Home » Eu Já Passei » Depoimento de Leticia Oliveira aprovada no TRT/RJ

Olá Nação EVP! É com imenso orgulho que venho aqui contar a minha história na batalha dos concursos públicos. Meu nome é Letícia Morais de França Oliveira e tenho 25 anos. Nasci em Belo Horizonte e hoje moro, mas não por muito tempo, em Lagoa Santa (cidade da região metropolitana de BH).

Em 2009, formei-me em Educação Física, mas ainda não sabia que rumo tomar, o que eu queria fazer “quando crescesse”, só tinha certeza que não era na Educação Física. Como ficar sem trabalhar não era uma opção, fui parar em um call center, mas não queria ficar lá para sempre. Incentivada pela minha madrasta e por um grande amigo, ambos servidores públicos, comecei a pensar sobre a possibilidade de fazer concursos. Mas sou mineira, desconfiada de tudo! Sabia que o custo, o investimento, era muito alto. Resolvi então me matricular em um curso presencial de direito administrativo para ver como era estudar para concurso.

Estudei muito essa matéria e fui fazer a prova do TRF 1ª região. Obviamente não fiquei classificada, mas eu tinha acertado todas as questões de direito administrativo. Achei que era possível! Juntei dinheiro, fiz a viagem da minha vida nas férias e pedi demissão em setembro de 2011. Nesse mesmo momento, uma menina que tinha feito o cursinho comigo, apresentou-me o EVP! Foi a solução para tudo! Cursinho online, com professores excelentes e por um preço que eu quase não acreditei ser possível. Continuei apenas com aulas presenciais de português, pois tinha extrema dificuldade de estudar essa matéria em casa e aproveitei tudo o que o EVP podia oferecer.

Como eu tinha feito a prova do TRF, decidi que focaria em tribunais de nível federal. Assisti a aulas e a mais aulas. Já me sentia íntima de alguns professores! Foi então que veio a notícia que 2012 seria o ano dos TREs. Foquei nisso. Havia rumores que a FCC seria a banca de quase todos eles. Busquei muita informação sobre essa banca e então resolvi aliar a leitura da lei “seca” com as aulas do EVP. Como não estava trabalhando, fiz do estudo minha profissão. Montei um cronograma e estudava no mínimo 8 horas brutas por dia, mas eram normais dias que eu chegava a 10, 12 horas de estudo. Fazia um número enorme de questões para avaliar meu aproveitamento em cada matéria. Para não entrar em um processo de estafa mental, reservava um dia da semana para descanso e encontro com família e amigos e continuei com a prática de atividade física.

O TRE/PR (cargo de Técnico Judiciário – TJAA) foi minha primeira vitória e minha primeira decepção. A prova foi quatro meses depois que comecei a efetivamente estudar. Errei apenas duas questões (perdi quatro pontos no total), mas com o desempate acabei ficando em 31º. Como esse tribunal não tem histórico de um grande número de nomeações, tive que recuperar o fôlego e partir para o próximo. Fui para o TRE/SP (TJAA) concorrendo com mais de 70 mil inscritos a 38 vagas e errei três questões. Fiquei em 69º, com o desempate sempre me jogando muito para trás. A prova do TRE/SP tinha sido em um domingo, o TRF 2ª região (TJAA), foi no seguinte. Eram três matérias completamente novas para mim, mas decidi encarar uma vez que já tinha pagado a inscrição. Fiquei em 168º. Eu sabia que nesses dois últimos, existiam chances reais de nomeação no curto prazo e por isso decidi começar a me preparar para os cargos de analista. Foi quando surgiu o TRE/RJ. Não fiz nem inscrição para técnico. Estava apavorada com a CESPE! Nunca tinha feito nem exercício dessa banca e já tinha ouvido falar que era muito mais difícil que a FCC. Aproveitando o desconto por ser VIP do EVP comprei aulas em PDF do Estratégia. Errei umas 15 questões das 120, mas fui bem na redação e fiquei em 7º! Fiquei extremamente satisfeita com o resultado, mas vida de concurseiro é cheia de percalços. No edital, havia três vagas e durante muito tempo nenhuma outra surgiu. Nesse momento, eu já estava há um ano só estudando.

Contei muito com o auxílio dos meus pais para não ter que voltar a trabalhar e pude fazer mais uma tentativa. O foco agora era o TRT/RJ. Como só estava fazendo provas para tribunais, eu já tinha visto cerca de 70% do edital. Consegui estudar todas as matérias novas e rever as demais até duas semanas antes da prova. Estava me sentindo muito bem preparada. Foi então que veio o resultado tão esperado. Fiquei em 5º lugar para TJAA e 4º para AJAA! Em relação ao cargo de técnico, estava dentro das vagas! Pela primeira vez! Era a certeza de que seria nomeada. Entre o dia da prova do TRT/RJ e a sua homologação, fui nomeada para o TRE/SP.

Contudo, recentemente recebi a ligação que eu mais estava aguardando: do TRT/RJ. Tinha certeza que era para o cargo de técnico, mas para minha surpresa já havia surgido minha vaga de analista. No início de julho, irei tomar posse nesse tribunal, quase dois anos depois de iniciar minha trajetória na busca do tão sonhado cargo público. Quando comecei a estudar para concursos, sabia que não seria fácil, mas não sabia que seria tão recompensador. Minha meta era o cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa, mas hoje em dia, já penso em voos mais altos. Quem sabe BACEN? Certeza mesmo é que continuarei estudando pelo EVP. Impossível encontrar melhor custo benefício! Raríssimas foram as matérias que senti necessidade de buscar material em outros locais.

Se tivesse que deixar alguma dica, conselho para quem está nessa mesma luta, seria foco e disciplina. Dois anos não são dois meses. Sentir-se desanimado, desmotivado é muito normal. Tenha sempre em mente o que lhe fez iniciar nesse caminho. Não saia “atirando para todos os lados”. Escolha concursos que possuem matérias em comum. Dessa forma, a cada prova, você precisará de um tempo menor para aprender um novo conteúdo e terá mais tempo para revisões. Faça exercícios. Muitos! Se já souber a banca do seu concurso, foque nela. Você verá que as bancas possuem um perfil e isso lhe ajudará muito. Seja disciplinado. Não acredite quando te disserem que concurso público é só para “gênios”. Concurso público é para quem tem disciplina e acesso a bons materiais. Se você está lendo esse texto é por que já tem acesso ao melhor desses materiais! Eu vou passar! Eu já passei!

80 Comments

  1. Ana Caroline disse:

    É desse incentivo que eu estava precisando!

    • Letícia Oliveira disse:

      Ana, que bom que pude ajudar!
      Também fui muito incentivada quando precisei pelos outros depoimentos que li aqui!
      =]

    • Val disse:

      Oi Letícia, que bonito seu depoimento. É um sonho ser classificada em um TRT/TRF/TRE, mas não sou muito disciplinada… Você falou da importância de realizar os exercícios e dos bons materiais, eles indicam no EVP , porque muitas vezes não sei onde encontrar. Caso você tenha alguma indicação, agradeço!

      Boa Sorte e luz sempre!

    • laura viana disse:

      Leticia como foi sua experiencia com a resoluçao de questoes?acertava ou errava muito?

  2. Josenildo Eugênio disse:

    Parabéns, Letícia! E aproveitando o ensejo, só para falar, com todo respeito, você é muito gata! rsrsrs

    Tenho que vai chegar minha hora também! #Foco, #Força e #FÉ.

    Abs!

    • Concurseiro disse:

      Olha que comentário mais descontextualizado! Como há gente sem noção nesse mundo. Aff.

    • Concurseiro disse:

      Letícia, parabéns!!
      Só quem está nessa vida entende os sentimentos que atravessam nossa jornada. Que vc seja muito feliz nessa nova etapa!
      Felicidades!

      • Josenildo Eugênio disse:

        Concurseiro, sem noção?! Respeito sua opinião, mas caso você não tenha lido coloquei “, com todo respeito, ” em nenhum momento tratei a moça com falta de respeito! Só foi uma opinião minha! Desculpas Letícia se o comentário foi mal interpretado, não foi minha intenção. E em relação ao Concurseiro só digo uma coisa: ” gente de alma pequena, dá pena”.

      • Letícia Oliveira disse:

        Concurseiro “2”, muito obrigada!
        Realmente, só um concurseiro para entender o outro!
        Felicidade para você também!!
        =]

    • Letícia Oliveira disse:

      hahaha obrigada Josenildo!
      Tenho certeza que se você persistir também conseguirá!!!
      =]

  3. Ludimila Mazioli Camporez disse:

    Ei, Letícia!

    Lembro-me de você na comunidade do concurso do TRE-RJ! Sentia que sua aprovação era aquela ou uma bem próxima! Fiquei muito feliz ao ler este depoimento aqui. Sinto que as dificuldades no caminho são comuns e aí nos dá uma injeção de ânimo para continuar!

    Sucesso,

    Abraços

    • Letícia Oliveira disse:

      Ludimila,

      eu também achei que seria no TRE/RJ! Mas as coisas para lá estão andando para trás!
      Ainda bem que não confiei nela e segui estudando!!!
      Dificuldades são comuns na vida! E não seria diferente na batalha dos concursos!
      Temos que enfrentar sempre!

      Muito obrigada! E sucesso para você também!
      =]

  4. Francisco disse:

    Parabéns Letícia
    Como você também vim de Lagoa Santa. Há alguns anos, também estudei muito, igual a você, com disciplina e perseverança, tendo demorado mais de um ano para lograr aprovação num concurso do TST, onde prossigo na carreira até hoje. Sua garra e dedicação certamente lhe trará muito sucesso no serviço público ! Um abraço !

    • Letícia Oliveira disse:

      Olá Francisco!!
      Jura que também morou em Lagoa Santa? Vamos dominar o mundo! hahaha
      Garra e dedicação não faltam aqui não! rs
      Abraço!!!
      =]

  5. Magda Guedes disse:

    Parabéns,sonho com esse dia,mas me sinto tão desorientada, parece que não sei nada ,as vezes penso em desistir ,mas não tenho outra opção a não ser estudar,gostaria de uma dica de como fez, quem sabe seguindo todos os teus passos eu também consiga,acho que estou fazendo algo errado e isso é muito frustrante,pois tudo só
    depende de ti e tu não consegue é ai que vem o desanimo,se puder me ajudar eu agradeço muito.

    • Letícia Oliveira disse:

      Magda, esse sentimento é super normal! Me senti assim diversas vezes!
      São muitas matéria e às vezes a gente acha que não vai dar conta, que já esqueceu tudo.
      Mas isso é um processo de auto-sabotagem! Não deixe isso acontecer com você não!!!

      Como eu disse no depoimento, você precisa ter um foco definido. Se já tiver, aí vem a disciplina!
      Monte um cronograma, distribuindo todas as matérias que você precisa ver durante a semana.
      Cronometre seu tempo de estudo. Isso lhe ajudará a perceber se de fato você está estudando o tanto que precisa!
      Faça muitas, muitas questões mesmo!! Assim, você começará a notar que, sim, você tem uma gama enorme de conhecimentos acumulados e também onde estão suas falhas.

      Não desista! Vale muito a pena!
      Abraços!

      =]

  6. Suh Lopes disse:

    Um dia ainda estarei aqui contando minha história e aprovação no concurso do IBAMA. Ler esses depoimento nos motivam e nos mostram o quanto a batalha vale à pena.

    Parabéns.

  7. Jaqueline disse:

    Parabéns, Letícia.
    Que Deus a abençoe nesta nova caminhada de servidora pública. Felicidades.

  8. Siane disse:

    Parabéns ! Letícia sua história é linda ! Você teve um desempenho muito bom tendo em vista o tempo que vinha estudando, conheço muitas pessoas que estão a mais tempo que você, me incluo no grupo, e ainda não conseguiu a tão sonhada vaga. Já cheguei a ponto de pensar em desistir, mais depoimentos como o seu me ajudam a continuar. Gostaria de saber como era sua rotina de estudos, você terminava o curso em videos para poder treinar os exercícios ou ia exercitando concomitantemente . Fazia vários cursos aqui no EVP ao mesmo tempo, ou terminava um para dar inicio a outro ?Fazia resumos ? Como revisava as matérias ?
    Desculpe-me tantas perguntas ? É que estou precisando melhorar meus métodos acho que estou fazendo algo errado ou ineficiente ? UM abraço ! Deus abençôe seu novo trabalho !

    • Letícia Oliveira disse:

      Siane, não dá para comparar o tempo que cada um demorou para atingir seus objetivos. Somos pessoas diferentes e vivemos em contextos diferentes! Não desista! Quanto mais você insistir, mais perto estará da aprovação!

      Em relação às suas perguntas sobre minha rotina, vou responder em tópicos! rs

      1- Como as aulas do EVP são nomeadas, sempre que terminava um determinado assunto, eu fazia uma séria de exercícios sobre esse tema. Se você esperar todo o curso terminar, o que você viu no início dele não terá sido fixado na sua memória! Acredito que a resolução de exercícios tem que permear todo seu estudo!

      2 – Sempre fiz vários cursos ao mesmo tempo. Eu tenho cronogramas semanais e mensais de estudo. Assim, divido às disciplinas que preciso estudar ao longo dos dias e assisto às aulas de acordo com essa rotina estabelecida.

      3- Quando comecei a estudar, fazia resumos de tudo! Fazia-os por três motivos: primeiro, para conseguir revisar o conteúdo de forma mais rápida; segundo, por que, no meu caso, o ato da escrita facilita minha aprendizagem e; terceiro, para me manter concentrada na aula já que me distraio facilmente. Contudo, depois de um tempo de estudo, o conhecimento de alguns conteúdos começam a se consolidar, então não faço mais resumos sobre eles e passo a focar em exercícios.

      4- Reviso as matérias de várias formas! rs Faço exercícios, leios os resumos, assisto às aulas de modo acelerado… Ah, como faço cronograma de estudo, é comum que eu concentre às revisões no final de semana! Ou seja, de segunda à sexta, eu me dedico a aprender novos conteúdos e, aos sábados, faço a revisão do que foi visto ao longo da semana.

      5- Dica bônus! hehehe Uma coisa que funcionou muito comigo, foi estudar (ou revisar) falando em voz alta, como se estivesse dando uma aula para alguém. É meio ridículo ficar falando sozinha, mas a gente está preocupada é em passar no concurso, certo? rsrs

      Obrigada pelos elogios e que Deus continue iluminando seus caminhos!
      =]

      • Siane disse:

        É verdade meu ritmo é bem diferente sou casada trabalho e tenho uma filha e as vezes não consigo estudar muito devido ao cansaço e ao desanimo! Olha Estou muito agradecida pela explicação e feliz por ter postado as minha perguntas. Vou imprimir e fazer tudo direitinho . Estava vindo aqui o tempo todo para ver se tinha me respondido. Que Deus abençoe muito sua vida , continue assim, linda por dentro e por fora. Tenho uma filha de 6 anos que se chama Leticia tb e ela é linda igual vc rsrsrs. Deus continue te abençoando ricamente ! Um atração !

        • Letícia Oliveira disse:

          Demorei para responder por que estava acompanhadno só para o facebook! Depois que lembrei que tinha como comentar por aqui também!! hahaha
          Nossa, trabalhando, com filha, você já é uma vencedora só por estar nessa luta!
          Isso tudo será recompensado!! Tenho certeza!
          =]

      • André Luiz Chaves disse:

        Parabéns pela aprovação, Letícia!

        Muito bacana seu depoimento, espero em breve poder vir aqui fazer o mesmo rs.

        Abraço e boa sorte nessa nova etapa da sua vida!

      • Marcelo disse:

        Obrigado pelas dicas. Com certeza me ajudarão muito!!!

      • ewerton disse:

        Leticia você estudava as 8 horas brutas só em leitura esse tempo está incluso o das video aulas, o que fazer primeiro ver as video aulas ou o conteúdo primeiro?

  9. Priscila disse:

    Olá, Letícia! Parabéns pela vitória!! =)
    De fato, tenho uma situação parecida com a sua e espero também obter o mesmo resultado!
    Me formei ano passado e estou estudando há um ano e 3 meses…faço somente TRT para analista judiciário. Sabemos o qto é difícil, mas ao mesmo tempo será recompensador. Quando essa ligação do TRT vier para mim, lembrarei desse seu texto com carinho =)
    PARABÉNS!!!

    • Letícia Oliveira disse:

      Priscila, obrigada!!
      Receber essa ligação é uma das melhores sensações mesmo!
      Você vai saber assim que receber a sua! E com o tanto de TRTs que estão saindo, isso não vai demorar!!
      =]

  10. Franco disse:

    Nessas horas não me sinto feliz com o depoimento dela, apenas me sinto um burro, estudando há alguns anos, não cheguei nem na metade do que ela conseguiu em 2 anos apenas. Parabéns!

    • Letícia Oliveira disse:

      Pensa assim não sô!
      Somos pessoas diferentes!!
      Respeite seu ritmo, mas nunca esqueça de reavaliar seus métodos de estudo!
      Existem muitos métodos hoje em dia, muitos artigos com dicas boas!
      Encontre o seu “melhor jeito”!
      =]

    • Rogéria Ribeiro disse:

      kkkkkkkkkkkkkkk Também me senti assim super donkey kkkkkk. Estou há 3 anos na estrada mais de 27 reprovações e três aprovações em cadastro reserva sem muita chance de ser chamada.

      Impressionante como não basta só o estudo, apesar dele ser essencial. Pelos comentários da Leticia dá pra vê o quanto ela é uma pessoa equilibrada, sempre paciente com todos os comentários. Pelo que leio dos depoimentos parece que pessoas mais evoluídas como seres humanos (independente de religião) conseguem a aprovação mais rápido. Os outros precisam evoluir um pouco mais como pessoa, se tornarem melhores e ficarem mais humildes para chegar a aprovação. É a minha teoria kkkkkk

      Parabéns Letícia percebe-se que você é merecedora =)

      • Ricardo Moreno disse:

        Adorei esta teoria, Rogéria.
        Deve ser por aí mesmo.
        Vejo alguns “concurseiros” (destesto este termo, prefiro concursando) arrogantes, cheios de si, contestando professores em sala de aula, sem nenhuma humildade. A evolução do ser é algo que conta muito. Equilíbrio, dedicação, humildade, gratidão, trabalho.
        Obrigado Letícia pelo depoimento.
        Estou de volta aos estudos, depois de parar de estudar. Fiz o concurso do TRT2 em 2008, e não mais estudei. Voltei com tudo.
        Sucesso em sua vida.

  11. Paulo Renato disse:

    Parabéns, Letícia e muito sucesso para você!!!

  12. maria de nazaré disse:

    Olá leticia, eu ví o seu comentario no face e pedí pra voce contar sua história não sabia que já estava contada no evp. Pois é minha querida, é engraçado que as histórias se assemelham com todas as histórias contadas aqui.
    E é isso que me bota pra frente é que me indentifico com suas histórias e sinto que está chegando a minha vez também, que estou no caminho certo. QUe Deus te abençõe e seja feliz com sua vida de servidora publica. EU já estou mais de quatro anos nessa luta.Mas é porque ñ tive uma boa base> A base estou pegando nesses cursos onnline.

    • Letícia Oliveira disse:

      Nazaré!
      O que sempre estará presente em todos os depoimentos aqui é a disciplina, foco, persistência, dedicação!
      Não tem como passar em concursos de outro jeito! rs
      Fico feliz que você está encontrando seu caminho! As aulas online são uma excelente base para seus estudos mesmo!
      Que Deus ilumine sempre seus estudos!
      =]

      • Gustavo Couto disse:

        Cara Letícia,

        Primeiramente, parabéns por sua nomeação. Seja muito bem vinda a Cidade Maravilhosa!

        Estou iniciando minha caminhada nos concursos para Tribunais. É muito bom ler o seu depoimento, pois nesse ramo de concursos é comum os “terroristas”, dizendo que não vale a pena nem tentar, pois é preciso gabaritar, que não chamam etc.

        Bom, o que gostaria de saber é qual era sua fonte de questões? Você, nessa caminhada, utilizou livros?

  13. Tamyres Queiroz disse:

    Parabéns, Letícia!

    Que Deus te abençoe!!!

    E que venham os concursos!!!

    Beijo.

  14. SANTOS disse:

    Sua vitória min inspira a continuar, pois estou desempregado. Recebo muita pressão por estar desempregado ( 4 messes), sabe por quê? Porque estou estudando no mínimo 10 horas por dia, essas pessoas (pai, mãe, irmãos, sogro, sogra…, exceto minha amada noiva) min veem como: (vagabundo, que arruma o estudo como motivo para não trabalhar), Vou continuar estudar, porque eu sou trabalhador (desde 13 anos) e esse é meu 1º desemprego (estou agarrando como uma grande oportunidade para passar no concurso do meu sonho). Só conto o apoio de Deus e minha amada noiva que acredita em Deus e em meus sonhos, pois ela será a mais beneficiada com minha vitória que será conquistada EM NOME DE JESUS, pois sou um soldado EVP. “- A luta é sinal que ainda não fui derrotado”, “- Um punhado de areia todos os dias formaram montanhas de realizações”.
    Isaías 41:10-13
    “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.
    Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão.
    Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo.
    Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.

  15. Thalita disse:

    Adorei seu depoimento, muito inspirador!
    Voltei faz pouco tempo para o mundo dos concursos, estava há meses sem focar para uma área…Tenho uma formação abrangente (sou administradora e estudante de direito) e essa amplitude estava me empurrando para “qualquer” concurso, o que não é bom….fui da área policial aos concursos de Poder executivo em poucos meses :( muitas matérias diferentes.
    E com certeza muito do seu sucesso se deu em função do seu foco. Tem pouco mais de 2 semanas que resolvi investir em tribunais do trabalho e com certeza almejo o cargo de Analista Adm.
    Estive estudando sem cronograma, mas vou seguir sua dica.
    Quantas matérias vc costumava estudar por dia? Tinha número determinado de horas para elas?

    Fico realmente feliz por vc e com sua garra e determinação vc é capaz de chegar em qualquer cargo!
    Abraços

  16. Elisangela disse:

    Parabéns Letícia !!!
    Eu também estudo pelo EVP, e acabei de ser nomeada no TRT/23 para o cargo de Técnico Judiciário – TJAA, mas minha meta é o cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa, e com o que você disse me sinto mais motivada para continuar meus estudos e com certeza logo estarei aqui compartilhando com vocês minha conquista.

  17. Arthur Damasio disse:

    Ola, parabéns !!! Sem dúvidas mereceu cada conquista.
    Agora me conta, como estudou para redação???
    Obrigadão.

  18. Dulce disse:

    Letícia parabéns por sua conquista!
    Agradeço por nos contar sua trajetória, acabei de sair do emprego que estava para me dedicar aos estudos, suas dicas com certeza são de grande importância!
    Se for possível poderia me enviar um modelo do seu cronograma semanal e mensal, para que eu tenha uma ideia e monte o meu?
    Parabéns mais uma vez pela aprovação e por sua iniciativa de dividir o seu método de estudo, afinal essa também é a filosofia do EVP.
    abs

  19. Arícia disse:

    Meus parabéns Letícia. Estava um pouco desanimada, mas vc deu um UP. Obrigada!
    Que Deus continue iluminando seu caminho. Amém!
    Abraço.

  20. cesar disse:

    LETÍCIA PARABÉNS PELO EXEMPLO DE FORÇA DE VONTADE E DISCIPLINA, QUE TODOS QUE RELATARAM UM POUCO DE SUAS VIDAS CONSIGAM REALIZAR O SONHO DA ESTABILIDADE E DA FELICIDADE, ACABEI DE CONHECER TUA HISTÓRIA E JÁ SOU TEU FÃ………
    OUTRA COISA, AMIGO FRANCO NÃO DEIXE O SENTIMENTO DO DESÂNIMO TE DOMINAR, TODOS SOMOS FILHOS DE DEUS E TEMOS NOSSAS LIMITAÇÕES E NOSSAS POTENCIALIDADES, ÂNIMO AMIGO……VOCÊ TAMBÉM VAI CONSEGUIR SEU LUGAR AO SOL….TORÇO POR TODOS VOCÊS…
    PARABÉNS LETÍCIA ……CONTINUE SENDO A LINDA PESSOA QUE VOCÊ É…

    VALEU….!!!! FUI!!!
    CESAR / DE FORTALEZA PARA O MUNDO!!!

  21. Lili disse:

    Muito bom ler depoimento como este.
    Leticia, o unico cursinho que vc fez foi do EVP? E exercicios vc estudava por onde?
    Obrigada.

  22. Rose disse:

    Além de focada e estudiosa, considero-a muito inteligente.
    Curta seu sucesso que é recompensa do seu esforço.

  23. Valeu Letícia! Realmente meus parabéns!
    Não há nada tão recompensador que colher os frutos das sementes plantadas com tanto esforço e dedicação!
    Sou funcionário público da Administração Indireta, mas desejo muito ser um servidor público da Administração Direta!
    Não tenho muita experiência com a banca CESPE no estilo CERTO ou ERRADO, e sempre tenho a dúvida de qual seria a melhor forma de lhe dar com esta banca, marcando os itens que não se sabe ou simplesmente deixando em branco para não arriscar perder pontos… Você com sua experiência faz como nas provas desta modalidade? Desculpe a minha curiosidade, é que estou há muitos anos sem prestar concurso público e hoje sinto uma necessidade de mudança de vida, de carreira!
    Obrigado!

  24. Carla Lopes disse:

    Letícia vc é linda e simples. Obrigada por compartilha várias dicas estou quase 3 anos tentando, mais minha vez irá chegar sucesso e mais sucesso !!!

  25. ana carla disse:

    Parabéns menina e que vc chegue aonde quiser pois tem muita força de vontade, eu tb tô na luta e que pena não tenho muito tempo como vc pois cuido do meu pai de 73 anos, perdi minha mãe há 2 anos e a vida tá difícil, agora mesmo dia 26/06 ele fará uma cirurgia de próstata e mais uma vez terei que dá um tempo nos estudos, mas não desisto, mesmo com os empecilhos tenho fé em Deus que chegarei ao meu objetivo: área fiscal( estadual ou federal).
    Um forte abraço pra vc e adoro muito lê esses depoimentos que servem de injeção de ânimo.

  26. Daiani disse:

    Primeiro, parabéns Letícia. Que Deus abençoe sua vida!
    Segundo hehe, poderia compartilhar por gentileza a sua bibliografia utilizada para o concurso do TRT RJ? E, se não for abusar, como você dividia as matérias para estudo durante a semana, quais horários estudava etc. A partir do mês que vem eu vou ter o dia todo para poder estudar e preciso de uma ajuda para me organizar. Eu agradeço se puder me auxiliar.
    :-)

  27. Daniel disse:

    Letícia, primeiramente parabéns!
    Tenho um dúvida, como você estudou português? Apenas pelas aulas do EVP? Ou utilizou outro material? Alguma dica para as questões de interpretação de texto da FCC?

  28. Fábia disse:

    Parabéns Letícia pela grande vitória!!!
    Eu estou recomeçando meus estudos, depois de tempos desestimulada, mas, hoje estou focada e super motivada.
    Acho super importante comentar sobre a pausa, um dia para o lazer que na minha opinião deve ser aproveitado sem exageros. Eu tenho amigos que estão se preparando, estudam a semana toda e no final de semana perdem o foco, com noitadas, baladas, com bebida exagerada, enfim, acabam que no outro dia, não rendem como deveriam por conta do descontrole. O que vc acha?

  29. Neto Aguiar disse:

    Caraca Letícia, que história linda.
    Parabéns pela conquista.
    Também passei na TRT-RJ, para técnico, mas acho que irão me chamar quase no final da vigência do concurso.
    Agora estudo para o BACEN.
    Me animei demais com seu depoimento. Estava precisando de um gás.rs

  30. Andrea disse:

    valeu!!! me senti motivada com seu depoimento….
    estou na luta também e meu sonho é Trt ou Trf, torce junto comigo….

  31. PRISCILA disse:

    Olá letícia,fiquei muito motivada com seu depoimento,vou começar agora a travar essa batalha comigo mesma de estudar para concurso,e quero o TRT,mas não tenho esse tempo todo para estudar,vc acha que é possível passar estudando três horas por dia?

    obrigada

  32. Sérgio disse:

    Bela vitória Letícia, seu relato vai servir de grande estímulo para mim, que ainda não consegui uma classificação com chances de ser nomeado. Estou na fase de acreditar pouco, mas vou continuar tentando e elevar minha confiança e mais disciplina nos estudos. Boa sorte no TRT-RJ

  33. Juan disse:

    Parabéns pela conquista, gostaria de saber como você estudou redação para FCC.

  34. Ariane disse:

    Linda e batalhadora sua história, tão almejada por muitos, que bom que temos exemplos com o seu para nos dar motivação. Parabéns!

  35. patricia disse:

    Olá Letícia..parabéns pela sua vitória..estudo também para TRTs e gostaria de tirar algumas duvidas em relação a bibliografia. grata

  36. Evelin disse:

    Letícia, Parabéns!
    Estou me preparando para o concurso TRT Bahia desde junho deste ano, confesso que é o concurso que tanto desejo, porém o TRT da Bahia levou 5 anos para divulgar novo edital pela FCC, pois o concurso anterior foi pela banca CESPE em 2008, banca da qual não domino. Estou lendo a constituição todos os dias, fazendo execícios, mas tenho dificuldades na interpretação de textos e redação. Como tem pouco tempo que estou estudando pra concurso, sei que logo, logo estarei dominando essas matérias. Só espero que o TRT Bahia não leve tanto tempo para fazer novos concursos, minha prova será 01/12/2013, ainda me restam mais 30 dias para estudar. Fiz recentemente o concurso de Analista MPU, a nível de experiência, pois só tinham 2 vagas na área que escolhi, foi meu primeiro concurso de nível superior.
    Seu depoimento foi extremamente motivador. Obrigada por divulgar suas experiência. DEUS te Abençoe cada dia mais. Sucesso.

  37. Lílian Tojal disse:

    Letícia, estou numa dúvida entre estudar para TRE ou TRT… como vc conseguiu conciliar tao bem???

  38. Rosa Lauterjung disse:

    Boa Noite Letícia! Milhões de Parabéns para vc!!! Batalhou e conseguiu, merecido!!!

    Atualmente estudo também para Analista Administrativo de TRTs, porém, tenho muita dificuldade com racíocinio Lógico, que dica de curso vc me daria? com que professores?

    Obrigada Linda! e muito sucesso na sua carreira :)

  39. Thais disse:

    Letícia, primeiramente parabéns pela sua aprovação! Estou no último ano da faculdade de Direito, já venho estudando há algum tempo para concursos públicos (cargo de técnico judiciário), porém, como já me formo este ano, quero dar um salto e tentar o cargo de Analista. Eu gosto de estudar, isso nunca foi problema para mim, mas a minha preocupação é saber se estudo de forma correta. Por exemplo, tenho o hábito de ler os livros em voz alta, claro que é muito mais cansativo, a garganta começa a doer depois de algumas horinhas rs….porém, a leitura com os olhos dificulta um pouco minha compreensão. E outra, já fiz 2 cursinhos preparatórios p/ concursos (no Damásio e Federal Concursos), possuem ótimos professores, mas vejo que meu rendimento não é muito bom, é como se eu não tivesse muita paciência de assistir as aulas que variam de 3 à 4 hs. Prefiro passar esse tempo lendo livros do que assistir às aulas. Bom, enfim, queria muito um conselho, qual sua opinião na melhor forma de estudar? Ler sempre em voz alta? Assistir aulas ou focar somente nos livros? E essa coisa da quantidade de horas por dia…ainda tenho 1 ano pela frente até me formar e prestar um concurso p/ Analista, quantas horas seriam suficientes por dia partindo da ideia de que tenho praticamente 1 ano para memorizar as matérias?

  40. Bruna disse:

    Quantas vc errou pra AJAA no TRT-1º região?

  41. PEDRO LEITE disse:

    Que relato foi esse Leticia?? Muito bom, motivador. Eu, as vésperas de prestar meu primeiro concurso público (TRT 16ª REGIÃO), tomei uma injeção de ânimo para os próximos. Parabens pela determinação e grande conquista. Espero um dia fazer relato semelhante e, com certeza, será citada.

  42. Guilherme disse:

    Parabéns Leticia, é notável a sua alegria só pelo modo que escreveu, parece até q vc está contando a história pessoalmente. Imagino q deve ser mt gratificante msm, ainda mais o TRT, sou “taradão” no TRT e TJ e estudando de bobeira e bastante cético por 2 meses em 2008 eu cheguei bem perto de ser aprovado no TRT/RJ, que me animou mt na época, mas deixei o “sonho” de concurso morrer por esses anos até esses dias que venho me animando cada vez mais para voltar a estudar para concurso.

    Parabéns msm pela sua conquista e vlw pelo comentário, faz a gente refletir que ainda é possível…sucesso!

  43. Luiza disse:

    Obrigada pelo estímulo! Em meio ao burburinho das massas, teu exemplo me dá esperança! Vale a pena tentar de novo!

    Felicidades!

  44. Sabrina disse:

    Nossa Letícia, Gostei mesmo de ler o seu depoimento! Além de incentivador, te achei super simpática. Tem gente que sabe passar simpatia até na escrita! Obrigada pelo depoimento, tenho certeza que será edificante para todos nós!

    Sabrina Satil
    Minas Gerais

  45. Vitor Eustáquio disse:

    Também sou de lagoa santa e me preparo a alguns meses para tribunais.

  46. Clarice disse:

    Parabéns e muuuito obrigada por compartilhar sua vitória! Precisamos de ânimo nesta “jornada”. Para a Magda ou para quem estiver meio desanimado, indico darem uma olhada no blog da Catia Pipoca…ela teve muuuitas dificuldades e superou todas elas com muita fé e estudo. Ela tem um perfil no face também com dicas e motivação.

  47. Hébert disse:

    Parabéns Letícia pela sua conquista. Também moro em Lagoa Santa e estudo para concursos para os tribunais. Você poderia passar a bibliografia que foi utilizada para o seu sucesso? Obrigado.

  48. Alu Rabelo disse:

    Perfeito! parabens! É assim mesmo! Eu passei no primeiro concurso que fiz ! TJMG 2005. Foi meio como franco atirador pois , alem de não ter a pressao nem a real expectativa de ser aprovado , eu tinha emprego na época, embora estava em constante tristeza e querendo mudar de area. Para muitos o que eu fiz foi um feito , alguns amigos até desconfiaram de alguma artimanha de minha parte , rsrsrs , pois levava uma vida de solteiro em plena gandaia e não parecia ( nem estava mesmo se olhar friamente ) estar estudando para algum concurso e eu não comentei para ninguem até que fui nomeado! Estudei pouco mesmo , não minto.. Estudei por uma apostila comprada numa banca no centro de BH chamada Solução! e só por ela! estudei uns 3 meses antes da prova entre uns 45 minutos a no maximo 2 horas por dia ( quando chegou perto , 1 mes para a prova , dei uma acelerada por ter gostado da materia e estar tendo otimos acertos nos exercicios da propria apostila ) e um estudo meu em particular de 1 hora é bem concentrado isso admito…. . Foi certo tb que eu conhecia muito bem a banca fundep. Estudei na ufmg e para ser aprovado fiz 2 vestibulares que sao dessa banca. sabia que o portugues era mais interpretação de texto e gramatica contextual , ou seja , não precisaria saber oque é adjunto adverbial , aposto , predicativo , essas coisas, etc…rs…….nao estudei portugues e errei apenas 1! foi um ponto que me facilitou a aprovação. A outra é que foram ofertadas muitas vagas e acabei dentro delas , sendo chamado numa posse conjunta , em massa…rs….500 de cara. . Mas Vi tambem que soube estudar. só estudei o que estava no edital. Comparei o conteudo da apostila com o do edital e confiei nela . E gostei dela , rs , claro. Fiz na verdade uma decoreba daquelas…rs , tipo aquelas que as vezes , na disciplina atos de oficio por exemplo , nem sabemos do que se trata mas decoramos …. e fui bem objetivo. se estudei pouco e por pouco tempo , ao contrario soube usar esse tempo e deu certo passei! ai começou meu maior erro e pecado. até esbocei a estudar em 2006 ( após 1 ano parado esperando a nomeação do TJMG ) para o trf1 mas estava aprendendo o serviço , tinha mudado por motivos alheios ao TJ de residencia e estava namorando e a gandaia ainda ali presente , ohh mal!! , rs e desisti. acomodei….. em 2009 meu salario virou meu maior inimigo ! pífio! alias é ainda bem fraco para quem ingressa e até para quem tem menos de 10 anos de casa! plano de carreira é longo e moroso…como a justiça mineira , rs , e só fica razoavel para bom quando ja é veterano ( 11 anos ou mais de casa )” para quem esteja pensando em prestar concurso para TJMG , vai a dica” rs , voltando , entao em 2009 tentei iniciar o estudo para o trt-mg 2009. mas me casei e nasceu minha filha , sai de casa e entao , justificativas dadas , rs , não engrenei , apenas adquiri o material e nada. Vida de casado , filhos , trabalho e percalços cotidianos ….. acomodação de novo. Entao , por fim , agora dei um basta! estou estudando para o trt-mg 2014 ou 2015 , e o que quero concluir é o que a Leticia soube e é a chave do sucesso!!!! nao pode parar de estudar!! é estudar até passar se o cargo é o sonhado! senão , se puder , tiver meios financeiros , melhor nem tomar posse , pois a posse implica em contrato de trabalho e este te cobra e te requer horas que não mais podem ser usadas para o estudo. Entao , aprendi a lição. estudar e não mais parar de estudar ! se tomar posse por necessidade de renda mesmo sabendo ser baixa ou nao ser o que realmente quer , sacrifique o resto! fim de semana , amigos , redes sociais , namoro , ou seja , tudo que pode lhe tomar mais tempo , deixando apenas o estudo , trabalho , sono e exercicios nesses casos infelizmente…… mas não deixe de estudar continuadamente! e em um mesmo segmento! não tive a mesma felicidade da Leticia por circunstancias diferente mas é motivador mesmo o relato dela e nunca é tarde para retomar o rumo . eu vi meu potencial para concursos e deixo meu relato como uma forma de alerta , motivação , e reflexao , o que seja , sobre outro prisma , ou ponto de vista , que não é incomum , mto pelo contrario , mas que nos leva ao mesmo fim. Sucesso!! Estou de volta!rs estudando…. parabens a todos! força na luta!

  49. Eliane Dias disse:

    Agradeço sua boa vontade de compartilhar essa experiência conosco! Minha duvida é como montar um cronograma. Eu já separei o ultimo edital do concurso, porem as disciplinas veem com tópicos e COMO EU VOU SABER QTO TEMPO LEVAREI para terminar CONTRATOS ADMINISTRATIVOS, por exemplo? Já separei toda a LEI SECA DO EDITAL e esta dá pra mensurar pois já estão em arquivos com a qte de folhas….mas e o resto??? kkkkk To mais perdida que CACHORRO BÊBADO NA MUDANÇA….HELP…abraço… Quanto ao EVP gostaria de saber como consigo os “antigos mapas da mina” pois meu foco é ANALISTA TRE e são tantos professores e tantas aulas que não sei qual escolher.

  50. samuel disse:

    Olá pessoal, sou iniciante em concursos. Estou fazendo alguns simulados somente da área de conhecimento especifico de Tec. Jud. Tecnologia da informação, fiz umas 500 questões e obtive uma média de 60 % de acertos, queria uma ajuda de vocês.
    Estou muito ruim com essa porcentagem de acerto?

    Irei prestar TRT 15, estou focando em especifico pois é de maior peso, estou estudando a um mês

    obrigado…

  51. Andrey Wenderson disse:

    Parabéns Letícia. Assim como você, também tenho o sonho de ser aprovado em um concurso de Tribunal como analista ou técnico. Sua jornada me serviu de inspiração para não desistir diante das adversidades, que são muitas.

  52. Gabriel disse:

    Rumo ao TRT sei que chegarei la. Sempre soube desde o inicio e no futuro estarei trabalhando no trt

  53. Nágela Caroline disse:

    Letícia parabéns pelo seu sucesso, creio que um dia será eu dando o meu depoimento também, obrigada por compartilhar conosco sua tragetória de estudo pois isso nos motiva bastante. Abraços!

  54. Nágela Caroline disse:

    Me empresta seu material de estudo que não está usando, rsrsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *