforço é algo de resultado certo, e o tempo nesses casos é o senhor da razão. Nosso país tem grandes problemas, porém o concurso público é ainda uma instituição democrática e acessível a qualquer pessoa.

80 Comments

  1. Paulo Renato disse:

    Parabéns, Valério. Felicidades, rapaz. Paz, bem a você, novo analista de Comércio Exterior empossado. Pensa com carinho nessa contribuição p/nós concurseiros pq com certeza a gente só tem a ganhar. Felicidades meu irmão!

  2. Alexandre Ramos Augusto disse:

    Parabéns!

  3. Fabiana disse:

    Obrigada, pelo seu depoimento.
    Ajudou-me muito a não desistir quando não temos tanto tempos disponível para estudarmos.

  4. Luana Paiva disse:

    Parabéns, meu amor!
    Sei muito bem como sua luta foi complicada e a vitória merecida, mas “gente normal tamém vence!”
    Peço até desculpas, pois algumas vezes acabei “brigando” contigo por ficar tanto tempo estudando, mas vc acabava acordando antes das cinco da manhã (em pleno fim de semana, feriado, etc) para cumprir sua meta de estudo e ficar comigo mais tarde. Lembro de vc sempre dizer “é pela gente que eu acordo cedo, estudo quando volto do serviço, durmo cedo…” e hoje entendo e penso da mesma forma “é pela gente” que farei o mesmo.
    O texto é breve, mas ilustra parte da caminhada de uma pessoa que estudou a vida toda em escola pública e veio de uma família que se preocupava com os estudos, mesmo não tendo tido a mesma oportunidade.
    Espero que o “decex” seja o seu lugar e traga muitas realizações profissionais.
    Enfim… Ficaria escrevendo um texto gigante aqui, mas vou deixar esse pro EVP publicar quando chegar minha vez de dizer “eu já passei”… ;)

  5. Valéria disse:

    Fiquei emocionada com a tua história…passo isso que você falou…a falta de tempo é difícil mesmo!!! Mas cada vez chego mais perto. Se não fosse o EVP, acho que eu não conseguiria essa minha evolução! Parabéns a você, meu xará!!!

  6. Dani Barbosa disse:

    Valério, que legal ler sua história! Obrigada por dividí-la conosco, isso nos estimula a permanecer na jogada…. Conta pra gente que programinha é esse que acelera as aulas, acho que seria útil, pelo menos para mim. Desejo sucesso sempre e muitas benção nessa sua caminhada!!!

  7. Iris Medeiros disse:

    Parabéns Valério……. a 04 anos estou tentando passar e só tenho batido na trave…… sua história me deu um gás enorme…… acredito que assim como vc vou chegar lá….. só preciso acordar mais cedo para estudar …… Deus te abençoe. Iris

  8. Diego Sabino disse:

    Parabéns , Valério. Gostaria de agradecer o seu depoimento. Tenho 25 anos e também sou concursado de nível médio, por isso não disponho de tempo integral para estudar. Ler sobre a sua rotina de estudos me motivou bastante, pois é bem parecida com a minha e também almejo cargos como o seu atual. Sucesso em sua nova carreira.

  9. Pierry Ângelo Pereira disse:

    Parabéns Valério! Esse foi um dos melhores depoimentos que já li aqui, você é um exemplo de perseverança e força de vontade. Desejo muito sucesso em sua nova carreira e que Deus continue te abençoando!

  10. Ana Mara disse:

    Muito obrigada Valério Júnior por dividir conosco sua saga na luta pelo seu lugar ao sol, mais que merecido estou desde 2007 no campo de batalha buscando minha vaga, os desafios são muitos confesso que hoje o cansaço bateu forte me fazendo pensar em desistir, corri para EVP buscando combustível para seguir em frente e me deparei com seu depoimento o que me fez recarregar as energias e NÃO DESISTIR NUNCA! EU VOU PASSAR! Grande abraço.

