Home » News » Londrina-PR: Secretaria da Saúde anula mais um concurso por plágio

Cinco questões foram copiadas de outras provas, segundo a prefeitura. Mais de mil candidatos disputavam uma vaga entre as 34 disponíveis.

A Prefeitura de Londrina, na região norte do Paraná, anulou o concurso público para a contratação de fisioterapeutas depois da comprovação de que cinco questões foram copiadas de outros concursos. A Secretaria Municipal de Saúde anunciou a decisão na noite de segunda-feira (12).  A prova foi realizada no dia 14 de julho de 2013 e, conforme a secretaria, das 35 questões aplicadas, sete foram anuladas – cinco por plágio e duas por apresentarem erros na elaboração das questões. Mais de mil candidatos disputavam uma vaga entre as 34 disponíveis. A secretaria ainda não divulgou a nova data da prova.

No mês de julho, a prefeitura também anulou o concurso para enfermeiro auditor.  As provas foram elaboradas pelo órgão municipal e das 35 questões aplicadas, 26 delas foram copiadas de concursos públicos realizados em Brasília, Maranhão e Minas Gerais.  Nesse concurso, 176 candidatos concorriam a 14 vagas disponíveis.

Na época da anulação da primeira prova, o secretário municipal de Saúde, Francisco Eugênio, afirmou que o concurso para fisioterapeuta não seria cancelado. O secretário ainda complementou que o órgão passaria o caso para a corregedoria do município para investigar o problema. No entanto, a Procuradoria do Município recomendou a anulação do concurso para fisioterapeuta pela quantidade de recursos apresentados.

Segundo o secretário Francisco Eugênio, as provas para enfermeiro auditor e fisioterapeuta serão realizadas no mesmo dia, em data ainda a ser definida. De acordo com a prefeitura, apenas os candidatos que fizeram a primeira prova terão o direito de realizar a nova prova.

O concurso previa a contratação até o fim de agosto de novos servidores que substituiriam funcionários temporários contratados até o final de agosto. Diante da anulação, a secretaria estuda a possibilidade de prorrogação desses contratos ou se o órgão permanecerá com número de servidores reduzidos até a homologação do novo concurso. “É importante a contratação de novos servidores, mas não é emergencial. Vamos conversar com o Ministério Público para saber qual caminho podemos tomar”, explicou o secretário.

Ainda na segunda-feira, a Prefeitura de Londrina divulgou o resultado de outros 15 concursos municipais também realizados no dia 14 de julho. A homologação do resultado deve sair no prazo de até dois dias úteis.

Fonte: G1
Saiba mais no SOS Concurseiro

1 Comment

  1. Jorge disse:

    Lamentável o que ocorreu com o concurso da saúde, a Prefeitura colocou pessoas despreparadas para aplicarem as provas e essas pessoas simplesmente copiaram perguntas de outros concursos, chega a ser vexatório, Prefeito sei das suas boas intenções, mas coloque pessoas capacitadas nos cargos de responsabilidades para não acontecer esses vexames.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login