Home » News » Procon do DF aguarda desde 2011 nomeação de aprovados em concurso

Funcionário comissionado foi preso suspeito de estelionato. Órgão possui 223 servidores, dos quais 162 são cargos comissionados.

O diretor do Procon do Distrito Federal, Todi Moreno, afirmou nesta quinta-feira (12) que autarquia aguarda desde 2011 a nomeação de 139 servidores aprovados em concurso. Nesta quarta, um funcionário comissionado da autarquia foi preso suspeito de praticar estelionato usando dados obtidos no órgão.

As nomeações são de competência da Secretaria de Administração Pública, informa o Procon. Ao G1, a pasta afirmou que, no momento, não tem nada a declarar sobre assunto e que só vai se pronunciar a partir da próxima semana.

Segundo o Procon, o órgão de defesa possui 223 servidores, dos quais 61 são concursados; os outros 162 são comissionados.

Nesta quinta-feira, o Ministério Público divulgou nota informando que desde 2010 recebe denúncias sobre a contratação de pessoas sem concurso público para atuarem no Procon.

“O MP mandou uma carta ontem reforçando a importância de nomear os servidores comissionados”, disse Moreno. “Eles [comissionados] não são criminosos. Não é uma laranja podre que pode apodrecer os outros. Não se pode generalizar.”

O Ministério Público disse ainda que firmou em 2010 um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o GDF. Com o TAC foi elaborado um projeto de lei criando a estrutura de cargos e salários do Procon-DF. Segundo o MP, mesmo após a realização do concurso, dezenas de aprovados não conseguiram tomar posse.

Em 2011, o Tribunal de Contas do DF determinou ao Procon e à Secretaria de Justiça que cumprisse, o quanto antes, o preenchimento das vagas. O tribunal afirmou que há no órgão servidores ocupando cargos comissionados fora de funções de direção, chefia ou assessoramento e que não foram substituídos por candidatos aprovados em concurso.

Fonte: G1

Saiba mais no SOS Concurseiro.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login