  11. mariadenazarécarlosteixeira disse:

    CARA,meu…., sua Historia é a minha história , a sua já com a vitória, a minha ainada é só de lutas pra chegar ao sonho. Por enquanto estou aguardando também ser convocada pra os correios afinal já passei até nos testes fisicos
    mas o sonho mesmo é chegar nesses concursos do regime estatutario. E claro EVP é o caminho das pedras pra mim.
    Parabens pra você e obrigado por nos presentiar com essa injeção de ânimo.
    E ainda por ser nosso vizinho, eu também moro aqui no DF.

  12. cristian disse:

    Me identfiquei com você Valério, com exceção da parte de passado no concurso .. rsrsrsrs
    Tenho 22 anos, trabalho em preíodo integral, curso graduação no período noturno e infelizmente não tenho dinheiro para investir em materiais, me agarro no EVP.
    Confesso que não tenho o hábito de abrir mão dos meus finais de semana, até porque depois de uma semana de trabalho e estudo (gradução), preciso esfriar a cabeça, porém eu acordo todos os dias as 5:40 e estudo até as 7:00, já que “pego no batente” as 8:00.
    O seu depoimento para mim foi muito válido, pois mesmo tendo iniciado os estudos firme, a uns 3 meses, já pensei em desistir, por não achar que estava me dedicando o suficiênte. Muito me alegra e motiva ver que uma pessoa que tinha uma rotina parecida com a minha passou em 2 dos concursos aos quais eu quero prestar.
    Contudo hoje vejo que me depoimento é esse, porém começo a perceber que será por tempo determinado, logo logo estarei aqui, assim como você, dizendo, ou melhor, escrevendo que PASSEI.
    Ah e aproveitando, pesso dicas de materias, forma de estudar etc. se você ou outra pessoa puder me ajudar

  13. Andre disse:

    Parabens valério!! sua historia é inspiradora e mostra que a perseverança nos estudos traz sucesso e recompensas. acabei de bater na trave em 2 concursos,estava aqui desanimado e seu relato me deu um novo ânimo para estudar. abraço e muito sucesso sempre.

  14. kelly disse:

    Meus parabéns…grande história…qual programa vc utilizou para acelerar as aulas?

  15. Juliana disse:

    Poxa que bacana Valério! Sempre que termina um certame e eu nem faço o mínimo da pontuação dá uma vontade enorme de olhar para os lados, pensar em voltar para a iniciativa privada, etc, etc… Mas é bom saber que pessoas como você, estudando menos tempo por dia, com esta dedicação conseguiram. Saiba que motiva inclusive gente como eu, que tem mais tempo e recursos para investir em ir em frente!
    O EVP para mim tem sido um grande “achado”. Algumas aulas são simplesmente fantásticas!!
    Partilho sua opinião em não deixar de viajar, aproveitar um fim de semana para me esforçar em outro e assim vai.
    Não concordo em “parar a vida” para passar, nem tenho esse espírito competitivo todo!
    Achei fabuloso você dizer: ” Fui quase o último colocado do meu grupo, mas feliz, pois o subsídio é idêntico ao do primeiro colocado”. Não tenho a necessidade de contar que fui a primeira, só quero ser uma pessoa esforçada que passou, se em primeiro ou último isso francamente tanto faz!! rs
    Obrigada pelas palavras inspiradoras, parabéns e sucesso na sua jornada!!

    Juliana Valença
    São Paulo

  16. Marcelo disse:

    Cara, parabéns! E que dica valiosa essa de baixar os vídeos e assistí-los a velocidade maior. Nunca tinha pensado nisso. Obrigado!

  17. luciana disse:

    Olá galera!!! Primeiramente gostaria de parabenizar nosso colega
    , e por último gostaria que vcs, se possível, me dissessem o que fazem pp não sentir sono a essa hora da manhã. Pois acho que é a melhor hora p estudar, só que eu sinto um sono essa hora da manhã…rsrs.

  18. Claudia Daenekas disse:

    Parabéns Valério, que você tenha muito sucesso nesta nova fase.
    Me identifiquei muito com seu depoimento, pois fez a coisa toda ser vista de forma normal e acessível a quem não é tão super como muitos lugares dizem que devemos ser.
    Gastei muito com cursos que não me direcionaram a nada e agora desempregada a situação ficou pior ainda. Porém o EVP tem me mostrado que estou mais próxima do meu sonho. E sei que com meu esforço, ajuda do EVP e minha fé em Deus conseguirei em breve.
    Mais uma vez parabéns.

