Home » News » Novas regras de concurso para gestor governamental serão debatidas na quarta

A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, foi convidada para audiência pública que a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados realiza na quarta-feira (20), às 14h30. O deputado Roberto Santiago (PSD-SP), que pediu a audiência, quer esclarecimentos sobre um concurso público, em andamento, para preencher 150 vagas de especialista em políticas públicas e gestão governamental, ou simplesmente gestor governamental.

Essa é hoje uma das principais carreiras de entrada no Poder Executivo e os concursos são realizados pelo Ministério do Planejamento, para posterior lotação nos diversos órgãos do governo, de acordo com a necessidade da Administração. O atual concurso, segundo o deputado, coloca a carreira “em risco”.

“Vantagem para comissionados”
Roberto Santiago diz que o concurso “de forma inédita, concede vantagem aos candidatos que tenham exercido cargo comissionado (cargos de confiança – DAS) no Poder Executivo. Desta forma, o servidor comissionado há dez anos já inicia o processo seletivo com 200 pontos de vantagem, sendo que a pontuação máxima do concurso é 660 pontos”.

O deputado diz ainda que “o piso para eliminação deixou de ser por disciplina, como sempre foi e passou a ser pelo conjunto de provas. Será eliminado quem não conseguir um mínimo de 30% no todo do conjunto de provas, o que tornou o processo ainda menos apurado, possibilitando a entrada no quadro de profissionais que não possuem uma formação mais acentuada”.

A audiência está marcada para o Plenário 12.

Fonte: Agência Câmara
Saiba mais no SOS Concurseiro.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *