Home » Dicas EVP » Dica do Prof. Fabiano: SINÉRESE x DIÉRESE

Dica do Prof. Fabiano: SINÉRESE x DIÉRESE

Sinérese é um termo de origem grega que significa “ato ou efeito de contrair” (Dicionário Infopédia, da Porto Editora).

Linguisticamente, trata-se de um fenômeno silábico caracterizado pela união de duas vogais, originalmente pertencentes a sílabas diferentes (hiato), numa mesma sílaba, resultando num ditongo. Dito de outra forma, sinérese é o pronunciamento de um hiato como se ele fosse um ditongo.

Recorrente na linguagem coloquial, assim como na poética, a sinérese ocorre pelo enfraquecimento do timbre de uma vogal, que, fraca, cria um ditongo artificial, reduzindo o número total de sílabas do verso.

A própria palavra ‘hiato’ pode ser usada como um exemplo desse fenômeno: seja por razões coloquiais, seja por razões métricas, as vogais em ‘hi – a – to’ (pertencentes a sílabas diferentes) podem unir-se espontaneamente, formando um ditongo quando pronunciadas em conjunto, resultando na forma ‘hia – to’. Outro exemplo de sinérese é encontrado na palavra ‘pi – a – no’, quando ocorre a pronúncia ‘pia – no’.

Em se tratando de Linguística Histórica, a sinérese ocorre a partir da perda regular de uma consoante que separava as duas vogais. Essas transformações fonéticas podem ser ilustradas por meio da forma latina “legem” (‘lei’, em Português):

LEGEM > LEGE (apócope)
LEGE > LEE (síncope)
LEE > LEI (sinérese)

É o oposto da diérese (do grego “diairein”, que significa “dividir”), fenômeno caracterizado pela passagem de uma semivogal a uma vogal, transformando um ditongo em hiato. Em outras, a diérese consiste no pronunciamento de um ditongo como se ele fosse um hiato.

Um exemplo de diérese ocorre quando a palavra ‘saudade’, canonicamente escrita como ‘sau – da – de’, é pronunciada como ‘sa – u – da- de’. Esse fenômeno também pode ocorrer no vocábulo ‘cuidado’: por razões coloquiais ou métricas, o ditongo ‘ui’ pode ser pronunciado como hiato, resultando na forma ‘cu – i – da – do’.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login