Home » News » Palmas/TO: Concurso para agente de trânsito deve sair este mês

A Prefeitura de Palmas está elaborando dois novos concursos públicos para o município, um para agente de trânsito, e outro para guarda metropolitano, ambos de nível superior. Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o diretor geral de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, Wanderson Mendes, informou que o edital para o concurso de agentes de trânsito será lançado ainda no mês de novembro, com a oferta de 22 vagas imediatas, conforme o limite estabelecido no Plano de Cargos e Carreiras da categoria. A remuneração é de R$1.889, além do valor das gratificações oferecidas. Já em relação a guarda metropolitana, Wanderson declarou que foi solicitada pela Secretaria de Segurança e Defesa a realização de concurso que oferece 130 vagas para guardas metropolitanos e 30 para guardas músicos, porém o mesmo ainda está em fase de cotação de custos para escolha de organizadora.

Segundo o diretor, a prefeitura não conta com funcionários temporários, e há urgência em relação aos concursos tanto dos agentes quanto da guarda metropolitana, devido ao crescimento substancial da cidade nos últimos anos, além de o quadro complementar já estar insuficiente para atendimento à comunidade, até mesmo por conta de algumas exonerações de agentes e guardas. Em se tratando do Plano de Cargos e Salários atuais, Wanderson informa que os mesmo foram aprovados em 2010 com vigência a partir de 2011, e que existe uma valorização do servidor, visto que vários benefícios já foram atendidos e os planos de carreira em vigor atendem aos funcionários. “Ambos estão sendo bem atendidos, haja vista que foram dados a partir de 2012, 2013 e 2014, gratificações e promoções para as duas categorias”.

Dentre os principais benefícios recebidos pelos servidores estão a periculosidade, condução de veículos, titularidade, gratificação de incentivo e educação do transito. O diretor adianta que os aprovados ao cargo de agente de trânsito deverão integrar à prefeitura no final do primeiro semestre de 2014. Já para quem irá concorrer às vagas de guarda metropolitano e músico, ainda não existe uma previsão. Com relação ao último concurso para agentes, o diretor afirma que foi em 2004 e que o da guarda aconteceu em 2000. Na época foram cobradas questões de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História do Tocantins e Conhecimento Específicos, para todos os cargos. Para guardas, a seleção também foi composta por teste de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social da vida pregressa do candidato (realizada pela Corregedoria da Guarda Metropolitana). Wanderson informou que o conteúdo programático não deverá ser o mesmo dos concursos anteriores: “Com certeza haverá mudanças, pois várias leis já foram alteradas no decorrer desses anos”, finaliza.

Fonte: Folha Dirigida
Saiba mais no SOS Concurseiro.com.br

4 Comments

  1. Silvério disse:

    Já é certeza absoluta que a escolaridade exigida no concurso da guarda metropolitana de Palmas será de nível superior? Porque já venho estudando para este concurso há algum tempo, e no estatuto da guarda a escolaridade exigida como requisito para o ingresso na corporação é de nível médio. O estatuto foi mudado? E se for mesmo nível superior muita gente assim como eu que já estou estudando faz um tempo para este concurso ficaremos muito revoltados. Irá excluir muita gente. Por favor me digam que não é certeza. Que é só uma hipótese. Até o concurso da Polícia Militar-TO e do Corpo de Bombeiros realizados recentemente no Estado foram de nível médio. E é porque o salário é bem maior do que o da guarda metropolitana de palmas. Dessa forma, penso que não justifica ou não necessário ser exigida a escolaridade de nível superior (opinião minha e de muitos palmenses), até porque como já falei, irá excluir muita gente de ser candidato. Penso que a prefeitura deveria estudar melhor o caso. Porém, gostaria de ter uma certeza: já está confirmado que será nível superior ou é apenas uma hipótese? Por favor, que seja nível médio. Aguardo retorno, obrigado!!!

  2. Estela lima disse:

    Estou estudando pra esse concurso algum tempo,não acredito que seja justo
    o mesmo ser á nivel superior…

  3. Gustavo disse:

    PUTA SACANAGEM ESSA ONDE DE EXIGIR CURSO SUPERIOR PARA TUDO…..a vida já tá um caos….Agora temos , somos obrigados a estudar numa DESGRAÇA de faculdade que nem sabemos se ao menos faz o uso correto do conhecimento e ciência!! AFFFS

    O ser humano é burro e masoquista rsrs…
    MELHORIAS, TORÇO Por melhorias….

  4. Sergio Pereira disse:

    Se for nivel superio eu acho que e uma grande sacanagem com a galera de nivel medio q ja vem estutando a bastante tempo ate o da Polícia militar foi de nivel medio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login