    • Avocato Araujo disse:

      Isso mesmo! Eu também estou na mesma situação que você! Vamos conseguir, tenho certeza disso! Com fé em Deus chegaremos lá! Abraço

  19. Claudiene disse:

    Valério, esse foi um dos depoimentos mais reais que já li, reais porque é do dia a dia dos concurseiros em geral, que tem que trabalhar, fazem faculdade e ainda tem que tirar motivação para estudar para os concursos, você deu uma injeção de ânimo a todos que como eu tem jornada dupla, até tripla, rs que mesmo aos poucos, com o pouco recurso que temos, podemos vencer, pois com incentivo, coragem, determinação, podemos chegar lá. Parabéns guerreiro, sei que o Brasil ganhou um excelente servidor, que esse seu depoimento atinja o coração daqueles que sonham com um cargo público, mas não sabem como atingir tal mérito diante de tantas atribulações, que possa florescer no coração deles a esperança de que é possível sim, só depende da força de vontade de cada um, obrigada mais uma vez.

  20. Ilbert disse:

    Parabéns Valério Júnior! Sua história é inspiradora e confirma que com dedicação, garra e fé em Deus podemos superar todas a dificuldades encontradas no caminho em busca de um cargo público.
    Você mencionou um programa que acelera a reprodução dos vídeos, poderia nos falar qual é o programa?
    Muito obrigado e mais uma vez, Parabéns!

  21. Ardiles disse:

    Parabéns Valério ! você merece tudo de bom. Utilizou a fórmula correta. FÉ + ATITUDE = FELICIDADE.

  22. vagno vales disse:

    Parabéns meu caro Valério,
    Me vi em muitas partes de sua história. O teu depoimento passa uma a sensação de que a hora chegará para todos.
    Desejo que seja feliz!

  23. ANTONIA GECILANE disse:

    PARABÉNS acima de tudo humildade sempre.
    É muito bom ler depoimentos pois nos ajuda, a luta é enorme mais com a certeza que a Vitória será certa.

  24. ANTONIA GECILANE disse:

    Meus PARABÉNS acima de tudo humildade sempre.
    É muito bom ler depoimentos pois nos ajuda, a luta é enorme mais com a certeza que a Vitória será certa.

  25. Fernanda Pereira disse:

    Parabéns! É sempre motivador ler histórias como a sua, de luta e superação, e saber que no final tudo foi recompensado.

    Abraço

  26. kELINE disse:

    nossa.. como foi bom ler isso.. estava precisando!! valeu!!

  27. Junior Gusmao disse:

    Poxa Valério, você tirou o meu lugar cara!!! rsrsrsrs
    Fiz este concurso ano passado também , mas não fui tão feliz como você foi!
    Fiquei na prova objetiva mesmo! ACE ficou no sonho… rsrsrs
    Agora a informação sobre o software que você usa pra acelerar os vídeos foi interessante.
    Que software é esse? Devem ficar engraçadas as vozes dos professores.. kkkkkkk
    Pretendo fazer o próximo do MDIC, quando houver. Quem sabe não trabalhamos juntos! hehe
    Enfim cara, Parabéns pela sua conquista!
    Fica com Deus.

  28. Abraão Viveiro disse:

    Valério, parabéns cara!
    Achei demais o seu depoimento.

    Sucesso irmão…

  29. Roberta Viana disse:

    Parabéns Valério!!!
    Fico tão motivada com histórias como a sua. Tenho o mesmo cenário, trabalho o dia inteiro e as vezes me desespero quando alguém diz que estuda 12 ou 14 horas por dia. Mas acredito que a força de vontade de mudar a nossa história tem algo de muito mágico e conseguimos fazer coisas que outras pessoas em situações mais vantajosas não conseguem. Obrigada pelo seu incentivo. Sucesso.

  30. Paulo disse:

    Parabéns, li poucos depoimentos no EVP, mais o seu é muito interessante, não desmerecendo os outros, pois cada um tem sua estória para contar, mas tenho que dizer para você Valério, todo concurseiro de fato tem que estudar todos os dias, mesmo que seja por alguns minutos daquele dia que você teve pouco tempo para estudar, que Deus esteja sempre com você,

  31. wilton disse:

    Qual outro material que usou amigão ?

  32. wilton disse:

    Assinarei o EVP esse mês , mas como o site diz quero saber tb , qual seriam outros materiais que podem me ajudar , o LAC é de qualidade ?

  33. daniely garcia cardoso disse:

    Queria te fazer 2 perguntas. Desculpa a indiscrição, por quais outros materiais estudou? Livros, outros cursos?
    Você se lembra do software que você usou para assistir as aulas mais rápido?
    Obrigada

  34. IRIS disse:

    PARABENS E SUCESSO !!!!!!!!!

  35. osmar josé de carvalho disse:

    Parabéns Valério. Você é um vencedor.

  36. Zeila disse:

    Parabéns Valério. Estou nesta batalha também. Gostei muito do seu depoimento, pois através dele
    percebi onde estou errando e onde preciso melhorar. Gostei da frase “o esforço é algo de resultado certo”. As vezes realmente bate a tristeza e o pensamento negativo. Mas me conheço, não sou de desistir fácil. Continuo firme e forte, como voce que já passou e outros que continuam na mesma batalha que eu.

  37. Luci Icuma disse:

    Valério,
    pois eu tiro meu chapéu para VOCÊ!
    O estudo contínuo é a grande chave do sucesso, parabéns!!!
    Seja muito feliz!
    Deus o abençoe!

    Luci

  38. Larissa lobo disse:

    Valério parabéns pela conquista.
    Qual o software que vc usou para acelerar os vídeos?

  39. Mônica Tenório disse:

    Valério,
    Parabéns pela sua dedicação. Grande sucesso na sua nova jornada.
    Agora me explica melhor esta parte vc usava (um software pra acelerar o vídeo e assistia as aulas na velocidade 2.0, por exemplo ). Que software é esse? Ajude-me pois sou dona de casa e não tenho muito tempo para estudar.

    Obrigada
    Mônica

  40. faustino disse:

    parabéns !! espero chegar lá também…

  41. Alessandro disse:

    Pows Valério muito bonita a sua história. Vejo que a perseverança é indispensável unida à estudos disciplinados. Boa viu e parabéms… Estou na luta tbm! Valeu!

  42. Bruno disse:

    Valério, meus parabéns!

    Eu sempre busquei um depoimento como o seu: o de uma pessoa normal, que tem o dia todo de trabalho e resta-lhe apenas algumas horas minguadas no fim (ou começo) do dia. O seu exemplo é extraordinário, pois além de exercer uma atividade remunerada durante todo um dia inteiro, você ainda não abdicava do seu horário lazer, conseguindo adaptar a sua necessidade de estudos com as festas, shows, aniversários, enfim.

    Camarada, mais uma vez agradeço as suas palavras e desejo-lhe um futuro promissor no seu novo cargo.

  43. Ana Paula disse:

    Nossa como é bom ver depoimentos diferentes! Exemplo, a maioria fala como passa muito tempo estudando, não que isso seja ruim, mas para as pessoas que não tem tanto tempo disponível, se sentem em desvantagens, desanimadas.
    Gostei da parte: … mas feliz, pois o subsídio é idêntico ao do primeiro colocado.
    Realmente!!!!

  44. Lizandre disse:

    Muito bom ouvir historias de incentivo assim .. Persistência e confiança .. Acreditar sempre que tudo é possivel … Parabens ! Aproveitando, temo como me enviar o “passo a passo” para baixar o programa de aceleração dos vídeos ? Obrigada !

  45. Humberto Matos disse:

    Parabéns Valério, você é mais um entre tantos guerreiros que sabem o que quer da vida, como você mesmo escreveu,”o esforço é algo de resultado certo”. Todo o esforço vale a pena!!!

  46. George disse:

    Parabéns cara tudo de bom!

  47. André disse:

    Parabéns pelo exemplo, estou na caminhada também.

