Home » News » Fim de concurso para cadastro poderá ser aprovado

Nesta quarta-feira, dia 29 de maio, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) poderá encerrar a discussão quanto ao fim do concurso público para formação de cadastro de reserva, segundo informou a Agência Senado. O substitutivo a projeto de lei do senado PLS 74/2010, que proíbe esse tipo de seleção, assim como a oferta simbólica de vagas, ou seja, um número inferior a 5% dos postos já existentes no cargo, poderá ser aprovado. A proposta formulada pelo ex-senador Marconi Perillo (PSDB-GO), recebeu o parecer favorável do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), relator, que considera a atual situação dos concursos arbitrária, impedindo o acesso justo e igualitário.

Além disso, o texto da futura lei, inibe a possibilidade do concurso expirar sem a nomeação dos aprovados; inclui a realização da sindicância da vida pregressa na como primeira avaliação, proibindo a eliminação do candidato que responde a inquérito policial ou processo criminal ainda sem condenação definitiva e ainda dispões que o edital deverá ser publicado no Diário Oficial da União 90 dias antes dã primeira etapa ser realizada, assim como a indenização aos candidatos por prejuízos causados por cancelamento ou anulação do concurso com edital já publicado. Com a alteração do PSL 74/2010 alterado por substitutivo, se for aprovado nas duas votações na comissão e não houver recurso para ser examinado pelo Plenário do Senado, será encaminhado à Câmara dos Deputados.

Fonte: Folha Dirigida

Saiba mais no SOS Concurseiro

1 Comment

  1. Marina disse:

    Junto com esta proposta (tramitava ou) tramita tbm uma lei onde o valor da inscrição seria baseado no valor do vencimento do cargo a ser disputado .Importante não deixassem isto de lado visto q a discrepancia entre os valores das inscrições são absurdas, exemplo disso, é comparmos o concurso de agente de segurança metroviário: salário 1.991,91 – inscrição 89,00 – Atendente de Necrotério Policial: salário 2.278,00 – inscrição 10,65 – Analista do IBAMA: salário 6.134,15 – inscrição 85,00. Qual a lógica ??? É a banca quem define??? Visto q estamos falando de FCC, VUNESP e CESPE/UNB respectivamente… Definitivamente isto é um ponto q precisa urgentemente ser regulamentado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *