Home » Eu Já Passei » Eu Já Passei l Depoimento do PRF Anderson Silva

Comecei minha batalha no ano de 2001. Na época estava tentando todos os concursos que surgissem, mas sem foco, simplesmente eu queria meu lugar na “sombra”, pois no sol eu já estava como instalador de telefone. Não sabia como começar.

Em 2002 ouvi falar pela primeira vez da PRF, achei atrativo e lá fui eu. Tentei meu primeiro concurso para a entidade, não sabia nem o que era CTB e logicamente fiquei devendo pontos para o CESPE. Em 2003 estava disposto a sair do país (EUA), caso não passasse em nenhum concurso, continuei estudando e interagindo cada dia mais com o CTB.

Pois bem, nesse mesmo ano surgiu aqui em B.H um concurso para a empresa de transporte e trânsito (BHTRANS), dei uma olhada no edital e lá estava o CTB, não pensei duas vezes, aproveitei que estava desempregado, comprei um livro para complementar as disciplinas que ainda não estava estudando, pois estava me preparando para o vestibular e enfiei a cara nos estudos e obtive minha primeira vitória. Em 11 de agosto de 2003, comecei a trabalhar na BHTRANS e fazer minha faculdade de Direito.

Na BHTRANS conheci várias pessoas que estavam tentando o concurso da PRF, e através delas fui conhecendo melhor a corporação e me identificando cada dia mais com as atividades prestadas a sociedade. Dos 40 fiscais que entraram comigo, 15, aproximadamente conseguiram entrar para PRF, o que me deu mais força para continuar, pois eles me relatavam como era o serviço, passando assim a me enxergar nessa corporação.
Fiquei 5 anos sem tentar concursos me dedicando na faculdade, mas sempre estudando o CTB. Formei em 2008 e na mesma época saiu o edital da PRF, não tentei o exame da ordem e recomecei meus estudos focado para esse tão sonhado concurso, sob criticas de muitos, pois falavam que deveria atuar na área, tirar a carteira da OAB coisas do tipo.

Não obtive êxito em 2008 e nem em 2009, nesse fui eliminado em português e em física. Depois do concurso de 2009 um colega de serviço me mostrou algumas aulas de rac. lógico do EVP, pois tinha uma enorme dificuldade em assimilar a disciplina e para minha surpresa consegui aprender. Comecei a visitar a página na net e a conhecer o site, foi aí que vi que este contemplava todo edital da PRF, além de outras disciplinas. Baixei o material de acordo com o edital. As matérias que não estavam mais no site eu as obtive entrando em contato com o atendimento EVP e meti bronca.

Comecei estudar em casa com as aulas online enquanto aguardava o novo edital. Ao sair o edital agora em 2013, conciliei às aulas do EVP, um cursinho intensivo presencial, tirei férias e me dediquei 100% ao concurso, eu estudava de 9h até 22h, todos os dias sem exceção. E no dia 11 de agosto fui lá e detonei com a banca CESPE!

Agora estou me preparando para o TAF e em 2014 CFP para a glória de Deus.
Agradeço muito ao meu amigo Alexandre (NINJA), que um dia me apresentou o EVP e aos digníssimos professores do EVP, em especial Marcelo Bernardo, com suas frases sempre motivadoras. Obs.: preciso pegar mais umas aulinhas dele.
Próximo passo agora é tirar minha carteirinha da Ordem, dar uma respirada e focar no concurso para Delegado Federal e quem sabe algum dia possa ter o prazer de integrar a essa maravilhosa equipe do EU VOU PASSAR.
Ficam algumas dicas para ter sucesso:
1° acordar cedo
2° trabalhar duro
3° achar petróleo
“DESENVOLVA A PACIÊNCIA; APROVEITE O QUE PODE PARECER UMA ‘DEMORA’ PARA ADQUIRIR MAIS CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIA; LEMBRE-SE DE QUE A DIREÇÃO CORRETA É MAIS IMPORTANTE QUE A VELOCIDADE.” 

WILLIAM DOUGLAS 
“A paciência é amarga, mas seus frutos são muito doces.”
Jean-Jacques Rosseau

60 Comments

  1. Lindinalva Santos disse:

    Anderson, parabéns! Fé e Força sempre! Fica com Deus! Abraços.

  2. Fabio Coviello disse:

    Não adianta nem tirar a carteirinha da OAB, pois é incompatível com a atividade policial.

    • Artur Costa disse:

      Não é para atuar, pelo que entendi é para tê-la para prestar o concurso de delegado da PF.