  48. julia leite disse:

    parabens, seu exemplo de luta e muito valido para quem esta a caminho de uma vitoria como a sua!muito sucesso !

  49. Paiva disse:

    Parabéns! Sucesso sempre!

  50. Paiva disse:

    parabéns! sucesso, sempre!

  51. Francinete Chaves disse:

    Meus parabéns. Que bom que conheci sua história, essa semana está sendo bastante difícil pra mim, ando desestimulada, tudo que eu quero é continuar lutando por uma vida melhor, mas tem dias que os problemas pesam mais que a determinação e só mesmo histórias de vitórias pra reaver a esperança.

  52. Angela disse:

    Sinceramente este depoimento foi um dos mais motivadores pra mim, pois mostra que atitudes dentro do normal faz com que venha a tão sonhada aprovação. Sempre leio depoimentos que parece que as pessoas dispõe de mais de 24 h por dia pra estudar. Valeu mesmo!

  53. Rodrigo Martinez disse:

    Parabéns. Minha história é bem parecida com a sua. No meu caso passei em dois concursos até agora. Analista Administrativo da Prefeitura de Goiânia e Procon-DF. Eu estudo desde 2006 e já cheguei a passar em alguns concursos mas me dei mal em outras fases. O meu grande problema foi estudar durante muito tempo da forma errada e isto de certa forma é a “desgraça” do concurseiro. Me perdoem a expressão mas foi a única que consegui encontrar para definir a situação……hehehe. Estou estudando até hoje para um cargo que eu definitivamente possa parar de estudar e seguir novos rumos. Valério, você está de parabéns, é um exemplo de persistência e dedicação. Basicamente são estes dois adjetivos que o concurseiro deve carregar com ele. Nunca desistir. Lembrando que as pessoas de sucesso são as que nunca desistiram. É uma caminho longo, árduo e dfícil mas de muita aprendizagem e crescimento pessoal. Para aqueles que conseguem chegar ao final e olhar para trás consegue enchergar que tudo compensou. Sucesso pra você no MDIC. Tudo de bom. Você merece!

  54. Djanira disse:

    É bom saber que gente “normal” tbm passa. É que muitas vezes acho que só quem passa são aqueles que tem tempo de sobra para estudar e que para mim dona de casa, mãe, esposa e estudande de pedagogia vai ser impossivel, mas vc Valério fez a diferença, muito obrigada por servir de exemplo para todos nós.

  55. Avocato Araujo disse:

    Cara o seu método de estudo é o que eu estou adotando…Então, acho que estou no caminho certo! Parabéns pela vitória! Que Deus esteja contigo nessa nova caminhada! Abraço

  56. Avocato Araujo disse:

    Seria possível você dizer qual o software usou para aceleramento de vídeo?
    Grato,

    • Katia Veronica disse:

      Ola
      O software é o real player, você pode alterar a velocidade do vídeo, é muito bom e realmente funciona. Tb estudamos assim aqui em casa.
      abs

      • Tiago disse:

        Katia, vc conseguiu acelerar os vídeos em formato “mp4” pelo Real Player? Não consegui não…..Qual versão utiliza?

        Obrigado.

  57. Lucas Davi Andrade De Mendonça disse:

    Simplesmente emocionante o seu depoimento,Valério!
    Certamente suas palavras nos servirão de encorajamento para prosseguirmos adiante rumo ao tão sonhado”‘lugar ao sol”,sonho de consumo de todos nós concurseiros.Parabéns pela vitória!

  58. Tania Cabral disse:

    Olá Valério,

    Primeiramente, Parabéns pela sua conquista !
    Estou nessa batalha e como sempre digo: “dou um boi pra não entrar e uma boiada pra não sair” rs … já que entrei …. vamos em frente !!!
    Já que você se disponibilizou a ajudar, vou te dar uma chance, rs , que programa é esse que acelera os vídeos ???
    Adoro as aulas mas as vezes sinto uma “agonia” com a quantidade X tempo … se der pra acelerar sem perder conteúdo …seria muito bom !!!
    Muito Obrigada,
    Tudo de Bom,
    Tania.

  59. Katia Veronica disse:

    Fiquei muito entusiasmada de ler sua estoria. Na verdade eu gostaria de ter prestado MDIC porque minha formação e carreira de 15 anos é de comercio exterior, mas como era em DF não era possivel.
    Parabéns pelo seu esforço… você tem algo que estou me esforçando para alcançar DISCIPLINA.
    Eu sou da turma que tem o dia todo para estudar, mas é impossível atingir a margem de 10 horas dia… cada qual tem seu método de estudo, e definitivamente este não é o meu.
    Tenho conseguido em torno de 5-6 horas… sei que tenho espaço e possibilidade de aumentar, e estou me esforçando para disciplinar meu corpo (que começa a doer enquanto ficamos sentado estudando) e mente que precisa estar “fresca” todos os dias para assimilar os conteúdos. Acho que nisso tudo o pior é a própria pressão que colocamos em nós mesmos principalmente a minha, pois como não estou trabalhando, tenho a OBRIGAÇÃO de passar… isso tb não é fácil.´
    Quando você comenta a respeito de só pensar e respirar concursos, é uma grande verdade, parece que entramos em um transe mental que só conseguimos pensar nisso, nem sei se é bom ou ruim…
    Quero desejar-te uma carreira gloriosa e de sucesso.

    Um abraço.
    Kátia Verônica – SP – Capital

  60. Edjane disse:

    Olá Valério, Parabéns,
    Seu depoimento foi muito importante para quem está nesta batalha para passarm em um concurso, desde 2007 estou tentando, já consegui passar dento das vagas em 02, porém só fui chamada em 01, continuo tentando pois não cheguei ainda onde quero, o seu depoimento me dá forças para não desistir. Obrigada pelo incentivo.

  61. ARIONALDO disse:

    Eu já passei, graças ao material que estudei no eu vou passar, consegui passar em dois concursos no Estado do Tocantins e um no município de Porto Nacional -To .
    Marcelo Bernardo, Leandro Macedo, PH., Hamurábi Messeder, João Antonio entre outros foram companheiros de muitas horas de estudo, Marcelo Bernardo suas aulas é show….. estou no redação para concursos Muito obrigado a todos do Eu vou passar pra mim foi muito importante o material, valeu muito muito….

  62. kátia disse:

    Ah,sim,valeu seu comentário.Depoimento centrado e decidido e diferente de tudo o que já li.
    Legal esse seu posicionamento quanto ao tempo de estudo e ao fim de semana.

  63. Valério Júnior disse:

    Amigos, desculpem pela demora.

    MUITO OBRIGADO por todas as palavras de carinho. Emocionei-me com todas elas e parte da missão foi cumprida em saber que eu pude chegar ao objetivo que queria com esse texto, que era mostrar que gente “comum” ainda pode vencer honestamente nesse país.

    O software pra acelerar as aulas é o VLC MEDIA PLAYER. Basta clicar em “reprodução”, depois escolher “velocidade”

  64. Ediléa Bastos disse:

    Fico feliz com seu resultado e parabenizo-lhe, a sua História é muito linda! assim como vc todos nós também poderemos chegar ao objetivo , precisamos ter uma dose maior de perserverança.
    Um abraço a todos

  65. Tiago Assis Mendes Ferreira disse:

    Fala Valério,

    Obrigado por compartilhar o seu caminho conosco. Conheci o Valério na angústia dos resultados e vi nele uma pessoal dedicada, com pouca idade e muita disposição para trabalhar e estudar, como muitos concurseiros fazem. Ainda bem que ele conseguiu se manter entre os aprovados e tenho certeza que ele está sendo um excelente servidor, com já era na Receita Federal e agora é no MDIC. Somos da mesma cidade, Juiz de Fora – MG, e acabamos nos conhecendo pessoalmente só em Brasília. O EVP eu conheci em 2012 e sou agora assinante anual. Realmente o que eles oferecem é muito pelo preço, mas não espalha, senão eles vão querer aumentar rss.

    Sucesso para você na sua vida profissional e pessoal. Quando mais tempo e trabalho que colocamos nos nossos ideais e objetivos, mais temos sorte na vida. Abs!

  66. AVOCATO AVOCATO disse:

    Qual software você utilizou para acelerar vídeo?
    Grato,

  67. Maicon disse:

    Cara, primeiramente minha felicitações. E dizer que história heim, ela é verdadeiramente emocionante e um gás para quem está na caminhada, mas como vc próprio disse o estudo cotidiano, ao menos um pouco por dia. Muito obrigado de coração pelas palavras, pois são de grande valia e muito sucesso em sua carreira. Um abraço.

  68. Vanilda Cantarino de Magalhães disse:

    Valério,

    Tudo bem?
    Fico até arrepiada com o seu depoimento.
    Sou de Juiz de Fora também e estou na luta para o AFT.
    Como você faz para baixar os vídeos na velocidade 2x conforme seu depoimento.
    Você poderia me passar esta dica…

    Um abraço,

    Vanilda

  69. Danielle disse:

    Parabéns , me identifiquei demais com seu depoimento!

    Espero ter o mesmo êxito que você!
    Uma abraço

    Danielle.

  70. Thata. disse:

    Poxa, eu precisava mesmo ler um depoimento assim hoje. Eu estudo todos os dias, mas confesso que está muito dificil estudar depois de 9 horas de trabalho. Eu saio do trabalho 18h e vou pra biblioteca, fico lá das 19h até umas 21:30 h pq é o máximo que eu aguento ( coom muitooo sonooooo) aí chego em casa lá pelas 23h e no dia seguinte 5:30h to levantando pra trablhar e começa tudo de novo… eu já nem sei mais como ainda não desisti, tudo que eu queria era poder só estudar, mas não tenho como… Depoimentos como o seu são motivantes pq são verdadeiros e mostra que uma pessoa “normal” tbm pode conseguir. Eu sempre leio os depoimentos de quem estuda de 8 a 10 horas por dia e fico até triste pq me sinto em total desvantagem… Muito obrigada por compartilhar sua trajetória com a gente e parabéns pela conquista!!!

  71. Rafael disse:

    Que legal Valério parabéns! Você me ajudou muito a renovar meus animos, tem hora que da vontade de chorar, mas vendo assim que pessoas assim normais como você e eu me coloco dentro desse grupo também que com dedicação e força de vontade conseguimos superar os percalços da vida.

  72. Waldivino Avelino de Freitas disse:

    Eu também passei!!!!!!!!!!, Eu quero dizer que não desistam. Você pode, porque você quer, – Hoje você não passa, amanhã você passa… Treina e logo você ganha o jogo. Abraço! Waldivino Avelino.

  73. Waldivino Avelino de Freitas disse:

    Parabéns ao Sr. Valério Júnior!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  74. Rachel Braga disse:

    Sabe….hoje pensei em desistir, mas agora lendo seu depoimento, vejo que vc se parece muito comigo e se vc passou, acho que tb posso. Obrigada por dividir com as pessoas suas experiências.

  75. Angelo disse:

    Muito bom o depoimento, parabéns. Eu gostaria de saber, alguém sabe informar em qual intervalo de tempo abre concursos para o MDIC ? Tem como ter uma ideia de quando será o próximo?

  76. leonardo disse:

    BELA HISTÓRIA, ME INSPIROU A SEGUIR FIRME E FORME APESAR DAS DIFICULDADES.
    TUDO DE BOM. :)

  77. Rafaela disse:

    Ler suas palavras, no dia de hoje, foi providencial. Como uma pessoa “normal” que és, nem preciso explicar o “porque” da primeira frase: Os mesmos problemas de sempre que só quem é concurseiro sabe… Contudo, seu testemunho é muito mais que uma narrativa de alguém que se esforçou – são palavras de vida, que Deus lhe permitiu contar para “reacender a chama” do entusiasmo em pessoas também “normais”, como eu! – Se seu intuito daqui pra frente é ajudar pessoas a terem bons resultados, você já conseguiu! Me inspirou a continuar, mesmo em face a tantos obstáculos.
    Deus te abençoe, Valério!
    Obrigada pela inspiração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login