Home » Eu Já Passei » Eu Já Passei l Confira o depoimento do Hugo Antonio aprovado como Agente Fiscal de Rendas

Meu nome é Hugo Antonio Colombo Barreto, tenho 24 anos, nasci e moro em Marília, cidade mais bonita do interior de São Paulo. Sou Tecnólogo em Alimentos, formado pela FATEC-Marília, exercendo atualmente a função de Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo (tudo a ver rs).

A ideia de adentrar o serviço público surgiu depois de ouvir vários ‘não’ em entrevistas para empresas da iniciativa privada, com base em critérios que todos devem saber que em 90% dos casos passam longe do mérito; ademais, quando o resultado da entrevista era positivo, normalmente vinha acompanhado de uma remuneração irrisória, como é regra na iniciativa privada para quem não integra o 1% do quadro de donos e diretores das empresas/comércios/instituições, ou de horários horríveis, tendo que trabalhar natal, ano novo, feriado… Aquela conversa do ‘vestir a camisa’, em que você veste e os outros ganham. O serviço público, a princípio, parece algo incansável, destinado a poucos ‘gênios’, mas se você estiver disposto a se dedicar, nada é impossível.

Meu primeiro cargo público foi escriturário no Banco do Brasil, aprovado no concurso de 2010, em 6º lugar, então com 21 anos. Fiquei aproximadamente 1 ano trabalhado no BB, antes de assumir meu segundo emprego público: técnico bancário Caixa Econômica Federal, no qual fiquei por mais 2 anos, até finalmente assumir como Agente Fiscal de Rendas de SP, popular ‘Fiscal do ICMS’.

Decidir estudar para um concurso tão concorrido como o ICMS SP, possuindo uma graduação que em nada me favorecia (o edital tem de tudo um pouco, mas nada que chegue próximo a alimentos, nem os cálculos que os engenheiros têm na faculdade que tanto os ajudam na hora da prova eu tive na faculdade de tecnologia) foi uma decisão difícil, pois sabia que se eu não passasse, dificilmente teria futuro na Caixa, pois mesmo sendo uma empresa pública, ela é uma empresa, e estudar para concursos ‘queima o filme’, não há como negar, e sempre alguém acaba te vendo estudar, não tem jeito rs.

Trabalhar e estudar é complicado, mas para quem é mesmo determinado, isto não é impeditivo, pois conheci vários aprovados que também trabalhavam e estudavam, inclusive na Caixa. Às vezes o sono aperta, a dor de cabeça vem, não tem jeito, mas temos que passar por cima de tudo isso. Lembro que Michael Phelps uma vez disse que treinou todos os dias no ano anterior a Olimpíada em que ganhou quase tudo, só não treinou o dia que a piscina estava congelada; este é o espírito que tem que dominar o concurseiro, só não vou estudar quando eu congelar, quando meu olho fechar.

Comecei, como quase todo concurseiro da área fiscal, focando a Receita Federal, em janeiro de 2012 (lembro até hoje da data, 20 de janeiro de 2012, aniversário da minha noiva) e segui em ritmo forte o tempo todo, porém o edital saiu no meio do ano, com provas em setembro, e eu sabia que não teria condições de passar (estava engatinhando com contabilidade, e a legislação tributária específica eu nem tinha pego ainda, pois estava focando as básicas da área fiscal). Nesse momento, no anúncio do edital, decidi mudar o foco para o ICMS SP, já que os boatos eram crescentes que logo haveria um concurso. Estudei as matérias mais cobradas e aos poucos fui evoluindo na legislação tributária.

O EVP foi fundamental na minha aprovação, a despeito de ter um preço muito baixo (eu compraria mesmo que a mensalidade fosse 150 reais), seus cursos são muito bons, temos ótimos professores com cursos regulares, que fazem toda a diferença no longo prazo, não adianta querer aprender tudo de última hora, a aprovação vem com dedicação a médio e longo prazo. Destaco aqui alguns cursos e professores, já deixando minha eterna gratidão: Cláudio Borba (Tributário), Tudão (Legislação), Marcondes Fortaleza (Contabilidade), Luciano Rosa (CPC), Pestana (Português), Rodrigo Rennó (APU) e tantos outros.

Para passar em um concurso desses, bons professores e organização são fundamentais.

Agora que estou no cargo que sempre sonhei, vou desfrutar algumas coisas que tive que abdicar no período de estudo, como maior tempo de lazer, cinema, viagens etc. Também estou fazendo pós-graduação em Direito de Família e Sucessões, pois estou trabalhando com ITCMD, e não ICMS, e todos sabem que Civil e ITCMD, tudo a ver (como diria o Tudão). No meu tempo vago, estou administrando um blog para concursos, chamado Blog Ciclos de Estudo (www.ciclosdeestudo.blogspot.com.br) em que todo dia são postados variedades sobre o mundo ‘concursístico’, além de um serviço de ciclos de estudo muito legal para quem quer abreviar o tempo rumo à aprovação.

Bem, é isto aí, valeu EVP por todas as aulas, espero nunca mais ter que ouvir aquela musiquinha do inicio dos vídeos hehehe.

Firme no propósito, sempre.

23 Comments

  1. jorge moinhos disse:

    PARABÉNS. TUDO NA VIDA É QUESTÃO DE DEDICAÇÃO, FORÇA DE VONTADE E UMA PITADA DE SORTE. ABRAÇOS

  2. Carini disse:

    Parabéns e sucesso

  3. Giovana disse:

    Parabéns Hugo!!! Conseguiu passar no fisco dos sonhos de muitos com pouco tempo de estudo! Isso é determinação e foco! Abraço!

  4. Jean Marcell disse:

    Parabéns pela aprovação e pelo depoimento! Valeu a pena!

  5. Cris disse:

    Parabéns Hugo, muito sucesso para você.

  6. Douglas Anacleto disse:

    Parabéns pelo sucesso!
    Esses depoimentos são de grande valia, uma vez que, motiva muita gente por ai.

  7. Hugo Antonio Colombo Barreto disse:

    Onde está escrito 20 de janeiro aniversário da minha noiva leia-se 20 de janeiro formatura da minha noiva, são tantas datas (hoje inclusive é meu casamento rs.) que digitei errado.

    Abs a todos

    ;)

  8. Djalma Neto disse:

    Parabéns pela conquista rapaz.

  9. MARCOS CRISPIM disse:

    Olá Hugo parabéns e sucesso na nova etapa. Eu tenho uma uma dúvida sua formação é Tecnólogo em Alimentação é um curso com menor extensão não é mesmo? Esses cursos equivalem a nível superior e normalmente os certames que pedem graduação aceitam esses cursos. Estou pensando em fazer uma faculdade com uma duração menor… obrigado se puder me ajudar com essa informação.

  10. Hugo Antonio Colombo Barreto disse:

    Recomendo para quem quer fazer faculdade apenas para prestar concursos destinados a nível superior em qualquer área, optar por cursos de curta duração, pois a grande maioria dos concursos aceita normalmente os cursos de tecnologia.

  11. Iris Medeiros disse:

    Parabéns Hugo, sua persistência me encoraja muito… Que Deus continue contigo!!!! Iris-DF

  12. aleyunomae disse:

    Parabéns Hugo!!! Muito inspirador!!! Deus continue abençoando sua vida!!!
    Gostaria de saber como vc estudou? Por ciclos? Pdf(ponto e estratégia)? EVP?
    Abraços!!!

  13. Vanusia Cunha disse:

    PARABÉNS, QUE DEUS TE ABENÇOE!!!

  14. nall disse:

    parabens,gostei de ver.

  15. fla disse:

    ola
    que depoimento bacana Hugo!
    eu sou de Mariília também (terra da bolacha) kkkkk
    e estudo para concursos tbm, porem comecei tem 9 meses , sou formada em direito!
    que legal saber que há luz no fim do tunel!
    há momentos desesperadores nesse meio!
    com certeza vou acessar seu blog! se puder dar mais dicas todos seremos gratos!
    Parabens pela conquista!

  16. natanael disse:

    Parabéns jovem seu depoimento nos estimula,que Deus continue te dando vitorias

  17. Wanderley Pontes disse:

    Parabéns! Também já comemorei muito nesse meus 45 anos… Comecei minha batalha nos concursos em 1990. Logo de cara fui aprovado para a Guarda Municipal de Natal, depois passei para professor do Estado do RN em 2001, posteriormente nos Correios em 2003, fui ainda para o Banco do Brasil em 2011 e agora estou na UFRN… Vou tentar agora ir para a Polícia Federal, afinal preciso aposentar-me…. Boa Sorte a todo…. Persistência sempre !!!

  18. Wanderley Pontes disse:

    Parabéns! Também já comemorei muito nesses meus 45 anos… Comecei minha batalha nos concursos em 1990. Logo de cara fui aprovado para a Guarda Municipal de Natal, depois passei para professor do Estado do RN em 2001, posteriormente nos Correios em 2003, fui ainda para o Banco do Brasil em 2011 e agora estou na UFRN… Vou tentar agora ir para a Polícia Federal, afinal preciso aposentar-me…. Boa Sorte a todo…. Persistência sempre !!!

  19. MÁRCIO SIQUEIRA disse:

    Hugo, sou aposentado do Banco do Brasil (e minha esposa aposentada da CEF), tenho formação em nível superior há mais de 20 anos em pequena licenciatura em ciências (2 anos de duração) com diploma registrado pelo MEC. Posso em virtude de minha idade, 54 anos, e de minha formação em curso superior de 2 anos tomar posse como fiscal do ICMs, caso seja aprovado em concurso público?

    Parabéns e obrigado antecipadamente.

    MÁRCIO SIQUEIRA

  20. Andramelek disse:

    Ai que inveja!!!

  21. aaa disse:

    Parabéns malandro. Pelo visto até que foi fácil. Me deu inspiração.

  22. aaa disse:

    Parabéns boi. Pelo visto até que foi fácil. Me deu inspiração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login