Home » Eu Já Passei » EU JÁ PASSEI: Djanilson lopes aprovado para assistente em administração na UFPE

EU JÁ PASSEI: Djanilson lopes aprovado para assistente em administração na UFPE

Olá pessoal!

Estou de volta para contar mais uma nomeação; agora para o cargo de assistente em administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

No depoimento anterior, falei sobre como foi minha preparação para o concurso da UFPE, sendo o cargo de auxiliar em administração, em 2014.

Antes de tudo, menciono a importância dos cursos preparatórios online, pois estudar para concurso, trabalhar e ainda fazer faculdade é muito complicado.

Assim que iniciei na UFPE, procurei logo iniciar uma graduação pois os melhores cargos, regra geral, pedem um curso superior completo e assim o fiz, porém a situação “piorou”, pois comecei a trabalhar 8h de segunda a sexta, faculdade presencial à noite e quase 4h30 min no trânsito (casa/trabalho/faculdade/casa). Saía umas 6:15 e retornava quase às 23:30.

Ainda no 1º período da faculdade perdi meu pai, fato que me fez desanimar para estudar para concurso e por pouco não desisti da faculdade.

Em 2015 a mesma UFPE onde trabalho abriu outro certame para vários cargos e entre eles 13 vagas para assistente em administração. No início fiquei sem muita vontade em fazer, afinal estava há quase 1 ano afastado dos concursos, porém sempre que possível acompanhava as publicações dos vários professores que tenho adicionado no Facebook e além de me manter informado eu me motivava com eles.

De tanto assistir as publicações do Professor João Antônio onde ele falava (e continua, com maestria, a falar) da importância de se antecipar aos concursos (não esperar o edital sair), me encorajei e fiz a inscrição.

Não foi fácil; chegava tarde em casa e só ia dormir umas 2:00 para às 5:25 me levantar e me aprontar para seguir ao trabalho e depois seguir para a faculdade; como o tempo para estudar era pouco, tive que me adaptar a nova realidade e assim o fiz; ia lendo (às vezes, em pé) nos ônibus (pagava 3 ônibus para seguir de casa ao trabalho e 5 ao final do dia), nos horários de almoço e até durante o trabalho, quando estava tudo tranquilo, eu separava um tempo para ler as legislações pedidas no concurso (Constituição Federal, Lei 8.112/1990, Lei. 9.784/1999, etc)

Como na aprovação de 2014, na de 2015 repeti a mesma receita: resolvi provas da banca organizadora (COVEST/COPSET), assistia várias aulas (aos finais de semana e feriados) do EVP e fazia vários resumos dos prazos das leis.

Quando saiu o resultado achei que não seria nomeado pois fiquei em 52º colocado; porém, como muitos dizem, “o mundo gira” (aposentadorias, exonerações, demissões, falecimentos, vacâncias, etc) e dia 02 de setembro finalmente minha nomeação foi publicada no Diário Oficial da União.

 

A sensação de passar e ser nomeado, pela sexta vez, em um concurso público, sendo a segunda conquista em âmbito federal, principalmente pelas dificuldades e obstáculos que encontrei no caminho, é indescritível.

Eu precisava desse incentivo para ratificar dentro de mim, mais uma vez, que sou capaz e que posso ir além!

Aos familiares, aos professores Tácio Maciel, Nelson Carnaval, João Antônio, Mércia Barboza, Linderson Pedro, Geneide Ferreira, Augusto Alves, Giovanna Carranza, Ana Cláudia, Paulo Valença, Nylo Barros (entre tantos mestres) e aos vários amigo(a)s que conheci enquanto trabalhava, em especial, na Clínica de Fonoaudiologia Professor Fábio Lessa, o meu muito obrigado!

Se posso dar algumas dicas a você que está lendo, digo que:

1)TENHA FOCO!

Estude as matérias básicas e assim que escolher a área que quer seguir (ex.: área fiscal), tenha foco! As matérias, regra geral, da área escolhida são parecidas e a chance de ser nomeado aumenta bastante.

2) Faça um cronograma de estudos e seja disciplinado, seguindo-o à risca.

Muitos dias eu mesmo não conseguia (e até hoje às vezes não consigo) conciliar os estudos com outras atividades, mas quem quer vencer na vida tem que seguir na luta.

3) Resolva várias questões da banca examinadora para ir conhecendo o estilo de prova a que irá enfrentar.

4) Apesar da atual situação econômica do Brasil, não desanime! Tenha a certeza que no serviço público as aposentadorias, exonerações, demissões, falecimentos, e vacâncias irão acontecer e a administração terá a obrigação constitucional de abrir concurso público, apesar da tal PEC 241 e a proibição de abertura de concursos.

Vejo muita gente reclamar que o concurso X só abriu 1 vaga para o cargo Y; você só precisa de uma única vaga e o futuro a Deus pertence. Acredito que se tiver de ser tua a vaga, vai ser. Concurso é igual a fila de banco; por mais chato que seja esperar vários minutos (ou horas), um momento irá chegar a sua vez, desde que você persista!

5) Seu maior concorrente é você mesmo!

Se você só tem, por exemplo, o horário do almoço para estudar, estude nesse horário (almoce mais rápido e “caia” nos livros) A mudança só depende de você! Quanto mais você se dedica e estuda, mais sorte e rapidez você terá no dia da prova e na chegada da sua nomeação.

6) Você vai precisar se adaptar as várias dificuldades que irão aparecer!

Às vezes você se planeja de uma forma, porém várias situações vão acontecer e seu planejamento inicial não vai seguir adiante. Desanimar? Jamais! Temos que nos adaptar as situações que se apresentam (eu mesmo poderia ir de casa ao trabalho dormindo, ouvindo música ou até mesmo ficar no facebook durante as três viagens de ônibus, mas preferi ir lendo as leis do concurso e isso fez a diferença).

Dia 30 de setembro de 2016 tomei posse no novo cargo e sigo nos estudos porque meu objetivo é a área jurídica e vou seguindo com a ajuda de Deus, dos familiares, dos amigos, professores, do meu esforço (e poder de adaptação) e, principalmente, do EVP!

Rumo ao TJ-PE e ao TRE-PE!

Muito obrigado a todos que fazem o EU VOU PASSAR!

3 Comments

  1. André disse:

    Parabéns Djanilson! Você mereceu essa vitória; certamente outras virão! :)

  2. Johnny Vieira disse:

    Parabéns pela vitória. Gostei muito de saber como foi flexível para se adaptar a todas as atividades do dia a dia. :-)

  3. Vanessa disse:

    Djanilson,
    Parabéns cara!!
    É isso mesmo, se tivermos foco e dedicação conseguimos tudo que quisermos.
    É isso aí!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login