Home » News » UFPA corrige edital e reabre concurso público

MPF pediu retificação possibilitou inscrição de pessoas com deficiência. Inscrições seguem até dia 30 de outubro, apenas pela internet.

A Universidade Federal do Pará (UFPA) retificou e reabriu o edital de concurso público para preenchimento de vagas de técnico-administrativos lançado em agosto deste ano. A iniciativa foi tomada a partir de decisão em que a Justiça Federal acatou pedido do Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA) e obrigou a universidade a possibilitar inscrição de pessoas com deficiência. As inscrições seguem até dia 30 de outubro, apenas pela internet.

Agora o concurso prevê que 10% do total de vagas serão destinados a pessoas com deficiência, em um total de 16 vagas reservadas para esses candidatos. O edital anulado pela Justiça previa que esse percentual seria calculado com base no número de vagas por município, e não no total de vagas, e que em municípios com até cinco vagas para cada cargo não haveria reserva de vagas para pessoas com deficiência.

Essas normas restringiam ilegalmente o acesso de pessoas com deficiência às vagas, pois reduziam a cinco o total de vagas reservadas a esses candidatos. O edital retificado está disponível na página eletrônica do Centro de Processos Seletivos da UFPA.

As inscrições reiniciam nesta sexta-feira, dia 25 de outubro, e prosseguem até o dia 30 de outubro, apenas pela internet, na página do concurso. Nesse endereço, os candidatos, além do edital retificado do concurso e seus anexos, encontrarão o formulário de solicitação de inscrição no concurso, o modelo de requerimento para atendimento diferenciado de pessoas com deficiência e o boleto bancário em forma de arquivo eletrônico para impressão e comunicados. As inscrições efetuadas na primeira abertura do edital continuam válidas.

Outra mudança ocorreu no subitem referente a alterações nos dados cadastrais. Agora, o candidato pode mudar a sua opção de cargo e/ou localidade escolhida, mas somente até o último dia de inscrições e dentro do nível ao qual está se inscrevendo (superior ou médio).

Fonte: G1
Saiba mais no SOS Concurseiro.com.br

1 Comment

  1. LUCIMAR gomes LIMA FERNANDES disse:

    gostei das mudanças, com isso quero conhecer melhor o novo edital para concurso público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login