Home » News » Susepe/RS: Saiu concurso para 602 vagas de agente penitenciário. 3º grau

A Superintendência dos Serviços Penintenciários (Susepe) abriu o concurso para o preenchimento 602 vagas para agentes penitenciários, cargo que exige formação de nível superior e carteira de habilitação, no mínimo, na categoria B. Dessas, 61 são reservadas para candidatos com deficiência e 97 para negros e pardos. O salário foi estipulado em R$3.190,89 e a carga horária será de 40 horas semanais. Os contratados trabalharão sob o regime estatutário, garantia de estabilidade, e serão alocados em quaisquer das unidades situadas nas regiões das dez delegacias penitenciários regionais.

Os interessados devem, até 10 de abril, acessar o site da Fundatec, organizadora, e se inscrever. A taxa é de R$145,21, que deverá ser paga por meio de boleto, em qualquer agência bancária, até 11 de abril. A isenção poderá ser solicitada até 28 de março. Para isso, os candidatos beneficiados (deficientes, desempregados e de baixa renda), devem encaminhar a documentação exigida no edital, além do formulário devidamente preenchido, ao Comitê de Concursos Fundatec (Rua Professor Cristiano Fischer, 2012, Partenon, Porto Alegre, RS, CEP 91410-000). A resposta da comissão julgadora será dada em 4 de abril.

O edital preliminar de homologação das inscrições será publicado em 13 de maio e os recursos poderão ser feitos de 14 até 16 do mesmo mês. O documento oficial vai ser conhecido em 23 de maio. A seleção dos aprovados será feita por prova objetiva, composta por 80 questões, das matérias de Português, Informática, Raciocínio Lógico, Legislação Aplicada e Conhecimentos Gerais. Essa etapa será feita na provável data de 1° de junho, com duração de cinco horas. Após essa fase, haverá teste físico, avaliação psicológica e investigação da vida pregressa. O resultado final será divulgado em 31 de julho, com a validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mesmo período.

Fonte: Folha Dirigida

27 Comments

  1. Renan disse:

    Nivel superior??????? SUSEPE/RS está maluco, nem o federal(DEPEN) é nivel superior.

    • Ana disse:

      Acho que demoraram demais ainda pra exigirem nivel superior… pelamor. Cuidar de detentos, trabalhar numa prisão, prender alguem, usar armas, imagina a estrutura emocional de um guri/guria com 18 anos – nível médio. Todas profissões de risco, policial e que exigem mais maturidade pra assumir certas responsabilidades, falando de uma modo bem brasileiro, deveriam pedir no mínimo nível superior.

      • Renan disse:

        Maturidade não significa possuir nível superior. Isso é subjetivo.

        • Ana disse:

          Claro que não, maturidade não significa muitas coisas – como eu disse falei de um modo bem brasileiro. Mas se vc for pensar por este lado pq não abrimos o concurso pra quem tem ensino fundamental, então? Muitos dos que terminaram o ensino fundamental tem mais “maturidade” do que quem esta no ensino médio. Não é este o ponto de vista que eu to falando. É fazendo filtros que se formam as bases, através daí que se tem ideias, seja sincero qual a estrutura emocional de uma pessoa de 16/17/18 anos? Vc acha que estão preparados pra isso falando de um todo geral? Falando a grosso modo. Muitos deles nem tem ideia da complexibilidade do serviço. Falo de uma forma geral. Contar com uma estrutura psicológica e estabilidade emocional pra assumir certos cargos, vários desses fatores contam muito. É fácil pensar…. quem tem mais estrutura psicológica e estabilidade emocional? DE UMA FORMA GERAL. Os mais velhos ou mais novos? Ponto. Nas minhas mãos, esses trabalhos mais complexos, instigantes e de tamanha responsabilidade e riscos enormes jamais deveriam ser pra ensino médio, e felizmente cada vez menos será. A Policia Federal faz até prova de títulos pra se ter uma ideia! Deixaria outros trabalhos/concurso como de auxiliar, assistente, escriturário, técnico, para o nível médio então.

        • Ana disse:

          Até pq cada vez mais nós vamos formar graduação, FUTURAMENTE praticamente todo brasileiro vai ter ensino superior. Daí os concursos vão exigir mais ainda, e ainda mais aqueles de cargos mais arriscados. Por exemplo, o concurso da Policia antigamente, se iniciou sem precisar do ensino fundamental completo, depois passou pro ensino médio, e hoje é ensino superior + CNH! Futuramente ter títulos não vai nem ser uma opção, vai ser obrigação. E assim por diante.

        • Ana disse:

          Alias, já era pra muitos outros concursos passarem de nível médio pra nível superior. Só não passam pq isso leva a um aumento de salário da categoria, o que não é de interesse do governo, né.

        • Ana disse:

          Verdade Renan, como se magistrados fossem imunes a extremamente preparados. Fala sério hoje em dia muitas vezes só cumpriram tabela e finalmente tem o ‘diploma’. Há ‘profissionais’ e profissionais isto é logico! Agora não me venha atestar ‘preparo’ atreves de ‘canudo’!

      • RODRIGO ÁVILA disse:

        OLÁ PESSOAL
        ALGUÉM TEM OU SABEM ONDE POSSO ENCONTRAR PARA BAIXAR O CONTEÚDO DO CONCURSO SUSEPE?
        NÃO ESTOU CONSEGUINDO ENCONTRAR NA INTERNET, ALGUÉM PODE ME AJUDAR, POR FAVOR.

        RODRIGO

    • Cidadão disse:

      Nível Superior, parabéns pela grande conquista da categoria. Isso eleva em muito, principalmente o salário, pois mais de 3.000,00 inicial é tentador.

    • Carlos Miguel disse:

      Renan, lutamos durante 12 anos até que houve entendimento da necessidade do curso superior o que via de regra tende a qualificar o trabalho. Como a Ana comenta e não sei se possui conhecimento de causa, nosso trabalho é classificado pela OIT como equiparado a ambiente de guerra tamanho nível de desgaste emocional diário e claro, a idade auxilia em regra a lidar mais com esse ambiente. Outra opção é aguardar o concurso de nível médio da área administrativa que não se envolve diretamente com o preso e dessa maneira mais “light”, lógico com menos $ e menos requisitos para entrar. É assim mesmo, quanto pior e mais responsabilidade mais exigências.

  2. Kamila disse:

    Tenho o curso de técnico em enfermagem posso fazer o concurso!?? Obrigada

    • Carlos Miguel disse:

      Kamila, curso técnico só vale se é daqueles equiparados a graduação, acho que o curso que tu fez é o que não equivale, portanto, não vale.

    • Vargas disse:

      infelizmente não técnico não é considerado como nivel superior somente bacharel, graduação e tecnólogos, dai pra cima.

  3. Rita disse:

    oi,gostaria de saber quais são os requisitos da avaliação física? a pessoa gorda teria condições físicas de passar?
    aguardo respostas.obrigada!

    • Alexandre disse:

      Esta no edital do concurso, leia.

      Abraço Alexandre

    • Gerson disse:

      Creio que não, é um concurso bem rígido quanto à questão física. Equiparado às polícias, talvez pior, pois exige barra e apoio (polícia civil não exige mais).

  4. Zé Brasil disse:

    Deveriam pedir nível superior para Presidente, Deputados Federais,Dp.Estaduais, Prefeitos, vereadores,
    e outros FDP´s e não de um povo honesto que tem que se submeter a um nível superior pra cuidar de vagabundos !
    Esta é minha opinião…infelizmente estamos no BRAZIL. ¨¨ Pais de 1° mundo, pais da COPA ¨¨ Ahafff….

    Att.
    Zé Brazil
    E que venha a COPA….Grande mer….. !!!!

    • cidadão brasileiro disse:

      infelizmente aqui é o brasil, aonde um deputado , ou até mesmo o presidente pode ser analfabeto para liderar uma nação , fazer leis e aprovar leis que , se fossem aplicadas há eles n estariam aonde estão. BRASIL .;.

    • Capitão Nascimento disse:

      Apoio totalmente a opinião do Zélia Brasil…. Muito bom!

  5. Alexandre disse:

    Bom dia,

    Alguém sabe o n° previsto de candidatos para esse concurso??

    Fico no aguardo, obrigado.

    Att,
    Alexandre

  6. sandra de fatima de mattos de oliveira disse:

    gostaria de conseguir a isenção da taxa ,pois estou gravida e meu marido esta desempregado ,gostaria muito de participar do concurso pra dar um futuro melhor pra minha filha ,se for atendida agradeço

  7. diego fagundes disse:

    os próximos concursos da SUSEP serão somente nível superior?? obrigadooo

  8. cidadâ brasileira disse:

    por favor ,nìvel superior,vamos parar com essa palhaçada.so no Brasil,mesmo.vâo pedir nìvel superior pros nossos politicos .q vergonha.

  9. valmir da rosa disse:

    eu fico indignado antes nao precisava de nivel superior para ser agente penitenciario tenho ensino medio tenho curso de vigilante trabalho o meu maior sonho era trabalhar como agente penitenciario se algem quiser pode me criticar quem sabe um dia eles irao abaixar esse nivel e saber que tem gente com potencial para ser agente com ensino medio tendo curso de vigilante oooooo brasil

  10. joao disse:

    por isso que o brasil ta uma merda nivel superior pra cuidar de vagabundo e mais facil matar e roubar que nao precisa de estudo o trabalhador so se fode esse e o brasil inveslimente.

  11. joao disse:

    vamos perguntar para a dilma se ela sobreviveria com um salario minimo ainda querem exigir nivel superior pra cuidar de preso o quem tem que fazer e parar e parar com essa robalheira e não dificultar a vida para o trabalhador.

  12. Liandro disse:

    Quanto tempo de universidade para poder me inscrever? Ou preciso ter concluído já?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login