Home » News » Procuradores pedem aprovação de proposta que cria carreira de procurador municipal

O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebeu na tarde desta terça-feira (6) a visita do presidente da Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM), Guilherme Rodriges, que veio pedir a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 17/2012 – que cria a carreira de procurador municipal. Outros mais de 200 procuradores municipais também estiveram no Senado nesta tarde, pedindo apoio para a proposta.

Guilherme Rodrigues destacou que a aprovação da proposta é importante, pois as manifestações populares “clamam por qualidade no serviço público”. Ele explicou que a proposta constitucionaliza a figura do procurador municipal, inserindo o cargo no texto constitucional. Assim, seria criada uma carreira de procurador nos municípios, com realização de concursos públicos, evitando indicações políticas ou contratação de escritório de advocacia.

– A proposta ajuda a fortalecer os mecanismos de controle da legalidade dos atos e combate a corrupção no país – declarou Rodrigues.

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), também acompanhou a visita. Ele disse que o Plenário deve votar, ainda nesta tarde, um calendário de pautas prioritárias para o início deste segundo semestre e a PEC deve constar da lista de matérias urgentes. Inácio se mostrou confiante na aprovação do texto e acrescentou que a matéria deve ser incluída na ordem do dia desta quarta-feira (7).

– É uma vitória muito grande, que não vai servir apenas a uma cidade. É o país inteiro que vai ter mais transparência e mais legitimidade no acompanhamento da fiscalização que os procuradores procuram fazer em nome do povo brasileiro – comemorou o senador.

Fonte: Agência Senado
Saiba mais no SOS Concurseiro

12 Comments

  1. palmeirense dm disse:

    Acredito que o senador Renan , vai da prioridade a essa PEC , será uma vitória muito grande, que não vai servir apenas a uma cidade. Mas sim vai ser o país inteiro que vai ter mais ter mais transparência e mais legitimidade.

  2. Santos disse:

    Os procuradores municipais foram recebido pelo Renan com fidalguia. Isto, pelo menos, foi o que escutei em uma emissora de rádio da capital, hoje pela manhã, com declarações da presidente da associação da categoria, Karla Falcão, agradecendo a forma como os procuradores foram recebido pelo presidente do Senado. Segundo ela, após a audiência, os representantes dos procuradores saíram eufóricos com a garantia dada pelo presidente Renan de que a matéria será votada ainda este mês.

  3. Fernando Antonio disse:

    Renan interage sempre para atender as questões mais importantes do Brasil. Honra o voto dos alagoanos.

  4. gusmao disse:

    Tenho a certeza que Renan vai ter a competência de analisar e aprovar tudo aquilo que for benéfico para população e que combata a corrupção.

  5. fernando disse:

    Um projeto que vai dar mais legitimidade aos procuradores, com certeza o Renan vai se empenhar para que seja
    votado urgentemente .

  6. Antonio Jose disse:

    Esse senador recebe todas as entidades.

  7. carlos disse:

    Todas as categorias reconhecem a influência e o bom senso de Renan na defesa de causas que necessitam de um líder à frente. A liderança de Renan, quase sempre, é garantia de sucesso nos pleitos relacionados a ele.

  8. Joci Andrade disse:

    É, questão a ser discutida com cautela, porém minha opinião é que deveria sim existir um plano de carreira para os procuradores municipais e também ser obrigatório o concurso público para investidura no referido cargo, desta forma, iria acabar com as indicações políticas existentes neste meio. Pela postura que o Renan vem demonstrando ao lidar com esses tipos de situações, acho que sua opinião será muito coerente ao bem de todos.

  9. Andre luis disse:

    Renan deverá apreciar tal questão com toda responsabilidade e competência que o mesmo vem demonstrando em seus posicionamentos no cargo que lhe pertence. Admiro muito esse homem!

  10. João Paulo disse:

    Nós procuradores temos certeza que o presidente do senado com sua liderança irá conseguir a aprovação da PEC

  11. JOSE MATHEUS disse:

    A criação de novo cargo para procurador do município vem para melhorar tanto a população como os estudantes de direito que quer engraçar na careira jurídica parabéns ao Presidente do Senado Renan.

  12. Guilherme disse:

    Se for bom para a sociedade, com certeza o presidente Renan irá apoiar este projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login