Home » News » Polícia Militar/RJ: Concurso será retomado até junho, afirma corporação

Surge uma luz no fim do túnel para os milhares de interessados em participar do concurso para soldado da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PM-RJ), suspenso após divulgação de nota oficial na terça, dia 7. Já na noite desta quarta, 8 de janeiro, a Assessoria de Imprensa da corporação informou à FOLHA DIRIGIDA que o concurso, com oferta inicial de 6 mil vagas, deverá ser retomado até junho, mas não deu mais detalhes. A notícia, ao menos, é um alento para os concurseiros que, após meses de preparação, lamentaram e criticaram a suspensão da seleção, aguardada há mais de um ano. (Leia matéria AQUI)

O compromisso já anunciado pela corporação, e confirmado pelo secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, de reforçar seus quadros em função da expansão das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e dos próximos eventos internacionais, vem apenas confirmar a promessa de que o concurso será retomado ainda neste primeiro semestre. Atualmente com cerca de 47 mil soldados efetivos, a PM-RJ espera contar com 60 mil homens e mulheres em atividade quando das Olimpíadas de 2016.

Também por meio da nota do dia 7, a A PM-RJ informou que vai devolver a taxa, no valor de R$100, dos candidatos que conseguiram efetuar a inscrição em 18 de dezembro, primeiro e único dia efetivo de atendimento. Os detalhes sobre a devolução para aqueles que efetuaram o pagamento deverão ser informados nos próximos dias, no site da Exatus, organizadora. O ressarcimento deverá ter início a partir do dia 17. Sabe-se que 26.128 pessoas conseguiram fazer o cadastramento, apenas no dia de abertura das inscrições, antes de elas serem interrompidas.

Finalmente, a PM-RJ deu explicações sobre qual fator a levou a suspender as inscrições do novo concurso. A corporação afirmou que vai chamar mais 1.849 aprovados da seleção anterior, realizada em 2010, sendo 1.782 homens e 67 mulheres, para as avaliações restantes. Antes do cancelamento oficial, ocorrido na noite do dia 7, a PM-RJ alegava que havia suspendido as inscrições devido a um problema técnico, porém, dias após, informou que alterações seriam feitas no edital. Isso ainda deverá ocorrer, embora não tenham sido informadas quais mudanças serão essas.

O concurso para 6 mil vagas de soldados – 5.400 para homens e 600 para mulheres – foi anunciado em 2012 e, desde então, o processo tem sofrido constantes atrasos. Um edital chegou a ser divulgado em julho de 2013, porém sem o cronograma do concurso. Somente em dezembro a organizadora divulgou a data das inscrições e de aplicação do exame intelectual, primeira etapa da seleção. Embora a PM-RJ não dê detalhes sobre os entraves referentes ao concurso, fonte ligada à seleção informava constantemente à FOLHA DIRIGIDA que os problemas estão relacionados à convocação dos aprovados da última seleção, que ainda não haviam tomado posse.

Fonte: Folha Dirigida
Saiba mais no SOS Concurseiro.com.br

34 Comments

  1. Ednaldo gomes da silva disse:

    Eu quero muito passar na prova, tenho 27 anos sou casado e quero aposentar na corporaçao.
    Siceramente estou feliz por ter suspendido a prova, porque ñ tive tempo de estudar direito, pois Eu trabalho de vigilante e faço bico de bombeiro civil, agora vou estudar muito tenho que passar na prova e servir o batalhao combatendo a criminalidade.

  2. Juliana disse:

    E bom esse adiamento da prova,assim vou ter mas tempo para me preparar.

  3. pulo eduardo disse:

    Vo fazer 31anos em abril e ai perdi ,n posso fazer mais a prova

    E isso

  4. Douglas disse:

    Tenho apenas 16 anos, mais já me vejo dentro da corporação. Um sonho que tenho, inexplicável. Que possa se tornar realidade, daqui a 2 á 3 anos. Breve, breve estarei disposto a população brasileira.

    • Luis claudio disse:

      Tenho so 16 anos posso fazer a prova da militar e Eu faço 17 Anos em Setembro Mais mesmo assim eu poderia fazer Ou eu poderia fazer com 17 Anos então

  5. andre gualberto disse:

    sempre sonhei em fazer parte, da corporação da policia militar. e vou estudar muito para conseguir

  6. CARLOS EDUARDO M DE SOUZA disse:

    TAMBEM ESTOU MUITO ANSIOSO PARA EDITAL SAIR , SERA UMA GRANDE OPORTUNIDADE , DE VOLTAR A VESTIR A FARDA NOVAMENTE SO QUE DE OUTRA FORÇA E CLARO , E NÃO ESQUECENDO DA ESTABILIDADE !!!!

  7. Gustavo Boa Morte disse:

    Sou Papa maick No espirito Santo… mais vou pro rio de Janeiro fazer este concurso ai , indenpendente do salario quero poder ser desta corporação um sonho que sempre tive em atuar nas favelas do rio(pelobatalhaodemissoesespeciais)

  8. eduardo evers disse:

    fiz minha inscrição e ele foi cancelado. Em junho, estarei com 31 anos pois faço aniversário em maio, no edital fala que até a data de inscrição a pessoa tem que ter 30 anos. Com esse novo edital, eu gostaria de saber se vai prejudicar os candidatos que estejam passando pelo mesmo que passo ou se o mesmo será mudado? Alguém sabe responder sobre isso?

    • rafael disse:

      he!!! estou estudando desde 2012 ja gastei muito com apostilas e vídeo aula, aí eu penso faço 31 em agosto de 2014, agora isso e justo ja que a prova foi cancelada, eu quero muito fazer essa prova?

  9. geraldo de souza disse:

    quero entrar na corporacao pois tenho todo perfil e sonho ser policial militar
    se entrar quero poder ajudar a ser um brasil melhor …. se alguem sober sobre o concurso me avise
    no email por favor boa sorte a todos …

  10. layane disse:

    eu to com 32 anos vou fazer a prova siiim pq fui mae cedo dona de casa agora q eu acordei pra vida seraah q eu tenho chance de permanecer? com mandado de segurança ouvi dizer q teve concursado q fez isso a4 anos atrás ii ta na corporação ate hj me esplica por favor oq acontece na verdade desde ja agradeço !!

  11. Cleyson disse:

    Queria Tanto Servi Mais Não Tenho A CNH .. ou Tira a Minha Ate 2016 eu to dentro da corporação da policia militar do estado do rio de janeiro

  12. Danil Quintanilha disse:

    Quero ser policial do ERJ, por que tenho vocação e não tenho casamento nem filhos e “nada” pra perder, tenho muita fé, coragem e determinação. Sou PQD 71418. Chega de policiais que entram por opção de trabalho, essa porra é devoção 31hrs, é preciso está convicto pra depois não ficar de bla bla blá.

  13. marcos disse:

    sou do maranhao e to pensando em fazer

  14. Alexandre marquês neto disse:

    Completei 31anos em fevereiro perdi a prova ou posso fazer dentro do MSM ano

  15. Pedro disse:

    Será que ainda dá tempo de me inscrever para esse próximo concurso ?

  16. Gabriel Rosa disse:

    Eu tenhoo 17anoos e ja sonho em entrar pra corporaçao se Deus quizer vou conseguir…

  17. claudio p. s. disse:

    Quero saber qual a possibilidade de passar na prova do rj, pra quem morara muito longe do rio pois a grande maioria é do r j.obrigado

  18. frança disse:

    quero muito ser aprovado no concurso da pm

  19. rodrigo santos disse:

    galera td bem com vcs, todos nos estamos esperando esse concurso, o sonho de nossas vidas. Ja fiz tres concursos, e nada, o de 2010 eu bati na trave, fiquei na redaçao, fiz 4,5, agora quero fazer de novo, mas a minha idade passou o limite, to com 31 anos, quero muito fazer a prova to estudando desde 2010, peço ajuda de vcs ai pra me dar uma luz, o que eu posso fazer pra fazer essa prova, sendo que eu passei o limite da idade, obrigado a todos e vamos em frente que atras vem gente, abraços a todos!

  20. fausto carlos disse:

    minha maior vontade ,e de ser policial militar pois tenho a maior satisfaçao em servir a patria , combatendo a criminalidade

  21. Fernando Viriato da Silva disse:

    Meu nome é Fernando estou estudando,e por isso eu já passei nessa prova. Já me sinto um policial militar.

  22. J.ANDRADE disse:

    SOU DA PARAIBA E SE DEUS ME AJUDAR PRETENDO VESTIR ESSA FARDA E HONRRALA SOBRE TUDO´,SINTO FALTA DE VESTIR NOVAMENTE UMA FARDA MILITAR. MINHA ULTIMA FOI DO EXERCITO. MELHOR ATIRADOR COMBATENTE DE. FAP…..INFANTARIA…

  23. elenilson silva disse:

    tenho 21 anos… tenho um grande sonho q é entra na corporação … a missão é …foco….fé… estudo… e muita determinação… e em breve estarei fazendo parte da pm do rj..

  24. William Alves disse:

    Eu tenho uma dúvida. No edital eles exigem que tenha habilitação, sendo que eu ainda estou fazendo auto escola. Será q posso fazer a inscrição ( quando sair ) com a auto escola em andamento?

  25. luciano disse:

    tenho 37 anos e vou fazer a prova tenho uma vida saudavel nao bebo nao fumo faço exercicios diariamente , os bombeiros aceitaram maiores de 30 anos porque nao a pm, sendo que combatente do bombeiros e bem mais puxado. vou passar e nem que seja nos tribunais uma das vagas sera minha.boa sorte a todos.

  26. diones da silva do nascimento disse:

    Oie tudo bem quero muito fazer essa prova prq sempre sonhei ser militar agora surgiu essa oportunidade vou fazer quero muito ajuda o povo brasileiro, essa criminalidade ta ficando cada dia pior as criancas tao se perdedo nas drogas e ninguem faz nada vou muda isso vou dobra meus joelhos e pedi muito meu deus pra me da muita saberia para passa nessa prova.

  27. Diego de Sousa farias disse:

    Tenho 33anos fiquei em 2010 na redação, vou fazer minha inscrição, pesso compreensão da corporação pelo aumento de idade no próximo concurso,desde já agradeço a colaboração de alguém!

  28. Alex Silva Sodre disse:

    Por favor me enviem por email o endereço da prova de 31/08/2014 , morro em Nova Friburgo RJ Bairro Mury. Obrigado.

    • Redação EVP disse:

      Boa tarde, sugerimos que você busque mais informações junto ao órgão responsável pelo concurso. Obrigado

  29. THIAGO PEREIRA DE Souza disse:

    O SONHO DA MINHA VIDA,PODE SE TORNA REALIDA.Basta acredita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *