Home » News » Chegada de novos servidores vai recompor força de trabalho do BC

Com a aposentadoria de 67 pessoas em dezembro, o Banco Central começou 2014 com menos de 4 mil servidores ativos. Até a semana passada, o corpo funcional do BC contava com 3.990 pessoas, o menor efetivo desde dezembro de 1975, quando a força de trabalho da instituição chegou a 3.767 servidores. O número atual de servidores ativos no BC é inferior ao total previsto na Lei nº 9.650, de 27 de maio de 1998, que fixa o quadro funcional do Banco em 6.470 servidores – 5.309 analistas, 861 técnicos e 300 procuradores. Hoje, há 2.482 cargos vagos, sendo 2.065 de analistas, 294 de técnicos e 123 de procuradores.

A chegada dos novos servidores, selecionados em concurso público que está sendo realizado para os três cargos da carreira do Banco, vai solucionar parte da defasagem de mão de obra da instituição. O Ministério do Planejamento autorizou a seleção de 400 novos analistas, 100 novos técnicos e 15 novos procuradores. O curso de formação de técnicos e analistas, etapa com caráter classificatório, começa em 8 de fevereiro e segue até 23 do mesmo mês.

Já o curso de formação para o cargo de procurador será realizado em maio. Candidatos que faltarem a mais de 25% das aulas serão desclassificados. A expectativa é que os novos servidores tomem posse ainda no primeiro semestre, mas vale lembrar que a convocação dos aprovados depende de autorização do Ministério do Planejamento.

A seleção é regionalizada, isto é, a classificação dos candidatos ocorrerá por praça, observada a área de conhecimento escolhida. Uma vez admitido, o candidato aprovado terá de permanecer na praça de sua escolha por prazo mínimo de três anos, período durante o qual não será realizado processo de mobilidade para remoção entre praças.

Fonte: Ascom/Bacen
Saiba mais no SOS Concurseiro.com.br

1 Comment

  1. hebert lecok disse:

    boa tarde, estou entrando em contato para dizer que com a ajuda de Deus, dos professores dessa casa e de mim, fui aprovado no concurso para professor de Contabilidade do IFAM. MUITO OBRIGADO, PRINCIPALMENTE, NAS ÁREAS DE dIREITO const, administrativo, orçamento, língua portuguesa. Que esse belo projeto de vcs continue a ajudar os concurseiros do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *