Home » Eu Já Passei » Eu Já Passei l Heleno Ferreira, aprovado em primeiro lugar no concurso da Polícia Federal

Há quanto tempo você estava na batalha em concursos públicos?

Como e quando surgiu a ideia de virar servidor público?

Eu estava na batalha por um cargo público federal desde março de 2012. A necessidade urgente me fez querer acelerar o processo. Me matriculei em um curso presencial para perder o medo de disciplinas como direito constitucional, direito administrativo e informática. Mesmo o curso sendo básico eu queria passar o mais urgente possível. O investimento foi feito com um empréstimo de uma amiga, pois não tinha como pagar. As dificuldades financeiras que já eram grande, agora tinham mais um novo elemento: concurso público. Era servidor estadual de uma sociedade de economia mista que pagava um dos salários mais baixos do estado. Era vergonhoso ver que quase ninguém ganhava menos que vc. Decidi mudar essa situação o mais urgente possível. A pressa no mundo dos concursos é algo cruel na preparação e quem não sabe lidar com isso paga caro.

Você deve ter passado por várias dificuldades quais foram elas ?

As piores coisas por que passei foram a falta de passagem para estudar no presencial e falta de dinheiro para comer na rua. Para pagar o curso foi um sacrifício. Minha amiga teve paciência para esperar o reembolso. Depois q acabou o curso o problema foi dinheiro para comprar livros e apressar minha aprovação, mas a maioria custava de 80 a 100 reais. Eram muitas disciplinas e me sentia passado para trás sem bons livros para me dar suporte. Antes do edital da PF pedi demissão. Foi uma loucura, mas não me arrependo. Aí é q está a grandeza de minha aprovação: ter arriscado tudo q podia. As pessoas se apegaram a detalhes como o tempo de estudo e onde estudei antes para desmerecer minha aprovação, entretanto o que a torna especial foi o risco financeiro envolvido e o fato de ter crianças e privá-las de algumas coisas por alguns meses. Isso era muito dolorido. Um mês antes do edital da PF eu não estudava com foco para nada e passei por uma experiência q foi um divisor de águas. No dia das crianças, o primeiro desempregado após anos, estava com 35 reais para comprar o presente das duas Deborah(09) e Dafne(04). O detalhe é que 25 reais eram em cédula e 10 estavam no cartão, sem falar ainda que devíamos tirar o dinheiro da passagem de ida e volta. Tudo que queria era q as crianças não percebessem a situação séria q nos encontrávamos e fiz de tudo pra esconder. No final do dia, à noite, compramos os presentes das duas e ficou apenas o dinheiro do cartão(10 reais). Ficamos andando pelo centro do recife à procura de um caixa eletrônico, desesperados, para que pudéssemos retirar o dinheiro pra voltarmos para casa. Eu, com uma criança no braço, andei muito tentando achá-lo.  No fim deu tudo certo e puder pagar ainda um sorvete para a menor. Essa é uma das coisas que mais me motivaram, pois não queria que voltasse a se repetir nunca mais. O concurseiro q está passando por dificuldades financeiras deve sempre acreditar que um dia a agonia vai acabar, e ser mais responsável, visto que há vidas em jogos dependendo de sua aprovação. Depois q compreendi isso nunca mais fui o mesmo. Quem pagou a pato por isso foram os meus concorrentes. Vou poder cumprir duas coisas q prometi a minha mulher e filhas: um video-game para meninas e um sofá. Essa é maior alegria que um ser humano pode alcançar!!

Além deste concurso que você passou, quantos outros você prestou? Como você se sentiu.

Antes da polícia federal só prestei concursos sem expressividade e com número de disciplinas reduzido pois quando via anúncio de concursos me assustava com o tamanho do programa.

APROVAÇÕES:PREFEITURA DO PAULISTA(2006), IBGE(2006), CORREIOS(2006), LAFEPE(2007), COMPESA(2006), LIQUIGÁS(2012) E PETROQUÍMICA(2010).

Em comum, eles tinham o fato de cobrarem apenas português e matemática pois isso era o sabia. Depois foi que perdi o medo dos “direitos” e informática.

