Home » News » Justiça suspende contratação de aprovados no concurso do HU-PI

Concurso não tem critério de avaliação de títulos, diz Ministério Público. Liminar prevê multa de R$ 20 mil por dia em caso de desobediência.

Nesta quinta-feira (25), a Justiça do Trabalho do Piauí acatou o pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT/PI) e concedeu liminar suspendendo a contratação de 1.054 aprovados no concurso público para cargos de níveis superior e médio do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí. O documento prevê multa de R$ 20 mil por dia em caso de desobediência à liminar.

No concurso foram inscritos 80 mil candidatos de todo o país que disputaram mais de mil vagas para os profissionais de saúde.

De acordo com o documento, o principal problema é a falta de critério na avaliação dos títulos. No dia 19 de abril, o Ministério Público do Trabalho ingressou com pedido de liminar pedindo a suspensão do concurso. O MPT questiona o fato de o edital do concurso atribuir, na fase de títulos, uma pontuação maior à experiência profissional do candidato de nível médio em hospitais de ensino, em detrimento daquele que prestou serviços em outros hospitais, públicos e privados.

Segundo o Ministério, isso viola de maneira flagrante os princípios constitucionais da isonomia e da acessibilidade aos cargos e empregos públicos.

Em nota, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), confirmou a suspensão do concurso e informou aos candidatos convocados em primeira chamada que está suspensa, temporariamente, a entrega da documentação dos candidatos convocados no concurso público, assim como os demais atos referentes à contratação. A empresa disse ainda que está recorrendo da decisão e adotando todas as medidas cabíveis para a reversão da situação.

Nota a imprensa
A respeito da decisão liminar da Justiça do Trabalho do Piauí, proferida a partir de ação cautelar do Ministério Público do Trabalho (MPT/PI), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) informa aos candidatos convocados em primeira chamada para o concurso público do Hospital Universitário do Piauí.

Está suspensa, temporariamente, a entrega da documentação dos candidatos convocados no concurso público, assim como os demais atos referentes à contratação.

A EBSERH está recorrendo da decisão e adotando todas as medidas cabíveis para a reversão da situação.

A EBSERH orienta os candidatos a aguardarem novo comunicado da Empresa sobre o andamento do processo.

A EBSERH orienta os candidatos a aguardarem novo comunicado da Empresa sobre o andamento do processo.

A equipe de reportagem do G1 Piauí falou com a assessoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e até às 17h de ontem não tinha sido informado da decisão judicial.

Fonte: G1

Saiba mais no SOS Concurseiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *