Home » News » Governador de São Paulo autoriza concurso para professor da educação básica

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o secretário estadual de Educação, Herman Voorwald, anunciaram na manhã desta sexta-feira (5) um novo concurso para professor Educação Básica II, para o preenchimento de 59 mil vagas. A seleção deve ser realizada ainda este ano. A medida faz parte de um pacote de ações para as melhorias da Educação no estado. Também foram informadas mudanças no processo de ingresso para acelerar presença dos docentes em sala de aula. A autorização para a seleção foi publicada no Diário Oficial do estado de São Paulo deste sábado, dia 6.

Esta será a maior contratação da história para o cargo. No entanto, este número ainda está abaixo da necessidade do estado. De acordo com o levantamento funcional divulgado em 30 de abril há 78.896 cargos vagos atualmente de professor PEB II. A última seleção para o cargo foi realizada em 2010, para o preenchimento de 10.083 vagas. No entanto, a quantidade de nomeações foi bastante superior em relação às vagas em oferta.  Desde janeiro de 2011, já foram nomeados mais de 34 mil docentes.

Os novos contratados receberão o novo valor de salário, que entrou em vigor no dia 1º de julho. Com o reajuste de 8,1%, o salário-base dos educadores do 6º ao 9º ano, passou para 2.257,84. Além disso, para 2014 está previsto mais um reajuste, de 7%, aumentando o salário para R$2.415,89.

A previsão é que o novo concurso vise o preenchimento de vagas em todo o estado, destinadas para todas as disciplinas da grade curricular da rede: Arte, Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia.  Os processos seletivos para professor PEB II do estado costumam atrair a atenção de muitos concurseiros. Na última seleção, por exemplo, foram registrados 261.489 inscritos.

Mudanças
Também foram anunciaram mudanças nos concursos de ingresso dos professores. Isso porque, o curso de formação deixa de fazer parte do processo seletivo. Dessa forma, após serem selecionados, os servidores passarão pela formação específica – na Escola de Formação e Aperfeiçoamento do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAP)– simultaneamente ao estágio probatório. Antes, estas fases aconteciam em fases distintas. Além disso, não será mais necessário cumprir os três anos de atuação obrigatória na unidade de ensino (estágio probatório) para só então participarem do processo de remoção.

Outra novidade é que, a partir de agora, os 181,5 mil professores efetivos e estáveis da rede estadual de ensino paulista poderão acumular o cargo com a contratação temporária. Isso irá permitir que, por exemplo, o professor substitua outro em horário distinto de sua jornada, além de aumentar a carga horária de acumulação para 65 horas semanais. “Atrelado ao reforço da política salarial – com o aumento de 8,1% para todos os servidores –, nossos professores poderão agora atribuir mais aulas, o que também possibilitará ganho salarial”, afirmou Herman Voorwald.

No pacote de valorização da rede, também foram contemplados outros servidores que compõem o quadro da Educação. A Secretaria anunciou a nomeação de 973 agentes de organização escolar, a criação de 127 cargos de oficial administrativo e 87 de executivo público.

Mais Vagas
Juntamente com as 59 mil vagas para professores o governador Geraldo Alckmin autorizou  a contratação de 400 vagas de analista de tecnologia, mediante a abertura de concurso público e 418 para analista administrativo, que poderão ser providos por meio de concurso ou de aproveitamento de remanescentes. No mesmo despacho também foram autorizadas 87 contratações para executivo público, 127 para oficial administrativo, por meio da contratação de remanescentes de concursos em andamento.

Fonte: Folha Dirigida
Saiba mais no SOS Concurseiro

18 Comments

  1. Márcia Maria dos Santos Cardoso disse:

    Boa tarde, gostaria de saber quando vão iniciar as inscrições para o concurso de professores da rede estadual de São Paulo.

    • Redação EVP disse:

      Boa tarde, para maiores informações basta acompanhar nosso blog oficial, postaremos mais informações aqui, assim que recebermos. Obrigado

      • Cristiano disse:

        Gostaria de receber informações quando saira o edital

        • Redação EVP disse:

          Boa tarde, para maiores informações basta acompanhar nosso blog oficial, postaremos mais informações aqui, assim que recebermos. Obrigado

    • carmen disse:

      Estou no 3 semestre de historia gostaria de saber se posso participar desse concurso! Obrigado!

  2. WAGNER GONZAGA E SILVA disse:

    GALERA…VAMOS ESTUDAR PORQUE O “CERCO ESTÁ SE FECHANDO”…COMO EU VENHO DIZENDO A ANOS, PARA ESTE NUMERO DE VAGAS SERÁ UM DOS ÚLTIMOS CONCURSOS.VOCES SABEM QUE DO QUE PRECISAREM E EU ESTVER AO ALCANCE, CONTEM COMIGO!SEJA EM QUAISQUER COISAS RELACIONADAS COM A EDUCAÇÃO E EM ESPECIAL À EDUCAÇÃO FÍSICA.ESTENDO À TODOS O MEU BOA SORTE SEM DISTINGUIR MATÉRIAS POIS ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO E SE UM DEIXAR DE REMAR, O BARCO TOMA OUTRAS DIREÇÕES E PODE ATÉ MESMO AFUNDAR!E TENHO DITO.WAGNERBOCÃO.

  3. Carlos disse:

    Com esse salário seria melhor não ter estudado ou mudar de profissão, pois o diarista, o empregado doméstico, o gari (profissões que não exigem qualquer conhecimento) estão pagando melhor .

  4. rita de cassia disse:

    Está chegando o momento, principalmente que as mudanças para o categoria O para 2014 está mais amarga.

  5. Eliana Reis disse:

    Como pode anunciar 59 mil vagas , e depois de um mês anunciar processo seletivo Diário Oficial de 05/08/2013, tem algo de muito errado; se alguém puder me explicar agradeço.
    Eliana

  6. tatiane disse:

    gostaria de saber se quem está cursando 4º semestre em pedagogia pode participar do concurso do estado de sp?

    • Redação EVP disse:

      Tatiane, recomendamos que você procure mais informações junto com a organizadora do concurso. Porém acreditamos que seja apenas para professores formados.

  7. silvana cardoso vieira disse:

    Quando sera que vai sair para PBI?

  8. Flavia disse:

    gostaria de saber quando sai o edital para o concurso de professor se já tem uma data prevista?

    • Redação EVP disse:

      Boa tarde, para maiores informações basta acompanhar nosso blog oficial, postaremos mais informações aqui, assim que recebermos. Obrigado

  9. valeria disse:

    Gostaria de saber se este concurso esta aberto somente para materias especificas ou para quem tem pedagogia tbem pode participar.

  10. flavia disse:

    Bom dia, gostaria de saber se há previsão para abertura de concurso para professor de Educação Física para o estado do Mato grosso do Sul.

    Grata

    Flávia

  11. milene disse:

    assim que me escrever no concurso, quando irei saber em qual local realizarei a prova do concurso???

  12. Bispo Portinari disse:

    Boa tarde, para obter informação e saber o que vai cai na prova do concurso de professor no estado de são paulo, aguardando mais informações aqui, assim quero receber. Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login