Home » News » Agente Penitenciário/DF: edital em maio. Oferta deve passar para 1.500

O edital do concurso de Agente de Atividades Penitenciárias da Secretaria de Administração Pública do Distrito Federal (Seap-DF) deve sair até o final de maio. O governo já confirmou a oferta de 1.200 vagas, sendo 300 imediatas e 900 para cadastro, mas de acordo com o presidente do sindicato dos agentes penitenciários do DF, Leandro Allan, o número deve passar para 1.500 oportunidades. O aumento só deve ocorrer no número de cadastro que deve passar para 1.200.

A nova exigência para o cargo de agente de atividades penitenciárias será de nível superior, com ganhos iniciais de R$4.185 além de benefícios, de acordo com o sindicato. Diferente da última seleção realizada em 2008, em que os cargos disputados exigiam o nível médio. Segundo a assessoria de comunicação (Ascom) da Secretaria de Administração Pública do Distrito Federal (Seap-DF), o processo administrativo para autorização do concurso, encontra-se na fase de instrução processual na Secretaria de Segurança Pública. Ainda conforme a ascom, os requisitos e a remuneração, de acordo com a Lei nº 4.508/2010, para o cargo acima são: diploma de graduação, para os cargos que assim o exigirem, com ganhos de R$4.185,00.

A seleção consistiu em: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; prova de aptidão física, sindicância de vida pregressa e investigação social e avaliação psicológica, de caráter eliminatório; além de curso de formação profissional, de caráter eliminatório e classificatório, última etapa. O exame objetivo, com duração de quatro horas, sendo formado por: 30 questões de conhecimentos básicos (Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Atualidades e Microinformática) valendo 30 pontos; e 30 questões de conhecimentos específicos (Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Tópicos de Direitos Humanos) valendo 60, isto é, peso 2.

Os aprovados deveriam acertar, no mínimo, 15 questões em cada uma das provas objetivas (conhecimentos básicos e gerais). Até 3600 concorrentes foram aprovados à etapa subsequente. Com resultado final em janeiro de 2008.

Fonte: Folha Dirigida
Saiba mais no SOS Concurseiro.com.br

36 Comments

  1. junior disse:

    É uma pouca vergonha querer fazer concurso público para Agente Penitenciário com nível superior.
    Isso é anticonstitucional, porque ninguém conhece a índole da pessoa por grau de escolaridade. Muitos de nível médio tem capacidade para exercer essa atividade, por isso que o serviço público na área de segurança esta falido, por restringir vagas a um grupo de graduação onde muitos entram pelo salário e não para exercer a profissão. Ai é que começa as graves para reivindicar salário abusivos, onde só querem saber do salário e nada de trabalhar. Me desculpe, mas isso é uma plena idiotice do governo e do órgão.

    • jhon disse:

      cara quem hoje em dia liga pra profissão,eu quero é salario mesmo que se danem esses presos safados,se tão lá foi por merecerem,então faca na caveira.

    • ernesto floro de lima neto disse:

      O que me deixa perplexo é ler comentários de pessoas que não se evolui no tempo.o nível superior exigido em concurso público não quer dizer que as pessoas tem mais ou menos índoles ou capacidade de se comportar devidamente.No entanto, as pessoas que criticam nível superior em concurso público, deveria estudar e se evoluir na nova tecnologia e fontes de conhecimento, e não ficar com esse segundo grau ou seja nível médio que não serve para nada.

    • ALEX disse:

      CONCORDO COM VC JUNIOR

    • Loyanne disse:

      Se voce nao tem nivel superior vai estudar querida !
      So falou agua

    • Paula disse:

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk’ vá estudar! Se estudasse saberia que a palavra correta é INconstitucional e outra, qual o argumento pra ser INconstitucional? é

  2. jhonatan disse:

    me informe sesip df

  3. andre luiz disse:

    gostaria de receber ofertas de concursos

  4. Wilson disse:

    Certamente esse concurso com uma ótima oferta de vagas, daria a oportunidade para que terminou o ensino médio e, que é a grande maioria, sem dúvidas pessoas com vontade de trabalhar e de não se sentir discriminados por não ter uma graduação. Essa falta de efetivo não é nada mais do que pessoas que tem uma graduação, buscam outra órgãos, pois acham que merecem empregos melhores e acabam saindo, assim deixando o sistema penitenciário sem controle. Não tirem a oportunidade dos que realmente querem trabalhar, somos capazes!

  5. tiago disse:

    Palhaçada isso sim , tinham que dar oportunidade pro ensino medio pra quem quer tem vontade de exercer a funcao …

  6. Anderson disse:

    Ótimo esse concurso de ser de nível superior,ou seja, cada dia mais estamos vendo que as bancas estão mais exigentes com o grau de escolaridade.

  7. Eliza Figueirêdo disse:

    alguém poderia colocar o link para o edital.
    não consigo acessar.
    por gentileza
    obrigada

  8. Ninha disse:

    Caro Júnior,
    Seja voluntário!

  9. marcos disse:

    desculpe, discordo com o pocisionamento do amigo logo acima dizendo: É uma pouca vergonha querer fazer concurso público para Agente Penitenciário com nível superior.
    Isso é anticonstitucional, porque ninguém conhece a índole da pessoa por grau de escolaridade. Muitos de nível médio tem capacidade para exercer essa atividade, por isso que o serviço público na área de segurança esta falido, por restringir vagas a um grupo de graduação onde muitos entram pelo salário e não para exercer a profissão. Ai é que começa as graves para reivindicar salário abusivos, onde só querem saber do salário e nada de trabalhar. Me desculpe, mas isso é uma plena idiotice do governo e do órgão.

    tem que ser nivel superior, melhores salários, aos que não tem graduação infelizmente estão fora!

  10. David disse:

    Me perdoem os sem graduação, mas exigindo nível superior dos candidatos, excluímos 70% da concorrência. Creio que logo esse quadro seja invertido, vez que as formas de acesso facilitado ao ensino superior que o governo oferece fornecem a qualquer um com empenho e dedicação, a oportunidade de cursar uma graduação.

    Confesso que na maioria das vezes não vejo muita logica na disposição de determinados cargos públicos, incompatibilidades que vão da escolaridade , passando pela jornada de trabalho e pela remuneração, mas não fazemos as regras.

  11. Renata disse:

    Boa noite, gostaria de uma informação, esse nível superior pode ser tecnólogo ( 2 anos) ou só bacharelado?

    • Daniela disse:

      Tanto faz Renata, o que eles exigem é graduação reconhecida pelo MEC. Isso é muito bom! Sinal que está exigindo cada vez mais conhecimentos do futuro agente público.

  12. Rodrigo Carvalho Barroso disse:

    Pode sim ser tecnólogo.

  13. Elaine disse:

    NÃO sou de acordo desse concurso ser apenas para ensino superior, hoje tem muitas pessoas que não tem condição de fazer uma faculdade ou algum outro tipo de curso para a qualificação de um cargo…mesmo tendo bolsa de fies,prouni muitos não conseguem,enfim…foda-se

    • Carlos disse:

      não conseguir tirar uma boa nota no enem pra conseguir uma simples bolsa é ser muito leigo, se não consegue se sair bem no enem vc acha que vai passar num concurso de agente penitenciário? tenha dó.
      Eu também sou pobre lascado, mais consegui um trabalho em meio período e estudo com minha bolsa no turno contrário. Este argumento é pra pessoa acomodada, então, levanta a bunda do lugar e estuda pra conseguir uma nota por mais medíocre que seja pra conseguir uma bolsa e não depender de concurso com vaga para ensino médio !

  14. waallis disse:

    Vergonha é a demora do gdff em realizar logo esse certame pelo jeito so vai sair no segundo semestre de 2015, com promessa de sair em 2014 deve ser furada mas vamos lá esperar né

  15. Thiago disse:

    Galera, ótima oportunidade pra galera que está estudando pra concursos voltados para área de segurança pública, a nota de corte não é tal alta. Meu amigo foi aprovado no último certame e tá muito bem..

  16. Eliezer disse:

    Confesso que tbm não entendi, o motivo de exigirem nīvel superior, sendo que nas provas só passam os melhores colocados.

  17. Paulo disse:

    Ao invés de vocês que tem apenas o ensino médio ficarem criticando a escolaridade do concurso, corram atrás de uma graduação, que a concorrência será menor. Ainda dar tempo, tendo em vista a validade do concurso.

  18. josssue disse:

    Concurso público é para selecionar os melhores para exercer uma determinada função, só que a grande massa de estudante preparados vêm crescendo a cada dia, e o potencial de quem tem ensino médio ou ensino superior estão se igualando muito, desta forma a concorrência fica bastante acirrada e as autoridades procuram uma forma de eliminar logo de cara milhares de concorrentes.

    De certa forma não acho isso muito honesto.

  19. renato disse:

    Eta,governo safado,um salario desse da para sobreviver n DF? Prestam atençao,cambada de ladroes..

  20. Lana disse:

    Concordo com todos que falaram da importância do curso superior. Realmente como alguns falaram, hoje em dia só não tem curso superior quem realmente não quer. O Governo Federal, dispõe de vários programas voltados a formação acadêmica como o FIES, ENEM, SISU, várias instituições de ensino tem cursos de graduação a partir de 139 reais (reconhecido pelo MEC). Então, não reclamem, porque é necessário que os Agentes públicos tenham um mínimo de conhecimento, de aperfeiçoamento, de cultura em geral para exercerem certos cargos. Ao invés de reclamarem algo de suma importância, estudem, buscam estas instituições reconhecidas pelo MEC com preços acessíveis e vão a luta em busca de um cargo público, se é que, realmente é isso que buscam… Boa sorte a todos!

  21. james disse:

    as bancas de concursos, estao cada vez mais exigentes, além de escolher os melhores, o concurso tem que escolher os que procuram sempre acompanhar a evolução , ter somente nível médio, é coisa do passado! Hj existe cursos superiores c/ duração de anos, e quem tem força e foco para concluir um curso superior, seje ele complexo ou não ,teramais força e foco na execução desta e de outras tarefas !!! Concordo plenamente em este concurso ser a nível superior!!! Vamos estudar galera do nível médio, tempo ainda Há !

  22. rafael disse:

    PROJETO DE LEI Nº 8.078 DE 2014

    Altera a Lei Nº 9.264, de 07 de fevereiro de 1996, para transformar em cargos de nível
    superior os cargos da Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal.O CONGRESSO NACIONAL decreta:

    Art.1º. A Lei nº 9.264, de 07 de fevereiro de 1996, passa a vigorar com as seguintes alterações:

    “Art. 3º A Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal fica reorganizada nos seguintes cargos de nível superior:

    I – Perito Criminal;
    II – Perito Médico-Legista;
    III – Agente de Polícia;
    IV – Escrivão de Polícia;
    V – Papiloscopista Policial;
    VI – Agente Penitenciário *******

  23. Robson disse:

    Nível superior para arriscar a vida com bandido!!!!!!!!!
    Á vááááááááááááá

    • MURILO disse:

      JUNIOR acho que vc nem tem nível superior, vai estudar cara, nível superior é tendência global, ou vc se enquadra ou então vai varrer rua meu chapa(e olhe la), qualifique-se brother…

  24. JACKSON SANTOS disse:

    Galera, vamos esquecer as contradiçoes e bola pra frentre, temos superior e quem não tem corre atraz, isso é o que importa, só uma dúvida quantas questões são no total?? e o minimo de aprovação nas duas..?? conhecimento basico e específico.???

  25. Rodrigo disse:

    É um absurdo a mentalidade de algumas pessoas desse país! Querem passar em concurso público mas nem sequer querem ter uma graduação? Não é meio contraditório e constrangedor? Então, eu lhes digo! Para passar tem que estudar! Larga de ficar em barzinho enchendo a cara e vai estudar bandos de atoas barrigudos. E parem de ficar criticando quem estudou e ralou para ter uma Graduação!

  26. Onofre Filho disse:

    Não sei porque não exigiram a lei orgânica do DF. Geralmente esses concursos pedem. Bom estudo para todos. Ah. . .lembrando que não vai ter redação. . . Arrocha galera! !!!!!!!!!

  27. MURILO disse:

    JUNIOR acho que vc nem tem nível superior, vai estudar cara, nível superior é tendência global, ou vc se enquadra ou então vai varrer rua meu chapa(e olhe la), qualifique-se brother…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login