Home » News » TJ/CE: Edital para servidores sai em fevereiro

O edital para o concurso de servidores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) está previsto para fevereiro. A expectativa inicial é de que sejam oferecidas 238 vagas em cargos de níveis médio e superior.  O organizador será o Cespe/UnB, que segue com os preparativos para definir as demais informações da seleção, bem como cumprir a expectativa de divulgar o edital no próximo mês.

Visando apoiar a preparação dos candidatos, FOLHA DIRIGIDA conversou com o professor Cleir Mendel, do curso Progressão Autêntico (projeto Progressão Online), especialista em Língua Portuguesa. Tendo em vista que a disciplina costuma ter bastante peso nas avaliações, o docente alerta para que os candidatos tenham muita atenção às questões gramaticais nas perguntas. “Deve-se ter cuidado com a reescritura de trechos, pois uma conjunção, uma vírgula, um acento grave omitido, tudo pode alterar o sentido da frase. Então, é de suma importância o conhecimento gramatical e a atenção aos detalhes”, orienta.

Cleir Mendel acredita que o último edital do concurso é o norte a ser seguido pelo interessado na seleção. Para ele, não costuma haver muita variação de um documento para outro. O professor defende que o futuro candidato deve concentrar-se apenas no objetivo da aprovação, esquecendo fatores externos. “O importante é não se importar com a demora no lançamento do edital para não perder o foco. O candidato deve torcer apenas para que as regras sejam divulgadas caso já se sinta preparado para gabaritar a prova. Até chegar a esse ponto, quanto mais demorar, melhor”, afirma.

Nas palavras do professor, fica claro que predicados como dedicação, disciplina, organização e perseverança são determinantes no sucesso de um concurseiro. O especialista crê que o tempo de preparação não define o êxito, e sim a forma como o período disponível para estudo é utilizado.

“Estabelecida a meta, é fundamental organizar-se para ela. A criação de um plano diário é um bom começo. O momento do dia e quanto durará, depende de fatores, mas a rotina é imprescindível. Toda preparação deve ser voltada ao estilo da banca. A resolução de provas anteriores ajuda no entrosamento com as questões do tipo certo e errado, uma característica do Cespe/UnB. O número de horas é relativo. Há quem em uma hora consegue assimilar mais do que os que estudam duas, por exemplo. Além disso, é importante praticar exercícios físicos e dormir bem, pois são fatores que além de serem bons para a saúde, ajudam a memorização”, finaliza.

Último concurso – A seleção anterior para o TJ-CE aconteceu em 2008. A oferta foi de 200 vagas e o concurso também ficou sob a responsabilidade do Cespe/UnB. Na prova objetiva, os candidatos foram submetidos a 120 perguntas de Língua Portuguesa, Noções de Informática, Atualidades e a Lei n° 12.342/94, além da redação. Também houve avaliação de títulos para os candidatos a analista.

Fonte: Folha Dirigida
Saiba mais no SOS Concurseiro.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login