REPROVAÇÕES:PREFEITURA DO RECIFE(2007), JUCEPE(2012), UFPE(2012), UFRPE(2013).

O efeito das reprovações em mim era o de abandonar e parar de estudar. Nunca mantive uma sequência regular a ponto de me tornar completo em uma disciplina. Se vc estuda sem parar por 2 anos é consequência ficar “fera” em algumas disciplinas. Esse foi outro mérito meu pois sou médio na maioria e consegui me dar bem controlando isso.

Quando bateu na trave em outros concursos?

Comigo nunca ocorreu isso. Sempre fui 8 ou 80. Eu não conto classificação como sucesso. Só me interessa estar no número de vagas. Outro dia vi um anúncio de um curso on-line após o resultado da PF se gabando de ter mais 4000 classificados. Isso é uma enganação, pois mostra que o número de aprovações foi bem abaixo do esperado por eles. Tem gente que se ilude com isso

Qual a importância do EVP na sua conquista?

Só fiz um curso presencial por causa de condições financeiras. Como sempre fui apressado, saí perto do fim para estudar por conta própria pois achava que podia me guiar sozinho. O EVP foi o que me permitiu usufruir de conhecimento além do papel por um preço que poderia pagar. Sem falar nas vantagens de poder fazer download  e assistir quantas vezes quiser. As pessoas fazem marketing de cursos que limitam o acesso a  3 reproduções ou 5, e que não permitem o download. É uma capacidade de jogar dinheiro fora incrível!. Usei o evp com moderação e com sabedoria indo sempre em aulas especificas. O trânsito caótico, a falta de conforto de casa e recursos escassos  são os maiores motivos que as pessoas se apegam a vídeo-aulas. Me ajudou bastante a não perder o rumo durante o tempo em casa!

Agora que passou quais os planos para o futuro?

Pretendo iniciar uma graduação e ser um ótimo servidor na PF. Existem pessoas com bastante conhecimento, mas preguiçosas e sem iniciativa de trabalho querendo fazer do serviço público pé-de-meia apenas. Primeiro vc deve se apaixonar pelo cargo e pelo q ele possui e pela remuneração senão a motivação não dura.  Quanto a isso a PF não tem porque se preocupar. Meu trabalho será de suporte e não fiz pensando em usar camisa preta e dar carteirada ou usar arma como alguns pensaram. Quero seguir o caminho do ensino de planejamento e estratégia de estudos, pois não exige nível superior e depende apenas de vivência e experiência na área de concursos. Tem sido grande o feedback de pessoas querendo saber como obtive uma aprovação expressiva estudando após edital e de minha táticas. Grandes concursos estão por vir e espero beliscar alguns deles. Vou tentar sempre inovar técnicas de estudos, pois é a única maneira hoje em dia q conheço para se diferenciar dos concorrentes. O planejamento que usei na PF não usarei mais. Cada concurso tem uma necessidade específica.

Neste concurso que você passou com quantas pessoas você concorreu? Lembra da relação candidato/vaga? Quando ele aconteceu?

Até hoje me pergunto o que eu fiz para ser o primeiro colocado numa multidão de 18490. Realmente foi algo especial que não vou esquecer nunca. Não foi uma aprovação qualquer. A relação candidato/vaga foi de 2054. A maior do Brasil – eram apenas 9 vagas incluindo 1 de PNE. O edital da polícia federal saiu no final de novembro de 2013 e as provas foram realizadas em 16 de fevereiro de 2014. A banca organizadora foi o cespe que mantém o padrão de uma errada anula uma certa. Tinha planejado fazer 90 pontos na prova (75%) e por pouco não consegui ficando com 88 pontos. O concurso era esperado há 10 anos o que o torna mais especial.

Meus agradecimentos ao João Antonio e sua equipe toda. Ao Stenberg Lima, Abraão Pessoa e concurseiros 2.0 e ao Fred Alves. Também à minha esposa, que me deu toda tranquilidade para estudar e acreditou em mim. Essa aprovação é para as pessoas que estão meu redor!!

 

60 Comments

  1. Julierme disse:

    Parabéns camarada! Sensacional sua trajetória e sua vitória! Seja muito feliz guerreiro!

  2. albert hayme disse:

    Muito inspiradora sua história,serve para todos que estão em dificuldade e que buscam grandes conquistas!Espero que vc consiga mais vitórias.
    Felicidades.

  3. Érika Oliveira disse:

    Meus parabéns, Heleno!! Que essa sua aprovação na PF seja apenas o começo de muitas conquistas!!
    Também fui aprovada em 1º lugar nesse concurso da PF para o MS e sou muito grata às aulas do Eu Vou Passar, que me ajudaram a manter o meu estudo mais completo e organizado, pois estudar sozinha não é nada fácil, ainda mais tendo que trabalhar grande parte do dia.
    Aproveito para deixar uma frase para reflexão de todos que estão na luta para conseguir alcançar os seus objetivos: “A dor é temporária, mas desistir é para sempre”.
    Não desistam, tenham foco no objetivo, força para lutar e fé para vencer, que a vitória vem no seu tempo certo!!
    Abraços!!

  4. GLEYCER LIMA disse:

    BOA NOITE, GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO CANCELAR A INSCRIÇÃO, POR QUE COLOQUEI O LUGAR DA VAGA ERRADO. GOSTARIA MUITO QUE UMA RESPOSTA. OBRIGADA.

  5. cidacamilo disse:

    Parabéns Heleno!
    Pessoas como vc que faz a diferença em nossa caminhada de estudos…. estou tentando essa batalha como vc, dedicando tudo que posso e confiante com a oportunidade que o EVP nos oferece, vc e mas uma das minhas inspiração, na vida não vence os inteligentes e sim os esforçados……. sucesso nessa nova caminhada, e felicidades com todas as pessoas que o ama

    • Edu08 disse:

      cidacamilo, boa tarde!

      Gostaria de saber onde viu essa lista de classificação por ordem decrescente de nota, visto que até o momento só consigo visualizar a classificação por ordem alfabética.

      Grato!

  6. Paulo Renato disse:

    Caramba, Heleno, fiquei emocionado com a sua vitória, cara! Sucesso pra você e que o seu depoimento seja inspirador para outros concurseiros. Tudo de bom, meu irmão!

  7. Pedro disse:

    Impressionante a sua história ! Que seja um começo de uma vida de transformações, mudanças e crescimento profissional. Parabéns !

  8. Sabrina disse:

    Parabéns, Heleno! Sua luta nos motiva muito! Que Deus abençoe sua caminhada e que agora, com muito mérito, possa usufruir dessa conquista com sua família!!!

  9. Rosy disse:

    Nossa cara, chorei ao ler seu depoimento, quanta perseverança, meus parabéns!!!!
    Você merece todo sucesso do mundo.

  10. Claudia disse:

    Parabéns e muito sucesso!!!

  11. Aurenice disse:

    Heleno você realmente é um vencedor! sempre leio os depoimentos do já passei e o seu me fez acreditar que todos que estudam(como eu) um dia vão conseguir. Parabéns!

  12. Marcia disse:

    Lembrei do filme À Procura da Felicidade… Muito motivador o seu depoimento, tava precisando ler isso! Que você usufrua com sabedoria dessa nova fase da sua família. Parabéns!

    • Danielle disse:

      Também lembrei do “A procura da felicidade” na hora… Muito linda essa luta do Heleno… Parabéns!!

      Tem tudo a ver tbm com II Corintios 12:10 “Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco, é que sou forte.”

      ME MOTIVOU A ESTUDAR MAIS AINDA!!! ;)

  13. Edmar A. Bernardes disse:

    Caro Heleno, parabéns para vc e sua família.
    Desejo sucesso como policial federal. É uma profissão muito difícil, mas acredito que vc terá garra suficiente para enfrentar os grande desafios que virão.
    Fui policial federal durante 30 anos. Sinto-me feliz por ter cumprido fielmente com o meu dever.
    Aconselho-lhe para ser sempre honesto em todas as situações. Pensar no bem da sociedade antes de pensar em vc mesmo.
    Paz e felicidade…

  14. Wallyson Fernandes disse:

    Fantásticooooo…. Muito inspirador… Leva-nos a refletir sobre a nossa trajetória de estudos… Nos motiva a não desistir nunca… Parabéns!!

  15. Paulo Jaqueira disse:

    E não precisou de COTA. Parabéns.

  16. Jeremias disse:

    Meus parabéns Heleno. fiquei muito feliz por você.

  17. Neto disse:

    Futuro colega de trabalho!!

  18. Abraão disse:

    Parabéns pela conquista! Motivadora…

  19. ADRIANO disse:

    Com esforço e dedicação podemos chegar longe.

  20. Cecília disse:

    Parabéns!!!!! Mereceu!!!!!

  21. robson disse:

    Nossa cara! fiquei emocionado com seu testemunho! É no exemplo de pessoas simples como você que me inspira a continuar batalhando por uma vaga no serviço público! Você mostrou que não é necessário ter muito dinheiro e recursos para obter aprovação, mas muita disciplina e dedicação. Parabéns pela sua vitória!

  22. Eliene Moreira de Sena Amado disse:

    O mais importante desse depoimento foi a coragem desse concurseiro, em momento algum ele desistiu ou teve medo. Faça uma graduação e quem sabe se vc gostar da PF, um dia não será uma autoridade com cargo mais elevado! Boa sorte e não pare de sonhar e lutar… Vale a pena!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  23. jorge moinhos disse:

    parabens, e continue na luta. abraços

  24. Eliesse Martins disse:

    Caro HELENO,

    vc é um exemplo de superação e dedicação cara… espero que seu depoimento toque o coração de muito que também precisam de uma reviravolta da vida, sucesso parceiro, continue firme vc vai conseguir galgar coisa ainda melhores… PARABÉNS.

    AMIGO, SE PRECISAR ESTAMOS A SUA INTEIRA DISPOSIÇÃO… OU A QUALQUER OUTRO PARCEIRO DE LUTA NOS CONCURSOS. Já tenho mais de ano na jornada de estudo, aqui no EVP tenho uns 5 a 6 meses, mas não me arrependo em nada o INVESTIMENTO. Estou aguardando o concurso da PF (Superior), e 2014 vai ser o meu ano com fé em DEUS… Abração a todos.

  25. Rodrigo M. Silva disse:

    Parabéns, você vai longe.

  26. Amanda disse:

    Esse foi o depoimento mais emocionante que eu já li!Parabéns, foi muito merecido!

  27. TONI77 disse:

    MEU IRMÃO, VOCÊ É UM GUERREIRO QUE MERECEU VENCER ESSA GUERRA,COM MUITA GARRA, SACRIFÍCIO,ESFORÇOS E MUITA DEDICAÇÃO. QUERO SEGUIR O TEU EXEMPLO….
    PARABÉNS, E QUE DEUS TE ABENÇÕE VOCE E SUA FAMILIA

  28. Maisa disse:

    Bonita história,espero também alcançar a vitória,sabemos que nós somos nossos concorrentes mais difíceis, e espero que você seja muito feliz nessa nova jornada,feliciidades!!!

  29. Álissan disse:

    Sempre que me encontro um pouco sem forças para continuar na luta por minha aprovação ,ou começo uma nova maratona de estudos, procuro ler histórias como essa,pois funcionam como um combustivel de ânimo.Que Deus continue te abençoando.

  30. josianejsilva@yahoo.com.br disse:

    Eu tenho sonho de ingressar na carreira publica e esse depoimento muito me incentivou mais gostara de saber qual estado vc se escreveu Heleno e parabéns pela conquista que deus te abençoe nesta nova caminhada….

  31. Angela disse:

    Parabéns, que Deus o abençoe em seu novo cargo!

  32. Marcela disse:

    Linda história! Siga firme, rapaz.

  33. Márcia Venina disse:

    Parabéns Heleno, fiquei emocionada com o seu depoimento, pois estou na mesma luta que você esteve. Sucesso!

  34. Ana Paula disse:

    Que história linda, Heleno! É sempre muito motivador ler este tipo de história!!!!
    Parabéns!

