Home » Dicas EVP » Método 10-20-70 para os estudos, você conhece?

Método 10-20-70 para os estudos, você conhece?

Todo concurseiro de verdade sabe que, para aprender, deve-se dividir o tempo de estudo entre leituras, revisões e exercícios – este último é de extrema importância para a compreensão do conteúdo. Mas você sabia que tem uma forma mais eficiente que outra de fixar o assunto?

Com o objetivo de entender um pouco mais sobre o aprendizado, pesquisadores do Center for Creative Leadership, na Carolina do Norte (EUA), estudaram sobre o funcionamento da cognição no momento de aprender.

Estes pesquisadores constataram que cerca de 10% do que se aprende vêm de leituras teóricas. Enquanto aproximadamente 20% do aprendizado é resultado da interação, ou seja, aprende-se ao observar outras pessoas executando tarefas, participando de treinamentos, palestras, seminários, ensinando a alguém, debatendo sobre o conteúdo em fóruns da Internet etc.

Por fim, extraordinários 70% vêm da prática. Aprende-se mais agindo, enfrentando desafios, raciocinando em como resolver tal problema, da repetição de métodos e tudo que envolva pôr em ação o que se aprendeu na teoria.

Esta pesquisa resultou no Método 10-20-70, utilizado por muitas empresas para capacitar seus profissionais e em cursos preparatórios para concursos e vestibulares.

Leve o Método 10-20-70 para sua rotina de estudos. Leia, revise, assista a videoaulas, ensine a seus colegas, mas, sobretudo, pratique! Se você já sabe previamente quanto tempo terá para estudar, separe uma quantidade generosa desse tempo para resolver várias questões sobre o que está estudando.

Se em determinado dia você tiver pouco tempo para estudar, gaste-o com exercícios, os resultados obtidos com esse pouco tempo serão bem melhores do que se você ficasse na teoria.

Bons estudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login