Home » News » Concorrência de mais de 7 mil anima peritos criminais de MT

Os peritos oficiais criminais de Mato Grosso estão otimistas com relação ao concurso público aberto pelo Governo do Estado para nomear mais 190 profissionais – entre peritos criminais, médicos legistas e odonto legistas. A prova será realizada no dia 20 de outubro e os aprovados começarão a ser empossados em 2014.

São 7.801 inscritos concorrendo a vagas de 24 perfis profissionais, em diversas áreas de formação em nível superior.

Para os peritos, este concurso deve ajudar a desafogar um pouco do trabalho, pois o número de efetivo que está bem abaixo do indicado pela Associação Brasileira de Criminalística (ABC), cuja proporção ideal seria de 1 perito a cada 5 mil habitantes. Em Mato Grosso, hoje, cada perito trabalha para uma média de 21,7 mil habitantes.

As áreas profissionais de maior necessidade dos peritos são Biologia, Química, Farmácia, Engenharias Civil e Elétrica e Medicina Legal. Para elas, estão reservadas cerca de 157 vagas. Outros perfis contemplam profissionais de Ciências Contábeis, Engenharia da Computação, Engenharias Agronômica, Florestal e Sanitária, Odontologia, Psiquiatria, Direito, Economia, Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Informática, Matemática, Arquitetura e Geologia.

“O número de inscritos comprova que a Perícia Oficial já é uma área de atuação conhecida e almejada por diversos profissionais. Agora, é preciso que seja valorizada para que a gente consiga realizar o trabalho de excelência a que nos propomos”, afirma o presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de Mato Grosso (Sindpeco/MT), Márcio Godoy.

Segundo Godoy, 190 peritos é um bom número de início, pois alguns municípios do interior não conseguem ter a cobertura adequada e, por isso, algumas unidades da Politec já correram o risco de fechar.

No concurso deste ano, serão nomeados peritos para atuar nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Água Boa, Alta Araguaia, Alta Floresta, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo dos Parecis, Chapada dos Guimarães, Colíder, Colniza, Confresa, Juína, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.

Fonte: A Tribuna
Saiba mais no SOS Concurseiro.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *