Home » Eu Já Passei » Eu Já Passei l Confira a história do Edson Santos aprovado no MPU

Olá galera concurseira do Eu Vou Passar!

Meu nome é Edson dos Santos, tenho 27 anos e resido em Girau do Ponciano, no agreste alagoano, sou graduado em Gestão de Recursos Humanos e atualmente exerço a função de assistente comercial na Eletrobrás Alagoas. Fui aprovado em 7º lugar pra Técnico do MPU para Alagoas e 2º lugar, dentro das vagas, para Analista do MPU na especialidade de Gestão Pública para Bahia.

Estudo para concursos desde 2006, e lá se vão 7 anos de estudos, com altos e baixos. Iniciei essa longa batalha após uma desilusão na iniciativa privada. Moro em cidade pequena e sem oportunidades de emprego, a solução foi estudar para concursos, meu primeiro concurso foi o do IBGE para o Censo 2007 para o qual estudei com uma apostila dessas de banca de jornal mesmo, consegui a aprovação com muita dificuldade, no pouco tempo que trabalhei, era temporário, percebi aquilo que queria para a minha vida: ser servidor público, mas dessa vez estável. Muitos amigos achavam e ainda hoje acham que concurso é só maracutaia e enrolação, mas sou a prova viva de que não é.

No início, sem orientação, fazia qualquer concurso que a remuneração fosse boa, não importando conteúdo e atribuições, logo, por conta da falta de experiência, surgiram às primeiras derrotas, às vezes batia aquele desânimo, mas nada de desistir. No início de 2008 fui aprovado para Agente de Trânsito de Arapiraca-AL, onde trabalhei por dois anos, foi um alívio, mas longe de ser aquilo que eu queria, continuei estudando aos trancos e barrancos, até que em 2009 conheci o Eu Vou Passar e foi uma reviravolta, vídeo de alta qualidade a preços acessíveis comecei a estudar, agora da forma certa. Professores como Fernando C. Branco, Barchet, Marcelo Bernardo, Marcelo Braga, João Antônio e Sérgio Carvalho foram fundamentais no meu aprendizado, inicialmente tive alguns resultados ruins, mas meu desempenho estava melhorando, então investi mais no Eu Vou Passar, consegui uma boa aprovação: 6º lugar para Assistente Comercial da Eletrobrás em uma concorrência de mais de 12 mil candidatos.

No início de 2010 consegui as colocações 191º e 125º para Técnico no TRE-BA e MPU-BA, contudo cometi um erro que custou caro, quando fui nomeado para Eletrobrás resolvi descansar um pouco, e concurso gente, é uma fila, saiu dela, volta para o final, quando voltei aos estudos tudo parecia grego para mim, tive que começar do zero e o Eu Vou Passar, mais uma vez, foi decisivo, estudei com afinco e o primeiro objetivo foi o cargo de Técnico Legislativo do Senado, tive grande ajuda do EVP com os vídeos de RISF e RCCN do prof. Júlio Ponte, fui fazer a prova e para minha surpresa fui… Reprovado… hehehe, mas fiquei feliz, por quê? Simples, porque minha nota se tivesse atingido o mínimo em português, daria para figurar entre os 50 primeiros.

Então continuei estudando forte, organizei meu tempo e método de estudo, mesclei materiais do Estratégia Concursos e do Eu Vou Passar, essa receita deu mais que certo, recomendo! Fui com tudo para cima dos concursos e foquei só Tribunais, consegui a 110ª colocação no TRF 5ª região para Alagoas e não parei mais, nada de descanso pós-prova (não façam isso jamais, isso é um erro terrível), professores como Rodrigo Rennó e Giovanna Carranza foram decisivos para a minha aprovação em 7º lugar para Técnico do MPU para Alagoas, vi que estava no caminho certo e continuei estudando mais forte ainda e consegui o meu grande resultado, graças a Deus, o 2º lugar para Analista do MPU na especialidade de Gestão Pública para Bahia, sendo este meu primeiro concurso de nível superior, já que me formei em Agosto deste ano, e com uma concorrência de mais de 2 mil candidatos, foi uma grande surpresa, estou super-ultra-mega-feliz aqui por dois grandes motivos: primeiro porque minha esposa e companheira, Simony, está esperando nosso primeiro filho, Luís Antônio, isso me deu um gás danado nos estudos e em segundo lugar por esta grande aprovação que vai mudar, e muito, nossas vidas.

Poder hoje compartilhar essa minha história de luta, para mim, é uma honra e orgulho, pois sei o quanto é bom ler uma história de superação, eu precisei muito, isso motiva, mostra que é possível.
Antes de finalizar não poderia aqui, jamais, esquecer de agradecer do fundo meu coração a três pessoas importantíssimas nessa minha trajetória: meu avô, Seu Onofre, que não está mais conosco, minha mãe, Vânia, por sempre me incentivarem a estudar, mesmo tendo origem humilde e não terem tanto estudo sabiam da importância que faria em minha vida, e minha esposa, Simony, por sempre está comigo me apoiando durante toda essa caminhada, tendo paciência e sempre me incentivado, obrigado mesmo!

Meu objetivo agora é aproveitar um pouquinho, mas sem pausar os estudos, pois meu grande sonho é ser Membro do MPT ou Juiz do Trabalho.

Deixo por fim o seguinte recado para todos os concurseiros: “Nunca desistam dos seus sonhos, o cargo está lá, disponível, para aquele que persistir, então vá atrás!”

Temos a melhor ferramenta da internet nas nossas mãos, o Eu Vou Passar, usem e abusem e nunca desistam.

Edson dos Santos

45 Comments

  1. Eduardo dos Santos disse:

    Parabéns, Edson!! E Sucesso!!!

  2. jorge moinhos disse:

    parabéns e continue na luta. abraço

  3. Evelyn disse:

    Parabéns e a sua história me deu um gás. Vou a Luta!

  4. Lindy - Maceió/AL disse:

    Edson dos Santos, que história linda! Parabéns! E que Deus continue abençoando sua vida, seus estudos e sua família. Abraços.

  5. Karina disse:

    Adorei sua história, o negócio é esse, persistir sempre pra não ir para o final da fila… Abraços

  6. rone almeida disse:

    Olá Edson, parabéns pela conquista. Cara em qual faculdade vc concluiu seu curso superior?

    • Edson Concurseiro disse:

      Conclui no UNISEB Interativo, foram 2 anos de faculdade, muito bem aproveitados, vale a pena.

  7. Edson Concurseiro disse:

    Valeu Galera, tive que tirar algumas coisinhas aí, senão o texto iria se tornar um livro… hehehe
    Não coloquei que trabalho os dois horários, estudava até de madrugada várias noites, no trabalho, resolvia inúmeras questões, assistia vídeos durante o horário de almoço, ô vida difícil, essa de concurseiro.

  8. carlos disse:

    Parabéns , e muita sorte nos próximos concursos

  9. Hugo disse:

    Massa meu velho, parabéns! Espero escrever algum relato por aqui no próximo ano. Continua na luta, abraço!

  10. Elaine Silva disse:

    Inspirador!

  11. Rodrigo disse:

    Parabéns meu caro colega,com Deus na frente vai muito além ainda,,,

  12. Eny Rousy disse:

    Linda história, amei, preciso seguir com seus conselhos e mais uma vez parabéns a vc e a minha prima Simony! Bjs

  13. Rosy disse:

    Linda sua história, parabéns pela vitória merecida!!

  14. Daniela Oliveira disse:

    Parabéns!!!

  15. Humberto disse:

    Parabéns. Em Janeiro contarei aqui a minha vitória!

  16. Cidinha disse:

    Olá, Edson!
    Parabéns!
    É isso aí, pessoas determinadas, persistentes nos dão uma lição de vida, de ânimo, pois, não é fácil essa vida de estudos.
    Felicidades no seu novo caminho.
    Abraços,
    Fica com Deus.

  17. Gilvan Sousa disse:

    Parabéns Edson pela vitória, e como você disse que sempre lia relatos de aprovados que serviam de motivação,
    a sua é mais um desses relatos.Que eu também sempre venho aqui no EVP para ler e continuar na luta.

  18. Eliene Moreira de Sena Amado disse:

    Me incentivou ainda mais a não desistir dos meus sonhos. Parabéns!

  19. Audísio Marques disse:

    Parabéns, Edson, pela conquista e com louvor dos seus objetivos. Sou de Fortaleza/CE, mas Girauense de coração. Estou trilhando também o mesmo caminho de estudos e tenho a mais absoluta certeza de que chegarei lá, Será somente uma questão de tempo e, esforço da minha parte. Sucesso para você e sua Família.

  20. MARCELA disse:

    Me emocionei lendo a sua história, principalmente por se tratar de um conterrâneo. É muito bom ver as pessoas atingindo seus objetivos depois de tanta luta. Parabéns, Edson. Ah, descansar depois da prova de fato é um grande erro. Perde o ritmo.

  21. Aline Luz disse:

    Parabens! Felicidades…

  22. Wesley Lucas disse:

    Parabéns! Estou motivado até o TUTANO!!!

  23. Siane disse:

    Aiiiiiiiiiiiiiiiiii meu Deus você é do interior de Alagoas, eu também ! PARABÉNS, história linda !!!!!!!!!!!!! Seja muitíssimo feliz no seu novo cargo .

  24. karla Silva disse:

    Parabéns meu querido, sei que em breve também estarei postando meu testemunho de que passei, obrigada pelo depoimento de incentivo.

  25. Abraão Viveiro disse:

    Parabéns, muito sucesso!!!

  26. william disse:

    Grande Edson, fico muito feliz por essa sua nova conquista, não sou porta-voz dos funcionários da Eletrobras, mas creio compartilhar do mesmo sentimento que meus companheiros ao dizer que a empresa está perdendo um excelente funcionário, mas o setor público continua com uma grande pessoa. Desejo muito sucesso para você (e espero que eu não tenha que me deslocar de novo para ir atender em Giral, rsrsrs). Abraço.

  27. Janiere disse:

    Já morei em Alagoas e conheço de perto a realidade do seu interior… Parabéns!!!

  28. christian santos de lima disse:

    Você realmente é um grande concurseiro , um abraço e sucesso!

  29. rosie disse:

    Parabéns e seja um excelente servidor nunca se esqueça por quem você está trabalhando.Seja feliz.

  30. Nathália disse:

    Parabéns Edson!! Linda história!! Mostra como vale a pena correr atrás dos nossos objetivos!!

  31. Andressa disse:

    Parabéééééns! 07 anos de estudo… isso é uma história de luta real. Obrigada por compartilhar. No mundo dos concursos nada vem fácil. “Estudei 6 meses e passei” é estória pra desanimar os concorrentes. Sucesso na vida!!! parabéns, papai!

  32. marcio jose galvao disse:

    É isso aí ,grande Edson dos Santos, primeiramente meus parabéns seu depoimento e a prova que se persistirmos em busca de nosso alvo logo alcançaremos,também estou nesta luta,tenho obtido algumas aprovações mas em cadastro de reserva,este ano foi de bater na trave ,PRF fiz 61 pontos,DEPEN PR ,fiz 68 pontos porém não alcancei o minimo em matematica e fui reprovado ,Banco do Brasil e outros só batendo na trave,até que agora dia 11/11 fiz a prova de Sargento Tecnico Temporario Administrativo do Exercito , e passei ,é temporario por um período máximo de 8 anos ,terei um pouco mais de tranquilidade e condições para continuar em busca do meu alvo,que tenho certeza que não esta longe , que é ser agente de Policia Federal ou rodoviaria Federal .Valeu seu depoimento me motivou ainda mais abraços,e sucesso!!

  33. Ronaldo Mamedes disse:

    Parabéns amigo!

  34. AAngelica Duarte disse:

    É muito bom quando lemos esses depoimentos. Obrigada por compartilhar sua história conosco. É um incentivo. Parabéns pela aprovação. Muita saúde para o Luís Antônio e para toda família.

  35. Alcione disse:

    Parabéns! essa questão de desanimar quando reprovamos é uma grande realidade, mas a persistência faz o diferencial, muito obrigada pela sua linda jornada. Sucesso nessa nova fase de sua vida!

  36. Jade disse:

    Parabéns!!!A sua história me deu um grande incentivo pra continuar e não desistir!!!Felicidades infinitas!!!

  37. arilson gomes disse:

    Realmente ,uma linda história de lutas ,superação e vitórias.Parabéns.

  38. Osvaldo Jr. disse:

    Parabéns, Edson dos Santos, sei muito bem o quanto é merecido tudo isso que está acontecendo em sua vida, boa sorte!

  39. Willian disse:

    Muito Obrigado pela enorme motivação! Felicidades nesta nova etapa!

  40. Roberto disse:

    Parabéns!!!!!!! obrigado por compartilhar sua história, pois quando bate um desânimo por não ter conseguido, são essas ajudas que fortalecem….

  41. Joyse Melo disse:

    Adorei a sua experiência….

    Um bom incentivo para mim…

  42. kleber disse:

    Parabéns.

  43. Rodrigo disse:

    PARABÉNS, essa Batalha não é fácil, mas vale a pena de verdade, ainda mas quando pessoas que estão ao nosso lado nos apoiam.

  44. Roberta disse:

    Edson,

    Parabéns..linda história..

    Eu também trabalho e estudo.

    Quantas horas líquidas você conseguia estudar? e nos fins de semana?

    Eu tbm quero concursos para o cargo de analista.

    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login