Home » Dicas EVP » Que ordem seguir ao responder questões da prova?

Que ordem seguir ao responder questões da prova?

Cada concurseiro tem um funcionamento mental diferente na hora da prova. Há aqueles que têm melhor desempenho começando pelas questões difíceis e só em seguida partir para as mais fáceis, enquanto outros preferem o método inverso. E quando o concurso exige redação? Fazê-la primeiro ou deixar para o final?

Começar por questões que você considera mais difíceis realmente pode gerar melhor rendimento, visto que a mente está ainda descansada. Contudo, após respondê-las, existe a possibilidade de você estar fadigado mentalmente, passando a responder as questões mais simples com desleixo e dificuldades.

Por outro lado, mesmo começando pelas mais fáceis nosso cérebro se cansa – até porque não importa se são fáceis ou difíceis, ele está trabalhando –, o que pode ser um fator a atrapalhar seu desempenho em questões que requerem ainda mais atenção e esforço.
Já a redação, para quem ela apresenta verdadeira dificuldade, muitas vezes é realizada assim que o início da prova foi autorizado.

Para decidir isso, você precisa conhecer-se primeiro, estar por dentro do edital e saber utilizar bem o tempo de prova.

Faça testes no seu período de estudo, verificando se você se sai melhor iniciando por questões mais fáceis ou mais difíceis. Verifique também o peso das disciplinas no edital: se a disciplina com que você tem mais dificuldade é a que tem maior peso, comece por ela. Caso perceba que começou a ficar nervoso, mude de disciplina e, quando estiver mais calmo, volte a respondê-la.
Quanto às provas que exigem redação, a dica é não deixá-la para o final, mesmo que você seja bom na escrita. Assim, ao fim de toda a prova, você poderá reler e identificar erros e/ou trechos que precisam ser reescritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login