    • Anderson Silva disse:

      A carteirinha agora é só para fechar o curso com chave de ouro e quando escutar aquela famosa pergunta: _ formou em Direito? E aí passou na Ordem? poder responder, kkkkkkkkkkkkk, brincadeira, abraços Fabio.

    • Luiza disse:

      Ele quer tirar OAB para tentar concurso para delegado federal, pois é exigido OAB.
      Parabéns, Anderson!

      • JOSE GUILHERME disse:

        MEU COLEGA PARA DELEGADO FEDERAL NÃO PRECISA A CARTEIRA DA OAB. TALVEZ MUDE MAIS ADIANTE, ENTRETANTO DELEGADO NÃO ADVOGA.

        ABRAÇO.

      • Alt disse:

        Não precisa ter OAB para ser delegado.

      • Anderson Silva disse:

        Ei Luiza brigadão. Na verdade para delegado não precisa não, mas algum dia poderá ser útil, mas como falava Dom Quixote, a intenção é não ficar parado, não importa o destino. Abraços.

    • ronaldo disse:

      Fábio Corviello,vc está totalmente equivocado,a carteira da OAB sempre é bem vinda,caso vc se aposente como policial e queira advogar,nada lhe impedirá que vc o faça.

  3. Alisson disse:

    Tenho um amigo que assim como Anderson Silva, batalhou para conseguir entrar nessa renomada instituição! O caso foi um pouco mais radical, casado com filho, já que este era Sargento da ESsA e, pediu baixa no serviço militar do exército para somente estudar para o concurso. A mulher segurou a barra por um ano, hoje PRF, lotado em Belém do Pará, ele se orgulha da guerreira que assim como ele, não teve medo das decisões tomadas! E eu também tenho prazer em falar de um grande amigo, vencedor, batalhador, na época do exército Sargento muito legal. Também tentarei obter este sonho na PF, estou começando a caminhada.

    • Anderson Silva disse:

      É isso aí companheiro.
      “DESENVOLVA A PACIÊNCIA; APROVEITE O QUE PODE PARECER UMA ‘DEMORA’ PARA ADQUIRIR MAIS CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIA; LEMBRE-SE DE QUE A DIREÇÃO CORRETA É MAIS IMPORTANTE QUE A VELOCIDADE.”
      Boa sorte e se Deus quiser seremos companheiros de farda, abraços.

  4. Iris Medeiros disse:

    Parabéns Anderson…. sua persistência foi fantástica!!!! Que o Senhor, continue guiando seus passos!!! Iris

    • Anderson Silva disse:

      Com certeza Iris, vc falou tudo, não somos nada e não chegaremos a lugar algum se Deus não estiver no comando nos guiando, valeu.

  5. Leila disse:

    Parabéns. Sucesso em sua caminhada.

  6. Aline Luz disse:

    Lindo depoimento! Eu sonho com a carreira policial.
    Desejo uma boa preparação para as próximas etapas. Fica com Deus.

    • Anderson Silva disse:

      Valeu Ana,
      jamais perca o foco e sempre coloque Deus sempre na frente, faça sua parte e ele lhe abençoará, abraços.

  7. Cinthia Pereira disse:

    Me inspirei muito, não só me inspirei, como tive certeza do que preciso! Tb tenho dificuldade com a disciplina de raciocínio lógico, e em acordar cedo, mas to caminhando pra mudança!!!

    • Anderson Silva disse:

      É isso aí Cinthia, o mais importante é o primeiro passo.
      Assista as aulas do Brunno Lima, ele é ótimo. Ah! do PH tb, abraços.

  8. Joao disse:

    Parabéns Anderson
    Prestei tb esse ano, foi minha primeira experiência na PRF, estudei pouco mais de um mês, acredito que não me sai dos piores tive 19 pontos (melhor que sair devendo como imaginava) vou usar suas experiências para continuar estudando e enfim conquistar meu espaço na área policial

  9. Gustavo Couto disse:

    Não é necessário ter a carteira da OAB para prestar o concurso para Delegado da PF. Basta ser bacharel em Direito.

  10. jorge moinhos disse:

    parabens, e força para o TAF

  11. Alessandro Fernandes disse:

    Parabéns Anderson,

    Essa praia ai atrás da foto só pode ser a Praia do Morro, Guarapari-ES. To errado?

  12. david boaventura disse:

    Parabéns cara você é um vencedor!

  13. Leandro disse:

    Parabéns fera, força no TAF agora, você vai conseguir… falta muito puco!! Também to nessa caminhada em busca da tão sonhada aprovação, tenho fé e vou continuar focado para que no próximo com fé em Deus, consiga fazer parte dessa renomada instituição!!

  14. Silvia disse:

    Anderson parabéns………..o negócio é não desistir mesmo. Também estou nessa, e uma hora chega minha vez. Abraço grande e sucesso.

    • Anderson Silva disse:

      É isso aí Silvia, FORÇA, FOCO E FÉ. Coloque Deus no comando e sua hora irá chegar. Abraços.

  15. Míria disse:

    Felicidades, Anderson!

    Agora é só agir para tudo prosseguir bem!

    Êxitos na vida profissional e mais ainda na pessoal! :)

  16. cleiton disse:

    parabéns colega.

  17. José disse:

    Anderson Parabéns! Como era seu horário de estudo?

  18. Fabio Coviello disse:

    Realmente, não precisa de carteira da OAB, porém como os delegados querem virar Excelência, é bem possível que num futuro próximo seja exigido. Cuidado, pois Polícia é igual casamento: quem tá fora fica doido para entrar e quem tá dento não vê a hora de sair. Pelo menos é o que ocorre atualmente na PF.

    • Anderson Silva disse:

      É mais ou menos por aí Fabio, seja feita a vontade de Deus, Um grande abraço.

      • Jefferson Silva disse:

        meu caro Anderson Silva parabéns pela sua vitória, seu depoimento nos inspira a cada dia mais a lutar também, tenho 18 anos e estou no 1º período de Direito e estou em busca desse sonho espero consegui fazer sucesso igualmente a você!!!
        Quantos você tem??

  19. Fabio Silva disse:

    Povo Teimoso!!! Ele sabe que não é necessário a carteira da OAB para delegado. A carteira da OAB seria a cereja do bolo para ele, eu sei muito bem o que é isso!!!! Boa sorte no TAF!!

  20. eliane braga disse:

    parabéns vc merece !!!!!

  21. Ester disse:

    OI Anderson parabéns por essa conquista.
    Gostaria de saber quais são os requisitos básicos para concorrer à uma vaga de Agente Administrativo da Polícia Rodoviária Federal?

  22. Rebeca disse:

    Parabéns para você!!!!!

  23. Marcos Chagas disse:

    As vezes buscamos inspirações em grandes nomes do nosso pais ou até mesmo motivações em personagens históricos e nos esquecemos de espelharmos em pessoas anônimas que alcançam o seu sucesso, e que são verdadeiros exemplo para quem busca o seu objetivo. Parabéns Anderson silva!

  24. André disse:

    Nome de campeão o cara já tem: ANDERSON SILVA.

    Mostrou que, como o xará, é persistente.

    Boa sorte no TAF. Espero que dê tudo certo.

  25. Patrícia Castilho disse:

    “A DIREÇÃO CORRETA É MAIS IMPORTANTE QUE A VELOCIDADE.”

  26. rennan disse:

    Olá! Anderson: Gostei muito do que foi dito por você pelo depoimento, isto me inspirou há não desistir não desanimar. e focar muito nos estudo para conseguir alguma coisa na temos que fazer sacrifícios na vida. (“que deus te abençoe e faça resplandecer o seu rosto sobre você.”)

  27. cristiano almeida da rocha disse:

    anderson existe algum prazo pra tentar voltar para sua cidade? Perdoe-me pela pergunta mais o salário líquido é quanto e como é o plano de carreira?

    Obrigado ! Espero não ter sido inconveniente

  28. Lorena disse:

    Parabéns CAra!! Tô impressionada com a tua força de vontade , passou anos e vc não desistiu , levou anos até conseguir passar , isso não é para qualquer um , confesso a você que em 2012 fiz um cursinho presencial e estudei um pouco tentei o concurso da BB , mas não conseguir passar , entao depois disso abandonei os estudos , todo vez que surge um edital penso e ate faço a incriçao , mas depois de uma ou duas semanas de estudo , desisto , vejo que são muitas materias para estudar e acabo desistindo , queria saber de onde vc tira essa força de vontade , fiquei sabendo hoje do concurso da PF pra agente administrativo , bem que eu gostaria de tentar , mas acho que dois meses não são suficientes para conseguir estudar toda a materia.

  29. Tiago disse:

    Parabéns guerreiro…

  30. glauber disse:

    não precisa de AOB, nem pratica juridica…. lei FederalPresidência da República
    Casa Civil
    Subchefia para Assuntos Jurídicos

    LEI Nº 12.830, DE 20 DE JUNHO DE 2013.

    Dispõe sobre a investigação criminal conduzida pelo delegado de polícia.
    A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

    Art. 1o Esta Lei dispõe sobre a investigação criminal conduzida pelo delegado de polícia.

    Art. 2o As funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais exercidas pelo delegado de polícia são de natureza jurídica, essenciais e exclusivas de Estado.

    § 1o Ao delegado de polícia, na qualidade de autoridade policial, cabe a condução da investigação criminal por meio de inquérito policial ou outro procedimento previsto em lei, que tem como objetivo a apuração das circunstâncias, da materialidade e da autoria das infrações penais.

    § 2o Durante a investigação criminal, cabe ao delegado de polícia a requisição de perícia, informações, documentos e dados que interessem à apuração dos f

    § 4o O inquérito policial ou outro procedimento previsto em lei em curso somente poderá ser avocado ou redistribuído por superior hierárquico, mediante despacho fundamentado, por motivo de interesse público ou nas hipóteses de inobservância dos procedimentos previstos em regulamento da corporação que prejudique a eficácia da investigação.

    § 5o A remoção do delegado de polícia dar-se-á somente por ato fundamentado.

    § 6o O indiciamento, privativo do delegado de polícia, dar-se-á por ato fundamentado, mediante análise técnico-jurídica do fato, que deverá indicar a autoria, materialidade e suas circunstâncias.

    Art. 3o O cargo de delegado de polícia é privativo de bacharel em Direito, devendo-lhe ser dispensado o mesmo tratamento protocolar que recebem os magistrados, os membros da Defensoria Pública e do Ministério Público e os advogados.

    Art. 4o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

    Brasília, 20 de junho de 2013

  31. Diego Freitas disse:

    Parabéns, e estou também preparando-me para os concursos.

  32. Maurino Dionizio disse:

    Bo noite Anderson, parabenizo-o pelo seu esforço e coragem para enfrentar essa árdua batalha. Posso dizer que também sou muito teimoso, e quando eu quero algo, faço valer o risco. Já passei em vários concursos mas aguardo ansiosamente a nomeação para o penúltimo que prestei para Educador Físico na policia civil de MT, acho que demorei muito para entrar com mandado de segurança, mas não o governo não tem saída, a vaga foi anunciada e eu sou o primeiro aprovado e junho de 2014 é o ultimo prazo. Espero ter um São João muito festivo empossado no novo trabalho. Há já prestei o concurso da EPCAR, a prova foi simplesmente dentro do Maracanã com 42.000 candidatos inscritos somente no Rio de Janeiro.

  33. marcus disse:

    achei bem interessante sua determinação e a questão de desenvolver o conhecimento acho isso importante. estou me descobrindo em que vou fazer,se compensa ou se é por gosto ou alternativa mesmo.acho policia interessante.os ideais e o conhecimento agregado.acha que é por ai?? parabéns e sucesso p ti!

  34. marcos coutinho disse:

    gostaria de saber se e mesmo certo? de entra nesses concursos porque ja fiz uns 100 e nunca passei Anderson
    desde 1988

  35. Sirleide disse:

    Oi Anderson eu estava procurando materias para estudar, achei seu depoimento, obrigada pois me deu forças para continuar,meu sonhi é a carreira militar, estou estudando para o concurso da PRF , tenho tempo só de madrugada, essa é minha preoculpação, mas seja o que Deus quiser, vc vai conseguir Dr° Anderson…. abraços e quando passar nos conte.. até

  36. ticiano lacerda disse:

    olá Anderson silva muito parecida com a minha historia… mas eu ainda não passei você conhece o aprova concurso? online ?

  37. Emanoel Emerson disse:

    Caramba velho que força de vontade em Anderson , parabéns cara eu estou começando a caminhada e estou bastante empolgado mesmo com várias pessoas falando que PRF é muito difícil que tem que estudar muito , mais não vou desistir e quem sabe um dia também pode te fazer agradecimentos kk , ano que vem estou concluindo minha graduação e e começar a batalha nos concurso da PRF , Abraço

  38. Tatiani disse:

    Fiquei muito entusiasmada em ver sua história. Eu sou policial militar e sonho entrar para PRF estou retomando meus estudos, histórias como a sua nos fazem ir em busca dos nossos sonhos!! parabéns pela sua vitória!!!

  39. Charles disse:

    Será que passou nas demais etapas. O cara sumiu?! rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login