Home » Eu Já Passei » Eu Já Passei l Confira o depoimento inspirador da Karina Emanuella

Olá gente, meu nome é Karina Emanuella Silva de Lima, nasci e moro em Recife-PE e tenho 24 anos. Terminei o curso de Gestão em Turismo no IFPE e sou graduada em Ciências Contábeis pela UFPE. Eu não imaginava que iria enveredar nessa área de concursos públicos e quando tinha cerca de 16 anos, ouvi falar pela primeira vez nisso, ainda no colégio, quando uma amiga disse que iria prestar concursos por causa da estabilidade.

Em 2008, com 18 anos, minha tia me inscreveu no concurso do INSS. Essa tia venceu na vida como funcionária pública de um órgão federal e devo muito a ela o incentivo e as dicas para que eu também ganhasse o meu lugar ao sol. Na época, ela comprou uma apostila para mim e eu até comecei a estudar a parte de seguridade social, mas a minha real intenção era passar no vestibular.

Em 2009, houve o concurso para ATA do Ministério da Fazenda. Essa tia me matriculou em um cursinho preparatório e foi lá que eu ouvi falar pela primeira vez no Eu Vou Passar. Muitos colegas de sala faziam o EVP e falavam super bem, pois você teria acesso a todo o conteúdo do site a um preço bem acessível. Eu fiquei curiosa, mas ainda não estava no clima de concurso público e preferia focar na faculdade.

Foi quando em 2011 eu participei de uma seleção pública simplificada para o Governo do Estado de Pernambuco, onde exerço a função de atendente do Detran, no programa Expresso Cidadão, até ser chamada no concurso da UFPE, que fui agora classificada graças ao EVP.

Ainda em 2011, com 22 anos, fique grávida da minha linda Isabella, a minha inspiração e companheira de todas as horas. Na época meus pais me reprovaram e disseram que eu tinha perdido o meu futuro, emprego, faculdade e tal. Mas não desanimei por causa disso! No final da gravidez e logo que ela nasceu eu tranquei a faculdade e fiquei só no trabalho. Quando ela completou 5 meses, após a licença e as férias, retornei ao trabalho e dois meses depois retomei os estudos para concursos, porém sem muito foco.

No início de 2013, saiu o edital para técnico administrativo, entre outros cargos de nível superior, do quadro permanente da UFPE. Meus colegas de trabalho me incentivaram muito a prestar esse concurso, porém não tinha material para estudar, foi quando eu lembrei do EVP, me inscrevi e me tornei aluna VIP. Fiz um cronograma de estudos e todos os dias assistia as aulas no site, quando minha filha dormia. Comecei estudando uma hora por dia e com o tempo fui aumentando o ritmo.

Nesse meio tempo, resolvi sair de casa, e fui morar com o pai da minha filha. Alugamos uma casa próximo à UFPE, pois eu já me imaginava trabalhando lá. Como eu retornei à faculdade, essa estratégia facilitou muito a minha vida tão atribulada, onde eu tinha que cuidar de casa, filho, marido, trabalhar, fazer faculdade e ainda estudar para concurso, e não queria perder mais tempo no trânsito ou coisa parecida!

Não sei como consegui dar conta de tudo isso. Agradeço principalmente aos professores Rodrigo Rennó e Lidiane Coutinho, pois suas aulas foram decisivas para a minha aprovação.

O concurso estava marcado para o dia 26/05/2013, data do aniversário de 1 aninho da minha filha!! O resultado sairia no dia 14/06/2013, porém nessa data saiu o resultado para todos os outros cargos do concurso, menos para os cargos que eu tinha feito, Assistente e Auxiliar em Administração. Com o passar do tempo veio a notícia: por de irregularidades, o concurso seria anulado para esses dois cargos. Eu não tinha me saído muito bem nas provas e vibrei um pouco pela segunda chance que Deus estava me dando, apesar de saber que muitas pessoas, inclusive uma grande amiga minha, tinham errado apenas duas questões e já estavam praticamente dentro.

E foi aí que me dediquei pra valer! Sempre que tinha uma oportunidade na minha vida corrida, estudava. Quando minha filha estava distraída, brincando ou dormindo, estudava. Até mesmo quando o movimento estava fraco no Detran, estudava. O site do EVP tinha virado página inicial no meu computador.

Remarcaram a prova para o dia 06/10/2013 e lá estava eu, com a sensação de que estava “tudo dominado”, como diz Tia Lidi. Fiz boas provas e saí com o sentimento de dever cumprido.

Após os recursos, saiu o gabarito definitivo e com ele o resultado: vi meu nome entre os classificados! Meu Deus, a alegria foi enorme, abracei tanto minha filha, hoje com 1 ano e 4 meses, e a sensação foi a mais incrível desde que eu vi o rostinho da Isabella pela primeira vez!

Esta sensação de passar em um concurso público federal, principalmente pelas dificuldades e obstáculos que encontrei para conseguir, é indescritível. Eu precisava desse incentivo para acreditar que sou capaz e que posso ir além, com a ajuda do EVP.

Minha dica para você que está nessa luta de concurseiro e está desmotivado é: tenha foco, faça um cronograma de estudos e seja disciplinado, seguindo-o à risca. Outra dica importante é a resolução de questões da banca examinadora para ir conhecendo o estilo de prova a que irá enfrentar. Eu resolvi cerca de 600 questões como forma de revisão e treino. Meu plano para o futuro agora é estudar para o concurso da Assembleia Legislativa de Pernambuco e sei que posso contar com o EVP!

Bons estudos a todos!

55 Comments

  1. Rocilda disse:

    Karina,vc é uma guerreira!!!
    Parabéns!!

    • Aline Andrade da Silva Pires disse:

      Nossa muito incentivadora sua historia!!!!!! Parabéns tbm tenho filhos sendo que eu tenho 3 uma de 6 anos um de 2 anos e a caçula de 4 meses sei o quanto é difícil arrumar tempo para estudar mas assim como vc estudo quando eles estão dormindo, brincando e distraídos , ainda não fui comtemplado com uma vaga mas sei que minha vez está próxima!!!!!!! Parabéns Karina!!!!!!!!!

  2. Vinicius Godinho disse:

    Parabéns pelo sucesso no concurso.

  3. kettely disse:

    Você é um grande exemplo pra mim e para sua filha também com certeza!

  4. Cassiana Almeida disse:

    Parabéns, Karina!! Bem vinda à UFPE!!!

  5. Dário Vitoriano disse:

    Congrulations!!!

  6. SILVANA disse:

    Nossa que lindo ……….. me diga uma coisa quntas hrs vc dormiu por dia … semana e fds pois vc estudava, facul, filho, casa e concuros isso tudo e passou !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! parabens

  7. Alice disse:

    Parabéns! Seu depoimento foi motivador para mim já q a minha situação é parecida com a sua: Também tenho uma filha de 11 meses, trabalho 9h por dia e tranquei minha faculdade de direito assim q ela nasceu. Gostaria de retornar no próximo ano mas estou na dúvida se retorno para a faculdade ou estudo para concurso público. Acho que estudar os dois seria impossível!

  8. Clebio Vitoriano disse:

    Parabéns Karina!!!

    Bela história de superação e força de vontade!

  9. Willian disse:

    Sensacional. Parabéns pela conquista. Me motiva a continuar na luta por uma vaga!!!

  10. Ana Paula disse:

    Parabéns!
    Filho, casa, estudo….. são bem complicados de conciliar.
    Mas com determnação tudo é possível!!!

  11. Diego disse:

    Karina, obrigado por contar um pouco da sua história. Esse depoimento ajuda muito!
    Sucesso!!!

  12. Joyce disse:

    Que linda é a Isabella!!! Dá vontade de apertar… rsrs
    Parabéns!! vc é uma grande batalhadora e vencedora!
    Que Deus continue te abençoando muito!

  13. Tássia disse:

    Minha querida Karina, amiga desde 2011, quando entramos no Expresso Cidadão. Engravidamos “juntas”, nossos filhos não têm nem um mês de diferença…e me sinto exultante por ver tua conquista! Você, com sua simplicidade, calma e perseverança, merece muito essa aprovação.Parabéns, muitos parabéns, e que você, Bellinha e Ítalo sejam sempre muito felizes e unidos. Que esta conquista seja apenas a primeira de muitas. Mil beijos e saudades.

  14. Anna disse:

    Não tem como não se emocionar com uma história dessa e tomar como incentivo! Parabéns!!!

  15. murilo disse:

    Parabéns mesmo Karina!!! Os concursos, hoje em dia, estão muito concorridos e mesmo com tantos percalços vc conseguiu vencer. É um exemplo!

  16. Marcus Vinicius disse:

    Parabéns Karine. É isso aí, força, fé e foco!!! Sucesso sempr!!!

  17. Carlos Alves disse:

    Karina, meus parabéns!!
    Tenho uma estória parecida com a sua! Porém em dose dupla. Estou estudando agora e tenho dois filhos, um casal!
    Minha filha (10 meses) está aqui dormindo ao meu lado. Meu filho mais velho tem 5 anos e está no quarto ao lado.
    Também fiz contábeis na UFPE e sou de Recife!
    Seu depoimento nos dá força! Muito obrigado e parabéns!!!

  18. jOSY disse:

    O QUE ME FALTA É ESTA DETERMINADA DETERMINAÇÃO.

  19. silvana paz disse:

    Que legal!fico feliz por você! parabéns…espero que continue com essa garra!

  20. Filipe F disse:

    Parabéns pela vitória, mas, parabéns principalmente pela bela história, como diz aquela frase: ” A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer”, e isso aconteceu, merecido, curta muito sua aprovação e as próximas que virão, grande abraço =D

  21. Jéssica disse:

    Nossa! É muito bom ler esses depoimentos! Eles nos dão muita força!

  22. Nilton Félix disse:

    Linda sua história Karina. Me identifiquei muito com a sua história, pois além de trabalho e faculdade, tenho que tirar o máximo de proveito de tempo. Deus abençoe você e sua família ricamente nessa nova jornada.

  23. eliane braga disse:

    vc merece, parabéns !!! um dia tb quero descrever um pouco da minha história quando alcançar minha aprovação !!!

  24. Carolina disse:

    Eu tenho dois filhos e sei que não é fácil! Vejo as pessoas contarem que conseguem estudar 12 horas por dia… Com pequenos não da, mas a luta continua e eu tb chego lá. Grande abraço, parabéns e muito sucesso!

  25. Dione Ramos disse:

    Parabéns Karina, você é um exemplo de determinação. DEUS continue te abençoando e iluminando sua vida e da sua família.

  26. Cláudia Godoy disse:

    Karina,
    Parabéns, e obrigada pelo seu depoimento de impacto.

  27. Liliane Muller disse:

    Parabéns!! Me identifico muito com sua história… Espero alcançar a mesma vitória.

  28. Leila disse:

    Emocionante sua história. Boa sorte na sua nova caminhada. Aguardo minha vez!!!!

  29. neivaldo disse:

    Parabéns pela aprovação. É isso aí muito estudo e persistência. O sucesso virá!

  30. neivaldo disse:

    É isso aí muito estudo e persistência. A vitória virá!

  31. Natália Luz disse:

    Poxa vida Karina!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Que bacana ler seu depoimento, muito feliz por vc! Vc realmente é uma guerreira!!!
    Que Deus continue te abençoando!!

  32. Luzinilde disse:

    Parabéns pela sua vitoria.

  33. uziel rodrigues da silva disse:

    É muito bom ver um depoimento de uma colega de profissão (Contadora), parabéns e bjs a todos dessa terra que tanto amo Pernambuco (Leão do Norte) apesar de ser carioca da gema amo demais essa terra e essa gente.

  34. Cristina- Vitoria.ES disse:

    Parabéns…, espero brevemente dar meu depoimento aqui no EVP……e é pra já.
    Admiração enorme pela sua luta e por esta turma que nos apoia… Outros cursinhos por aiiii so tem nome e você mal consegue falar com os professores. Sou testemunha viva disto, pois já paguei caro e não obtive nem um….vou ver se posso atende-la ….quem conhece sabe dos Senhores M A e V P.

    Abraços e mais sucesso na sua caminhada.

  35. Daniela disse:

    Parabéns! Muito sucesso!

  36. Renata disse:

    Parabéns Karina! Também faço parte do Expresso Cidadão, trabalho na cidade de Garanhuns! Sua história é um exemplo! Que Deus continue te iluminando a seguir em frente sempre!!!! A família Expresso Cidadão tem inúmeras histórias de sucesso!!!!

  37. Emília Melo disse:

    Parabéns, você com toda certeza é um exemplo de superação e também que acreditar e fazer a nossa parte é possível chegar ao nosso sonho de ser funcionário público.

  38. Roger disse:

    Parabéns pela aprovação! Mas é preciso se ligar na classificação. Eu já passei em 5 concursos nos quais não fui classificado. E, ainda, sendo classificado, é preciso aguardar a nomeação, pois há casos de aprovação sem nomeação. Não desista de ir tentando outros cargos, uma vez que, nessa de esperar a nomeação, o tempo passa, e preparação para concurso exige estudo constante. Parabéns também pela linda filha!

  39. Humberto disse:

    Parabéns!
    Em janeiro contarei aqui a minha vitória também!

  40. Karina disse:

    Gente, obrigada mesmo!! Foi uma luta imensa, nossa, se eu fosse contar todos os detalhes do quanto foi difícil… porém é compensador no final. Aconselho vocês a sempre acreditarem em si e em seus potenciais, eu quis mostrar com essa história que é possível sim passar em um concurso legal mesmo com todo o corre-corre, agora tem que se organizar e ser disciplinado. Agradeço a Deus em primeiro lugar, aos meus colegas de trabalho que me incentivaram e apoiaram, ao meu esposo que em todo momento foi compreensivo, a minha filha, por existir na minha vida, sem ela não teria tamanha força de vontade pra estudar, a minha tia que foi em quem eu me espelhei, um exemplo de sucesso, superação e humildade e por ter investido em mim, aos meus pais que mesmo ficando bravos comigo por eu ter engravidado tão jovem, aceitaram a situação e amam a netinha incondicionalmente, a minha irmã que me inspirou a sempre pensar positivo para atingir os objetivos e aos professores do EVP, que explanaram sempre tão bem os conteúdos das matérias e foram meus companheiros nessa trajetória. O importante é a fé e o foco e começar a se preparar antes do edital sair. Bem, é isso, muito sucesso a todos nessa caminhada… Bons estudos a todos!

  41. ana claudia disse:

    KARINA. Parabéns!
    Voce n sabe como seu depoimento mecheu comigo. Só te digo uma coisa, minha vida vai mudar após ter lido o q vc passou.
    Obridada cheia de lágrimas.
    Tb twnho um filho de 1 ano e trabahlo um turno, mas sempre fico na queixa de q estou muito cansada e n tenho tempo, mas depois do q li vejo q tb sou capaz.
    Vou ler todos os dias esse blog p me fortalecer.
    Abcs, Ana

  42. MARCELO disse:

    Parabéns! Você é um grande exemplo para todos que estão na jornada dos concursos.

  43. JOSUÉ LIU disse:

    Parabéns Karina, sua história é linda e motivadora para toda nação concurseira.

    Acreditem sempre no poder dos estudos. A Força de vontade vencerá tudo!
    Disciplina de uma Atleta….
    Dedicação de um samurai….
    Estratégia do general….
    Paciência e humildade de um monge…..

  44. Djalma Neto disse:

    Meus parabéns pela conquista. Que esta seja apenas a primeira de muitas.

  45. Menina disse:

    Gente, eu estou vivendo um dilema…srsr…o pior é que nem tem graça. Eu vinha estudando umas 8h por dia, não tinha internet em casa, então ia pra minha sogra a 4km da minha casa e ficava lá 8h estudando..só parava pr almoçar….estava focada no MPU que estava prestes a sair…isso no comecinho do ano… Em abril, com o edital já publicado minha prima pegou H1N1, dentro de 2 semanas ela faleceu… Aquilo me tirou a concentração…2 meses depois a mãe dela morreu de cancer…Desde então não consegui voltar a estudar, assisto uma aula..ou duas…mas perco o foco e não consigo… Minha prima estava estudando tanto pro do MPU também que eu tinha certeza q uma vaga seria dela…e ela faleceu antes de fazer a prova… Meu psicologico esta tão abalado ainda… Ela era tão jovem… em 2 semanas uma pessoa saudavel se foi sem explicação..estudou tanto pra no final nem fazer a prova..isso vem me acompanhando desde então…gostei muito do depoimento da karina..me fez pensar….não vou desistir…eu vou voltar a estudar e vou postar meu depoimento também… não sabemos se estaremos vivos amanhã, mas temos que nos preparar caso amanhã ainda nos pertença, pois temos que sobreviver..e pra isso os estudos ajudam muito a conseguir um emprego digno.

    • joao marcos disse:

      Menina que Deus te dê forças para superar essa perda e continue com seus sonhos, o amanhã só a ele Pertence.
      Parabéns a Karina um exemplo de que nada é impossível vejo muita gente que fala que não tem tempo para estudar e ela provou que o tempo é gente que faz. Também estou na luta desde o início do ano já até consegui uma aprovação que apesar de eu achar que não será viável para mim assumir por causa que do salário ser baixo me serviu de incentivo mostrando que estou no rumo certo.

  46. Marcelo disse:

    Sua historia serve como exemplo para muitos.

  47. joaod disse:

    Parabens, vivo a praticamente a mesma situação que você,
    me deu um gás ler tua história, parabéns
    abraço

  48. Joana Callado disse:

    Bem-vinda à UFPE! :)

  49. joao neto disse:

    ela é minha amiga eu trabalhava com ela menina esforçada e muito inteligente! orgulho de ter conhecido ela

  50. gilney disse:

    parabéns… trabalho no Detran e estou desmotivado. Agora, com sua ajuda irei voltar com toda garra….. vamos lá ” Marcelo Bernardo, deixa de morgar…

  51. Damasceno disse:

    Fico muito feliz quando alguém vence assim – superando os obstáculos – e por saber que você poderá oferecer uma vida confortável pra sua princesa Isabella! Continue estudando!!!

  52. antonio disse:

    eu já respondi mais de 10.000 dez mil questões e ainda não passei, mais vou chegar lá com fé em DEUS. parabéns carina

  53. wilson dias barbosa disse:

    Parabéns vc e uma guerreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login