Home » Eu Já Passei » Depoimento de Guilherme Bocardi aprovado no MPU

Olá, galera do EuVouPassar! É um imenso prazer estar aqui para contar a todos vocês minha trajetória nos concursos públicos.

Meu nome é Guilherme Henrique Silva Bocardi, tenho 28 anos, nasci em Jaboatão dos Guararapes – PE, mas moro em Rio Branco – AC há quase 8 anos, sou formado em Tecnologia em Processos Gerenciais e estou no 5º ano de Direito.

Quando cheguei ao Acre, em 2005, não tinha ideia do que seria esse fabuloso mundo dos concursos públicos. No entanto, com o passar do tempo, comecei a perceber que o concurso público poderia ser uma alternativa interessante para mim, tendo em vista a fragilidade da iniciativa privada aqui no Acre. Sendo assim, de forma desordenada, comecei a fazer todos os concursos que apareciam, tais como o Banco do Brasil, Caixa e IBGE. Apenas no último, depois de algum tempo, fui convocado, mas logo notei que estava longe do que eu queria para o meu futuro. Nos meses em que estive no IBGE, senti a importância do foco, da estratégia e do estudo profissional para lograr  êxito em concursos públicos. E foi nesse ínterim que conheci, por meio de um colega, o site EuVouPassar, o qual foi, sem dúvida, um divisor de águas em minha preparação.

Naquele momento, já em 2009, eu precisava de um curso de qualidade, que me trouxesse a base necessária nas matérias elementares, a um preço acessível. Era a hora de dar uma guinada na vida. E não deu outra. Fiz alguns cursos de Português com o fantástico Marcelo Bernardo, Constitucional com Sylvio Motta e Fernando Castelo, Administrativo com Lidiane e Cláudio José, Eleitoral com Fernando Castelo, Direito Processual Penal com Bruno Trigueiro, Civil com Perazo etc. O EuVouPassar me deu uma base muito boa para começar a enfrentar concursos mais disputados.

O Primeiro teste foi o concurso do TRE-AC, em 2010. Fui confiante e fiz uma bela prova, logrando a 12ª colocação para o cargo de Técnico Judiciário. Alguns meses depois, veio outra aprovação, desta vez no TRT-14ª região, também para o cargo de Técnico judiciário.

Com base nessas aprovações, tive a certeza de que já era competitivo, mas ainda me faltava algo: a resolução de questões de concursos anteriores, o que considero imprescindível para a aprovação. Para tanto, utilizei um site de questões de concursos para o treino incessante de provas anteriores, o qual trouxe resultados expressivos: 1º lugar para Conciliador, em 2012 e, exatamente hoje, o 3º lugar para Analista Jurídico do MPU, em Rondônia.

Meus caros, foram 4 anos de preparação. Inúmeros momentos de angústia, incerteza, desânimo e isolamento. Uma boa parte da família não colocava fé no projeto. Mas tive muita sorte de ter um Pai que conhece bem a importância de um estudo focado e de alto rendimento para o futuro de um cidadão. Aproveitei o apoio moral e financeiro dado e creio que valeu  muito a pena. Minha namorada também foi importante nesta caminhada.

Graças a Deus, o Ministério Público da União foi o sétimo concurso em que fui aprovado. Todos com o auxílio do EVP. O método de estudo que utilizei e que considero eficaz é: leitura assídua do vade mecum, aulas no EVP, resolução brutal de questões e aulas em PDF do Estratégia, as quais são focadas no edital e extremamente úteis para nós. E, para concursos maiores, leitura de informativos do STF e do STJ.

Meus planos para o futuro são muitos. Em especial, desejo, ainda, um dia, tornar-me procurador da República. Ser um agente público ético, íntegro, e que ajude a melhorar o Brasil. Do ponto de vista pessoal, ser feliz, casar, talvez ter filhos.

Despeço-me agradecendo ao EuVouPassar, por realizar um trabalho fantástico, ajudando concurseiros espalhados por todo o Brasil. A Deus e aos familiares que acreditaram em mim. E também aos que não acreditaram hehe. E a você que está batendo na trave,  que está com dificuldade ou desanimado, acreditando que não conseguirá mudar sua vida, eu digo: você pode, sim! Organize-se, converse com quem já chegou lá, ouça quem é concurseiro de verdade. Mesmo que você disponha de pouco tempo, tenha filhos, esteja cheio(a) de problemas, eu lhe asseguro que dá! Estude da maneira correta. Leia e releia os materiais escritos, assista às aulas no EVP, treine muitas questões, você irá conseguir. O gostinho da aprovação compensa qualquer esforço.

32 Comments

  1. Melina disse:

    Parabéns!

  2. Rafael Felix disse:

    Parabéns pela aprovação, amigo concursando! Fé, Força e Foco !!!
    Ruma a minha aprovação#

  3. Nathália disse:

    Parabéns pelas aprovações Guilherme!! Muito sucesso pra você!!! Espero em breve também poder dar meu tão sonhado depoimento aqui!

  4. Ana Pontes disse:

    Olá Guilherme, parabéns deve ser uma alegria sem igual, também moro em Rio Banco mas sou daqui mesmo, e sei o quanto difícil é conseguir um bom emprego principalmente no Acre. Venho estudando há um ano, consegui algumas aprovações mas nada muito promissor minhas colacações não foram boas, suas dicas me motivaram bastante, mas me fala uma coisinha, existe alguma forma de ser bem sucedido nas provas da cespe? fiz o concurso do Ibama para técnico, obtive bastantes pontos mas meu nome nem pareceu e também a prova do MPU técnico 2013, outra negação, confesso que estou desanimada, mas vou continuar lutando e estudando e desta vez da forma correta, mas se puder me dá essa dica da cespe, ficarei grata. Mas uma vez parabéns.

  5. maria de nazaré disse:

    È mais um que me sinto totalmente indentificada estou fazendo extamente isso guilherme estudando no EVP fazendo simulado no Sitio ROTA DOS CONCURSOS e tem sido assim minha vida.Muitos dizem que meu salario vem em real e desaparece onlline. Suas palavras só me mostra que estou chegando também. parabens!!

  6. Wagner Santos disse:

    Parabéns meu amigo!!! foram muitas aprovações, mas e nomeações? espero que o MPU o convoque logo, o povo precisa de servidores públicos compromissados em atender de forma eficiente.

  7. Cleide disse:

    Guilherme, o mérito é todo seu!!! Costumo dizer que somos o que queremos ser.

  8. Cristiano Almeida disse:

    Olá Guilherme, nobre concurseiro, moro no Acre também, precisamente na região do Vale do Juruá. Cara você é motivo de orgulho para todos os concurseiros que estão nessa luta e para as pessoas que não acreditavam em você, sem palavras. Subestimar alguém não é atitude plausível, porém essas pessoas vão ter quer reconhecer sua grande capacidade para lhe dar com os concursos. Parabéns.

  9. daniele borges disse:

    olá Guilherme, primeiramente te parabenizar pelo sucesso…felicidades nessa tão sonhada carreira!!
    Estou começando a jornada agora, entrando no mundo dos concurseiros, “CONCURSEIRA HOJE E CONCURSADA AMANHÔ, rss. Espero em muito breve estar aqui compartilhando minha felicidade aqui com vocês do EU VOU PASSAR!!!
    FÉ NA MISSÃO GUERREIROS!!!

  10. Siane disse:

    “Mesmo que você disponha de pouco tempo, tenha filhos, esteja cheio(a) de problemas, eu lhe asseguro que dá! Estude da maneira correta. Leia e releia os materiais escritos, assista às aulas no EVP, treine muitas questões, você irá conseguir. O gostinho da aprovação compensa qualquer esforço.”

    Muitíssimo obrigada, Guilherme ! Você não imagina o quanto é importante o seu depoimento para nós, ou melhor deve imaginar sim, pois já passou por tudo que nós ainda estamos passando. Sua humildade e esforço nos mostra que sua aprovação foi muito merecedora ! Parabéns e obrigada por vir até aqui nos motivar contando um pouco de sua história ! Felicidades, fique com Deus !

  11. Lili disse:

    Parabens Guilherme!
    Estou exatamente como descreveu: batendo na trave, desanimada.
    Mas apos ler um depoimento como este fiquei bem mais confiante. Ninguem disse que seria facil.
    AH, qual e o site de questoes? Estou em duvida entre superprovas e questoes de concursos…
    obrigada por compartilhar sua historia!

  12. Maurício disse:

    Parabéns Guilherme. Gostei muito desse final do depoimento, valeu mesmo!

  13. Iris Medeiros disse:

    Guilherme….. hoje vc está sendo minha fonte de inspiração….. Ainda estou batendo na trave….. mas , desistir jamais…. Que Deus o abençoe nessa caminhada…. e que venha a próximo desafio ” procurador” , pois o caminho para o sucesso vc já sabe!!! Iris – Bsb.

  14. Luiza disse:

    Parabéns!!! Espero, logo, logo também apresentar o meu depoimento.

  15. Jay disse:

    Grande Guilherme,

    Fico feliz que sua trajetória tenha chegado a esse ponto. Estudamos junto (ainda que pouco tempo) e fico realmente feliz em ter notícias suas desta forma, você merece.

    Fico feliz e lhe desejo o maior sucesso do mundo.

  16. alessandra disse:

    Parabéns Guilherme e muito obrigada por nos dar palavras de que realmente conseguiremos nossa aprovação, com material certo, estudo focado e principalmente com a ajuda desse site maravilhoso que amo .

  17. Humberto Matos disse:

    Parabéns Guilherme, é sempre prazeroso ler depoimentos de quem chegou lá, e o que me motiva nessas horas, é perceber que pra todo mundo os caminhos são basicamente os mesmos, muito empenho, dedicação, com uma boa dose de angustia e desanimo, mas com uma conclusão bem sucedida.
    Felicidades!!!

  18. Rose disse:

    Parabénsssssssss –
    Sinta-se já um Procurador – tenho certeza de que terá mais essa conquista!!
    Felicidades

  19. eliane braga disse:

    Parabéns Guilherme, vc merece com certeza essa conquista !
    eu tb estou na luta, muito cansada agora (00:35 ) mas como vc disse:
    ”O gostinho da aprovação compensa qualquer esforço.” Deus esteja
    sempre com vc !!!! .

  20. Marco disse:

    Me arrepio em ler esse belo depoimento pois em certos trechos me encaixo.

    Parabéns Guilherme você está servindo de inspiração para muitos inclusive para mim, que estou nesta labuta também.

  21. Samara Rocha disse:

    Guilherme Parabéns pelo teu esforço.

  22. gustavo disse:

    Valeu tava precisando ler uma historia de vitorias abraço até mais.

  23. Bruna disse:

    Parabéns!! Sei que e um caminho mto árduo… Mas com garra e dedicação chegamos lá!! Parabéns!

  24. Tiago Patury disse:

    Meu grande amigo BROW… Parabens cara,… VC e ARRETADO como se diz aqui, na sua terra natal.. Estamos esperando você aqui em Recife… Veja se vem em 2014 em junho, vamos a alguns jogos da copa aqui…

    ABracao

    DO velho amigo

    Pato

  25. Jacqueline disse:

    Parabéns Guilherme pelo depoimento e pela aprovação no concurso do MPU!
    Fui sua concorrente neste último, mas fiquei lááá atrás (72ª). Todo dia é um questionamento diferente na mente: será que estudo errado? será que eu tenho dificuldade de aprendizagem? (hehehe) etc. Mas, sei que tudo isso faz parte do processo. Concurso é uma prova de resistência: passa quem aguenta mais. Rs…
    Deus continue te abençoando com essa força para o estudo e que vc siga com muita HUMILDADE considerando o seu próximo superior a vc mesmo (Filipenses 2.3)

  26. Pablo Alves disse:

    Bem… Conheço o Guilherme Bocardi há praticamente uns dois anos, em razão do concurso do TRE-AC. Por incrível que pareça nunca o vi, mas mantenho contato com ele através de e-mail e da rede social falecida (orkut),… risos… Tenho a certeza de que ele terá mais sonhos realizados em sua vida. Hoje somos colaboradores na mesma instituição (TRE-AC), contudo, não por muito tempo, haja vista que o Guilherme espera o chamado no MPU. Guilherme, parabéns pela tua caminhada e um forte abraço. Que seu exemplo possa ser seguido por muitos! Ass.: Pablo Alves

  27. Clezia disse:

    Parabéns Guilherme, tenho certeza que irá conseguir chegar até onde queres, pois és um guerreiro,determinado,centrado, é acima de tudo humilde.Abraço!

  28. Ernane disse:

    Olá amigo Guilherme, tudo bem? Parabéns pela aprovação!
    Estou estudando para o concurso que abrira do MPU…a questão é coisa que as vezes não pensamos, principalmente quando o salário atrai bastante.
    Pode em ajudar(tomara que veja esse post) e dizer como é trabalhar no MPU?? Esta lá ainda? Ouvi dizer sobre muita rotatividade e procurei saber porque…mas vários depoimentos antigos e que reclamavam mais de não haver reajuste dos salários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login