Home » News » Secretaria da Cultura/DF: Edital para 100 vagas sai até final do ano

(Seap-DF) novo concurso, após quase 28 anos sem realizá-lo. A seleção foi autorizada em 2012, em caráter de urgência, com o edital previsto, inicialmente, para abril deste ano. Porém, após meses de atraso, o documento deve ser publicado ainda em 2013, ou seja, até o final do mês que vem.

A afirmação é do subsecretário da Unidade Administrativa da Secretaria da Cultura, Alexandre Rangel, em entrevista exclusiva a FOLHA DIRIGIDA. A divulgação do documento depende da finalização do processo de escolha da empresa que irá organizar o concurso, etapa pela qual a Seap-DF é a responsável. “Recebemos a previsão de publicação do edital ainda em 2013. Assim que o documento for divulgado, as provas terão o prazo entre 45 a 60 dias para serem realizadas.”

A oferta total será de 100 vagas: 50 para técnico de atividades culturais (nível médio), na especialidade de agente administrativo e outras 50 para o cargo de analista de atividades culturais (nível superior), nas áreas de Arqueologia, Artes Cênicas e Plásticas, Administrador, Arquiteto, Bibliotecário, Contador, Engenheiro Civil e Elétrico, Direito, Economista, Estatistico, Jornalismo e Museologia.

O subsecretário informou que o déficit do quadro de funcionários tem provocado inúmeros transtornos no atendimento e na gestão das políticas públicas de cultura. Segundo Alexandre Rangel, a secretaria hoje não possui profissionais nas áreas de arquitetura, engenharia, museologia entre outras funções fundamentais.

“Com o concurso vamos responder a demanda imediata de profissionais para poder melhorar o atendimento nas áreas de preservação e conservação do patrimônio, implementar um sistema de museus, fortalecer as políticas de livro e leitura, implementar a lei de incentivo e fortalecer a rádio cultura, sem as seleções essas políticas culturais continuam com avanços limitados”, reconhece.

E, em decorrência da grande carência de pessoal – resultado de tanto tempo sem concurso – mais convocados, além daqueles dentro do número de vagas, serão chamados. “O concurso é para 100 vagas, porém a necessidade urgente é de 300. Por isso, pretendemos chamar até o final de 2014, 300 novos servidores, além de abrir o processo de licitação para as funções que são terceirizáveis”, antecipou.

Os atrativos do concurso são vários: o regime de trabalho é de 40 horas semanais, com remuneração inicial de R$6 mil para o nível superior e R$4.160 para o nível médio, valores que incluem vencimento e Gratificação de Atividades Culturais. Os habilitados serão contratados pelo regime estatutário, que garante estabilidade empregatícia. Além disso, na Secretaria de Cultura há um plano de carreira com progressão funcional e salarial.

“Este concurso é muito importante para as politicas públicas de cultura, aguardamos que os interessados se preparem e venha para um órgão que possui servidores que se envolvem e acreditam no órgão, sobretudo, pela agilidade e a visibilidade das ações implementadas e pelo prazer de trabalhar com a criatividade, arte, leitura, áreas tão importante para a saúde mental do ser humano”, finaliza.

Fonte: Folha Dirigida
Saiba mais no SOS Concurseiro.com.br

6 Comments

  1. Leonardo Santos disse:

    Esse concurso deveria incluir também graduados em Produção Cultural! Apesar de ser um curso relativamente novo (cerca de 15 anos) já tem uma massa de profissionais habilitados interessados em influenciar as políticas públicas de cultura de norte a sul do Brasil.
    É um curso reconhecido pelo MEC mas ignorado pelos outros segmentos públicos.

  2. JULIO ANTONIO ZANNINI NETO disse:

    GOSTARIA DE ME MANTER INFORMADO SOBRE ESSE CONCURSO. SOU ENGº CIVIL E ESTOU COM 63 ANOS, SERÁ QUE SEREI DISCRIMINADO PELA IDADE? ESPERO QUE NÃO…

    • Redação EVP disse:

      Boa tarde, para maiores informações basta acompanhar nosso blog oficial, postaremos mais informações aqui, assim que recebermos. Obrigado

  3. Camilla Ketellen Silva Gaspar disse:

    gostaria de saber, mais ou menos, quais serão as matérias para nível médio, para ir estudando, revisando…

  4. MC disse:

    Feliz com essa notícia! Já sou servidora atuando na área de cultura mas em outro estado e esse plano de carreira que a Secult/DF oferece é muito animador!

  5. Sérgio Vianna disse:

    Finalmente vai sair o Concurso. MARAVILHA ansiada ao longo de todos esses anos. Particularmente, sempre entendi que um dia voltaria a casa. Abraço a todos e até breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login