Home » News » Finanças/SP: Prova para auditor no mesmo dia da Receita gera polêmica

Especialistas afirmam que a escolha das datas de prova foi intencional.

A publicação do aguardado edital de auditor fiscal tributário da Prefeitura de São Paulo (ISS-SP) trouxe consigo uma decepção por grande parte dos candidatos interessados em relação às datas de prova do concurso. O primeiro exame da seleção está marcado para o dia 11 de maio, mesma data da segunda etapa de provas do concurso de auditor fiscal da Receita Federal. A decisão da banca organizadora surpreendeu muitos candidatos, que já davam como certa a possibilidade de concorrer aos dois concursos. Entre eles está a contabilista Natalie Zimbarg, de 25 anos. ”Eu preferia que o concurso do ISS-SP fosse em outro dia, assim eu faria a prova. Mas como estou estudando focada para a Receita Federal desde maio do ano passado não vou prestar para auditor do município” afirmou ela.

A reclamação dos candidatos já é de conhecimento da Cetro Concursos, organizadora da seleção. Questionada pela FOLHA DIRIGIDA sobre os dias de prova a organizadora informou que mudanças no cronograma foram cogitadas, mas a comissão optou por manter as datas. Na opinião do professor Claudio Borba, do Canal dos Concursos, a escolha foi proposital. “Acredito que a decisão do órgão foi intencional. A medida visa atrair para o concurso apenas candidatos que residem em São Paulo”, afirma ele. “Candidatos de outros estados que pretendiam prestar o concurso do ISS vão optar pela Receita, pois lá têm a possibilidade de realizar um concurso de remoção para retornar ao seu estado” completa o especialista, que é auditor fiscal no Rio de Janeiro. Borba ainda destaca que essa decisão é ruim para o poder público. “Eles perdem a oportunidade de selecionar o maior número de candidatos melhor preparados, que irão se dividir entre esses dois concursos” finaliza.

Opinião semelhante tem o coordenador pedagógico do Cers Cursos Online, Rodrigo Bezerra. “O candidato da área fiscal estuda mais de um ano para conseguir a aprovação e por isso costuma prestar o concurso em diversas regiões do país, mesmo que não seja em seu estado. Uma decisão como esta deixa muita gente indignada, pois reduz as opções” afirma ele. O coordenador acredita que um grande número de pessoas escolha o concurso do ISS, pela possibilidade de ascensão mais rápida na carreira. Bezerra ainda atenta para o fato de que a publicação do edital da Prefeitura ocorreu muito depois que o da Receita Federal, o que, segundo ele, deixa evidente que a escolha foi intencional. “Eles esperaram sair o edital da Receita” atenta ele.

O edital da Prefeitura de São Paulo foi publicado no dia 26 de março, enquanto as inscrições começaram no dia 27, mesma data do fim do prazo para auditor da Receita Federal. As provas da Receita acontecem nos dias 10 e 11 de maio. Já os exames de auditor do ISS também acontecem em duas etapas: nos dias 11 e 18 de maio.

Fonte: Folha Dirigida
Saiba mais no SOS Concurseiro.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login