Home » News » Senado aprova aumento de mais de 30 mil no efetivo do Exército

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (26), o projeto de lei (PL 4370/12) que aumenta o número de oficiais, sargentos e subtenentes daquela Força em tempos de paz.

A proposta permite o aumento em até 31.358 do número de integrantes do Exército. Pelo texto, poderão ser criados 14.014 cargos de oficiais e 17.344 de subtenentes e sargentos. A proposta segue para a sanção presidencial.

Segundo a proposta, o limite legal de pessoal militar, fixado há 30 anos, passa de 296.334 para 325.692, o que corresponde a um acréscimo de 9,9%. Esses novos servidores deverão ser incorporados gradativamente ao Exército entre 2013 e 2030, de acordo com um planejamento anual.

Ao apresentar a proposta, o ministro da Defesa, Celso Amorim, argumentou ser preciso aumentar os efetivos do Exército, uma vez que a consolidação da democracia no País e a institucionalização de políticas e projetos estratégicos mudaram o perfil da Defesa Nacional. “A Força ressente-se da dificuldade prática de ampliar e diversificar o seu emprego e atuação em atividades que impliquem grande esforço de alocação de pessoal militar”, disse o ministro.

Íntegra da proposta: PL-4370/2012

Fonte: Agência Câmara
Saiba mais no SOS Concurseiro.com.br

2 Comments

  1. José Edson Barbosa Bispo disse:

    Quem me conhece ou me conheceu quando na ativa, sabe que nunca fui embusteiro, vibrei e vibro mesmo na reserva em pró do nosso exército. Como musinfante, (músico e infante) acho que, mesmo não sendo o suficiente para atender principalmente às nossas fronteiras vulneráveis, fico feliz por saber que os meus companheiros ainda na ativa, foram de uma maneira ou de outra lembrados. Oxalá, que o nosso ministro faça uma retrospectiva e possa suprir não só nesta área, mas também na área das finanças que mais afeta a família militar.
    S E L V A! BRASIL, ACIMA DE TUDO!

  2. Manoel disse:

    Só falta valorizar os salários, pois todos os dias muitos militares dão baixa porque estão passando em concursos públicos, graças a Deus existe o site EuVouPassar para nos ajudar a sonhar com uma vida melhor em alguma área pública fora do Exército, já que aqui os salários estão tão baixo que um Subtenente, com quase 30 anos de serviço, tem como salário bruto R$ 5.700,00 e um técnico do MPU TC13, último padrão, dobra esse valor e mais um pouco. Pessoal, não está fácil a coisa aqui dentro, não se enganem com a propaganda enganosa espalhada por ai… não confia no que digo? entre para o Exército.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *