Home » News » MT: Governador prorroga validade do concurso de agentes penitenciários

O governador Silval Barbosa prorrogou para o dia 12 de abril de 2015 a validade do concurso público destinado a contratação de agentes penitenciários e agente orientador do Sistema Sócio Educativo de Mato Grosso. A decisão será publicada nesta quinta-feira (11) no Diário Oficial do Estado. O ato, segundo o secretário Estadual de Administração, Francisco Faiad, beneficia diretamente 603 concursados, entre aprovados e classificados.

Por meio da assessoria, o secretário confirmou que 355 agentes penitenciários serão nomeados. Ele disse, no entanto, que a nomeação dos novos agentes para a carreira está dependendo apenas e tão somente do fim da greve convocada pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindispen). “O esforço do Governo para nomeação de todos os aprovados continua. Nossa expectativa é de que o façamos todas as nomeações até o fim do ano”, finalizou.

O concurso dos agentes para o Sistema Sócio-Educativo do Estado foi realizado em 2009. Para agentes penitenciários foram disponibilizados em todo Estado 859 vagas, sendo que 846 já tomaram posse, restando apenas 18. Além disso, já foram nomeados 40 candidatos que haviam sido classificados. Com a prorrogação da validade do concurso, 557 agentes classificados passam a integrar o cadastro reserva do Estado.

Para o cargo de agente orientador do sistema sócio educativo, o governo abriu 242 vagas. Todos os aprovados já foram nomeados. A medida a ser publicada no Diário Oficial estende a possibilidade de, no futuro, o Estado chamar 28.

Conforme Só Notícias já informou, os agentes penitenciários estão em greve desde quinta-feira (4) e houve adesões dos servidores em Sinop, Sorriso, Peixoto de Azevedo, dentre outras cidades. Apenas 30% do efetivo é mantido. Na sexta-feira (12), o sindicato fará assembleia para que a categoria possa apreciar e votar a proposta apresentada pelo governo.

A categoria reivindica, junto ao governo do Estado, reajuste salarial de 25% de reposição salarial referente as perdas do ano passado e 25% de aumento para este ano, convocação de servidores, adicional de insalubridade, entre outras.

Os atendimentos que estão suspensos por tempo indeterminado são atendimento aos advogados, oficiais de justiça (exceto alvará de soltura), banho de sol na quadra de esportes, visita a segregado, assistências penais (educacionais, laborativas e religiosas), atendimento a pauta da justiça, atendimento a saúde – exceto urgência e emergência.

Os serviços de alvará de soltura, entrega de alimentação, medicamentos de uso contínuo, ronda, guarita e vigilância não deverão ser comprometidos durante a greve.

O secretário de Estado de Administração, Francisco Faiad, garantiu que o Estado já se comprometeu em implantar o adicional de insalubridade aos servidores e também a convocação de 330 agentes prisionais, aprovados em concurso público.

Atualmente 2,2 mil servidores integram o sistema prisional divididos em agentes penitenciários, assistentes e profissionais de saúde como médicos, psicólogos e dentistas.

Fonte: Só Notícias

Saiba mais no SOS Concurseiro

8 Comments

  1. daniel disse:

    sera que vão chamar os que atingiram uma pontuação rasoavel.por que tem muitos que fizeram acima de 35 pontos,por que so seria classificados aqueles que acertasse no minimo 50% da prova,no meu caso eu fiz 38 pontos e acertei 28 questões sento 18 peso 1 e 10 peso 2 que somarian no total 38 pontos e chamaram de 40 pontos acima,seria justo classificar os que estão dentro da média em fez de contratar…eu penso assim.ja que os contratados tem praticamente quase os mesmos beneficios.

  2. wenberson disse:

    ola bom dia gostaria de receber imformaçoes do concursos de agente penitenciarios no meu imal , e quando vai abrir o concursos em 2013 . obrigado .

  3. Rone Petterson disse:

    Olá, sou de Rondonópolis e fiz 35 pontos. Com essa prorrogação feita pelo Governo para Abril de 2.015, será que as pessoas que fizeram essa pontuação como eu fiz tem alguma chance de serem chamados? Ou para o Pólo de Rondonópolis já foram preenchidas as vagas?

  4. elivando disse:

    muito interessanti o concurso agente penitenciario ,e oputunidade q agente tem em passa nesse concurso.

  5. elivando disse:

    gostaria de sabe quando vai abri o edital de agente penitenciario de mato grosso.

    • Fabio disse:

      bom dia, por gentileza eu gostaria de saber quando que vai abri o Edital para o concurso de agente penitenciário de Mato Grosso.
      muito obrigado a todos

    • Fabio disse:

      bom dia, por gentileza alguém saber me dizer ou informar quando é que vai abri o Edital para o concurso de agente penitenciário de Mato Grosso.
      muito obrigado a todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *