Home » Eu Já Passei » Depoimento de Daniel Nagata aprovado no ICMS/SP
Da lista de espera para Executivo Público do Iamspe e da reprovação no ISS São José dos Campos à aprovação no ICMS-SP em 1 ano.

Como tudo começou

Olá pessoal! Meu nome é Daniel, tenho 24 anos e sou formado em Administração Pública pela UNESP desde o final de 2011. Em janeiro de 2011 estava desanimado. Aquele seria meu último ano da faculdade, eu não havia gostado nem pouco da minha graduação, estava desmotivado e ainda não sabia o que seria do meu futuro. Via colegas com desempenho acadêmico abaixo do meu conseguindo vagas em grandes empresas e eu nunca ia muito longe nas seletivas. Isso me deixava com cada vez menos vontade de estudar e sem saber o que fazer para ingressar no mercado de trabalho. Dentre as seletivas que participei, a única que logrei êxito foi para um estágio na Prefeitura de São Carlos. Detalhe: esta seletiva foi feita através da aplicação de provas. Pensei e decidi, então, que deveria estudar para concursos. Esperava que o caminho fosse longo, porém estava certo de que seria mais curto e muito mais gratificante do que o caminho para chegar a uma grande empresa. Mais tarde, percebi que estava certo, troquei as tradicionais seletivas das grandes empresas, com suas entrevistas, na maioria das vezes, sem sentido e suas escolhas muitas vezes obscuras, por seletivas por meio de provas, onde cada questão acertada me dava a certeza de estar mais perto do meu objetivo.

Damásio

À época não conhecia nenhum concurseiro de carteirinha. Minha primeira atitude foi então procurar o Damásio, escola que é referência em preparação para concursos. Em Abril de 2011 comecei o curso para carreiras fiscais módulo regular no Damásio. As aulas eram via satélite e apesar de, no início, ter achado estranho, logo me acostumei. No entanto, a experiência com o Damásio para mim foi decepcionante. Para início de conversa, eu esperava receber materiais de estudos do curso, como apostilas, por exemplo. Entretanto, tudo o que o Damásio fornecia eram as próprias vídeo-aulas transcritas, que ficavam disponíveis com algum(ou bastante) atraso na área do aluno. Além disso, as aulas eram em dois blocos de cerca de uma hora e meia, totalizando pouco mais 3 horas por dia (apenas uma disciplina por dia). Por isso, muitas vezes as aulas tornavam-se cansativas e minha atenção ficava dispersa. Para completar, comprei o curso completo (o Damásio não vende disciplinas isoladas), portanto, tive professores ótimos, bons, médios e péssimos.

Primeiros concursos

Logo depois de iniciado o curso no Damásio, queria testar minha capacidade e comecei a procurar concursos para prestar no site pciconcursos.com.br. Prestei, então, diversos concursos municipais, muitos para cargos de nível médio e aplicados por bancas totalmente desconhecidas. Mais tarde, isso se revelou a maior das bobagens. Na maior parte destes concursos, os primeiros colocados já estavam definidos antes mesmo da aplicação da prova.

Em setembro de 2011 surgiu, então, um concurso para Executivo Público da Secretaria Estadual da Educação (SEE). Banca: Vunesp. Aí sim!. Fiz uma boa prova e terminei na 3ª colocação (cai para 4º na prova de títulos) para a região de Araraquara. Havia apenas 2 vagas e amarguei, portanto, minha 1ª lista de espera.

Nos últimos meses de 2011, o nível das aulas do Damásio caiu bastante (acho que foi coincidência) e, como surgiu um concurso para Auditor Fiscal Municipal de Araraquara, praticamente abandonei as aulas do curso e foquei neste concurso. Fiquei totalmente perdido em meio a todas aquelas leis. Era IPTU, ISS, ITBI, taxas, nota fiscal eletrônica…Não sabia como estudar. Não consegui fazer a prova que gostaria, fiquei numa classificação intermediária e cai mais algumas boas posições na prova de títulos, até terminar na 23ª colocação para 4 vagas.

INSS

Em dezembro de 2011, quase no natal, saiu o edital para técnico do INSS. Fiquei empolgado, pois o edital era relativamente pequeno e daria tempo de estudar tudo. Já me sentia concurseiro experiente…rss. Comprei então uma apostila do Damásio e assisti também às aulas online de direito previdenciário, que tinha direito por ter comprado o curso regular do Damásio. Essa apostila tinha uma chamada na capa destacando que continha mais 300 exercícios, entre português, rl, previdenciário, informática e direitos. Uma verdadeira merreca, que na época eu achei sensacional!

Já em fevereiro de 2012, fiz a prova do INSS. Acertei 83% da prova, mas, mesmo assim, fiquei fora até mesmo da lista de espera. Detalhe: pelo meu gabarito havia cravado 85% , o que me deixaria na lista de espera. A FCC, no entanto, não aceitou me dar vista do cartão de respostas. Acho que isso aconteceu com mais alguém e a pessoa entrou na justiça, pois no seu último concurso a FCC disponibilizou vista do cartão de respostas a todos os candidatos. Mais justo!

Executivo Público do Iamspe, ISS São José dos Campos e dificuldades para estudar em casa

Passei, então, a procurar um novo concurso para me dedicar. Nesta época estavam abertas as inscrições para o ISS-SP, entretanto, como a prova era no dia seguinte à minha festa de formatura e eu achava que não teria chance alguma de brigar por uma vaga (esse foi o maior motivo) deixei de prestar. Encontrei então um concurso para Executivo Público do Iamspe. Como já havia ficado bem colocado no concurso para Executivo Público da SEE, pensei que era uma grande chance para mim. Entretanto, naquele momento já não tinha mais o Damásio para me preparar. Havia terminado a faculdade e voltado para a casa dos meus pais e, em casa, não sabia como estudar. Comprei, então, uma apostila da Nova Concursos. Acho que foi o pior material de preparação para concursos que já vi: um apanhado de “resumões”, sem conexão alguma e com partes repetidas. Portanto, meu conselho é: não compre apostilas . Se for comprar, compre do Damásio, mas melhor mesmo é não comprar, salvo se forem aquelas apostilas feitas por professores conhecidos para determinado curso, como a apostila do Borba, do Tudão, etc.

Em abril, fiz a prova para Executivo do Iamspe e amarguei minha segunda lista de espera (fiquei em 74º para 54 vagas). Logo em seguida prestei para o ISS de São José dos Campos e, desta vez, me faltaram 2 pontos obter a nota mínima para que minha redação fosse corrigida. A verdade é que eu estava perdido, não conseguia mais estudar sem o Damásio, mesmo que com ele não tivesse sido tudo uma maravilha.

EVP – divisor de águas

Foi então que uma colega da minha mãe comentou que estudava para concursos utilizando o EVP. Foi o grande impulso que recebeu minha vida de concurseiro. Acredite, não é porque eu estou escrevendo esse texto para o blog do EVP que afirmo isso. Já afirmei no fórum concurseiros, no grupo de estudos para o ICMS no face, digo para todos os meus amigos e direi a quantos me perguntarem. Propaganda pro EVP eu faço com prazer e de graça, bem como para alguns professores.

A partir de maio de 2012 passei a estudar pelo EVP. Estudei contabilidade geral com o Marcondes (recomendo) e quando estava estudando Constitucional com Fernando Castelo Branco e Tributário com o Borba, aconteceu o que eu não queria que acontecesse: saiu o edital para o concurso da Receita Federal. Minha ideia era prestar para Auditor Fiscal, mas de acordo com meu planejamento só estaria pronto em 2013, e olhe lá. Analisei, então, o conteúdo programático para Analista-Tributário e cheguei à conclusão de que era possível prestar para analista.

ATRFB

Terminei de estudar Tributário com o Borba (recomendo) e comprei meus primeiros cursos no Estratégia Concursos: Legislação Tributária com Aluísio Neto e Legislação Aduaneira com Ricardo Vale (recomendo). Comprei também o curso “Como gabaritar Direito Administrativo na ESAF” de Fabiano Pereira (recomendo), do Ponto dos Concursos. Chegou o dia da prova e meu desempenho foi surpreendentemente bom. Passei para a 2ª fase e terminei o concurso como excedente, em 877º.  Minha 3ª lista de espera. Este concurso foi um divisor de águas para mim. Não esperava ir pra segunda fase, nem muito menos terminar tão perto do nº de vagas. Percebi que era possível e, sabendo que viria ai o ICMS-SP, resolvi estudar para ele.

ICMS-SP

Comecei a estudar pelas aulas em vídeo do Tudão (Vilson Cortez) no Canal dos Concursos, mas logo dei uma pausa para as festas de fim de ano. Depois das festas, fiquei praticamente um mês parado por conta de uma gastrite aguda, que demorei a descobrir. Voltei a estudar somente em fevereiro. Sinceramente, achei que não daria mais. Voltei a estudar sem desespero, para que servisse de conhecimento acumulado para o próximo concurso. Entretanto, com o passar dos dias percebi que talvez ainda desse tempo. Então, intensifiquei os estudos, focando em Legislação e Contabilidade. Terminei de ver o que faltava em Legislação com o Tudão, agora no  EVP (abandonei o curso do Canal do Concursos) e tentei estudar os cursos de Contabilidade Geral e Avançada com o Gabriel Rabelo e Luciano Rosa no Estratégia. O curso de Geral até consegui, mas só porque eu já tinha uma base em contabilidade (com o Marcondes). Era um curso completíssimo, mas de difícil compreensão. Já o curso de Avançada não consegui passar da aula 1. Foi então que comprei o curso que mais valeu a pena em toda minha trajetória como concurseiro: Contabilidade Avançada com Silvio Sande. Acreditem, este cara é um monstro. A impressão que dá é que ele viu a prova antes de mandarem para a gráfica. Se você é concurseiro e tem 200 reais para investir, compre um curso com Silvio Sande. Com o curso dele acertei mais de 90% da prova de Contabilidade Geral e Avançada, além de matar 6 questões de auditoria sem nunca ter feito um curso de Auditoria na vida. Vale ou não vale? Para completar minha preparação para o ICMS fiz ainda um curso de questões de Tributário com o Firmino(excelente professor!) e cursos de resumo oferecidos pelo Estratégia de Atualidades e de Administração Pública (Rodrigo Rennó). Havia comprado ainda um curso de RC, Mat Financeira e Estatística com Artur Lima, que não terminei de estudar por falta de tempo (só estudei RC) e um curso de Português com Pestana, que não estudei porque estava muito denso, o que dificultou o estudo. Economia e Finanças estudei por um resumo que encontrei na internet.

Chegada a data da prova, encarei no sábado a temida P1. São 100 questões para se fazer em 4 horas, 30 de Português, com longos e confusos/complexos textos, bem ao estilo FCC.  Era necessário acertar pelo menos 50%. Confesso que, como muitos, saí da prova com a sensação de que estava eliminado. Pensei em não fazer a P2 e a P3, mas fiz para que servisse de experiência. Entretanto, para minha surpresa, passei pela P1 e obtive bom desempenho também na P2 e na P3. Foi necessário, todavia, mais aproximadamente um mês e meio de angústia para, enfim, comemorar a vitória. Em um ano, da lista de espera para executivo público do Iamspe e da reprovação no ISS São José dos Campos para aprovação num dos mais cobiçados concursos do país.

Dicas

Muitos me perguntam como passei. Não há fórmula mágica, mas aí vão alguns pitacos:

·         Não se assuste com a concorrência. Muitos querem passar, mas poucos querem se preparar para isso. Portanto, se você se preparar, já terá derrubado boa parte (cerca de 95%) dos concorrentes.

·         Participe do fórum concurseiros, lá se encontra a “elite” concurseira. Frequentando lá você se tornará cada vez melhor. Só não se sinta inferior por eventualmente saber menos do que a maioria que frequenta o fórum. Isso pode acontecer e é normal. Lá você estará convivendo com os futuros primeiros colocados. E alguns já aprovados também.

·         Cursinho preparatório nem pensar. É muito melhor estudar em casa, parando a aula quando não estiver concentrado, voltando quando não entendeu e escolhendo o melhor professor para cada matéria, que inclusive pode morar muito longe de você. O EVP é o melhor custo-benefício. Mas, é necessário complementar os estudos com cursos em PDF (Estratégia Concursos ou Ponto dos Concursos), principalmente nas disciplinas mais importantes para o seu concurso. Outra opção interessante para adquirir vídeo-aulas pela internet é o site do professor Silvio Sande. Lá há ótimos professores e são vendidas disciplinas isoladas.  Se você gosta de aulas presenciais e mora em São Paulo capital, fique atento ao Uniequipe. Ele costuma trazer grandes professores de todo o Brasil para dar cursos curtos aos finais de semana.

·         Se você não estiver a fim de estudar naquele dia, não estude. É melhor deixar para o dia seguinte e estudar com o máximo de dedicação. Isso só não pode acontecer todo dia. Senão, digamos que você está ficando meio “malandrinho”

·         Apostilas compradas em bancas de jornais não devem ser material de estudo. Existem excelentes livros para concursos no mercado, muitos das editoras Ferreira, Método e Juspodivm. Se quiser um material teórico, estes são a melhor opção. Mas, confesso que, por incrível que pareça, tenho apenas o livro teórico do ICMS SP do Pedro Diniz mais os dois de exercícios, além de dois livros-resumo: um de Constitucional e outro de Administrativo.

·         Para passar no concurso vc não precisa fechar o edital, principalmente se não é exigido o mínimo por disciplina. Você pode facilmente deixar de estudar algumas disciplinas de menor peso. Eu, por exemplo, chutei Mat. Financeira e Estatística. Tudo c. Acertei 3.

·         Muita gente pergunta quantas horas por dia eu estudei. Vejo que as pessoas se fixam muito nisso. Olha, podem dizer que estou mentindo, mas, na época que eu mais estudei, foram 6 horas líquidas por dia (e esse período não foi grande). Líquidas significa que se você abrir o email ou o face tem q parar o cronômetro, for ao banheiro tem que parar o cronometro, se for beber água também. Para quem trabalha, já ouvi dizerem que 3h líquidas por dia é o ideal, mas não posso comprovar porque não foi o meu caso.

·          Na minha opinião, o fator determinante não são as horas de estudo por dia. É claro que se não estudar não tem como passar, mas o mais importante é escolher com que professor estudar cada disciplina e viver o concurso: participar de fóruns, grupos de estudos, pensar no concurso ao acordar, no almoço, no banho e antes de dormir. Eu costumo revisar a matéria na minha mente o tempo todo.

·         Conheço pessoas que ficaram entre os primeiros na Receita e ficaram atrás de mim no ICMS. O que isso significa? Que a diferença entre os candidatos não é tão grande quanto se imagina! Principalmente entre o pessoal que não passou e participa de grupos de estudos ou fóruns, que é um pessoal informado, interessado, etc…tem uma diferença muito menor do que imagina para mim e para outros que passaram.

·         Como tudo na vida, a aprovação em concursos públicos depende de sorte e competência. Esteja preparado para quando a sorte “sorrir” para você.

Professores nota 10

Tributário: Borba (principalmente iniciantes), Firmino e Edvaldo Nilo.
Legislação: Tudão, Livro Pedro Diniz (não tive o prazer de conhecer o Rosa)
Contabilidade: Marcondes (principalmente iniciantes) e Silvio Sande (o grande mestre)
Demolidor é ótimo também.
Administrativo: Baldacci (não sei se dá aula online)
Constitucional: Fábio Tavares (não sei se dá aula online)
RL: Marcos Okamura (não sei se dá aula online,) – esse não tem igual. É o Silvio Sande do RL.
Português: Adriana Figueiredo (só pelo aulão que me ajudou demais)

Menção honrosa

No meio da minha caminhada surgiu uma pessoa importante para o meu sucesso. Sujeito humilde, prestativo e com um ótimo coração. O curioso é que sequer sei o seu nome. Na internet usava o nick Sapo da Vez. Se dedicava a fazer mapas mentais, criava músicas para ajudar na memorização das disciplinas…tudo de graça. Diversas vezes conversou comigo por mais de uma hora via skype, orientando meus estudos. Da mesma forma que apareceu, simplesmente desapareceu. Que esteja bem onde estiver.  E fica aqui o meu muito obrigado!

É isso ai pessoal, desculpem se ficou longo demais em algumas partes, se faltou coisa em outras, enfim, eu tentei. Espero que tenham gostado. Podem perguntar à vontade. Se quiserem entrar em contato meu email é [email protected]

Abraços e até mais.

87 Comments

  1. Siane disse:

    Maravilhoso seu depoimento Daniel, valeu cada dica importantíssima ! Parabéns ! Acho que o sapo da vez, já li algo aqui no evp mesmo ! Como vc falou o o professor certo somado a um bom material faz toda diferença, o resto é disciplina.

    • Daniel disse:

      Fico feliz por ter gostado!
      Vc pegou a ideia principal do meu texto: a escolha do professor é fundamental.
      E sim, o Sapo da Vez já teve uma seção chamada Lagoa dos Macetes no EVP.

      Abraço.

  2. Ana Paula disse:

    ficou meio extenso seu depoimento, mas ficou tão bom, que a leitura flui rapidinho!!
    dicas boas.
    Parabéns!!

    • Daniel disse:

      Obrigado! ;)

      Abraço

      • Christiano disse:

        Olá Daniel ! Parabéns pelo seu esforço !

        Me tira uma dúvida : Estou com dificuldade de conseguir um bom material de contabilidade, estou estudando pelo Ponto dos Concursos mas não estou gostando muito. Se fosse pra escolher entre o material do Ponto ou do Estratégia, qual vc escolheria ?
        Valeu e abraços !

  3. Deneys disse:

    Você é um verdadeiro guerreiro. Parabéns

  4. Cristiane Regina disse:

    Daniel parabéns pela grande conquista. Ler sobre a sua preparação me deu uma “injeção” de ânimo. Agradeço a sua generosidade por dar tantas dicas, que com certeza impulsionarão quem vem estudando ou quem está começando a estudar para conquistar uma vaga na carreira pública. Ter garra, determinação, fé, muito estudo e vontade de passar podem fazer toda a diferença.
    Um forte abraço.

  5. Francisco Júnior disse:

    Daniel, parabéns! Sou formado em Letras e passei em alguns concurso em minha área(língua portuguesa). Fora dela, o meu primeiro investimento foi para o concurso do INSS – Técnico do Seguro Social, este último. Fui agraciado pelo SENHOR JESUS com a aprovação. Agora estou batalhando por uma vaga de AFT. Seu depoimento certamente me ajudará. Um grande abraço a você e a todos o EVP. Obrigado.

    • Daniel disse:

      Francisco, quem passa em um, passa em vários (inclusive vc já me deixou para trás no INSS).
      Vc está no caminho certo!

      Abraço

  6. Elinaldo disse:

    Muito bom o seu depoimento, seja feliz que o senhor possa abençoar suas conquistas, são essas superações que nos motiva a continuar a nossa caminhada. Parabéns pela sua vitória.

  7. Cledilson disse:

    Gostei muito da sua história, gostei também da indicação dos professores.

  8. Tania disse:

    Parabéns Daniel,
    Seu depoimento foi ótimo. Fez confirmar a minha teoria de que “passa em concurso quem é teimoso !”
    Querer passar de primeira é realmente uma ilusão … vou continuando na luta … e se quiser fazer doação do seu material aceito com o maior prazer !!!!! rs. Aliás, será uma coisa que irei fazer com certeza !
    Abraços e muitas felicidades no seu cargo.

  9. Katia disse:

    Olá Daniel,fiquei com uma dúvida…esses professores que vc mencionou:
    Administrativo: Baldacci (não sei se dá aula online)
    Constitucional: Fábio Tavares (não sei se dá aula online)
    RL: Marcos Okamura (não sei se dá aula online,)

    Vc fez curso presencial com eles ou estudou por livros deles?

    Parabéns pelo sucesso,gostei muito do seu depoimento,bem leve,prático e objetivo!
    Abs

    • Daniel disse:

      Olá Katia!
      Tive aulas com o Baldacci, com o Okamura e com o Fábio Tavares no Damásio.
      Sei que o que o Fábio está hoje na LFG.

      Abraço

  10. Danielle Bannach disse:

    Olá Daniel!

    Parabéns pela iniciativa de dividir conosco seu percurso até a aprovação. Sua vitória foi mais do que merecida, é fruto de muita dedicação e perseverança! Já sou servidora pública também e estou tentando aprovação no próximo concurso de AFT.
    Também como você iniciei minha preparação fiscal no LFG ( similar ao Damásio) e só me decepcionei. Graças à Deus encontramos o Eu vou passar pra nos ajudar!
    Um grande abraço e mais uma vez meus parabéns!

  11. ELADAN disse:

    Daniel você só veio nos mostrar com esse seu depoimento o quanto és humilde , relatando seus fracassos iniciais presentes na vida de qualquer concurseiro. Não achei tão extenso e lhe digo que ajuda bastante quem vem aqui atrás de um combustível para os estudos e se depara com uma estória tão simples e direta! Parabéns pela aprovação e por ser uma pessoa tão nova e decidido no que quer!

  12. Gabriel disse:

    Parabéns moleque, muito motivante.

  13. Tiago disse:

    Parabéns pela aprovação!!
    Muito bom ler o seu texto.

  14. Abraão Viveiro disse:

    Um dos melhores depoimentos, porque se concentrou bastante nas DICAS…
    Parabéns Daniel Nagata e muito obrigado pelos bisus…

  15. Tatiana disse:

    Adorei o post. Há alguns anos conheço o EVP e a ótima qualidade das vídeo-aulas. Mas o que mais achei legal foi você ter dito sobre a complementação dos estudos do EVP com as apostilas em pdf, também de ótima qualidade do Ponto dos Concursos. Eu acho extremamente salutar essa interação e o EVP permitir que você citasse outros materiais e cursos utilizados, como nem sempre outros sites fazem (infelizmente), a meu ver só tornou mais autêntico seu texto. Parabéns e sucesso no novo cargo!!

    • Daniel disse:

      Estou aqui para confirmar que meu depoimento foi realmente publicado na íntegra. O EVP é realmente show, faz um excelente trabalho e por isso não tem pq temer a concorrência.

      Abraço

  16. ElcioSP disse:

    Parabéns Daniel!
    Muito boas suas dicas, e encontrei várias semelhanças com minha situação (exceto que atualmente trabalho na iniciativa privada).
    Estou nesse momento fazendo aquelas correções de rumo: revisando provas feitas, verificando os erros e acertos, e preparando um plano de estudos para os concursos alvo.
    Vamos em frente!
    Abraço, Elcio

  17. IRISMARCIA disse:

    PARABENS GUERREIRO!!!!SEU DEPOIMENTO FOI VALOROSO.

  18. Maíra disse:

    Nunca comento, mas tive que comentar dessa vez, pq realmente foi o melhor depoimento que já li!! Deu um ânimo pra gente que está estudando e muitas dicas ótimas que queria ter lido quando estava começando a estudar! :D
    Tudo de bom pra vc e boa sorte na sua vida de servidor público!!

  19. Joseane disse:

    Totalmente inspirador. Gostei muito do seu depoimento. Diferente de muitos que li! Obrigada por compartilhar essa história tão bacana! Sucesso…

  20. Fran Morena disse:

    Muito bom seu depoimento Daniel! Me incentivou mais ainda! Obrigada!
    Parabéns pela aprovação!

  21. Ebano disse:

    Parabéns, Daniel! Seu depoimento foi muito inspirador. Já sou Executivo Público, mas quero coisa muito melhor pra mim e para minha família. Ler este relato me motivou a voltar a me dedicar aos concursos! Abs!

  22. Sandra Nara disse:

    Foi o melhor depoimento que já li. Fora a seriedade e transparência não só do Daniel bem como também do site Euvoupassar, porque você Daniel recomendou outros professores, sites de concursos e o EVP sem nenhuma cerimônia transcreveu tudo! Parabéns pela sua vitória e tenho fé que logo seremos colegas de trabalho ou aí no ICMS ou na Receita Federal. Isso ´dá para mim e para muitos que leram o seu depoimento muito mais credibilidade no EVP. Tenho certeza que estou no caminho certo para o sucesso!
    Obrigada Daniel e EVP.

    • Daniel disse:

      Estou aqui para atestar que o depoimento que eu enviei para publicação não sofreu censura de sequer uma palavra, sendo publicado na íntegra. O EVP é realmente show e, com o serviço que presta, realmente não há motivos para se importar com a concorrência de outros sites que vendem materiais de preparação para concursos.

      Abraço

  23. Josué disse:

    Cara, pedir desculpas pra concurseiros sobre o texto ser longo????? Tá de brincadeira, isso é mais que normal pra nós kkkkk

    Boa sorte e obrigado pelas colocações, certamente isso é que nos torna cada vez melhores!!!!

    • Daniel disse:

      kkkkk
      As desculpas foram para os iniciantes. Pois quem já estuda há algum tempo sabe que concurseiro que não chega ao fim deste texto ainda está longe da aprovação. haha

      Abraço

  24. Marcelo Adriano disse:

    Daniel, meus parabéns, já sou concurseiro experiente, fui funcionário do BB, analista judiciário do TJRJ e hoje sou Oficial de Justiça no TJRJ. Apesar de toda a experiência ainda fico emocionado/feliz com depoimentos de superação. Desistir jamais. Há, estou estudando para o ICMS RJ. Valeu pelas dicas.
    Abraço
    Marcelo Adriano

  25. Rodrigo Rossi Maiorchini disse:

    Parabéns, meu caro, pois com esse depoimento tenho certeza que se pegar firme conquistaremos aquilo que queremos! Obrigado!

  26. Lala disse:

    Parabéns Daniel….concordo com vc qdo diz que Silvio Sande é o melhor.Fiz um curso presencial com ele e pude constatar que ele é muuuito bom.Não tem igual.

    Seja feliz.

  27. Ernani disse:

    Daniel, Parabéns!
    Obrigado pelo depoimento que é muito motivador. Que Deus esteja sempre presente em sua vida, sucesso em sua carreira.
    Abraços
    Ernani

  28. Thamyris disse:

    Adorei seu depoimento!! Parabéns!!

  29. Adriana disse:

    Parabéns, Daniel!
    Me identifiquei demais contigo. Também fui de cara para o Damásio e tenho a mesma opinião formada (no pacotão temos professores excelentes, mas alguns que não vale perder o tempo). O importante é não desistir… Espero ter sucesso em breve assim como vc!
    Ótimo depoimento.

  30. Gleice disse:

    Arrasou!
    Muito obrigada pelo depoimento, foi muito esclarecedor para mim!
    Valeu! E sucesso!!!
    Abraço!
    Gleice Barbosa

  31. Luciano disse:

    Parabéns Daniel! Muito sucesso pra você.
    Valeu pelas ótimas dicas.

  32. Hamilton disse:

    Olá, Daniel.
    Parabéns pela conquista.
    Não sei se deixei escapar algo no seu depoimento, mas só consegui relacionar dois professores do EVP (Borba e Marcondes). É isso mesmo? Qual a editora do livro Tudão, do Pedro Diniz?

    Grato,

    Hamilton Pitanga

    • Daniel disse:

      Olá Hamilton!
      Obrigado pelos parabéns!
      Além do Borba e do Marcondes, indiquei também o Sérgio Adriano, conhecido como Demolidor, que está com um curso de Contabilidade disponível no EVP no momento. Além deles, posso te indicar outros, que, se não são os melhores, também são muito bons professores: Rodrigo Rennó, Hugo Góes (muito top, talvez o melhor em Previdenciário), Sylvio Motta, Ricardo Vale (um dos melhores em Aduaneira e comércio internacional), Heber Carvalho (acho q é o melhor em economia), Amanda Vieira, Fernando Castelo Branco, Roberto Witte, entre outros que não conheço tão bem, mas certamente também tem qualidade. O livro do Pedro Diniz é o “ICMS de SP comentado”, da editora Ferreira. Tudão é um professor, também de Legislação Tributária. O nome dele é Vilson Cortez e, inclusive, ele também tem um curso gravado no EVP. Perdoe-me pela confusão. Teria sido mais correto tratar o Demolidor (Sérgio Adriano) e o Tudão (Vilson Cortez) pelos seus respectivos nomes.

      Abraço
      Daniel

      • Hamilton disse:

        Não se desculpe. Quem experimenta o gosto da tão sonhada vitória após tanto sacrifício, é tomado por uma natural euforia, uma alegria que não cabe em si e, se for uma pessoa do bem, um desejo incontido de compartilhar e experiência para que outros também consigam. Continue assim, Daniel, e muitas vitórias virão!

  33. SUELI disse:

    Muito bom seu depoimento. Você é um exemplo de persistência para mim. Parabéns!!!

  34. pedro cezar da cruz disse:

    meu querido sobrinho hoje mesmo saindo da casa de minha mãe logo depois que te encontrei e fui no facebook e le com atenção e gostei muito do seu depoimento achei muito legal parabens. Aqui vai um incentivo.
    Garoto volte pra faculdade correndo faça o curso de direito e depois voce ira prestar para Juiz ou Promotor e vai arebentar exatamente como naquelas conversa que tive com voce la em Monte Verde eu acretido em VOCE e sei que se voce fizer a faculdade de direito voce vai chegar la e eu tenho muito orgulho de voce . “voce é o carra”.Ass. Tio coruja.

    • Daniel disse:

      Ooo tio, obrigado! Eu é que fico muito feliz e orgulhoso de ter um tio coruja como vc. É muito gostoso poder receber estes elogios. Vai ser difícil arranjar gás para começar outra faculdade agora, mas vou pensar nisso aí, porque pra fazer tudo aquilo lá talvez valha a pena. hahaha

  35. Rodolfo disse:

    Muito bom o seu depoimento. Daniel, você selecionou professores e material de estudo de vários lugares como fez isso? Como fazia para saber se cada professor era bom na sua matéria e, em caso contrário, procurar outro.
    Outra coisa, você fazia provas de outros concursos? Como encaixava isso na sua rotina de estudos?

    • Daniel disse:

      Olá Rodolfo! Ótima pergunta!

      No começo eu simplesmente experimentava os professores e, muitas vezes, quebrava a cabeça. Depois descobri que no fórum concurseiros (www.forumconcurseiros.com) existe uma seção sobre materiais de estudo. Lá encontrei sugestões sobre os melhores professores e livros. Mesmo assim, é necessário saber se vc se adapta bem à didática daquele professor. E isso somente comprando o curso e experimentando. Cheguei a largar cursos pela metade por não gostar do professor. Pode parecer desperdício de dinheiro, mas,acredite, o prejuízo será maior se vc fizer até o fim um curso ao qual não se adaptou. Isso, é claro, se vc tiver dinheiro para comprar outro.
      Eu costumava fazer provas de outros concursos sim e as fazia quando estava de saco cheio de estudar. Isso era particularidade minha, quando eu não estava bem o suficiente para adquirir novos conhecimentos, muitas vezes, minha mente ainda era capaz de pensar em cima de conteúdos que já havia aprendido. Então resolvia exercícios de provas anteriores para treinar. Há candidatos que resolvem provas inteiras de uma vez e gastam 4 ou 5 horas. Isso eu nunca fiz. Resolvia apenas as questões de uma ou duas disciplinas.

      É isso aí.
      Obrigado por prestigiar meu depoimento.
      Abraço
      Daniel

  36. Tiago disse:

    Olá Daniel!

    Excelente depoimento, eu tou estudando faz alguns anos para uma área de estudo diferente da sua, moro em Crateús-CE, o que mais me atrapalha é que trabalho (militar) e muitas vezes saio cansado do trabalho, começo a estudar umas 02 horas e não aguento, mais com a força de DEUS, um dia irei passar, pois fiquei na prova da PM-CE por causa de 0,5 pontos e na PM-DF, 5 pontos, o que me deixou mais triste foi na PM-DF acho que estava nervoso demais, fazendo a prova aqui em casa com calma acertei questões que eu acertei em casa e com certeza tinha passado na PM-DF, ou seja o psicológico afetou muito, mais não vou desistir, estudar até passar. Abraços Colega.

  37. Hislla disse:

    Oi Daniel, parabéns pela vitória e acredito que muitas ainda virão, principalmente em decorrência de seu desempenho na atividade pública. Você disse que estudou administrativo com o Baldacci, estou atras desse professor há meses, fiz umas aulas com ele no FMB, vc poderia me dar seu paradeiro? rsrsrrs

    Abraços, Daniel
    Felicidades

  38. Jorge Santana disse:

    Olá Daniel, fico muito feliz com o seu depoimento, muita fé e coragem e não pare a jornada de concursos, fé em Deus e bola pra frente, parabéns. AbraÇo.

  39. Rodrigo Silva disse:

    Parabéns pela conquista e desempenho nesta prova. Tive a oportunidade de me inscrever neste concurso para saber se realmente eu teria capacidade de algum dia prestar a prova com tanta qualidade para poder conquistar uma vaga no ICMS e pelo que você disse, acho que posso sim, com muita força e vontade. Neste momento, estou vendo aulas de Contabilidade, Adm e Const. Espero pegar as outras matérias com mais clareza. Mais uma vez, parabéns. Outra coisa: Você responde e-mail?

    Abraços,

    Rodrigo

  40. Rui Vieira disse:

    Olá Daniel….

    Atualmente sou técnico do BACEN. Já fui agente de segurança penitenciária, auxiliar e oficial de promotoria, e escrevente do TJ. Estou querendo estudar para meu último concurso. Entre ISS, ICMS e Auditor, na sua opinião, quais as principais vantagens e desvantagens? Os salários são compatíveis? Qual é a sua remuneração real líquida? Desculpe tantas perguntas, mas se não for para perguntar para alguém como vc, que passou e está aí, não há sentido em perguntar para mais ninguém. abç e muito obrigado…. Rui

  41. João disse:

    Exemplo p/ nós administradores públicos que almejamos e batalhamos pela carreira pública!!

  42. Vagner Villela disse:

    Olá Daniel, pela 1ª vez decidi comprar essa briga comigo mesmo e investir em um concurso, sou formado em Marketing e ano passado ia participar do BB, bom cara sou leigo, poderia me dar uma ajuda? quero prestar p/ BB, Caixa, e Inss que basicamente são parecidos os estudos, e fico focado estudando apenas suas matérias, então o que me diz em relação ao site p/ estudar on-line? Damásio? livros p/ comprar, e você fala de fórum, seria os fórum dos sites dos preparatórios mesmo? desde já agradeço e aguardo sua resposta abçs. Vagner, Rio de Janeiro.

  43. helio frigo junior disse:

    Te mandei um e-mail, cara, eu me identifiquei com a sua menção ao sapo da vez, e com viver o concurso, eu te imploro para que veja, rs nao é nada pesado demais, por favor, um abração, fique com DEUS

  44. Wiliam disse:

    Isto aí!!!! Dedicação!!!! Parabénssss!!!!

    Vou entrar na “onda” e virar concurseiro…. escolhi tribunais, apesar de ter formação em exatas (matemática).

    Sucesso!!!!

  45. Bruna Guedes disse:

    Parabéns Daniel!!!

    Adorei o depoimento e por você ser bem realista quanto ao “número de horas estudadas”. Você tocou em um ponto com o qual também concordo e vejo muitos aprovados seguindo o mesmo mantra: não adianta estudar 23 horas em um dia, se prestou atenção e estava concentrado e disposto apenas por 1 hora!
    Em relação ao curso presencial, eu estava pensando em fazer justamente o Damásio, pois em casa e em biblioteca, sozinha, não tenho conseguido estudar absolutamente nada. Já sou ATRFB/2013, então possuo alguma base nas matérias comuns aos concursos, porém preciso de um “local” que em incentive a estudar, e imaginei que voltar para um cursinho (já que trabalho 6 horas por dia, daria tempo de ir às aulas por 3 horas e ainda estudar sozinha em torno de 3 horas) seria um bom incentivo para a volta. Você acha que seria muuuita perda de tempo o Damásio nessas condições?
    Obrigada! E desejo todo o sucesso do mundo, pois você é merecedor e está colhendo o doce fruto da vitória! Beijos

  46. Gislaine disse:

    Oi Daniel meus parabéns pelo depoimento e pelas ótimas dicas que compartilhou conosco.
    Por favor o que significa RL? Que você citou os professores Marcos Okamura e o Silvio Sande.

  47. Gislaine disse:

    Oi Daniel meus parabéns pelo depoimento e obrigado por compartilhar as dicas conosco.
    Por favor que matéria é RL que você citou?

  48. Parabéns pelo ótimo post, auxiliou muito minha dúvida

  49. Fabiola disse:

    Daniel, quero começar a estudar para concursos, e estava de olho no apostilado do Damásio, mas pelo o que vi vc não recomenda…. Tenho maior facilidade em aprender lendo do que ouvindo. Pelo o que vi vc estudou mais por vídeos do que por livros. Me dá uma dica de como começar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *