Home » News » AGU garante regularidade de teste físico e assegura seleção da PRF

A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu, junto a Justiça Federal do Goiás, o andamento do concurso para o cargo de policial da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O Ministério Público Federal (MPF) havia questionado o teste de impulsão horizontal, referente ao exame de aptidão física previsto no edital. No entanto, o órgão não conseguiu comprovar irregularidades no procedimento. O concurso, contudo, continua suspenso devido a uma liminar deferida pela Justiça Federal do Rio de Janeiro.

A ação ajuizada pelo MPF pedia que o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), banca organizadora do certame, repetisse o exame aos candidatos reprovados nesta fase em piso adequado. O órgão alegou que o exame foi realizado sob caixa de areia, quando o edital previa a realização sob superfície rígida. Logo, de acordo com o MPF, a troca de piso “ocasionou o desequilíbrio e consequente queda de diversos candidatos que tinham se preparado para a prova em superfície rígida”.

Em sua defesa, a União alegou que apenas a aterrisagem dos candidatos ocorreu em caixa de areia. Ainda segundo a AGU, “o pouso na área desse tipo de teste é recomendável, pois possibilita a marcação da distância alcançada pelos candidatos e também diminui o risco de lesão, já que amortece o impacto decorrente da queda.” Já o piso que serviu de ponto de impulsão para os candidatos era de concreto.

Suspensão
A decisão da Justiça Federal do Rio de Janeiro de suspender o concurso foi tomada para que candidatos considerados inaptos na avaliação de saúde possam apresentar ou regularizar os exames e laudos exigidos. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, a decisão só vale para os candidatos que apresentaram as demais documentações requeridas e pelo menos 80% dos exames dentro do prazo. A decisão cabe recurso. Caso a liminar seja mantida, os documentos ausentes ou irregulares serão recebidos em um prazo de 45 dias a contar da publicação da decisão.

Saiba mais
O concurso oferta mil vagas para policial rodoviário federal. Aprovados em todas as fases ainda serão submetidos ao curso de formação profissional. De acordo com o edital de abertura , a remuneração inicial é de R$ 6.106,81 para uma jornada de trabalho semanal de 40 horas. Segundo a PRF, os aprovados serão lotados em todos os estados brasileiros, mas haverá preferência para as regiões de fronteira.

Fonte: Correio Web / Papo de Concurseiro
Saiba mais no SOS Concurseiro.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login