Home » News » Instituto Rio Branco divulga resultado da 3ª fase de concurso para diplomata

Salário de R$ 13.623,19. Concurso teve 6.490 inscritos e média de 216,33 candidatos por vaga.

O Cespe/UnB divulgou nesta segunda-feira (9) o resultado final da terceira fase e o resultado provisório da quarta fase do concurso para 30 vagas de diplomata no Instituto Rio Branco.

A terceira fase foi composta por provas escritas de história do Brasil, língua inglesa, geografia, política internacional, noções de direito e direito internacional público e noções de economia. A quarta fase compreende as provas escritas de língua espanhola e de língua francesa.

As respostas aos recursos interpostos contra o resultado provisório na terceira fase – provas escritas de história do Brasil, língua inglesa, geografia, política internacional, noções de direito e direito internacional público e noções de economia – estarão à disposição dos candidatos a partir da data provável 13 de dezembro, no site: www.cespe.unb.br/concursos/irbr_13_diplomacia.

A terceira fase teve seis provas escritas. Elas foram aplicadas entre os dias 26 de outubro e 10 de novembro. Cada prova teve constituída de quatro questões discursivas, com exceção da prova de língua inglesa, que consistirá de tradução de um texto do inglês para o português; tradução de um texto do português para o inglês; redação de um resumo, em inglês, a partir de um texto escrito em língua inglesa; e redação, em inglês, a respeito de tema geral, com extensão de 400 a 450 palavras.

As provas escritas de língua espanhola e de língua francesa foram aplicadas no dia 10 de novembro. Apenas os candidatos aprovados na terceira fase terão corrigidas suas provas da quarta fase.

No total, o concurso terá quatro fases: prova objetiva; prova escrita de língua portuguesa; provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, língua inglesa, noções de economia e noções de direito e direito internacional público; provas escritas de língua espanhola e língua francesa.

A nota final no concurso será igual à soma das notas obtidas nas provas da primeira, da segunda, da terceira e da quarta fase. A classificação final no concurso corresponderá à ordem decrescente das notas finais no concurso. Em caso de empate na nota final no concurso, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem: tiver idade superior a 60 anos, até o último dia de inscrição; obtiver a maior nota na prova escrita de língua portuguesa da segunda fase; obtiver o maior resultado na soma das notas das seis provas da terceira fase; obtiver a maior nota na prova objetiva (primeira fase); tiver exercido a função de jurado (conforme artigo 440 do Código de Processo Penal).

O resultado final no concurso será divulgado na internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/irbr_13_diplomacia e publicado no Diário Oficial da União na data provável de 25 de dezembro.

O salário é de R$ 13.623,19. Os candidatos devem ter nível superior em qualquer área.

O concurso recebeu o total de 6.490 inscrições – média de 216,33 candidatos por vaga. A abstenção na prova objetiva foi de 25,65% na prova da manhã e de 27,20% na da tarde.

O concurso para o cargo de diplomata em 2012 também ofereceu 30 vagas e recebeu 6.423 inscrições, com 214,10 candidatos por vaga. A organizadora do concurso sempre tem sido o Cespe/UnB.

 Fonte: G1
Saiba mais no SOS Concurseiro.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login