Home » News » Polícia Civil/SP: intenção é realizar as provas prembulares todas em 2013

O primeiro edital de uma série de concursos para 3.007 vagas na Polícia Civil de São Paulo pode sair até o início outubro. A oferta de 129 vagas no cargo de delegado. Na sequência serão divulgados os editais para escrivão, investigador e agente. O delegado divisionário de concursos da Acadepol, Pedro Tonelli Neto, disse à FOLHA DIRIGIDA, no último dia 7, disse que os editais já estão sendo elaborados, mas a definição da data de publicação só poderá ser confirmada após a escolha da organizadora. O delegado destacou que a intenção da polícia é aplicar as provas  preambulares para os quatro cargos ainda em 2013.

Para que os exames sejam realizados este ano, os editais precisam ser publicados até o início de outubro, pois concursos da Polícia Civil têm prazo médio 60 dias entre o encerramento da inscrição e a data de prova.  Em entrevista recente à FOLHA DIRIGIDA, o diretor da Acadepol, Mario Leite de Barros Filho, ratificou que a série deve começar pelo cargo de delegado, único dos concursos que não conta mais com aprovados em lista de espera da seleção anterior. A sequência seguirá com escrivão, investigador, agente policial e posteriormente as funções destinadas a Superintendência do Polícia Técnico-Científica.

Das 3.007 vagas já autorizadas, 2.805 serão para a Polícia Judiciária, que cuida da investigação, e 202 para a Polícia Técnico-Científica, que trata dos laudos e perícias. “A nossa ideia é iniciar os processos de seleção para todos os cargos já neste semestre”, disse Mario Leite. O órgão ainda conta com 1.651 vagas, decorrentes da Lei 1.206/2013, que cria 1.853 cargos para a Superintendência da Polícia Técnico- Científica. A expectativa é que o quadro criado pelo texto seja preenchido com os aprovados nas próximas seleções e também com remanescentes dos concursos em andamento, durante os seus respectivos prazos de validade, assim como ocorreu com o cargo de delegado. Além disso, o órgão ainda aguarda por autorização para os cargos de oficial administrativo e técnico de laboratório, que estão incluídos na lei, mas não contam com concurso dentro do prazo de validade.

Uma das possíveis mudanças para a nova série de concursos e a elaboração de editais regionalizados, na qual os candidatos concorrem a um determinado número de vagas em cada região do estado. “Nós queremos atender todas as regiões do estado, suprindo tanto as necessidades da capital, quanto do interior. Para isso estamos pensando na realização de concursos regionalizados, no qual se abre um número de vagas específico por região, e o candidato concorre a vagas no local onde mora” ressalta Mario Leite.

Fonte: Folha Dirigida
Saiba mais no SOS Concurseiro.com.br

52 Comments

  1. wilson ap.azevedo disse:

    Gostaria de entender em relação a chamar os remanescente de concursos anteriores……No caso de agente policial onde tem 217 vagas essas vagas serão preenchidas pelos remanescente é isso ?

    • evandro disse:

      Aos remanescentes de Agente Policial de SP:
      Constituição Estadual diz:
      Artigo 115 – Para a organização da administração pública direta e indireta, inclusive as fundações instituídas ou mantidas por qualquer dos Poderes do Estado, é obrigatório o cumprimento das seguintes normas:
      III – o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período. A nomeação do candidato aprovado obedecerá à ordem de classificação;
      Constituição Federal diz:
      Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
      III – o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;
      No edital do certame AP 1/2012 informa que o prazo de validade do referido concurso é de 02 anos…
      Os remanescentes de agente Policial têm direito às 217 vagas, têm prioridade, não podendo abrir um novo certame sendo que há candidatos habilitados suficiente para preenchimento das vagas.

  2. Nelmo Prates disse:

    Talvez, precisa ver qtos ficarão na lista de espera desse concurso atual. Se ficarem 100, outro concurso sairá p/ 117 vagas, pois é lei, ver Constituição art 37 item IV .

    • Daniel disse:

      Esta errado se no concurso anterior foram 300 vagas terá que ser chamado os 300, os que passarão mais não ficaram dentro do numero vagas, estes não terão que ser chamados.

  3. Eu disse:

    Caso os editais venham em 2013, e 2014 ser ano de eleições, a nomeação do concurso será somente em 2015??

    Ou por causa da copa os aprovados podem ser nomeados em 2014?

    • Daniel disse:

      O concurso foi autorizado em 2013 sendo assim os aprovados poderão tomar posse em 2014 sem problemas!

    • Raul disse:

      No caso dos aprovados eles podem sim ser chamados em 2014 mas até 3 messes antes das eleições ou após as eleições mas 3 messes após tbm!!

  4. luiz carlos rosa disse:

    Ate q idade e possível fazer o curso de policia civil .Tenho 44 anos ainda tenho chanse de ingressar na carreira de investigador

    • Camila disse:

      Primeiro você tem que melhorar sua ortografia.

    • jailton disse:

      Escrevendo desse geito difícilmente vc consiga meu caro.

      • Jader Pires disse:

        Você menos ainda amigo, o correto é “jeito” e não “geito”

      • rafael disse:

        Vcs ficam tirando uma onda com o cara,ele só perguntou a idade se não quiser responder td bem,e a principio não se escreve jeito com “g” meu caro suas chances também são minímas.

    • João disse:

      Amigão escrevendo chanse vc não terá chance nenhuma.

    • Delegada Regional disse:

      Sim Luiz Carlos Rosa, você poderá participar do concurso se o Edital não estabelecer limite de idade. Apenas se o edital prever pois o certame é vinculado à este.
      E quanto à sua ortografia, isso se corrige com estudos, mas para a ignorância das pessoas infelizmente não há conserto.
      Abraços e boa sorte

      • Rafael disse:

        Adorei seu comentário,calou a boca de muitas pessoas que nem ao menos ingressaram na instituição e ficam desanimando as pessoas.

    • Bia disse:

      Espere sair o edital que está previsto para até dia 26/11 veja os requisitos para participação acredito que não tenha exigência de idade para o cargo de investigador outros editais como ultimo concurso não tinha normalmente para cargo de policial militar (soldado) idade máxima para ingressar é de 30 anos

    • Bia disse:

      Espere sair o edital que está previsto para até dia 26/11 veja os requisitos para participação acredito que não tenha exigência de idade para o cargo de investigador outros editais como ultimo concurso não tinha normalmente para cargo de policial militar (soldado) idade máxima para ingressar é de 30 anos

  5. POLICIAL CIVIL SIDNEY FLAUSINO JR disse:

    POLICIA CIVIL DO ESTADO DE SAO PAULO . . . DELEGADO DE POLICIA CIVIL TITULAR DIRETOR ACADEPOL MARIO LEITE DE BARROS FILHO…

  6. simone fonte disse:

    bom chanse eu nao sei……mas CHANCE ate os 45 vc tem rsrs

  7. Janio disse:

    Olá.

    Quais são as matérias básicas para quem quer concorrer a um cargo público na área de segurança pública, seja ela estadual ou federal. Digo isso, pois a cada edital da PRF, por exemplo, acrescesse uma ou outra matéria.

    Grato.

    • Delegada Regional disse:

      As matérias básicas que derrubam o candidato por ter a falsa percepção de SABER tudo são: português (principalmente gramática); matemática: regra de três e suas espécies, porcentagem, probabilidade (que vem em forma de problemas) também chamada de raciocínio lógico; Legislação principalmente direito constitucional e administrativo; informática (hardware, software, sistemas operacionais e pacote office, cai muito questões conceituais (uso do computador sem o mouse, geralmente aqueles recursos que nunca usa). Se você souber bem essas matérias, o restante que vier vc só acresce. Espero ter ajudado. Boa sorte

  8. diego disse:

    Vdd, como ele quer prestar um concurso sem se quer sabe escrever corretamente? Isso o eliminaria na primeira etapa. Ahaha, e isso.

    • Delegada Regional disse:

      Não subestime a capacidade das pessoas, você está fazendo um juízo de valores de alguém que não conhece. E errar na hora de digitar é muito comum, mas vale lembrar que essa pessoa tem 45 anos e uma experiência de vida que você talvez não tenha. Cuidado !!!

      • Fax disse:

        Parabens aos comentarios da Delegada, gosto como articula suas palavras….ficaria feliz em tirar algumas duvidas diretamente com vossa autoridade.Seguramente sua experiencia e sabedoria sao sugestoes promissas a realizacoes de exito para quem pretende assumir um cargo de alta importancia, assim como ja o faz a Dra. E eu pretendo ingressar nessa carreira. Se puder me aconselhar, desde ja grato. Att.

  9. diego disse:

    Mas é embaçado, pois em 2008 quando prestei concurso para PM, logo em seguida saiu o edital da PC, onde um dos requisitos era conhecimento em direito. Ia estudar mas pela complexidade era pouco tempo até a data da prova. Vamos ver esse ano o que vai exigir no edital.

  10. Marcio ferreira disse:

    Gostaria de saber, quando vai iniciar as provas e qual a idade pra policia civil !!!!!!

  11. Ricardo Alexandre de Brito disse:

    eu que moro no Rio de Janeiro,posso prestar concurso ,em São Paulo.

  12. Francielle disse:

    Olá, será que o edital deste concurso terá restrição quanto a tatuagens?

  13. Eduardo disse:

    Bom dia tenho 26 anos acabei de concluir o curso técnico em logística na escola etéc sbc Sp.Gostaria de saber se é preciso ter curso superior para se candidatar para polícia civil de SP.

  14. biondon disse:

    como vcs querem ingressar na pc sem saber di nada,tem q saber escrever,e estar por dentro do assunto e nao ficar perguntando,pois,o edital deixa tudo bem claro. A idade as diciplinas e nao eh tao facil pq sao muitas coisinhas q tem q ser decoradas e por outro lado tem q interpretar a questao. entao vcs q estao perdidos no assunto procurem si orientar,pois,60 dias de estudo nao ti levara a lugar algum…..

  15. Lucas disse:

    Marcio ferreira, o concurso já está com a inscrição aberta …e a idade e a idade pra se inscrever é de 50 a 80 anos.

  16. Lucas disse:

    Janio

    Olá.

    Quais são as matérias básicas para quem quer concorrer a um cargo público na área de segurança pública, seja ela estadual ou federal. Digo isso, pois a cada edital da PRF, por exemplo, acrescesse uma ou outra matéria.

    Grato.
    Respondendo ao saudoso Jânio Quadros,,,ter curso pela swat e saber falar e escrever árabe e chinês fluente.

  17. jailton disse:

    Sou da Bahia e meu sonho é ser um policia civil do estado de sao paulo. Farei o concurso, e se eu passar desenpenharei minha funçao com muito orgulho.

  18. José souza disse:

    Tenho 49 anos , posso fazer este concurso. Pois sempre tive vontade de ser um policial civil, tenho chance ? ou não ? até quantos anos posso fazer este concurso.

  19. marcelo antunes disse:

    Queria saber quando irá iniciar as inscrições para agente de policia?… Abrço!!!

  20. welton juliano araujo da silva disse:

    gostaria de saber, passando em todas as fases, principalmente na prova perambulante, demora muito ser convocado para exercer a funcao na policia civil ?

  21. Amanda Nunes disse:

    Gostaria de saber o dia da prova ….já procurei e não acho em nenhum lugar o dia da prova concurso da civil

    Obrigada pela informação se alguém puder me i informar

    • Bia disse:

      Amanda Nunes não abiru as inscrições ainda por isso você não achou a data da prova a previsão que saia o edital até 26 novembro.

  22. Daniel disse:

    Dica do dia, ao invés de ficar fazendo perguntas chatas e repetitivas porque os senhores não dão uma lida nos editais anteriores?
    Lá tem TODAS as informações necessárias para quem almeja prestar concurso para qualquer uma das carreiras da Polícia Civil.

  23. felipe disse:

    Vai ocorrer ou não o concurso para agentpol -sp ?

  24. mauro disse:

    Não sei porque esses burros lá em cima, estão nesse saite, não sabe nem escrever chance, geito, são todos iguinorantes, vai procurar otro tipo de trabalho. Nós da policia somos mais intiligentes;

    • Everton disse:

      Meu amigo iguinorantes não existe para quem esta julgando a escrita dos outros você tem levantar do seu proprio rabo pq é facil sentar no proprio rabo e olhar o dos outros!!! A escrita correta é ignorante!!!
      SEU IGNORANTE!!

  25. Bia disse:

    Amanda Nunes não abiru as inscrições ainda por isso você não achou a data da prova a previsão que saia o edital até 26 novembro.

  26. Dracena SP disse:

    boa tarde pessoal !!! estou como habilitado com 81,5 porem nao convocado, a nota de corte foi 84%, alguem sabe me dizer se remanescentes sao os habilitados/nao convocados?

  27. edivar disse:

    Ola boa noite eu gostaria de saber se esse ano de 2014 vai ter ou ja tem em andamento edital para agente policial policia civil de sao paulo pois na pagina da vunesp nao consta ainda se alguem poder me informa fico muito grato e agradesso muito obrigado..

  28. tobias disse:

    Gostaria de saber um pouco da vida do Policial – Atendente de Necrotério, é um serviço gratificante? Uma pessoa consegue se manter com o salario tendo que pagar quitinete ai em São Paulo,? Sou de Santa Catarina, to pensando em fazer esse próximo concurso agora em agosto de 2014, qual região vcs me aconselhariam se inscrever? Fico grato se alguém me responde!

    • rafael disse:

      Vc vai ser o sedex de defunto não aconselharia,é um dos piores cargos da PC,se vc não se importa com o trabalho.

  29. sidney flausino do carmo junior disse:

    POLICIA CIVIL DO ESTADO DE SAO PAULO…

  30. BORTOLOSO disse:

    BOA TARDE! FIQUEI EM 25° LUGAR NO CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL DE SP QUE TINHA 12 VAGAS, VALE A PENA PARTICIPAR DA PRÓXIMA ETAPA ? QUAL A PROBABILIDADE DE ALGUÉM DESISTIR OU AUMENTAR O NÚMMERO DE VAGAS?

  31. BORTOLOSO disse:

    BOA TARDE! FIQUEI EM 25° LUGAR NO CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL DE SP QUE TINHA 12 VAGAS, VALE A PENA PARTICIPAR DA PRÓXIMA ETAPA ? QUAL A PROBABILIDADE DE ALGUÉM DESISTIR OU AUMENTAR O NÚMERO DE VAGAS?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login