    • heleno ferreira disse:

      obg pelas palavras de todos! só o fato de preencherem nome, email e comentários já é grande coisa pra mim. fico feliz de dar gás àqueles que estavam cansados! força! não é fácil! obrigado ao evp por dar espaço para contar a história!

  35. SUELI disse:

    Parabéns!!! Luto todos os dias para ter essa sua força. É d+…

  36. cleber disse:

    Eu tenho também passado por grandes dificuldades estudo todos os dias e cada vez que ouço depoimentos como este a certeza eu tenho de que estou no caminho certo.

  37. Tatiane Helena disse:

    Parabéns!!! Que Deus te abençoe! Sua história realmente é inspiradora! É a história de uma linda vitória!

  38. Lia disse:

    Inspiração. Gratidão por compartilhar sua história conosco. EU VOU PASSAR TAMBÉM :D

  39. samara da rocha disse:

    Parabéns cara vc merece fruto dos seus conhecimento é plantando q se colher !!!!
    SUCESSOOOOOOOOOOOOOOOO

  40. Danielle disse:

    A esposa dele também tem grande parte nessa conquista pq foi sabia e deu apoio e segurança na dificuldade. Minha história é bem parecida. Quando meu esposo foi aprovado pra Auditor da Receita do nosso Estado. Passamos por muitas provações, mas com Deus, conseguimos!! Me espelhei nele pra estudar e ja consegui algumas aprovações…

    Rumo ao ARE AC!!!!!

  41. CELIO disse:

    Parabéns, Heleno!
    Gostei muito da sua história. Assim como você, estou buscando meu lugar ao sol. Sou graduado em Direito, e como fiquei muito tempo fora da área, estou meio desatualizado. Formei em 1994, inscrevi na OAB, ganhei até um dinheirinho como Advogado, mas em 2000 foi tentar a sorte no exterior. Morei 06 seis anos fora do Brasil, porém não consegui legalizar, então retornei ao Brasil em 2007. Procurei recomeçar do zero, lecionado aulas de inglês em uma escolinha do bairro, aqui em São Paulo. Queria lecionar no estado, me disseram que teria que fazer Licenciatura em Letras. Sem muito recursos, pois não me preparei para voltar ao Brasil, entrei na Facul. Ano passado foi o último ano da graduçao, e entre, tcc, atividades complementares, estágio, etc.. ainda consegui tempo para estudar para o concurso SEE/SP, fiquei em 10 lugar em Inglês e 108. em português. Já estou em fase de perícia médica. Creio que esta aprovação foi apenas o início de outros degraus que certamente irei galgar na carreira pública. Depois que conheci o EUVOUPASSAR, minhas expectativas aumentaram. Obrigado equipe do EVP, vocês realmente tem sido uma benção para os concurceiros. Hoje antes mesmo de tomar posse na SEE/SP estou me preparando para o INSS, e creio com a ajuda de DEUS e a equipe do EVP serei servidor público federal. Como professor contratado, sempre digo para meus alunos que há duas regrinhas para se dar bem na vida: 1a. gostar de estudar e a 2a.; não esquecer da 1a.
    Um abraço a todos.

  42. Gustavo Bays disse:

    Parabéns! Merece demais. Parabéns pelo esforço.

  43. joao carlos disse:

    comecei estudar depois que o edital foi publicado e gracas a Deus e as aulas do EVP com suas ótimas aulas(especialmente bruno lima,Tiago pacifico e Hugo goes) fui aprovado no INSS e fui nomeado em laranjal paulista
    SP

  44. Aislane Pedrozo disse:

    Excelente, exemplo de vida!!!
    Que Deus sempre conduza todos os concurseiros, pois são muitas abdicações.

  45. Márcio Augusto disse:

    Parabéns rapaz, muito bonita sua história.
    Compartilho dos mesmos sentimentos que você está passando.
    Eu também vim de uma família extremamente humilde e, como você, consegui vencer a barreira da extrema pobreza com dedicação e compromisso nos estudos para concursos públicos. Hoje sou servidor público há mais de 6 anos e acumulo aprovações em vários concursos, inclusive este ano.
    Sei do valor de sua conquista e percebo seu bom caráter no seu discurso.
    Só a educação é capaz de mudar nosso Brasil.
    Parabéns!

  46. igor matias disse:

    parabéns exemplo a ser seguido de perseverança eu tô na batalha e o seu exemplo me inspirou ainda mais.

  47. stenio moura braz disse:

    Heleno vc passou porque tu merece,pelo q vc contou na entrevista,vc é muito determinado e voltado pra família,continue assim.

  48. Raquel Féres disse:

    Heleno,seu exemplo é uma motivação …
    Parabéns pela humildade de passar pelas privações ….e agora é só usufruir o que merece

  49. Pablo junior disse:

    Parabéns que DEUS abençoe seus caminhos …. também estou nessa luta mas se DEUS quiser vou volta aqui para dar meu depoimento abraços aos concurseiros

  50. Ana Paula disse:

    Apostilas digitais para concursos públicos de todo o Brasil. Material completo e fácil para estudar. Envio imediato. APENAS R$ 20,00 nivel médio, R$ 30,00 nivel superior.
    Gratis aulas de português em áudio.
    Visite a loja
    http://portalaberto.loja2.com.br/

    Material ABIN – Agencia Brasileira de Inteligencia
    R$ 20,00
    Material ANATEL – Tec. Administrativo
    R$ 20,00
    Material ANTAQ – Técnico Administrativo
    R$ 20,00
    Material ANTAQ – Técnico Em Regulação De Serviços De Transpo
    R$ 20,00
    Material BANCO CENTRAL
    R$ 20,00
    Material CAIXA ECONOMICA FEDERAL
    R$ 20,00
    Material CEMIG TELECOM
    R$ 20,00
    Material CORREIOS – Agente dos Correios
    R$ 20,00
    Material ELETROBRAS – ADMINISTRATIVO/MOTORISTA/ELETRICISTA
    R$ 20,00
    Material EXAME DE ORDEM – OAB
    R$ 20,00
    Material INSS
    R$ 20,00
    Material MTE
    R$ 20,00
    Material PETROBRAS – Nivel Médio
    R$ 20,00
    Material POLICIA CIVIL – MG
    R$ 20,00
    Material POLICIA CIVIL – MG
    R$ 20,00
    Material POLICIA FEDERAL-Agente Administrativo
    R$ 20,00
    Material POLICIA FEDERAL-Agente de Polícia
    R$ 20,00
    Material SES – DF
    R$ 20,00
    Material SES MG – Tec. Gestao de Súde Administrativo
    R$ 20,00
    Material TCU- Técnico Controle Externo
    R$ 20,00
    Material TJ ES
    R$ 20,00
    Material TJ RJ-Analista
    R$ 30,00
    Material TJ RJ-Técnico
    R$ 20,00
    Material TJ SP
    R$ 20,00

    Material TRF 1
    R$ 20,00
    Material TRF 4 – Analista Judiciario
    R$ 30,00
    Material TRF 4 – Técnico Judiciario
    R$ 20,00
    Material Tribunal de Justiça-GOIÁS-Apoio Judiciário e Admini
    R$ 30,00
    Material TRT 14 – RO – Analista Judiciário
    R$ 40,00
    Material TRT 3ª Região
    R$ 20,00

  51. Diogo disse:

    Eu ainda sou estudante mais futuramente quero fazer esse concurso para PF. E VOCÊ CARA E UM EXEMPLO PARA MIM

  52. Ronaldo Sena disse:

    Parabéns Heleno Ferreira! E isso aí! E preciso ter foco e disciplina. Sou servidor público municipal (concursado) em Manaus, ocupando um cargo de nível superior. Estou em busca de um sonho, muito focado para esse objetivo que é ser aprovado no concurso da Polícia Civil do AM, creio que conseguirei essa vitória!

  53. marcy disse:

    Parabéns vc é merecedor dessa conquista , Deus abençoe a vc e sua familia

  54. eron disse:

    “Eu não conto classificação como sucesso. Só me interessa estar no número de vagas” por isso que vc é um vencedor! Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login