Home » Eu Já Passei » Eu Já Passei l Confira o depoimento do Thiago de Morais e Silva aprovado no MPU‏

Olá, meu nome é Thiago de Morais e Silva, tenho 27 anos, sou mineirinho de Patos de Minas, mas hoje resido no estado de São Paulo, mais especificamente na cidade de São José do Rio Preto.

Muito bem, minha vida de concurseiro começou há mais ou menos nove anos, quando concluí o ensino médio e iniciei minha carreira profissional, com 18 anos completos. Comecei estudar meio que sem nenhum foco, prestei os concursos da Polícia Militar de Minas Gerais e de Agente Penitenciário da Secretaria de Estado e Defesa Social e em ambos fui muito bem na prova escrita, mas acabei eliminado nos exames médicos. Não eram áreas de meu interesse, mas fiz esses concursos por ser um sonho do meu pai e pela vontade em ser um servidor público…. Me decepcionei (Foi só a primeira decepção).

No ano de 2006 fiz o concurso da Cemig, era o terceiro concurso que fazia, e por meio de muito estudo, consegui ficar em 22º lugar para a cargo de Agente Administrativa na cidade de Divinópolis (Eram 8900 candidatos), mas por ironia do destino, nenhum candidato do cadastro de reserva foi convocado. Mesmo não tendo conseguido, esse concurso me encheu de esperanças, pois a nota alcançada me mostrou que eu estava no caminho certo.

A partir daí me enveredei por vários concursos, sempre com um sonho em me tornar servidor público estatutário do Governo Federal. Não tinha foco algum, qualquer concurso que aparecia, lá estava eu (Ministério das Cidades, Ministério do Trabalho, Ministério da Agricultura, Ministério da Saúde, INCRA, UFMG, etc). Não buscava saber nada sobre o órgão ou o local de trabalho, só queria minha aprovação e ela não veio naquela época.

Estava decepcionado pra caramba, pois minha opção por concursos parecia cada vez mais um equívoco e devido a alguns problemas financeiros que minha família passava, nem o sonho do curso superior eu conseguia.

Em 2007 fiz um concurso bastante modesto em vista dos cargos que eu almejava, fui aprovado no concurso da MGS (Minas Gerais Administração e Serviços) e acabei me mudando pra BH, confesso que foi um passo meio louco, mas a vida é sempre uma caixinha de surpresas mesmo. Fui trabalhar no Detran em BH emplacando carros, bem diferente do que eu imaginava, pois sempre sonhei com uma repartição pública onde trabalhasse bem trajado, na frente de um computador… não indo embora pra casa sujo de graxa…. mas confesso que foi uma experiência muito válida. Acabei conseguindo entrar na faculdade, mas nunca deixando de lado meus concursos… tanto estudava que acabei virando referência de concurseiro entre meus amigos, mas eu ainda notava que estava bem distante daquilo tudo que almejei.
Em maio de março de 2008 prestei o concurso para técnico administrativo da CeasaMinas e em julho do mesmo ano comecei trabalhar lá. Foi uma experiência e tanto, eu trabalhei por dois anos na tesouraria, aprendi muito e era apaixonado pelo trabalho, pelo local e por todas as pessoas que trabalhavam lá. Mas como nada é perfeito, apesar de todas as qualidades, o salário na Ceasa era baixo e como havia me endividado pra caramba, vi que era meio difícil continuar lá… Notei então que era preciso dar um up na carreira.

Mesmo na Ceasa, meu sonho de ser um servidor público federal estatutário ainda estava de pé, prestei vários concursos durante os dois anos que lá fiquei, mas não levava muito a sério, pois estava acomodado. Até que no final de 2009 eu comprei um apartamento em BH e me endividei muito e nessa época saíram dois editais de concursos bancários: BB e Caixa.

Confesso que nunca fui um admirador da área bancária, é um serviço que respeito muito aqueles que o fazem com dedicação, mas nunca achei que fosse pra mim. Mas como eu estava muito endividado e eram os únicos editais na praça….. Por que não?? Estudei feito um maluco, mas nessa época eu percebi que eu não sabia estudar corretamente, buscava muito material na internet, comprava muitos livros e apostilas mas não conseguia montar um plano de estudos. Mesmo com esse grave defeito, acabei sendo aprovado em ambos na região de BH, no BB fiquei na posição 236 e na Caixa fiquei em 320.

Em julho de 2010 eu entrei no BB (Reitero aqui mais uma vez que o serviço bancário não é ruim, pois como em qualquer outro trabalho, depende do quanto a pessoa gosta do que faz), era um ambiente muito louco, tudo a mil por hora, abrindo uma conta aqui, fazendo um empréstimo ali, vendendo um seguro lá, resolvendo um problema acolá, negociando com clientes, cumprindo metas mesmo que as achasse totalmente absurdas e sem nexo . Não gostava de serviço bancário, mas eu já sabia que era assim e me dediquei ao máximo durante todo o período que lá fiquei.
Em setembro de 2011, depois de 13 meses no BB, foi convocado na Caixa e resolvi topar a empreitada….Foi um passo em falso, pois por mais que o ambiente do BB fosse de uma pressão absurda, eu estava adaptado lá e não pensei que a Caixa fosse tão diferente; clientes, produtos, sistema, tudo na Caixa era feito de forma diferente do BB, e porque não dizer, de forma mais burocrática. Não digo que a Caixa era ruim, só digo que não consegui me adaptar, mesmo conseguindo até uma promoção nesta instituição.

Já com as contas em dia, em julho de 2012 resolvi dar o passo que pra muitos e até pra mim, foi considerado a maior loucura da minha vida, um passo que pra muitos em minha volta nem pude contar que seria dado, e para aqueles que contei, todos me julgaram como uma pessoa completamente desprovida de juízos mentais…. Pedi demissão da Caixa.
O sonho de um bom concurso estava muito em alta, e até já tinha definido meu foco: Judiciário e MP, não importando se estaduais ou federais….
Ao pedir demissão da Caixa, eu tinha em mente que se eu me dedicasse pra valer durante uns dois meses, eu conseguiria ser aprovado em um bom concurso…. Como eu estava enganado… o nível da concorrência estava muito alto e eu não havia percebido isso, pois durante o meu período de bancário, acabei deixando de lado os estudos para concursos.

Ainda na Caixa, eu havia prestado o concurso da Petrobrás (001/2012) para o cargo de Técnico de Administração e Controle Junior, fui classificado na posição 89 para a cidade de Macaé e tinha muitas esperanças, pois as convocações para esse polo sempre zeravam o cadastro de reserva…. mas dessa vez não aconteceu.
Logo que saí da Caixa, eu prestei o concurso do Ministério Público de Minas Gerais e fui classificado em 10º lugar na comarca de Ribeirão das Neves, como eram só três vagas, lá estava eu no cadastro de reserva novamente… o jeito era continuar a estudar.

Me dediquei para o concurso do TRE-RJ e fui muito mal na prova, descobri então o quanto estava despreparado para concursos federais…Decidi então mudar minha rotina de estudos e foi quando vasculhando a internet, descobri o EU VOU PASSAR. Mais que depressa assinei o site e comecei a estudar, só que já estava um pouco em cima para a prova do Ministério da Fazenda mas mesmo assim estudei o tempo que restava já com os materiais do EU VOUPASSAR e fui fazer a prova. Nunca feito provas da ESAF, mas mesmo assim ainda consegui ficar na posição 432 para a cidade de Brasília….. lá estava eu em mais um cadastro de reserva, pois eram só 305 vagas…. mas senti que eu estava melhorando.

Já com o material do EU VOU PASSAR em mãos, imprimi tudo que pude e resolvi me dedicar para o concurso do TJ-SP, estudei feito um maluco, assisti praticamente todas as aulas do site que tinha a ver com o edital do TJ, virei um expert em direito de tanto estudar e em dezembro de 2012 viajei para Araçatuba a fim de realizar a prova…. O resultado não poderia ser outro, acertei mais de 90% da prova e fiquei aprovado em 4º lugar para a comarca de Lins e eram 15 vagas…. que vitória!!!!

Mas como diz a historinha de Joseph Climber, a vida é uma caixinha de surpresas (SEMPRE) e todo estudante de concursos sabe bem disso. O Concurso ainda tinha uma segunda fase, o temido teste de digitação. Me preparei feito um louco, fiz curso de digitação, estava fazendo com sobras os prazos estipulados no edital e no dia 15 de março de 2013 me mandei pra Araçatuba… Uma viagem de 19 horas de ônibus para realizar um teste de 11 minutos. No dia 17 de março, data do teste, às 16 horas e 30 minutos, eu me vi extremamente nervoso, tremi feito um louco na hora da digitação e quando estava na antepenúltima linha do texto (de tão nervoso que estava, não consegui digitar sem olhar na tela), fui perceber que todo ele estava em CAIXA ALTA….Lá se foi meu sonho de entrar no TJ-SP, um teste de 11 minutos ferrou com tudo.

A viagem de volta pra BH foi terrível, foram 19 horas pra poder ficar pensando em tudo… na prova que não tinha dado certo, nos concursos que eu estava no cadastro de reserva e não chamavam, no dinheiro que estava acabando e mais ainda na demissão que eu havia pedido na Caixa, que parecia ter sido totalmente em vão.

Estava arrasado, mas ao chegar em casa, me deparei com um fio de esperança, o Cespe havia acabado de lançar o edital do MPU… não me achava preparado pra esse concurso, mas abracei… Com a eliminação no TJ, cheguei a duas conclusões: a primeira era que nunca mais eu prestaria um concurso com teste de digitação e a segunda é que mesmo eliminado, eu estava bem preparado para as provas escritas, pois minha nota havia sido excelente.

Estudei muito… muito mesmo, os vídeos do EU VOU PASSAR foram extremamente essenciais pois toda matéria teórica eu estudei através deles e ainda tive uma dedicação louca nas resoluções de exercícios, as aulas de português do Professor Rodrigo Pestana, as aulas de administração do Professor Rodrigo Rennó e da Professora Giovanna Carranza, sem falar de outros professores excelentes, foram praticamente decoradas e fiz tudo quase que em segredo, pois devido às muitas decepções, passei a não querer criar expectativas em mais ninguém.

Pois é, mas o mais importante é que fiz a prova, passei e no dia 15 de Agosto de 2013 fui nomeado para o Ministério Público da União, entrei em exercício um mês depois e posso dizer que cada passo, por mais louco que tenha parecido, valeu muito a pena. Deixo pra todos aqueles que estão estudando esse meu relato e posso dizer que todo esforço é muito válido e a recompensa de vocês está logo adiante. Por isso estudem, se dediquem e busquem apoio na família e nos verdadeiros amigos, pois são essenciais… Quanto a material pra concurso, dêem uma boa bisbilhotada nesse site e verão que tem tudo lá, bem organizado e com um preço totalmente acessível para qualquer estudante……

BOA SORTE PRA TODOS VOCÊS, A LUTA CONTINUA!!!!!

88 Comments

  1. Andressa Oliveira disse:

    Ufa!!! Isso tudo com apenas 27 anos ?! Vc é um guerreiro Thiago. Me identifiquei com sua história pois tbém larguei um emprego para estudar para concurso e realmente não é fácil , muitas privações, dificuldades , mas no fundo a certeza de que tudo vai dá certo. Parabéns !!!!!

    • Thiago Silva disse:

      Obrigado Andressa Oliveira… Realmente, essa decisão de largar um cargo pra estudar é terrível mesmo

      • Natanael Saulo disse:

        Eu sempre fico nessa de “vou estudar pra valer”, mas quando tô lá na frente, a horas estudando, olho pra traz e vejo o quanto estou perdendo! Festas, amigos, dias de folga com a família; e eu ainda sou “jovem”, tenho 20 anos, penso se vale a pena “pagar o preço”; mas lendo este depoimento é como se me dessem uma ‘injeção de motivação”, vale a pena pagar o preço agora, muito obrigado!

        Natanael Saulo – DF

        • Diego disse:

          Natanael tenho 23 anos e quando passei tinha 21, já era casado e trabalhava, mas tive que abrir mão do tempo com a família para me isolar um pouco e estudar. Aproveite a vida, mas aproveite as oportunidades de estudo também para ver a diferença no futuro.

    • Clivia disse:

      Olá!
      Também decidi largar o emprego para me dedicar aos estudos.
      Tudo na vida precisa de sacrifício…. Que possamos encará-los de cabeça erguida!
      Boa sorte para nós.

  2. francisco disse:

    Parabéns! eu ttbé pedi exoneração aos 4.5 e estou novamente na batalha.é isso ai. Tudo é possível, basta focar e acreditar.

    • Thiago Silva disse:

      É isso aí Francisco… Pode ter certeza que sua vitória tá muito perto!!! Boa sorte pra ti

      • Bruno Vieira da Cunha disse:

        Thiago Silva, primeiramente parabéns pela sua aprovação no MPU. Fiquei curioso com o fato de você ter consguido se preparar para o concurso do TJ-SP. Se você puder, me dè umas dicas de cursos e aulas que devo assistir aqui no EVP. Eu tinha te encontrado pelo Facebook e deixei uma mensagem. Ficaria extrememente agradecido pelas dicas, não só dele, como de quem mais esteja se preparando.

  3. Dayane disse:

    Parabéns pela sua sua conquista mais que merecida, eu também sou de São José do Rio Preto e também estou nessa luta, mas eu sei que é com muita luta e sem desanimar que a gente chega lá e eu sei que eu vou conseguir assim como você, são histórias como a sua que me dá mais vontade de batalhar para um melhor ma minha vida. Felicidades e mais uma vez parabéns.

    • Thiago Silva disse:

      Ei Dayane!!!! É minha vizinha então??? rsrsrssr…. É isso aí, a batalha é muito dura mas a recompensa é excelente…. Qualquer coisa que precisar quanto a concursos, pode contar comigo, tô lá no Ministério Público do Trabalho, no bairro Alto Rio Preto…. Boa sorte pra ti

  4. Rodrigo disse:

    Parabéns, você é realmente um guerreiro belo exemplo…

  5. rosie disse:

    Muito obrigada por compartilhar a sua história. Parabéns, Thiago.

    • Thiago Silva disse:

      Eu que agradeço Rosie… Fico muito feliz em saber que minha história pode ajudar outras pessoas… é muito gratificante

  6. Katia disse:

    Gostei demais da sua história…eu tb estou nos excedentes do ATA, eu tb tomei pau na digitação do TJ/SP (meu Deus que sensação horrível), kkkkkkk, parabéns pela sua força, mereceu muito a vitória! Vou me inspirar em vc!
    Bjs

    • Thiago Silva disse:

      Realmente Katia, a eliminação no TJSP doeu pra caramba…. mas mal sabia eu que Deus tinha coisa melhor guardada pra mim……. Pode ter certeza que algo de muito bom está te aguardando também… espero logo logo ver seu depoimento aqui no Euvoupassar

  7. Cleide disse:

    Parabéns Thiago, histórias assim sempre nos encorajam a correm atrás dos nossos sonhos e a ver que não estamos sozinhos nas dificuldades da vida!
    Se até concursado pede exoneração pra estudar, porque eu não posso “chutar o balde” e acreditar…? Bjs

    • Thiago Silva disse:

      Feliz em saber que minha história pode motivar outras pessoas!!!! Nunca desista, grandes vitórias vêm em momentos onde menos esperamos….

  8. Silva disse:

    Que coisa, heim?! Quando você falou que reprovou no teste de digitação, fiquei até apreensivo. O nervosismo torna coisas simples terríveis. PARABÉNS!

    • Thiago Silva disse:

      Mas Graças a Deus, algo de melhor estava reservado pra mim… Deus tem planos infalíveis pra nós todos

  9. FABIO WENDLAND disse:

    Thiago, meus parabéns pelas atitudes e perseveranças. Por não desistir, por acreditar. Também estou nesta luta.

    Sucesso! Abraços.

  10. Iris Medeiros disse:

    Nossa Thiago, que vitória!!!! Que confiança vc acaba de me passar!!!! Estou encantada!!! Para mim, ainda não está dando…. mas estou na luta!!!! Obrigada, por compartilhar sua vida com nós concurseiros, que sempre precisamos de uma mensagem dessas para levantarmos novamente!!!! Sucesso!!!

  11. Gabriel Marcos de Morais Silva disse:

    Nossa..Parabéns cara.Vc é um vitorioso.Queria ter um irmão igual você rs Sério..Acompanhei um pouco dessa sua jornada,e melhor do que ninguém posso dizer que foi merecido.Não foi surpreendente.

  12. Juliana Maria Tacares disse:

    Thiago, obrigada por dividir sua história. PARABÉNS!!
    Volto, depois de sua história a estudar, pois, com tantos cadastros de reserva eu já não queria mais tentar. (Que palhaçada), pois como diz o William Douglas, concurso não é para passar, é até passar. E já que a dica é o EU VOU PASSAR. Já peguei.
    Um abraço.

  13. Cristina disse:

    Thiago, meus parabéns. Logo estarei postando a minha vitória. Desanimei um pouco, logo que fiz o TJ. Fui classificada na prova objetiva com um bom desempenho, porém na digitação fui derrotada. Mas, sempre em frente, né.

  14. Jéssica disse:

    Parabéns, um bom exemplo de persistência

  15. jai disse:

    estou começando agora ms concerteza irei me espelhar em voçê.

  16. Eliene Moreira de Sena Amado disse:

    Realmente é um relato bastante motivador e vc Thiago é realmente um guerreiro e como vc mesmo disse, meio louco. Mas é assim mesmo o importante é que vc venceu. Imagine vc com apenas 27 anos… e eu na casa dos 40. Mas pela minha disposição me considero uma menina de 20kkkkkkkkkkk. Valeu companheiro, muito boa sorte! vc ainda vai + longe.

    • Thiago Silva disse:

      Muito Obrigado Eliene…. Pode ter certeza que você também terá grandes vitórias… Em muito breve espero estar lendo seu depoimento de vitória aqui no site…. Força e dedicação sempre!!!!

  17. thassia disse:

    uau! amei seu relato! eu também estou no aguardo do MPU me convocar e ler histórias como a sua de superação me animam demais! estou também em um concurso ‘escada’ e já vejo a hora d chegar a ser funcionária pública federal!!!

  18. Francisco disse:

    Realmente foi um ato de coragem o pedido de demissão da CAIXA. Mas o bom é q no final tudo deu certo, apenas não concordei muito qdo vc afirmou q a prova de digitação é temida. Acho q o maior problema foi o alto grau de nervosismo q vc apresentou no instante da prova, pq a prova em si é muito simples e fácil. Desejo sucesso para vc nesta nova empreitada da sua vida. Assim como vc, tb sou servidor público federal, mas continuo nos estudos visando outros cargos q possam oferecer uma melhor remuneração e um melhor ambiente de trabalho. Um abraço e fique com Deus.

  19. Marcia disse:

    Relato mto motivador! Parabéns pela conquista, realmente, muito merecida! Mto sucesso para vc e obrigada por dividir conosco sua história.

  20. Paulo Renato disse:

    Rapaz, você está de parabéns. Estou com 39, já sou servidor público, do âmbito municipal, no entanto o salário infelizmente não é dos melhores. Que pelo seu relato inspirador, eu e outros amigos concurseiros sigamos com perseverança rumo a nomeação! Sucesso no Ministério Público, amigo!

  21. Suellen disse:

    Nossa, gelei quando li que o texto estava em caixa alta! Realmente deve ter sido difícil passar por isso, mas vc mostrou que sua persistência valeu a pena! Obrigada pela inspiração e parabéns pela vitória!

  22. Badaro77 disse:

    Parabéns, persistência nos projetos e rumo a excelência nos resultados. Sua trajetória merece ser exaltada.

  23. Thiago Maia disse:

    Nossa, que história.
    Parecida com a de muitos, que no início fazem qualquer concurso, sem foco, sem determinação, até perceberem que esse caminho não leva muito à frente.
    Parabéns xará, espero colocar a minha história aqui logo, logo.

  24. Roger disse:

    Oi, Thiago! Eu passei nesse concurso também e estou no MPT da 1ª região. Só não tive coragem de postar o meu depoimento ainda. O engraçado é que assisti à maioria dos cursos que você assistiu.

  25. Siane disse:

    Muito bommmmmm ! você teve muita garra e persistência, parabensssssssss !

  26. marcio jose galvao disse:

    Belo relato ,Thiago , concursos podemos dizer que o caminho das pedras ,se não tivermos muita força e vontade de vencer na vida ,paramos pelo caminho ,mas você é um vencedor superou tudo as barreiras e venceu!

  27. Simone disse:

    Parabéns!!! É muito bom e motivante conhecer histórias de lutas e vitórias. Deus o abençoe nesse tão sonhado cargo.

  28. Vanusia Cunha disse:

    PARABENS, SUCESSO!!! Q DEUS TE ABENÇOE E TE DE SABEDORIA TODOS OS DIAS NO SEU AMBIENTE DE TRABALHO!!!

  29. Izângela disse:

    Parabéns Thiago!

    Me tira uma dúvida, você só assistia os vídeos, fazia resumos e exercícios ou vc tb estudava por livros?

  30. Antonia Ripardo disse:

    Thiago vc é maravilhoso! já disse o Fernando Pessoa:” tudo vale a pena, se a alma não é pequena”! Eu também sou concurseira e já tive algumas aprovações, mas ainda não tive aquela sonhada e idealizada por mim. A luta continua!!!

  31. ERC disse:

    Thiago,

    ufaaaa…Haja emoção nessa sua caminhada como concurseiro ehn, companheiro…Parabéns rapaz! Você é o cara! Muito inspiradora sua tragetória! Abraço e sorte para nós!

  32. marcos disse:

    Parabéns cara, trabalho o dia inteiro com uma correria intensa. Mas procuro estudar a noite. Como trabalho com digitação fiquei na obrigação de dar uma diga simples para mudar a formatação de seu texto, bastava selecioná-lo e apertar as teclas Shift + F3 para voltar ao normal. Mas é assim mesmo. Parabéns.

  33. RAFAEL disse:

    guerreiro nao foge da luta não pode correr.

    parabens companheiro

  34. Carlos Samuel disse:

    OBRIGADO POR COMPARTILHAR CONOSCO A HISTÓRIA DE SUA BATALHA, ESTEJA CERTO QUE VAI MOTIVAR MUITOS OUTROS CONCURSEIROS, INCLUSIVE A MIM… aff, digitei em caixa alta, vai assim mesmo, aqui não é a prova de digitação do TJ…kkkk

  35. André disse:

    Parabéns Thiago! Tive o prazer de participar do PIAC – Programa de Integração e Ambientação CAIXA com vc lá em 2011, quando entramos naquela empresa. Sucesso pra vc!

  36. Humberto disse:

    Uma coisa muito interessante, foi o que você colocou no final: Deixou de criar expectativas nos outros. De fato as cobranças externas são extremamente prejudiciais, e muitas vezes é melhor seguir sozinho os nossos projetos.
    Parabéns e Felicidades!!!

  37. Ligia Alves disse:

    Nossa! Que história!!!
    Fiquei muito feliz por você! Você foi capaz de acreditar em si mesmo em meio a tantas dificuldades! Meus parabéns!!! Você arrasou!!! Que o Senhor continue te abençoando ricamente!!!

  38. LEO disse:

    Parabéns Thiago! vc é um grande exemplo para todos que estão na luta para conseguir uma aprovação! Valeu!

  39. Carlos disse:

    História bacana hein!? Só nos mostra que dedicação e força de vontade nos podemos chegar longe, muito longe!.Sucesso!

  40. Sandra Moreira disse:

    Cara,
    Parabéns, pela coragem, atitude e dedicação, sua história é motivadora para todos nós que estamos nesta caminhada árdua, obrigada, e que a vida de agora em diante seja L O N G A….. e bem leve! Muito sucesso.

  41. Naomi disse:

    Parabéns Thiago, seu esforço e dedicação foram recompensados. Muitas feliciades.

  42. Naomi disse:

    Parabéns Thiago, seu esforço e dedicação foram recompensados. Muitas feliciddades.

  43. Michele disse:

    Parabéns Thiago!!! vibrei aqui com vc!!! uhuuul

  44. maria goret de jesus disse:

    Thiago,
    seu depoimento me emocionou,.
    Voce é um guerreiro, merecedor do que conseguiu .
    Deus te abençoe abundamente.
    Maria Goret
    Formiga – MG

  45. Novaes disse:

    Congratulações Thiago, e sucesso no seu cargo.
    Usarei sua experiência como exemplo. Trabalho na ECT e estudo pra concursos já há alguns meses. Está sendo árdua a conciliação, mas com os devidos sacrifícios estou conseguindo driblar o cansaço, pensando sempre em frente, na minha futura aprovação. Pergunta: Qual era sua rotina de estudos, divisão de matérias, tempo, etc??

  46. Regiane disse:

    Parabéns, Thiago. Eu acabo de assumir um cargo para um Ministério aqui em Brasília após alguns anos de dedicação. Depois de ler a sua história, percebi que não me acomodar e continuar estudando para ser aprovada em um concurso melhor. Vc é uma verdadeira inspiração para os concurseiros de plantão e tb para os iniciantes. Parabéns, mais uma vez. Vc merece.

  47. gustavo disse:

    Parabéns pela vitoria eu estou nessa também nessa semana fui reprovado no exame medico de um concurso voltei arrasado da prova 29 horas pensando nessa minha jornada mais o negocio é não desistir obrigado.

  48. Maria Rita disse:

    Parabéns Thiago! Sou mineira também e atualmente trabalho na Caixa…..rsrsrs. Sua história de vida é um exemplo para que possamos continuar lutando. Abraços.

  49. T. D. disse:

    Thiago, não sou de ler relatos, mas não sei por qual motivo li o seu e, por maior surpresa, sua história é igual a minha. Trabalho no BB e estou decidido a pedir demissão para estudar pois não quero ser um empregado frustrado, também não me identifiquei com o emprego e acho que deve ser pelos mesmos motivos que o seu. Valeu pela força, você é um guerreiro, cara. Saiba que servirá de inspiração para muitos.

  50. Elis disse:

    Thiago você é um exemplo para todos nós, eu confesso que às vezes fico um pouco desanimada, mas depois do seu depoimento me sinto mais otimista.

  51. Carlos disse:

    Muito bom o seu relato. Me inspiro em histórias como a sua. Estou estudando para concursos na área policial, mas estou com receio dos exames médicos pois tenho uma hérnia de disco e acho que isso pode atrapalhar meus planos. Você pode relatar brevemente o que foi que deu errado em seus exames para entrar para a área policial? Muito obrigado, e forte abraço!!

  52. kleber jr disse:

    Me identifiquei muito com essa sua história, atualmente me encontro desempregado e as pressões são as mais variadas possíveis, me sinto em uma verdadeira panela de pressão (risos). Cheguei nesta fase da “vergonha” em que mesmo você sabendo que é um guerreiro e continua nesta árdua batalha de concurseiro, pessoas que vivem em ficar observando e criticando, acham que tudo é fácil. Vou usar sua história como fonte de inspiração e voltarei aqui nesse site, mais com a minha história e na qual você amigo, será citado nela.

  53. Wellington Cardoso disse:

    Que história sensacional e motivante, Thiago.
    Parabéns por sua conquista, e tenho certeza que todo o empenho e dedicação, no final valerá a pena.
    Hoje, meu foco é a CEF, em breve será concursos com grau de dificuldade maior.
    Grande abraço e, mais uma vez, parabéns pela bela conquista.
    Deus te abençoe!

  54. Juliana de Cassia disse:

    Parabens Thiago.. vc e um exemplo a ser seguido!!! Mesmo com todas as dificuldades, vc foi em frente acreditando nos seus sonhos.. e ai esta!! No TOPO.. onde merece estar!! Que eu encontre forcas e lute tbm pelos meus objetivos.. valeu muito a pena ficar ate mais tarde acordada, pra me deparar com essa linda historia de dedicacao, perseveranca e sucesso!

    Deus te abencoe!!

    Bjkssss

  55. Euber disse:

    Thiagão, glória a DEUS pela sua vida, são pessoas como você que nos faz enxergar que com garra, determinação, foco é realmente possível alcançar, mesmo que não seja no nosso tempo,mas quanto maior a luta gigante é a vitória
    PARABÉNS!!!!

  56. Daniela Oliveira disse:

    Parabéns,

    Todo seu esforço será agora recompensado.

    Sucesso!

    Daniela Oliveira

  57. William disse:

    Parabéns.
    Você merece cada segundo do seu sucesso.

  58. Klinger dos Santos Izidoro disse:

    Thiago.
    Em primeiro lugar eu gostei muiti do seu depoimento. Ele em si é muito bonito e demonstra sua disposição surpreende. Aprendi muito!!!
    Te desejo muito sucesso e inumeras vitórias alem de grande passo.
    Tudo de bommm!!!

  59. Bruno Vieira da Cunha disse:

    Thiago Silva, parabéns pela sua aprovação. Fiquei muito curioso pelo fato de você ter se preparado para o concurso do TJ-SP com as aulas do Eu Vou Passar. Eu assinei recentemente, mas tenho dificuldades de encontrar o conteudo , cursos e aualas adequados. Que cursos e aulas você assistiu para o TJ? Quais professores? eu ficaria extrememente agradecido pelas dicas. Obrigado…

  60. Kelly Xavier R. dos Santos disse:

    Oi Thiago se lembra de mim? Estudei com você na Faminas! Estava procurando respostas na internet e encontrei seu depoimento… Sempre soube da sua competência mas confesso que me surpreendi com tantas conquistas!! Parabéns!! Mas enfim, com tanta experiência, gostaria de sua opinião para me ajudar a decidir, eu passei no concurso da Infraero (Aeroporto de Confins) e fui convocada em 2012, o aeroporto foi concedido e agora estão prevendo a transferência de todos os funcionários para o Aeroporto da Pampulha, porém, não sabemos se haverão vagas para todos e se teremos que trabalhar de escala… O salário é cerca de 2 mínimos e tenho muitos benefícios, previdência privada, anuidade etc . O fato é que fui nomeada recentemente na UFMG, onde os benefícios são menores e o salario é 600,00 a mais, o interessante é o plano de carreira, e eu serei servidora pública federal e não empregada pública federal (Infraero). To com muita dúvida, não sei o que compensa mais, se é o regime estatutário da UFMG ou CLT da Infraero, tenho poucas informações. Gostaria de sua opinião, se for te pedir muito… Muito obrigada!! E novamente, Parabéns!!! Um abraço, Kelly Xavier

  61. Marlúcia Pacheco disse:

    Olha que coincidência! Resolvi ler alguns comentários sobre o nível de dificuldade das provas da Petrobrás, e então li seu post. Sou sua conterrânea!

  62. Danilo disse:

    Primeiramente quero te parabenizar Thiago Silva , por sua determinação, força de vontade, onde vc nunca perdeu o foco.
    Tenho 24 anos, fiz recentemente o concurso da Caixa porém não fui muito bem, mas minha grande vontade é agora no concurso da Petrobras, onde tenho esse Sonho em fazer parte desta empresa.
    Estou saindo do meu emprego para estar estudando p/ o concurso que vai estar acontecendo em Dezembro.
    Porém gostaria muito msm de verdade de uma dica sua, como estudar para o concurso da Petrobras, onde encontrar as melhores vídeo aula, como mim organizar para estar estudando.
    Fico muito grato por suas dicas, e parabéns mas uma vez.

  63. iuri disse:

    Po cara, muita coragem largar um emprego público para estudar. E você passou em vários outros. Eu só passei em um até agora. Trabalho como agente de endemias, estou super infeliz. Eu estava desempregado, e meu maior sonho era ser um servidor público. Porém, não imaginava que estaria trabalhando em um cargo tão ruim. Eu sou formado como técnico e continuo estudando em uma federal na minha área. E muito difícil estudar um curso e estudar para concurso. Penso em tentar a Petrobrás, mas tenho medo de esta empresa ser privatizada. Minha vontade mesmo e o IBAMA ou o ICM bio, mas as vagas são escassas. Bem, eu estou muito infeliz. Realmente eu vou seguir o seu mesmo caminho, não desistir nunca. Apesar de querer apenas trabalhar na minha área, com tão poucas vagas, eu sinto que vou conseguir. Valeu amigo. Até mais.

  64. GHUNTER WEBER disse:

    Tem Centenas e até Milhares de pessoas que Estudam, Estudam, Estudam mesmo… e não passam nos Concursos. Porque será ? Com certeza ninguém tem a resposta.
    A resposta é uma só !
    ” Um grão de areia não se move no Deserto sem a permissão de Jesus ”
    ou seja, você pode se matar de estudar, mas se você não merecer passar aos olhos de Jesus,
    com certeza “Você não vai passar”
    Se você é ruim para os seus pais/avós/irmãos/família, mentir, ser ruim para as pessoas, ser ruim para os animais, trapacear, enganar, fazer fofoca com os outros, ser desleal com seus amigos/colegas, enfim, ter uma má postura pessoal, ” não adianta se matar de estudar que com certeza Não Vai Passar em Concurso Nenhum ! ”
    Pode ter certeza disso !

  65. Yáscara disse:

    adorei sua história e quero tirar algumas duvidas com você thiago.
    Pretendo entra na MPU também,só que eu nao sei por onde começar,pois eu nao tenho estudo nenhum na área,e estou buscando informações de como conseguir o iniciante, médio e o superior para poder entrar na MPU,mas nao estou conseguindo respostas das minhas pesquisas.Será que poderia me ajudar?
    email: [email protected]
    Obrigada desde ja.

  66. Naiara disse:

    Olá…
    Gente, a enorme sensação que te conheço…kkkk… Se fosse de BH ia marcar um papo num barzinho…Você me inspirou muuuuuuuuuito…
    Tenho uma trajetória super parecida com a sua, inclusive larguei um concurso tbm e fui chamada de louca varrrida pra estudar pra outro que não passei…Estou em cadastro de reserva em 4 que não chamaram nem os candidatos das vagas ainda…e em um que era só reserva….
    Obrigada por dividir conosco essa experiência…Tem hora que dá mesmo vontade de desistir…aí saí aquele edital e vc empolga, vai, rala e tcharam…reserva…aff..
    mas foi um estímulo..vou tentar TRT depois do seu depoimento..estava super desanimada…
    Obrigada, Deus te abençoe…Depoimento verdadeiro, sem soberba, demonstrando que todos caem mas que maior que isso é a capacidade de levantar.
    Abraços!

  67. Naiara disse:

    Olá…
    Gente, a enorme sensação que te conheço…Se fosse de BH ia marcar um papo num barzinho…Você me inspirou muuuuuuuuuito…Tenho uma trajetória super parecida com a sua, inclusive larguei um concurso tbm e fui chamada de louca varrrida pra estudar pra outro que não passei…Estou em cadastro de reserva em 4 que não chamaram nem os candidatos das vagas ainda…
    Obrigada por dividir conosco essa experiência…Tem hora que dá mesmo vontade de desistir…aí saí aquele edital e vc empolga, vai, rala e tcharam…reserva…aff..
    mas foi um estímulo..vou tentar TRT depois do seu depoimento..estava super desanimada…
    Obrigada, Deus te abençoe…Depoimento verdadeiro, sem soberba, demonstrando que todos caem mas que maior que isso é a capacidade de levantar.
    Abraços!

  68. Breno disse:

    Excelente depoimento,gostaria de saber como era a rotina de estudos por gentiliza!!

  69. Larissa disse:

    Acabei de passar por essa experiência da digitação, é horrível a sensação, me senti desesperada e até agora não acredito que me deixei vencer por aquele nervosismo, estou ainda arrasada mas depois do seu depoimento vi que isso é normal do ser humano e que Deus tbm prepara algo melhor no futuro pra mim. Passei em primeiro lugar no concurso municipal, claro que ainda não é o meu sonho mas desejei muito e desejo ainda. kkk A esperança é a última q morre, certo?! rsrsr Agora é se conformar, bola pra frente e se preparar melhor para os próximos. :-)

  70. Fagner Borges disse:

    olá Thiago. Parabéns.

    Sou de Estrela do Sul, próximo a sua cidade natal, Patos de Minas.

    Gostei muito de ler um pouco de sua trajetória, também estou nessa batalha, “estudar pro TJ/MG” e quem sabe um dia também ter a oportunidade de animar outros a estudar, rsrs.

    Sucesso.

  71. waldyrennejessyka disse:

    Nossa Thiago, meus parabéns, você é mais que um guerreiro, sua trajetória me inspirou mais ainda,tenho 27 anos sou funcionária pública municipal, também tive que largar meu emprego, para poder estudar,pois devido a crise fiquei vários meses sem receber,o jeito era pedir demissão, sai e não recebi nada, mais graças a DEUS consegui me focar e estudar mesmo, passei em um concurso aqui na minha cidade em Belém do Pará, para o cargo de técnica em enfermagem, em meio a mais de 30 mil candidatos,fiquei em 45ºlugar, nossa foi uma alegria muito grande pra mim e pra minha família, uma felicidade imensa, hoje já trabalho a 4 anos, gosto do que faço, estou me preparando para concurso da ebserh/pa para os hospitais universitários, também para técnica em enfermagem, sua lição de vida me inspirou mais ainda a ir em frente e não desistir do que eu almejo, hoje tenho um filhinho, que limita o meu tempo, pois é totalmente dependente de mim, mais sei de uma coisa, que jamais desistirei, então te parabenizo mais uma vez, e que você continue dividindo suas experiências tão valiosas e inspiradoras, muito obrigada por compartilhar um pouco de sua vida, com pessoas que querem mudar de vida e não sabem nem por onde começar, que com você encontram uma luz no fim do túnel, esperança e inspiração… que o senhor continue te abençoando sempre, um grande abraço.

  72. thiago disse:

    Parabéns Thiago, você fez por merecer. Estou focando nas carreiras de polícia federal e polícia rodoviária federal, vc acha que me prejudico estudando para o tj sp e tj mb? :/

  73. Franciana Lodi disse:

    Vi o relato, não tem como alguém como vc desanimar pois vc sempre passou ,mesmo qdo não estudava vc passava .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login