Home » Eu Já Passei » Eu Já Passei l A luta da Elven para conseguir sua aprovação no DNIT

Olá Pessoal.
Tudo bem? Em primeiro lugar, este depoimento está sendo feito sob um pseudônimo de Elven, por razões mais que óbvias (ao longo do texto vocês perceberão!).

Espiem: agora estou em Brasília. Tomei posse dia 11/10/2013, estou ocupando o cargo de Técnico Administrativo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Era uma prova da ESAF. Digo “era” porque agora a prova é minha e de todos os outros aprovados. Estou aqui graças a Deus, aos meus esforços, ao apoio de minha mãe, de meu noivo, de meu sogro e de minha sogra que nunca deixaram de acreditar e de me apoiar, e, por último, mas não menos importante, graças ao Eu Vou Passar. Não quero meu nome divulgado, sou meio tímida e não quero parente vira-casaca no meu pé (de patinho feio, desempregada e dependente, a servidora pública federal…. nossa acho que sou a primeira estatutária federal da família, e olhe que há muitos concurseiros em minha geração heheheheh). Sim, o cargo é gênero masculino, mas a ocupante dele é feminina.

Sempre me achei incapaz de passar numa prova da Esaf. Com a ajuda do EVP fiz mais de 70% da prova do MDIC, para ACE. Daí em diante ganhei um pouco mais de confiança e não desisti. Fiz ATPS, fui classificada, mas não convocada para a prova discursiva. Fiz o DNIT e passei. Vim pra cá e já estou me preparando para a Receita. O concurso da Receita de 2012 eu perdi porque a alteração de datas fez coincidir a prova com outra já marcada e cuja viagem, hospedagem e adjutórios já havia sido paga por minha mãe, meu sogro e pela minha sogra, assim não queria perder o dinheiro alheio.

Muita gente deve estar pensando: mas você fica feliz com um cargo de segundo grau? A resposta é: sim, eu estou muito feliz. Primeiro porque eu agora estou servindo ao meu país (sim, pensar dessa forma me motiva muito), segundo porque é um bom lugar para trabalhar, dá para fazer boas amizades e aprender bastante, terceiro porque agora eu sou estatutária – um dos meus sonhos – e quarto porque não dá para fazer uma omelete sem quebrar alguns ovos. Outras pessoas podem já ter conseguido ocupar o cargo que eu quero sem passarem por tantas dificuldades, ou mesmo sem terem que passar por um cargo de segundo grau, como o meu, mas estás ai são outras pessoas e esta aqui seria a história delas, não a minha.

Eu sei das minhas forças e das minhas fraquezas e também sei que só devo botar meu chapéu onde meu braço alcança. Por isso, se ainda não estou onde eu quero então só o que me resta é continuar estudando para chegar lá. Sei que é apenas uma questão de tempo. Minha hora vai chegar só o que eu preciso fazer é seguir o script: estudar com calma e paciência, respeitando os meus limites, assistindo minhas aulas pelo EVP, resolvendo minhas questões de concurso à noite, passando a limpo as aulas que assisti durante a semana e todos os recursos que eu puder usar para alcançar meu sonho. Vou seguido em frente ignorando a língua e a inveja alheia.

Falando nisso, deve ter muita gente passando por este tipo de problema, especialmente na família… Nooossa família é um caso sério mesmo. Salvo as pessoas que citei ai em cima, não tenho em quem confiar… Vocês acreditam que desde guria ouço dizerem que eu não ia ser nada apenas porque vim de escola pública? É sério… Recentemente soube que ano passado um tio meu, disse que “ele não tinha fé que eu fosse ser alguma coisa na vida, que por mais que eu estudasse eu não iria ser alguém”. hehehehhe….. Ele errou em uma coisa: eu já sou alguém; alguém com sonhos.

Agora pensem ai: se minha mãe não tivesse me dito “largue tudo e corra atrás do seu sonho, que enquanto eu tiver vida eu te ajudo” eu teria realmente ficado muito triste. Com certeza eu não desistiria, pois não é a língua alheia que paga minhas contas nem comanda minha vida, mas outras pessoas em meu lugar certamente se abateriam. Engraçado que isso meu deu mais força ainda para continuar lutando, especialmente depois desse mesmo tio, recentemente, ter lembrado de nos convidar – a mim e a minha mãe – para um evento importante, coisa que não ocorreria antes da minha nomeação.

Por isso sigo em frente: Vou conseguir o que eu quero: estar no cargo de Auditor da Receita Federal do Brasil. Digo estar porque não nasci auditora. Eu nasci um ser humano com sonhos que encontrei outros seres humanos com sonhos e com eles fui capaz de aprender que, mesmo com todas as limitações e dificuldades, eu posso fazer meus sonhos se tornarem realidade. Espero que minhas palavras possam ajudar àqueles que estão passando por situações parecidas com a minha e que também tenham sonhos que nem eu. Ocupar o cargo de Auditor da Receita Federal é o maior dos meus sonhos em termos profissionais, mas graças a Deus, a meus esforços e ao EVP eu já consegui realizar este primeiro sonho pessoal, o de estar no Serviço Público Federal, agora é só continuar seguindo em frente e sempre estudando.

Mais uma vez, obrigada EVP.

Que Deus permita a continuidade do trabalho do EVP bem como de sua equipe.

25 Comments

  1. wemerson disse:

    Deus te continue te abençoando. Fico feliz por você.
    Estou passando pelo mesmo, ou seja, por situação pior para alcança meus sonhos.
    Suas palavras me emocionou, pois sinto na pele a LÍNGUA e INVEJA alheia (não tão alheia assim, pois é minha própria família que torcem e dificultam), mas estou perto chegar aos meus sonhos com EVP e a Graça de Deus chegarei, pois LÁ!

  2. jorge moinhos disse:

    parabens, a vida é assim, muitos não acreditam em vc, mas o mais importante é vc acreditar. abraço e boa sorte

  3. Hugo disse:

    Sua vitória supera todos esses pensamentos negativos a seu respeito. Se isso lhe motiva e você consegue extrair algo de positivo para ser aplicado na sua vida, ótimo, se não, deixa todo mundo pra lá e fica bem.
    Abraço e sucesso!

  4. MARCOS CRISPIM disse:

    Parabéns gostei muito do seu depoimento e não tenho dúvidas que seu objetivo chegará antes que você imagina. Feliz cargo novo…

  5. Joniel disse:

    Parabéns!

    Aqueles que ninguém acredita, Deus resolve acreditar para mostrar que ele levanta do pó o desvalido e o faz assentar entre os príncipes!

    Deus Abençoe!

  6. Jéssica disse:

    Parabéns pela conquista,
    mas deveria publicar o seu nome,
    o negócio é sambar na cara dos invejosos mesmo

  7. Marcela disse:

    O seu depoimento é muito inspirador e me deu muita força para lutar pelo meu sonho também. Obrigada! Lendo palavras como essas a gente pensa que também é capaz de conseguir. Parabéns pela determinação e pela conquista!

  8. cassio roberto disse:

    Excelente história motivacional, com certeza irá dar mais energia para aqueles que estão um pouco abatidos pelos estudos constantes e batidas na trave das nomeações. Sucessos nessa nova empreitada e acredite que quem coloca seus limites é você mesmo.

  9. Cida disse:

    Parabéns, também estou nesta luta de concurseira e penso da mesma forma que você,
    sei que irei chegar, basta ter paciência, o nosso tempo não é o tempo de Deus e aí, ficamos nos preparando para este tão esperado dia.
    Quero muito ser servidora pública e sei que vou chegar lá.

  10. Rosangela disse:

    Motivante, parabéns por esta grande conquista, vc com certeza irá conseguir realizar seu sonho!!!

  11. Leandro disse:

    Motivante! Principalmente quando você fica sabendo, anos depois, que a sua sogra e cunhadas(os) te consideram uma pessoa incapaz de prover uma família como eles, sempre havendo comparações desnecessárias(…). Estou mais que motivado a calar a boca de todos eles…Obrigado.

  12. [email protected] disse:

    Parabéns! Esse mérito é mais que merecedor! são depoimentos assim que me estimulam mais ainda, e que não me deixa desistir de ficar na fila “até passar”. Quanto a algumas pessoas que morrem de infelicidade ao ver a nossa felicidade, isso se chama “pessoas pobres de espírito, que não acreditam na força de vontade das pessoas que batalham por um futuro melhor, pessoas sem fé. Mas você deu a volta por cima, e que bom que hoje está contando sua história de vitória. Tudo de bom na sua nova trajetória. Felicidades…vc merece!

  13. leila disse:

    Parabéns , continue sua caminhada.

  14. Thaisa disse:

    Parabéns!!!!!!! Faço das suas palavras as minhas, também falaram muito de mim e a pouco tempo atrás apaguei a língua de muita gente. Quando for AUDITORA da Receita Federal mando um novo depoimento, sucesso.

    “Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo, só depende de nossa vontade e perseverança” – Albert Einstein.

  15. Ana Paula disse:

    Família é um caso sério mesmo!!!! rsrs “engraçado” que pessoas tão próximas que poderiam te incentivar, ou, ao menos ficarem imparcial, fazem questão de te reprovar e criticar. Você está na batalha, e a maioria vem com comentários insignificantes. Nessa hora tem que saber em que lado ficar, a bera daqueles que te apoiam e incentivam, e ignorar realmente os que te puxam pra baixo. (pq as vezes eles conseguem isso).

  16. claudia disse:

    Parabéns pela sua vitória você a merece. Mas devo dizer que você é uma mulher de muita sorte, pois tem quatro grandes pessoas que acreditam em você e te apoiam.
    Que Deus continue iluminando os seus passos.

  17. Bell@ disse:

    Parabéns viu … Deus continue abençoando seus esforços os dos professores amados do EVP e os nossos … Amém

  18. Bell@ disse:

    Parabéns … que Deus continue abençoando seus esforços … que o EVP seja eterno pq quero que minha filha estude aqui tb rsrsrsrs e meus netos tb kkkk …. e espero que Deus continue abençoando meus esforços e de todos nós, cheios de sonhos …. um grande beijo . E como disse o colega lá em cima , devia colocar o nome mesmo pra sambar na cara de satanás kkkkkkkkk

  19. Abraão disse:

    Ufa, chorei na parte q vc diz q em outro tempo não convidariam vc e sua mãe. Mas é isso aí, siga em frente, TENHA ALMA GENEROSA. Lindo o seu reconhecimento com a sua mãe, noivo e sogros, isso mostra a pessoa bacana q vc é. Quanto ao seu tio, perdoe-o. Se ele não torce por vc, isso mostra q ele é quem é o fraco e não consegue suportar o sucesso nem mesmo de uma ente querida. Deus abençoe vc nesse novo cargo, e vc não tem o direito de desistir do sonho de ser uma Auditora da Receita Federal. Sucesso linda…

  20. Luana disse:

    Parabéns pela sua conquista!!!
    Tenho o mesmos problemas que vc, infelizmente há pessoas que adoram falar dos outros….

    Tenho certeza que será uma ótima profissional, não desista dos seus sonhos….uma pessoa mto próxima a mim é Fiscal da SEFAZ e ele adora. Estou lutando tbm para um futuro melhor.

  21. rafael menezes de castro disse:

    parabéns!!! também passei no Dnit do AM/RR, Técnico em Estradas, 6º lugar de 8 que passaram dos mais de 1200 que disputaram as 15 vagas, porém sou professor de geografia e trabalho no Ifam, sendo que preferi não assumir o Dnit.

  22. Gabriel disse:

    Parabéns, estou no mesmo caminho.., Sucesso nessa jornada..

  23. Marcia disse:

    Não consegui segurar as lágrimas. Estou passando por isso. Gente da família me jogando pedras, falando horrores.. Mas eu tb sigo firme na “fila” e tenho fé que eu vou passar! Obrigada por partilhar sua história. Parabéns, menina!

  24. Renata disse:

    Caramba! Minha história é muito parecida com a sua!!! Eu também passei no DNIT pro cargo de Técnico Administrativo e agora pretendo também estudar pra Receita, mas para o cargo de Analista Tributário.
    Fiquei impressionada com a semelhança… também tive que me mudar pra BSB. Queria te conhecer!
    O que acha de fazer um grupo de estudos?
    Qualquer coisa me manda email! [email protected]
    bjss

  25. Ruy Ferreira disse:

    Parabéns pelo seu sucesso!!!
    Siga em frente, desconsidere (esqueça) comentários que te diminuem pois geralmente são de pessoas frustradas e desiludidas com a vida. Ficar lembrando disso faz com que tenhamos pensamentos negativos sobre essas pessoas e isso não é bom. Deseje a essas pessoas seus melhores pensamentos.
    Agora, nunca esqueça daquelas pessoas que sempre te colocaram para cima e confiaram na sua capacidade, muitas vezes confiando em você muito mais do que você mesmo. Essas merecem estar sempre em nossos pensamentos, pois nos fazem afinizar com a harmonia do cosmos.
    E como dizia o superman: “para o alto e avante”…..rssssss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login