Home » Eu Já Passei » Eu Já Passei | Danusa Studart passou no concurso do ICMS/SP

eu ja passeiTerça-feira, 7 de maio, duas e meia da manhã. Estou eu e a mamãe em frente ao computador acompanhando paralelamente o Fórum Concurseiros e o Diário Oficial de São Paulo. Papai também está acordado, mas está na sala assistindo à TV. De repente saiu o resultado. Não sabia por onde procurar: será em ordem alfabética?, será por ordem de classificação? As letras se embaralham até que eu grito: PASSEEEEEI!!!

Abraçada à minha mãe, nos ajoelhamos e rezamos agradecendo a Deus e todos os santos(*) por essa grande graça. As lágrimas são inevitáveis! Mas são lágrimas de alegria, muita alegria. Logo meu pai se junta ao grupo.

Não sei se eu estava mais feliz por ter passado no concurso do ICMS-SP ou mais aliviada porque, enfim, a fase concurseira havia finalizado. O que eu sei com certeza é que a sensação é única. É uma vitória compartilhada!! Ah… não tem nada melhor poder dividir com as pessoas mais importantes da sua vida uma conquista tão grande! (De quebra, dia 8 era aniversário da minha avó. Nem preciso dizer como foi a comemoração em família, né? Mais um presente que Deus me deu!!)

O fim da história vocês já conheceram, agora vamos ao início…
Sou formada em Administração e em Educação Física e incrivelmente consegui associar as duas faculdades num trabalho que eu adorava: coordenava um projeto de Esporte & Lazer na prefeitura da minha cidade. Só havia dois problemas: o salário e a instabilidade.

Quanto ao salário, estou falando de três dígitos (era pouco mesmo!!) e sobre a instabilidade, não é essa do setor privado em que o sugam o quanto podem e depois descartam; é pior! Se muda o Governo, não importa o quão competente você seja, se o novo gestor não o quiser no grupo dele, você estará fora. “Simples assim”.

2008 seria ano de eleição. Além da incerteza do resultado, era natural (indepentende de partido) que usassem projetos como o que eu coordenava para fazer campanha. Ora, eu estava naquela função porque meu conhecimento era técnico, não político; fazer campanha não era algo que eu queria. Assim, ainda em 2007 resolvi que deveria sair da Prefeitura.

Inicialmente pensei em fazer mestrado, porém ter um título de mestre – após 4 ou 5 anos de muito estudo – não era garantia que eu teria um emprego e menos ainda um bom salário. “Se for para passar 4 anos estudando, que seja para um concurso. Depois eu faço um mestrado”, pensei.

Comuniquei minha decisão aos meus pais que me apoiaram incondicionalmente e logo depois saí do emprego. Era agosto de 2007.

Por afinidade com as matérias, resolvi estudar para a área fiscal. (Sim, eu adoro cálculos! A professora Germana Chaves é minha testemunha!)

Em 2008 conheci o EU VOU PASSAR, ainda no comecinho. A professora Ana Paula Guimarães foi a primeira pessoa a falar do EVP e adorei a ideia. Logo estava baixando os vídeos e assistindo em casa. Para ser VIP, tinha que fazer depósito porque ainda estavam implantando os boletos!

Também em 2008 fiz meu primeiro concurso, ISS-Natal. Fiz o perfil, mas fiquei longe das vagas. “Brinquei” de fazer vários outros concursos para conhecer a Banca. Foi um erro!

O erro não foi fazer os concursos (ao contrário!); o erro foi “brincar”. Como eram concursos de outras áreas, deveria ter adaptado a prova para uma espécie de simulado: diminuir o tempo, traçar uma meta de acertos, prestar atenção nas outras pessoas fazendo prova… Ter feito as provas não foi uma experiência perdida, mas certamente foi mal aproveitada.

Em 2009 fiz meu segundo concurso “sério”: ICMS-SP. Fui para Guarulhos com uma turma de 8-9 colegas. Mais uma vez fiz o perfil e novamente fiquei longe das vagas. Logo depois saiu o edital da Receita – meu verdadeiro alvo.

Não fiz o perfil para auditor (por uma questão em Economia), mas passei para a fase discursiva de analista. Eram cerca de 10 disciplinas que poderiam cair na prova e, com exceção de Comércio Internacional, treinei para todas as outras matérias. A prova foi em fevereiro de 2010 e adivinha qual foi o tema da questão discursiva? Comércio Internacional, lógico! Mesmo assim, consegui subir quase 500 posições, mas não o suficiente para ficar entre os 1064 primeiros colocados (pelos dados extra-oficiais, estava em 1077). A nota de corte foi 241,25 e minha nota foi 241,00. Isso mesmo: 25 centésimos me impediram de ser analista da Receita!! (E ainda tem gente que diz que 1 ponto faz diferença… ¼ de ponto pode mudar tudo!!)

Ainda em 2010, junto com colegas de todo o Brasil, fizemos o Grupo de Excedentes. A Receita Federal aumentaria em 50% a quantidade de vagas e não haveria candidatos aprovados por causa de uma limitação mal planejada do edital. Queríamos evitar que isso acontecesse, mas – apesar dos meses de esforços e dedicação – não conseguimos.

Não posso dizer que 2010 foi um ano perdido porque o edital de 2012 vinculando os aprovados à quantidade de vagas foi fruto da semente que plantamos.

Também em 2010, meu avô passou um mês na UTI e, 2 dias depois de receber alta, faleceu. Se estudar estava sendo difícil por causa do grupo dos excedentes (a ansiedade era muito grande), com a doença e morte do vovô, ficou impraticável.

Em 2011 resolvi que estudaria para ICMS-DF. Finalmente o edital tinha sido liberado e, precipitadamente, eu comprei as passagens. Uma semana depois, não havia mais concurso. Por coincidência (???) saiu o edital do TCU e a prova seria no mesmo fim de semana da minha viagem.

– Já que tem as passagens, faça o concurso. Meu irmão sugeriu.

Novamente fui “brincar” de fazer concurso: era uma área nova e a banca era Cespe – minha experiência era quase nula.

Não fui tão mal como imaginava e a prova serviu para eu ver que a área de controle tinha seu “charme”. Assim, comecei a me preparar – em 2012 – para o concurso da CGU. Cheguei perto, mas não o suficiente para ter minha redação corrigida.

Estudei para a ARCE (Agência Reguladora do Ceará) e pela primeira vez fiz concurso para Administração. Fiquei em 7º lugar, mas era só uma vaga. Muitos pontos conseguidos (inclusive na discursiva) graças às videoaulas da professora Giovanna pelo EVP.

Os editais da Receita e TRF-5 (minha região) saíram na mesma época e as provas seriam no mesmo dia. Incrivelmente eu teria mais chances se fizesse a prova do Tribunal. (Por ter muitas questões de Administração, por ser FCC – a mesma banca da ARCE – e porque fazia muito tempo que não estudava contabilidade nem direito tributário).

Não passei, mas em nenhum momento lamentei não ter feito a prova para Receita. (Acho que fiquei traumatizada… rs)

Depois de vários anos de estudo, não tinha mais paciência de frequentar cursos presenciais. O nível da turma é muito heterogêneo e, pior, ainda tem o trânsito. Aulas presenciais eram pouquíssimas e muito bem escolhidas – de acordo com o professor e com minhas necessidades. Mesmo assim, no final do ano, ainda meio sem rumo, resolvi fazer um curso telepresencial para ICMS-SP. Era uma maneira de voltar os estudos para a área fiscal.

É impressionante como o conhecimento volta!! Coisas que eu tinha visto em 2009 eram reaprendidas com muito mais clareza em 2012/13.

Quando saiu o edital (com suas novidades), ainda reli o PDRAE (da matéria de Administração Pública que eu estudei pesado para CGU) e vi aulas de raciocínio crítico (com o professor Jairo) que eram como um passatempo, mas meu foco de estudo era quase exclusivamente Legislação, Tributário e as Contabilidades.

Tentei estudar TI, mas vi que o custo-benefício era ruim. Não entendia o que estava lendo e – pior – achava que estava deixando de aprender legislação. (João, sorry! Sei que é sua área, mas era desse jeito que me sentia!)

Quanto à Economia, Finanças, Estatística e Matemática Financeira, eu nem “perdi meu tempo”. A experiência de 2009 tinha me ensinado que não daria para resolver as questões mesmo que as soubesse.

Nas últimas semanas antes da prova, eu assistia a vídeos do EU VOU PASSAR o tempo todo. Era quase uma paranóia. Sempre gostei de aula – mais do que de ler – e, depois que me ensinaram a ver vídeos acelerados, foi a 8ª maravilha. (Para ter ideia, até as aulas do Tudão eram aceleradas!).

Graças às videoaulas “aceleradas”, em pouco mais de um mês, vi todas as aulas de legislação do Borba, de exercício do Jéfferson, de Custos e de exercícios da Germana e até a aula 20 do Jairo. Do Tudão, como tinha visto boa coisa sobre ICMS em outros cursos, vi os vídeos dos outros tributos. Tenho certeza que se não fosse o EU VOU PASSAR não teria conseguido minha aprovação!

Pós edital, ainda li a legislação pelo menos duas vezes (além dos vídeos) e estudei o CTN pelo livro do Roberval Rocha que tem muita jurisprudência.

Alguns professores brincando diziam que quando começar a ficar doido é porque está perto da aprovação. Certo dia, enquanto via um dos vídeos, um professor explicou algo que eu tinha dúvida e espontaneamente exclamei: “aaaaaah!”.

Logo em seguida completei: “lelek lek lelek…”. Foi aí que soube que estava chegando a minha vez! (Ou era isso ou eu teria que me internar!! hehehehe)

E agora? Agora vou pagar minhas muitas promessas e já-já procurar um mestrado em Administração Pública. Parar de estudar? Nunca! Mas a fase concurseira passou!! Com as graças de Deus!!

(*) Em especial Jesus Misericordioso, NS Aparecida, São Judas Tadeu, Santa Catarina de Alexandria e São José.

114 Comments

  1. Fernanda disse:

    Que bacana, meus parabéns!!! Tenho certeza que a sensação é única e que estou perto disso…
    Um abraço!

  2. Siane disse:

    Parabéns Danusa ! Curta muito sua aprovação afinal lutou bastante para isso. Muito motivadora sua historia, li cada palavra.

    Gostaria de saber se vocês fez muitos exercícios, pois sempre que leio depoimentos dão bastante ênfase aos exercícios. Eu particularmente sou como vc amo assistir os videos, acabo memorizando mais. Outra pergunta enquanto assistia fazia resumos ou ficava apenas assistindo na rede, amei essa idéia acho que vou colocar uma aqui no quarto também rsrsrsrsr.

    Deus abençoe muito essa sua nova trajetória ! haa Também sou Administradora hehehe !

    • Danusa disse:

      Oi Siane,

      1) Exercícios sempre! Se for revisar matéria, prefira revisar por meio de questões. Se for aprender a matéria nos “45 do 2º tempo”, prefira também aprender por exercícios. Se tiver tempo até a prova, aí a estratégia muda. (Vídeos de exercício também valem, hein?? rs)

      2) Nessa reta final, praticamente só assistia aos vídeos. As anotações eram pouquíssimas, quase sempre na própria legislação (que eu imprimi – só frente, para fazer esquemas na parte de trás).

      » Antes implicava muito com Administração por ser muito genérica; hoje percebo a maravilha que é toda essa “generalidade”! #VivaNóis! hehehe

      Lembre-se: A FÉ NÃO COSTUMA FALHAR!!

      • Siane disse:

        Valeu DANUSA, muito obrigada mesmo, você é 10000000. e Parabénssssssssss mais uma vez ! Irei conciliar com os exercicios, sou um pouco resistente a eles mas sei que é fundamental.

        “Fé não falha ” eu creio também !★

    • karla disse:

      Como faz pra ver os videos de forma acelerada

      • Danusa disse:

        Oi Karla,

        Para acelerar o vídeo, depende do programa que você utilizar para vê-lo. Baixe o VLC. No canto inferior direito tem um quadrinho com «1.00x». Clica nele e escolhe a velocidade que deseja!! ;-)

        Sucesso!!


        “Andar com fé eu vou que a fé não costuma falhar” (G. Gil)

  3. Karine disse:

    Massaa Danusa! Muito sucesso nos novos caminhos! Que a intercessão dos santinhos continuem te acompanhando!

    • Danusa disse:

      Amém! Amém! Amém!

      Se vocês for católica, procure a oração de Santa Catarina de Alexandria no Google! É excelente para estudos e, principalmente, para a hora da prova!!

      Recebi uma imagem na entrada da prova; uma concursada de 2009 estava pagando promessa!

  4. ana carla disse:

    Parabéns menina e agradeça mesmo só Deus não nos abandona nunca.
    Como faço para acelerar as aulas, como vc assistiu ? Não tenho muito tempo e seria uma mão na roda poder fazer isso. Espero que me ajude e agradeço desde já a atenção. Sucesso na carreira de Funcionária Pública.

    • Danusa disse:

      Oi Ana Carla,

      Para acelerar o vídeo, depende do programa que você utilizar para vê-lo. Baixe o VLC. No canto inferior direito tem um quadrinho com «1.00x». Clica nele e escolhe a velocidade que deseja!! ;-)

      Sucesso nos estudos!!


      “Andar com fé eu vou que a fé não costuma falhar” (G. Gil)

  5. joão carlos disse:

    Danusa…nem acredito que é Vc……..sou o João….me me me mexe…….do gpo dos excendtes……o sb….sunga branca…Kkkkkk….passei também……

    • Danusa disse:

      Me-me-me-mexe!!!
      Uau!!! Que maravilha saber que seremos colegas!!! (Nem tão feliz assim porque agora o verei de sunga branca!!! hahahahahahahahahaha)
      Ei, o Jair também está no grupo dos aprovados!!
      Mandarei e-mai!!

      PS: Foi o Guto que deu a dica dos “vídeos acelerados”, lembra? ;-)

  6. Paulo Studart disse:

    Parabéns prima! Vc merece!

  7. ednir Studart disse:

    Danusa a sua vitória é orgulho para todos nós. Vitória batalhada, sofrida, o que aumenta seu mérito. ficamos felizes com sua determinação e fé inabaláveis! Parabéns e sucesso na nova carreira.
    Bjs de sua tia

    Ednir Studart

  8. Val disse:

    Parabéns Danusa! Amei a sua ideia de assistir vídeos. quero saber se você anotava também ou somente assistia aos vídeos e quero saber também como que você acelerava os vídeos para assistir muitos em poucos tempo. Sou como você não tenho muita paciência para assistir à aulas por isso me afasto um pouco dos estudos.
    Aguardo sua resposta1
    abraços e muita boa sorte e sucesso na sua nova caminhada.

    • Danusa disse:

      Oi Val,

      Como já estava na “reta final”, apenas assistia aos vídeos. As anotações eram raras (mais quando eu estava meio impaciente – era uma forma de prestar atenção; mais do que de fixar o conteúdo ou ter um esquema para revisar).

      Quanto a acelerar o vídeo, depende do programa que você utilizar para vê-lo. Baixe o VLC. No canto inferior direito tem um quadrinho com «1.00x». Clica nele e escolhe a velocidade que deseja!! ;-)

      Sucesso!!


      “Andar com fé eu vou que a fé não costuma falhar” (G. Gil)

      • Val disse:

        Oi Danusa, eu outra vez! Quanto ao aceleramento dos programas você disse que é o programa CLC. Mas este programa é usável somente para cáculos? não vale para matérias, assim como, teóricas?
        Agradeço a resposta.

  9. Carlos disse:

    Bom dia Danusa!Tudo bem?

    Parabens minha amiga pela vitória! Eu ja estou nessa fase de ficar louco,kkk!
    Gostaria que vc me ensinasse essa tecnica de assistir os videos acelerados!

    Beijo pra vc e para seus pais

    • Danusa disse:

      Oi Carlos,

      Para acelerar o vídeo, depende do programa que você utilizar para vê-lo. Baixe o VLC. No canto inferior direito tem um quadrinho com «1.00x». Clica nele e escolhe a velocidade que deseja!! ;-)

      Sucesso!!

      PS: lelek lek lelek…. hehehehe

      “Andar com fé eu vou que a fé não costuma falhar” (G. Gil)

  10. Alex disse:

    Parabéns, Danusa!

    Como se assiste vídeos acelerados?

    Sucesso!

    • Danusa disse:

      Oi Alex,

      Para acelerar o vídeo, depende do programa que você utilizar para vê-lo. Baixe o VLC. No canto inferior direito tem um quadrinho com «1.00x». Clica nele e escolhe a velocidade que deseja!! ;-)

      Sucesso!!


      “Andar com fé eu vou que a fé não costuma falhar” (G. Gil)

  11. Crisla disse:

    Oi Danusa! Realmente muito inspiradora sua história. Estou na semana anterior a uma prova do MPE e gosto muito de ler essas histórias aqui no EVP, não só pelas dicas de estudos, que sempre tem, mas tbm pq me dá alegria muito grande ver várias pessoas que se esforçaram, conseguir finalmente cruzar essa linha tão almejada. Já fiz outros concursos antes, mas nenhum com o nível de comprometimento que eu apliquei nesse, mesmo assim procuro não criar muita expectativa, porque está com pouco tempo que eu estudo pra valer. Mas boa sorte nesse novo caminho e parabéns pra vc por essa conquista tão sonhada, e quem sabe daqui a uns dias estarei aqui narrando minha história tbm… rsrsrsr

    • Danusa disse:

      Oi Crisla,

      Que bom que a história serviu de inspiração!

      Em breve – com as graças de Deus – será você contando seu relato!

      Em tempo, você conhece o discurso que Steve Jobs fez para os graduados de Stanford? Se não, procura no Google. É uma excelente lição e estímulo. Não só para concurso, mas para a vida toda!

      Sucesso!!


      “Andar com fé eu vou que a fé não costuma falhar” (G. Gil)

      • Crisla disse:

        Olá Danusa! Obrigada pela atenção. Já conheço o discurso sim, realmente muito bom. Continuo na batalha, e Deus vai me iluminando pra chegar lá. Mais uma vez Parabéns e muitas felicidades e sucesso!!!

  12. Ana Carla disse:

    Danusa, parabéns pela conquista !!! Vida de concurseiro não é fácil, e sabemos que a luta é enorme!!! Aproveite e curta muito este momento. É sempre bom ouvir relatos inspiradores, que não nos deixam desistir de nossos sonhos!!! Felicidades em sua vida!!!

  13. Jaqueline disse:

    Parabéns por sua vitória e que Deus lhe dê saúde para aproveitar as alegrias.
    Gostei muito do seu depoimento e gostaria muito de aprender a acelerar os vídeos para otimizar mais o tempo.
    Bom, se puder me orientar agradeceria muito.
    Obrigada pela atenção,
    Jaqueline

    • Danusa disse:

      Oi Jaqueline,

      Para acelerar o vídeo, depende do programa que você utilizar para vê-lo. Baixe o VLC. No canto inferior direito tem um quadrinho com «1.00x». Clica nele e escolhe a velocidade que deseja!! ;-)

      Sucesso!!


      “Andar com fé eu vou que a fé não costuma falhar” (G. Gil)

  14. Maiana disse:

    Danusa, como faço p/ ver os vídeos acelerados?? Poderia me ajudar?
    Parabéns pela aprovação!!!
    E valeu pelo depoimento.

    • Danusa disse:

      Oi Maiana,

      Para acelerar o vídeo, depende do programa que você utilizar para vê-lo. Baixe o VLC. No canto inferior direito tem um quadrinho com «1.00x». Clica nele e escolhe a velocidade que deseja!! ;-)

      Sucesso!!


      “Andar com fé eu vou que a fé não costuma falhar” (G. Gil)

  15. andrea disse:

    Gostaria de agradecer o seu depoimento pois .é muito comum lermos testemunhos de quem ficou 2 ou no máximo 3 anos estudando.Quem esta nessa estrada a mais tempo que isso começa a se questionar se realmente vai conseguir(como é o meu caso).Tambem fiz o ICMS_SP e naõ passei na P1.Parabens pela vitoria!!!!

    • Danusa disse:

      Oi Andrea,

      De fato, foram loooongos anos!!! Mas todo o esforço foi recompensado! (Isso é o que importa!)

      O apoio da minha família (que sempre acreditou em mim) foi fundamental, mas ter FÉ é imprescindível!! E, lógico, nunca duvide de si! Você é capaz!!!

      Procure na net a história do Bambu Chinês (http://educacaodareligiosidade.blogspot.com.br/2010/06/o-bambu-chines.html)!

      Sucesso!!

      • Marilan disse:

        Acabei de ler a história do bambu chinês. Obrigada pela inspiração. Que Deus continue abençoando a sua caminhada!!!

    • Marilan disse:

      Eita, Andrea. Já li muitos depoimentos, também. Porém, senti um alento em suas palavras. Eu estou há alguns anos nessa estrada: concursos!!! É importante não desisitir, mas as derrotas acumuladas doem…

  16. Maely disse:

    Olá Danusa, parabéns pela sua conquista!!!! Espero ter o mesmo êxito que vc em breve!!! É muito bom ler o resultado de um concurseiro, saber que não é fácil para ninguém… Mas preciso de uma dica sua. Como faz pra assistir aos vídeos acelerados? rsrsrsrsrsrs
    Parabéns novamente, de coração!
    bjs

    • Danusa disse:

      Oi Maely,

      Para acelerar o vídeo, depende do programa que você utilizar para vê-lo. Baixe o VLC. No canto inferior direito tem um quadrinho com «1.00x». Clica nele e escolhe a velocidade que deseja!! ;-)

      Sucesso!!


      “Andar com fé eu vou que a fé não costuma falhar” (G. Gil)

  17. Jorge Tho disse:

    Por favor, me diz como é que faz pra assistir os vídeos acelerados,
    pelo amor de Deus!!!!!!!!!!!!!!

    • Danusa disse:

      Oi Jorge,

      Para acelerar o vídeo, depende do programa que você utilizar para vê-lo. Baixe o VLC. No canto inferior direito tem um quadrinho com «1.00x». Clica nele e escolhe a velocidade que deseja!! ;-)

      Sucesso!!


      “Andar com fé eu vou que a fé não costuma falhar” (G. Gil)

  18. Marília disse:

    Dan,
    vou guardar essas suas palavras nas minhas memórias mentais e vou imprimí-las também, sua vitória é sinceramente nossa, é como se uma parte de mim tivesse passado, na verdade não é “como se”, de fato é!!!

  19. Claudinei disse:

    Danusa, parabéns por mais uma vitória em sua vida. Tive algumas experiências em minha vida em relação a concursos, e pensei em desistir varias vezes, mas não fiz esta besteira, afinal somos brasileiros e não desistimos nunca… Hoje sou concursado, mas estou voltando aos velhos tempos de concurseiros, e lendo a sua história e de como você chegou lá, nós dá um novo ânimo para recomeçar, mais uma vez parabéns. Abraço.

    • Danusa disse:

      Puxa Claudinei, fiquei bastante feliz em saber que minha história foi inspiradora para esse “novo ânimo” do seu recomeço (acho que recomeçar é ainda mais difícil!).

      Tenho certeza que, mais uma vez, você será vitorioso!

      Sucesso!!


      “Andar com fé eu vou que a fé não costuma falhar” (G. Gil)

  20. Rodrigo disse:

    Parabéns Danusa.Li seu depoimento e gostaria de saber como faz para ver as videoaulas aceleradas?Um grande abraço.

    • Danusa disse:

      Oi Rodrigo,

      Para acelerar o vídeo, depende do programa que você utilizar para vê-lo. Baixe o VLC. No canto inferior direito tem um quadrinho com «1.00x». Clica nele e escolhe a velocidade que deseja!! ;-)

      Sucesso!!


      “Andar com fé eu vou que a fé não costuma falhar” (G. Gil)

  21. MANOEL FELIX disse:

    Muuuuito bom o seu depoimento… Danusa, até hoje “era” da sua lista de contatos concurseiros, somente agora vi seu SUCESSO… e fico feliz demais por e com você… Cearense gente boa, tem em todo canto, sempre ouço isso… saia dessa fila e entre em outra, siga seu mestrado… entre na fila dos felizes que já passaram… Parabéns…

    • Danusa disse:

      Grande Félix,

      Era da “lista de concurseiros” e agora é da lista dos “bons amigos que a vida de concurseiro me deu”!! ;-)

      Ainda vou escrever para “meus contatos”, estou só esperando informações mais concretas (datas – mais precisamente).

      Em breve, terá notícias minhas!!!

      Não se esqueça de mim, não! ;-)

      Bjs

  22. Paula disse:

    Parabéns Danusa, como podemos assistir as aulas aceleradas?

  23. marileide disse:

    Danusa, primeiramente parabéns por sua conquista que Deus abençoe sua trajetória.Danusa queria saber como você fazia para assistir as vídeos aulas de modo acelerado.

    • Danusa disse:

      Oi Marileide,

      Para acelerar o vídeo, depende do programa que você utilizar para vê-lo. Baixe o VLC. No canto inferior direito tem um quadrinho com «1.00x». Clica nele e escolhe a velocidade que deseja!! ;-)

      Sucesso!!


      “Andar com fé eu vou que a fé não costuma falhar” (G. Gil)

  24. renildo disse:

    Olá Danusa, primeiro parabens viu, fico muito feliz quando leio esses casos de sucesso sabia? E desejo que você me ajude, como posso assistir as aulas aceleradas?

    • Danusa disse:

      Oi Renildo,

      Ficar feliz com o sucesso alheio. Amigo, você descobriu a fórmula da felicidade!! Parabéns para você!!
      Desejo que muito em breve sejamos nós os muito felizes com o seu sucesso!!

      Quanto a acelerar o vídeo, depende do programa que você utilizar para vê-lo. Baixe o VLC. No canto inferior direito tem um quadrinho com «1.00x». Clica nele e escolhe a velocidade que deseja!! ;-)

      Sucesso!!


      “Andar com fé eu vou que a fé não costuma falhar” (G. Gil)

  25. Fabrício Silva disse:

    Parabéns Danusa, fiquei feliz com sua história. Você fez por merecer. Mas como assistir aulas aceleradas? Só não entendi isso, rsrs. Abraço.

    • Danusa disse:

      Oi Fabrício,

      É simples! Para acelerar o vídeo, depende do programa que você utilizar para vê-lo. Baixe o VLC. No canto inferior direito tem um quadrinho com «1.00x». Clica nele e escolhe a velocidade que deseja!! ;-)

      Sucesso!!


      “Andar com fé eu vou que a fé não costuma falhar” (G. Gil)

      • Fabricio Silva de Almeida disse:

        Olá Danusa, fiquei mais feliz ainda em saber que você estudou e se formou comigo na UFC, sua história serve de inspiração também para mim que estou engatinhando nesse ramo dos concursos, abraço, parabéns.

        • Danusa disse:

          Oi Fá,

          Quando vi “Fabrício Silva” pensei logo em você, mas achei que era só coincidência… Que bacana saber que você “entrou nessa” também! (Melhor ainda será saber que você também foi aprovado! Se Deus quiser, logo-logo!)

          Se precisar de alguma coisa, é só falar!!

          Bjo gde

  26. Geraldo Lopes Barbosa disse:

    Sempre é bom mostrar as experiências da vida e principalmente quando se trata de estudar para concursos, que hoje em dia só passa quem está bem preparado.
    Parabéns Danusa pela vitória.

    • Danusa disse:

      Valeu Geraldo!

      Como dizem: “quanto mais estuda, mais sorte tem”! ;-)

      Sucesso!!


      “Andar com fé eu vou que a fé não costuma falhar” (G. Gil)

  27. wERLLY disse:

    Parabéns Danusa pela inspiração… Uma dúvida… Como é esse sistema de assistir aula acelerada? Fiquei interessado…

    • Danusa disse:

      Oi Werlly,

      Para acelerar o vídeo, depende do programa que você utilizar para vê-lo. Baixe o VLC. No canto inferior direito tem um quadrinho com «1.00x». Clica nele e escolhe a velocidade que deseja!! ;-)

      Sucesso!!


      “Andar com fé eu vou que a fé não costuma falhar” (G. Gil)

  28. jessica disse:

    Psé alguém explica aí como assistir vídeos acelerados, já e o segundo depoimento que vejo falando que aprovaram assistindo video acelerado e até agora não descobri. Algum boa alma que souber posta aí nos coments

    • Danusa disse:

      Oi Jessica,

      Para acelerar o vídeo, depende do programa que você utilizar para vê-lo. Baixe o VLC. No canto inferior direito tem um quadrinho com «1.00x». Clica nele e escolhe a velocidade que deseja!! ;-)

      Sucesso!!


      “Andar com fé eu vou que a fé não costuma falhar” (G. Gil)

  29. Vanderlei disse:

    Oi Danusa, parabéns pela aprovação. Eu estudei tb ‘feito um louco’ rs, mas fiquei apenas entre os excedentes, portanto, só vejo méritos na sua vitoria. Gostaria que vc me dissesse como estudou as contabilidades, quais materiais utilizou etc. Um grande abraço
    Vanderlei

    • Danusa disse:

      Oi Vanderley,

      Agradeço tudo que sei de contabilidade à professora Germana Chaves!! O fato de morar em Fortaleza e poder fazer os cursos presenciais dela me ajudaram bastante!

      Quanto a ficar entre os excedentes, sei demais o que é isso . (Ah! Como sei!)

      Se você me permitir um conselho: esquece esse concurso de agora e estude para os próximos. Está muito próxima sua aprovação! (É fato!). Se por acaso der certo ser chamado ainda para esse concurso, melhor ainda!! Mas é como um bilhete de loteria: ninguém conta com o prêmio (nem para a vida) antes do sorteio, certo?

      Sucesso!!


      “Andar com fé eu vou que a fé não costuma falhar” (G. Gil)

  30. Michel disse:

    Pode me explicar como é a técnica de assistir videos acelerados?… Não sei como funciona isso não.
    Um Abraço e parabéns guerreira.

    • Danusa disse:

      Oi Michel,

      Para acelerar o vídeo, depende do programa que você utilizar para vê-lo. Baixe o VLC. No canto inferior direito tem um quadrinho com «1.00x». Clica nele e escolhe a velocidade que deseja!! ;-)

      Sucesso!!


      “Andar com fé eu vou que a fé não costuma falhar” (G. Gil)

  31. Gabriel disse:

    Qual velocidade você costumava utilizar?

    Parabéns!

    • Danusa disse:

      Oi Gabriel,

      A velocidade dependia muito do professor: Tudão, no máximo 1,23x; Germana (dependendo do que estava explicando) passava de 2x; Borba, geralmente 1,45x…

      O assunto da aula e o meu humor também influenciava na escolha da velocidade.

      Sucesso!!


      “Andar com fé eu vou que a fé não costuma falhar” (G. Gil)

  32. Jean Michel disse:

    Olá Danusa, parabéns pela aprovação!!!

    Sim, não irei perguntar como acelerar o vídeo, mas sim como conseguiu estudar numa rede????

    Parabéns!!!

    • Danusa disse:

      hahahaha

      Boa! Acho que está no sangue? Qual cearense (acho que nordestino de uma maneira geral) não gosta de uma boa rede? :-)

      Além disso, já estava assistindo aos vídeos como quem vê uma novela/filme.

  33. jessica disse:

    Oi Danusa, baixei o referido programa e já utilizei o recurso da aceleração
    Muito obrigado pela dica, já estou otimizando o meu tempo em relação às video aulas.

    • Milena disse:

      Oi Jessica, pode me passar o link em que baixou esse programa do recurso da aceleração?
      Aproveitando, Parabéns Danusa pela vitória após tantos obstáculos.

  34. Eduardo disse:

    PArabens, Danuza. A oraçao a Santa Catarina já está guardada.
    Fiz a prova e nao fui bem. Vc poderia me dar a sua bibliografia? Digo a do EVP e outros livros..
    .Custos-Germana
    Portugues???( Me arruinei na prova)
    etc.
    Esse livro do CTN, especificamente é qual do prof. Roberval? Ele tem varios.

    • Danusa disse:

      Oi Eduardo,

      Especificamente para o ICMS-SP, foram poucas leituras, de fato meu estudo foi mais por aulas. Mas é importante lembrar que já tinha a base de alguns longos anos de estudo… (O conhecimento se solidifica!)

      – Tributário:
      CTN para Concursos – Roberval Rocha
      CTN (a lei pura)
      Aulas do Jéfferson de exercício da FCC (EVP), algumas aulas do Borba (mas não o curso todo – EVP) e aula de exercício do Ricardo Alexandre (Estratégia).

      – Legislação específica:
      Livro preto do Rosa
      Livro verde do Rosa (não sei os títulos direito)
      Lei seca
      Aulas do Tudão (EVP, Canal, LFG), Borba (EVP) e Rosa (Estratégia)

      – Custos:
      Aulas da Germana (EVP) e do Montoto (LFG)

      – Geral e Avançada:
      Curso presencial de CPC da Germana
      Aulas da Germana (EVP)

      – Penal:
      Leitura do CP (só a parte dos crimes contra a Administração – estava relembrando a matéria que tinha estudado para CGU)

      – Constitucional: CF/88 (muitas vezes! Terminava ajudando para Tributário, Administrativo e um pouquinho para Finanças)

      – Raciocínio crítico: aulas do Jairo (EVP)

      – Adm Pública: PDRAE (de novo, só pra relembrar o que tinha estudado pra CGU)

      – Português: questões de provas anteriores

      – Atualidades: programinha do Orlando Stiebler no Youtube! (Aconteceu? Orlando explica) [Muito divertido!!]

      – Finanças: curso de 2h do Canal (resumo do resumo) com Alex Mendes.

      Quase nada de PDF!

    • Danusa disse:

      Que Santa Catarina ajude bastante nos seus estudos, na sua prova e – lógico – na sua aprovação!!

      • eduardo disse:

        Mt obrigado mesmo Danuza. Minha mae eh beata.. a feh foi repassada para mim. Q Deus te abencoe nessa nova caminhda.

  35. Marcos disse:

    Parabéns !

    Você merece e como merece essa vitória, fico emocionado só de ver os relatos de quem já passou.
    Um amigo que passou para o iss disse que da vontade de lamber a tela do pc quando o seu nome está entre os aprovados, só quem está na luta sabe o quanto é difícil. Para assistir os videos usando o vlc é necessário baixar para o pc ou da para assistir direto do site ?

    Grande abraço, e sucesso nessa nova fase.

  36. Fernanda disse:

    Olá Danusa!

    Muito bonita sua história! Bastante inspiradora pra gente que vive nessa luta. Li cada palavrinha, emocionante! Sou como vc, aprendo bastante com vídeo aula, já tinha ouvido falar dessa técnica dos vídeos acelerados e graças a Deus encontrei a primeira pessoa disposta a compartilhar como se faz! Hehe. Vc a usava somente para rever os vídeos não era? A primeira vez assistia normal, fazendo resumos? Sei que o EVP é maravilhoso, mas quais mais vc indica?

    Ah! Obrigada tb pela dica da belíssima oração de Santa Catarina, não conhecia, e já juntei as tantas outras que tenho. Rss.. Sou católica e tenho umas mil promessas pra pagar quando chegar a minha vez! Acredito profundamente que a fé não falha, que os planos de Deus são perfeitos e que temos que confiar sempre!

    P.S: Acho que vc é irmã de um grande amigo meu, o Miguel. To na torcida em oração para que ele tb alcance sua aprovação. ;)

    Beijos!

  37. Danusa disse:

    Oi Fernanda,

    Sou a irmã do Miguel, sim! Vocês se conhecem de onde? Falarei de você para ele!! Estou querendo ‘arrastá-lo’ para SP também, já pensou se ele passa para juiz?!? Se Deus quiser!!!

    Falando em Deus (e em orações), faça a quarentena de São Judas Tadeu! (É fácil encontrá-la na internet!). Infalível!!

    Sobre os vídeos, para outros concursos – em regra – eu assistia na velocidade normal (principalmente cursos do Canal que não dá pra baixar) e fazia, sim, os resumos, mas para esse de São Paulo já assistia a tudo acelerado e quase não fazia anotações.

    Quando comecei a ver os vídeos, já tinha saído o edital; não dava mais tempo de fazer resumos. No máximo fazia uns esquemas enquanto lia a legislação (principalmente o PAT).

    Mande notícias pelo Migas!

    Bjs

    • Fernanda disse:

      Será maravilhoso! Mas ele vai passar sim, com as graças de Deus, no momento certo!!

      Ótimo! Farei com certeza a quarentena de São Judas Tadeu, meu pai é devoto dele e tenho uma oração muito bonita aqui comigo.. Quando pego orações que gosto assim tipo quarentena, faço 3x ao ano, incluo em minha rotina de orações e acaba sendo todo dia. Hehe! Sou louca! Acho 40 dias pouco.. kkk.

      Mais uma vez obrigada pelas dicas, já ontem assisti um vídeo da Giovanna no modo acelerado. Estranhei no comecinho, pois ela já fala rápido demais (adoro o jeitão dela! Rsrs), mas com certeza é perfeito para ficar revisando e aproveitar o tempo.

      Parabéns por sua vitória Danusa! Vc esbanja felicidade nas palavras, e vemos o quanto vc mereceu! Boa sorte lá em SP e que Nossa Senhora continue à sua frente, intercedendo por vc e preenchendo seu caminho de luz!

      Beijos querida!
      Deus te abençoe..

  38. Sergio disse:

    Olá Danusa,

    Parabéns pela aprovação !!!
    Como vc já respondeu a quase tudo (rsrs), sobrou-me uma dúvida:
    para acelerar os vídeos do EVP vc precisa nessariamente baixá-los?
    Eu tentei acelerá-los mas não consegui.
    Em tempo: Muito boa a sua dica, eu mesmo vinha evitando assistir vídeo aulas por conta da demora. Eu já havia falado na possibilidade de acelerar mas não tinha me aprofundado nessa questão.

    Abraços e sucesso no novo cargo,

    Sergio

    • Danusa disse:

      Oi Sérgio,

      Eu só consigo acelerar se ele estiver no computador. Não sei se há outra forma…

      O colega César também deu uma dica para acelerar: “PARA ASSISTIR OS VÍDEOS MAIS RÁPIDO, PORÉM COM QUALIDADE (SE O PROGRAMA FOR O WINDOWS MEDIA PLAYER), EXISTE A TECLA DE ATALHO – CTRL + SHIFT + G ).”

      Ah! O VLC serve também para arquivos de áudio (exemplo: ouvir a CF/88 – aquela que baixa no site da Câmara (http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/acessibilidade/constituicaoaudio.html).

      Sucesso!!


      “Andar com fé eu vou que a fé não costuma falhar” (G. Gil)

  39. Paula disse:

    Bom dia Danusa, esse VLC só funciona para vídeos baixados no CP ou podemos acelerar diretamente nas aulas do eu vou passar?

  40. Paula disse:

    desculpe digo, PC

  41. kleydiane disse:

    Danusa !!

    Parabéns!! por favor querida pode me explicar a questão de videos acelerados?

    abraço

    • Danusa disse:

      Oi Kleydiane,

      Para acelerar o vídeo, depende do programa que você utilizar para vê-lo. Baixe o VLC. No canto inferior direito tem um quadrinho com «1.00x». Clica nele e escolhe a velocidade que deseja!! ;-)

      PS: Você tem que baixar o vídeo [arquivo] pro seu computador.

      Sucesso!!


      “Andar com fé eu vou que a fé não costuma falhar” (G. Gil)

  42. Licia disse:

    Danusa, qual não foi minha alegria quando vi no Eu passei, esse nome bem grande Danusa Studart. Ronaldo e eu estamos muito felizes que sua hora chegou. É como você mesmo encerra seus e-mails: Andar com fé. Estou muito, muito, muito feliz mesmo com a sua vitória, cada dia estou mais convicta que é só uma questão de tempo e persistência. Parabéns, Danusa das madrugadas em claro… Muito feliz mesmo por vc. Sem dizer que vai morar na minha terrinha, seja muito bem -vinda. Um grande abraço , espero vê-la em breve. Licia.

    • Danusa disse:

      Oi Lícia, saudades de você!!

      Com certeza você fez parte dessa história!! Essa vitória também é sua; é nossa!!

      Falou tudo: tempo + persistência!

      Bjo gde pra vc e pro Ronaldo!!

  43. vilmara disse:

    Parabéns Danusa!
    Que Deus continue te iluminando,e, que vc sirva de exemplo para muitas pessoas que estão nessa batalha. Estou começando agora nesse mundo de concurseiro,e, você está sendo um grande exemplo para mim.
    Gostaria que vc me orientasse, qual a melhor maneira de começar a estudar?Lendo livros ou assistindo as videos aula?

    • Danusa disse:

      Oi Vilmara,

      Vamos refazer sua pergunta: do que você GOSTA MAIS? De ler livros ou de assistir a aulas? Eu, por exemplo, adoro aulas, já meu irmão prefere os livros… Vai de cada um!

      Porém, já que está começando, crie o hábito de resolver questões. Muitas questões. Há vários materiais e sites disponíveis.

      Outro ponto que deve ser levado em consideração é o tempo que você tem até a prova! (6 meses, 1 ano, 2 anos…). Como dizia o Tudão (professor Vilson Cortez), “antes do edital, você tem todo tempo do mundo; depois do edital, está atrasado”!

      Sucesso!!!

      E lembre-se: “A FÉ NÃO COSTUMA FALHAR!” ;-)

  44. CESAR ALVES disse:

    BOM DIA GENTE E PARABÉNS A TODOS QUE ESTUDAM E TORNAM-SE VENCEDORES.!!
    É SÓ QUESTÃO DE TEMPO PARA QUE TODOS TENHAMOS A GRAÇA DE DEUS.
    ALIÁS A SAÚDE E A PAZ JÁ É A DEMONSTRAÇÃO DE QUE SOMOS ABENÇOADOS…..

    PESSOAL, VALORIZEM CADA MOMENTO QUE RESPIRAMOS, POIS DEUS ESTÁ PRESENTE EM NOSSA VIDA NOS DANDO FORÇA…. FORÇA !!!!!!!!!PARA TODOS…….VOCÊS SÃO VENCEDORES…

    P.S. PARA ASSISTIR OS VÍDEOS MAIS RÁPIDO, PORÉM COM QUALIDADE (SE O PROGRAMA FOR O WINDOWS MEDIA PLAYER, EXISTE A TECLA DE ATALHO – CTRL + SHIFT + G ).

    VALEU PESSOAL…

    CESAR.

  45. Marcos disse:

    O nome é bem sugestivo. Imagino que a mãe sempre falava Danusa vai studart

  46. Fiel disse:

    Putz, mas só passou crente nesse concurso!!

  47. Poliana disse:

    Oi, boa noite!

    Novamente sobre a aceleração do vídeo, eu baixei os videos do EU VOU PASSAR, baixei o VLC, mas não encontrei no canto inferior direito o um quadrinho com «1.00x». Vc poderia me enviar o link que baixou e uma foto prtsc para eu visualizar esse bendito canto?

    Grata.

  48. Ana CAriny disse:

    Olá Danusa, parabéns pela sua grande vitória…. Estou iniciando os estudos para área fiscal e queria algumas dicas, se possível. Como você dividia suas horas de estudo por matérias? O cursinho presencial, você acha essencial, ou para quem está iniciando vale também somente as vídeo-aulas do EVP? Quando você iniciou os estudos, dividiu as matérias de estudo por ciclos? e como você fazia, tipo, estudava direito adm completo, fazia resumos e exercicios e depois começava a rever, e rever, e rever….. Existe algum método para estudar a integra da Leis (CF/88, CTN,…) e memorizar com maior facilidade?

    Um forte abraço e muito $UCE$$O….

    • Danusa disse:

      Vish… Quantas perguntas!
      ‘Bora ver se eu consigo ajudá-la! (Espero que sim!)

      »O cursinho presencial, você acha essencial, ou para quem está iniciando vale também somente as vídeo-aulas do EVP?

      Depende muito de você. Para mim, começar tendo aula presencial foi fundamental. Principalmente porque se tem contato com outras pessoas, pega dicas, troca materiais… Se você já tem esse “networking”, aí talvez pese a questão da comodidade e horários.

      » Existe algum método para estudar a integra da Leis (CF/88, CTN,…) e memorizar com maior facilidade?

      Eu gosto de fazer esquemas.
      Coloca uma parte do texto (uma alínea ou um inciso, por exemplo) e embaixo faz o esquema. O ideal é que seja você mesma quem o desenvolva. Afinal, é você quem deve memorizá-lo! (O que não significa que não possa sem inspirar [ou até copiar] outros esquemas).
      A parte do ICMS na CF, por exemplo, eu desenhei (literalmente) cada um dos incisos, alíneas, parágrafo… Fiz em 2009 e reli várias vezes em 2013.
      Mas tem que ver a questão do tempo! Demora pra caramba! Não vale a pena fazer de tudo.

      » Como você dividia suas horas de estudo por matérias?
      Pós-edital:
      – Primeiro ponto é descobrir o valor proporcional da matéria em relação à prova. (se não tiver mínimo por disciplina – lógico). Ex: português vale 25 pontos dum total de 180 (25/180=14%)
      – Depois, saber quanto tempo tem disponível até a data da prova (seja realista! Não adianta planejar 8 horas se só vai conseguir estudar 6!). Ex: 5 horas por dia, 6 dias por semana, 4 semanas (5x6x4=120h)
      Primeira divisão é proporcional entre tempo e peso. (Ex: 14% de 120 = 16h20min para estudar português) – – Alguns ajustes devem ser feitos, tipo: tirar horas das matérias que já domina ou das que o custo x benefício seja baixo, “conseguir” mais tempo para as que são mais difíceis ou para as que têm mais peso. (16h20 em 4 semanas seria 4h05 por semana, muito pouco – preciso de pelo menos 6h; de onde vou tirar esse tempo?)
      É uma espécie de quebra-cabeça montar o cronograma de estudo. Mas equivale a “amolar o machado”. Não é tempo perdido, ao contrário!!

      »Quando você iniciou os estudos, dividiu as matérias de estudo por ciclos? e como você fazia, tipo, estudava direito adm completo, fazia resumos e exercícios e depois começava a rever, e rever, e rever…

      Tentei fazer resumos no comecinho, mas achava que estava perdendo tempo demais e parei. Um erro! [Ter parado!] Sem edital previsto, eu tinha tempo para fazer resumos (que é uma coisa que gosto). Também acho que demorei muito a focar mais nos exercícios. Deveria ter lido os livros (ou pdf) de questões resolvidas há muito mais tempo!
      Ah! Tenha um desses livros sempre à mão! (No carro, na bolsa…) É uma leitura excelente para quando se tem pouco tempo ou está num ambiente agitado (ex: esperando ser atendida pelo médico). Faça* uma questão por vez.
      *Fazer = responder a questão e ler o comentário.

      No mais, fica a lição que encontrei no blog de um amigo:
      “(…) Por ahora, no he encontrado más antídoto que trabajar constantemente en la comprensión de que MI CAMINO ES PARTICULAR y PROPRIO. Que quizá algo de lo recorrido por mi, sirva a otros y si es así, maravilloso. Eso es, en algún sentido, pasar la riqueza infinita de la experiencia y no vender dogmas y fórmulas de autenticidad y verdad. Como hacen los abuelos o los padres cuando cuentan sus historias. Los niños las escuchan y se nutren naturalmente. Luego emprenden y construyen su propio camino. (…)”

      Link: http://gestaltconciencia.blogspot.com.br/2013/04/un-camino.html

      SUCESSO!

      • Danusa disse:

        “Ah! Tenha um desses livros sempre à mão! (No carro, na bolsa…) É uma leitura excelente para quando se tem pouco tempo ou está num ambiente agitado (ex: esperando ser atendida pelo médico). Faça* uma questão por vez.
        *Fazer = responder a questão e ler o comentário.”

        »» Faça* uma questão por vez.
        QUANDO estiver nesses ambientes “não propícios aos estudo”.

        Quando estiver estudando “pra valer” por exercícios, aí resolve a bateria de questões do assunto escolhido! (Ler os comentários antes vai deixar a quantidade de acertos tendenciosa! [Você precisa conhecer também onde está errando, para não repetir o erro!])

  49. Caio disse:

    Danusa, Parabéns!
    Gostaria de saber se vc recomenda o CTN Comentado do Roberval Rocha.
    Obrigado

    • Danusa disse:

      Oi Caio,

      Com certeza! Muita jurisprudência e uma excelente forma de ler o CTN*. Fazia muito tempo que não estudava tributário e três fontes foram minha salvação: as aulas de exercício do Jéfferson (aqui no EVP), as aulas do Ricardo Alexandre (vídeo) pelo Estratégia e o livro do Roberval [CTN para concursos].

      *O único ‘porém’ do livro é que os exercícios poderiam ser comentados. Mas nunca foi essa a proposta, né?

      Sucesso!! E lembre-se: “a fé não costuma falhar”! ;-)

  50. Felipe disse:

    Oi… tenho uma pergunta sobre este concurso, sou novo nessa aerea de concursos ainda e queria saber se tem prova discursiva ? Obrigado

    • Danusa disse:

      Oi Felipe,

      Até agora não! Não ouvi ninguém dizer a respeito para os próximos concursos.

      Você conhece o Fórum Concurseiros? Entra no site! Para área fiscal, é o melhor que tem! (Se for outras áreas – jurídica, por exemplo – há outros fóruns mais direcionados).

      Site: http://www.forumconcurseiros.com.br

      Sucesso!!

      Ah! E agora que começou nessa “vida de concurseiro”, o melhor conselho é: NÃO DESISTA!!

      “Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que não perceberam o quão perto estavam do sucesso no momento que desistiram”. (Thomas Edison)

  51. João Tadeu disse:

    Que bela história de concurseira, amiguxa! Está de parabéns por tamanha força de vontade! Adorei ver que vc me citou no seu depoimento! rs

  52. Antonio disse:

    Eu também fiz parte daquele grupo dos excedentes da Receita, que loucura hem. Felizmente tudo passa e já superamos aqueles momentos de muita ansiedade.
    Parabens pela merecida conquista, felicidades na carreira de Fiscal do ICMS SP.

  53. Rosangela Rodrigues disse:

    Parabéns Danusa, sua história me reanimou. A história mais recente é esta: estudei tanto para a Receita Federal que neste ano (2014) me inscrevi, depois saiu o edital do ISS/SP, mas as primeiras provas seriam realizadas no mesmo dia (entendi perfeitamente suas dúvidas). Acabei me inscrevendo nos dois, depois resolveria qual concurso prestar. Na última semana optei pelo ISS por conta da estatística da RFB (+- 250 c/v), mas não deu tempo de pegar tudo da área das específicas do ISS (+- 51 c/v). Enfim, não foi desta vez. Aí desanimei total, foi um balde de água fria. Sei que a maioria dos aprovados passaram por tudo isso, com uma diferença: não desistiram.
    Então entendi que até a aprovação, existe uma caminhada longa e difícil, e que a recompensa se aproxima depois de cada dia dedicado às matérias do concurso dos sonhos.
    Um abraço e muito obrigada.

    Rosangela Rodrigues

  54. Aade disse:

    Seu estudo foi majoritariamente por meio de livros?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login